Arquitetura PDF Imprimir e-mail

No pleno coração da cidade de Oliveira de Azeméis está instalada a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, um equipamento cultural de excelência ao serviço de todos os Oliveirenses.

Apresenta soluções arquitectónicas contemporâneas que indiciam a exigência que se pretende imprimir ao funcionamento deste serviço.

A topografia do terreno condicionou a implantação, optando-se por um edifício que permitisse um bom funcionamento e articulação de todas as valências, sem se traduzir numa construção compacta e de volumetria elevada, mantendo com a envolvente uma relação equilibrada, permitindo ao mesmo tempo a criação de um espaço exterior que pudesse ser utilizado e usufruído, criando espaços animados e transparentes entre os vários corpos.

Em forma de “U”, o edifício encaixa no terreno acompanhando os arruamentos e assegurando a transição volumétrica imposta pela inclinação destes.

O projeto do edifício é da autoria dos arquitetos José António Lopes da Costa e Tiago Meireles - www.jalopesdacosta.com - e foi concluído durante o primeiro semestre de 2007.

Projeto BMFC Memória Descritiva
 
 
2024 © Biblioteca Municipal Ferreira de Castro. Política de privacidade