E-Conto – Conto Online do Município PDF Imprimir e-mail

O E-Conto é o primeiro projeto da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro na área da escrita cooperativa na internet, que permite a construção livre e coletiva de um conto por um grupo de autores do município dispersos em ambientes geográficos e tempos diferentes.

A escrita colaborativa na Internet nada mais é que o surgimento de uma nova forma de texto produzido em ambiente virtual. Trata-se de uma nova forma de produzir texto de forma ativa, envolvendo vários participantes em tempo real. Essa nova forma de escrita extrapola o texto impresso, pois faz uso do ciberespaço.

O grande desafia lançado com o “E-CONTO” – Conto Online do Município de Oliveira de Azeméis, que vai sendo construído por várias pessoas, consiste em acrescentar ao episódio que já existe um seguimento «lógico» e uma ou duas hipóteses de continuação. A interatividade, aqui, está do lado do «utilizador-criador» e a sua grande força reside no apelo à participação de quem acede à história. Em vez de «quem conta um conto, acrescenta um ponto», é mais adequado escrever «quem lê um conto, acrescenta-lhe uma página» …


E-CONTO "A caminho da Felicidade" (2010/2011)

E-CONTO "O estranho caso de Alexandra" (2009/2010)

E-CONTO "A guardiã Triskle" (2008/2009)
 
 
2019 © Biblioteca Municipal Ferreira de Castro. Política de privacidade