Bebéteca PDF Imprimir e-mail

Consciente que a leitura e o contacto com o livro nos primeiros anos de vida são de extrema importância para o ser humano, nomeadamente no que concerne ao desenvolvimento da capacitação e gosto pela leitura, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro desenvolve um Serviço de Bebéteca. Um serviço que se foca essencialmente nos bebés (até aos 36 meses), uma vez que a bebéteca “é um serviço de atenção especial à primeira infância, que inclui, um espaço e um fundo de livros escolhidos para satisfazer as necessidades dos mais pequenos e dos seus pais, com o empréstimo destes livros, de periódicos sobre o seu uso e sobre os contos, assessoria e uma atenção constante por parte dos profissionais da biblioteca perante os usuários”[1].

A Bebéteca–Bê de Bebé é um espaço de aprendizagem ativa para bebés que, acompanhados pelos pais ou outros familiares, iniciam a sua caminhada para a leitura. As sessões, com funcionamento aos sábados de manhã, são orientadas pela equipa técnica da biblioteca e coordenadas por técnicos especializados nas respetivas áreas.

E porque a maternidade e a paternidade colocam questões e anseios de diversa ordem, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro desenvolve o programa Bebéteca para Pais que tem como objetivo formar e informar pais, futuros pais e educadores sobre diversas temáticas e problemáticas da maternidade e infância, tendo sempre por base a importância do contacto com o livro nos primeiros anos de vida da criança. Partindo da premissa de que o nascimento de um bebé também proporciona o nascimento de novos pais e a descoberta de um novo universo, cada uma das sessões aborda uma temática de modo a permitir aos pais partilhar experiências e falar sobre suas expectativas e anseios nesta fase da vida.

A Bebéteca para Pais decorre no 2.º sábado de cada mês e conta com uma equipa multidisciplinar, desde enfermeiros a psicólogos que têm experiência de trabalho diário com crianças.

A Bebéteca–Bê de Bebé e Bebéteca para Pais são programas gratuitos para os munícipes e não implicam uma participação assídua nas atividades a decorrer durante o ano. Nas sessões da Bebéteca – Bê de Bebé é necessária a inscrição para atribuição do Cartão do Leitor Bebé.
 
 
2019 © Biblioteca Municipal Ferreira de Castro. Política de privacidade