História PDF Imprimir e-mail

Em dezembro do ano de 2003 a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e o Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, atual Direção Geral do Livro e das Bibliotecas, estabeleceram um contrato-programa com vista à criação de uma verdadeira biblioteca de leitura pública.

No âmbito deste contrato foram adquiridos novos equipamentos e recursos diversos, bem como uma importante coleção documental devidamente atualizada e em múltiplos suportes.

O Município de Oliveira de Azeméis possui assim uma acolhedora biblioteca, infraestrutura cultural imprescindível a um desenvolvimento integrado, onde a informação, a cultura, o ensino e o lazer contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes.

 
Percurso

24.Dez.99 - Lançamento do Concurso Publico de Ideias – Biblioteca Municipal-BM3 pela autarquia.
 
04.Jun.00 – Adjudicação do Projeto de Execução da BM3 de Oliveira de Azeméis ao Gabinete “Atelier de Arquitetura José António Lopes da Costa, Lda.”, na qualidade de vencedor do Concurso Público de Ideias.
 
27 Set.00 - Apresentação da candidatura ao 9º Processo de Candidaturas ao Programa de Criação de Bibliotecas Municipais.
 
12.Jan.01 – Aprovação da candidatura apresentada ao 9º Processo de Candidaturas ao Programa de Criação de Bibliotecas Municipais.
 
10.Abril.01 – Celebração do Protocolo de Intenções entre o IPLB e a Câmara Municipal.
 
12.Set.02 - Reformulação do quadro de pessoal da autarquia para dotação de quadros técnicos de Biblioteca e Documentação.
 
14.Dez.03 - Cerimónia de assinatura do contrato-programa e lançamento da 1ª pedra da nova Biblioteca.
 
17.Jan.05 - Início da constituição do catálogo informatizado.
 
18.Jan.05 - Atribuição do nome Biblioteca Municipal Ferreira de Castro em homenagem ao escritor Oliveirense em Reunião de Câmara.
 
25.Jan.05 – Aprovação do logótipo da Biblioteca.
 
17.Nov.06 - Conclusão da obra.
 
02.Dez.06 - Transferência da equipa técnica para o novo edifício e desenvolvimento de todos os trabalhos para montagem e instalação de equipamentos e serviços.
 
14.Dez.07 – Inauguração da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.
 
 
2024 © Biblioteca Municipal Ferreira de Castro. Política de privacidade