PDF Imprimir e-mail

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, através da Biblioteca Municipal, organiza anualmente desde o ano 2000, o Concurso de Poesia Agostinho Gomes, em parceria com a Junta de Freguesia da Vila de Cucujães e o Núcleo de Atletismo de Cucujães. Pretende-se desta forma homenagear o poeta Agostinho Gomes e, ao mesmo tempo, dar oportunidade a quem ambiciona ser reconhecido pelo seu trabalho nesta área.

Agostinho Gomes nasceu na freguesia de Cucujães, concelho de Oliveira de Azeméis, a 7 de janeiro de 1918, falecendo a 11 de julho de 1998 em Mafamude, Vila Nova de Gaia. Após a instrução primária e secundária frequentou a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde concluiu a licenciatura em Filologia Românica e o curso de Ciências Pedagógicas, exercendo professorado em diversos estabelecimentos de ensino. Para além da colaboração em diversos jornais e revistas como autor literário, esteve integrado em diversas antologias, sendo traduzido e objeto de críticas literárias em França, Bélgica e Espanha, tendo publicado vários livros destacando-se como poeta. Por tudo isto e muito mais, Agostinho Gomes conquistou um lugar de destaque, de imortalidade, na memória dos Oliveirenses, dos seus conterrâneos, e de todos aqueles que para além de apreciarem o seu trabalho, assumem valorativamente a pessoa que foi Agostinho Gomes.

O Concurso Nacional de Poesia Agostinho Gomes tem tido desde o primeiro ano de realização uma afluência de concorrentes crescente, ampliando assim cada vez mais a sua dimensão e referência a nível de concursos do género em Portugal.

Mas este Concurso tem também a particularidade de juntar alguns dos participantes, mesmo os não vencedores, na Cerimónia de Entrega de Prémios, aliando o formalismo próprio destes eventos ao convívio e intercâmbio de escritores de poesias, que muitas vezes fazem centenas de quilómetros só para recitar um poema, para conhecerem outros amantes da prosa, e também para explorarem um pouco mais sobre o Agostinho Gomes, a sua terra e os seus costumes.

No ano de 2004, de forma a comemorar a 5.ª edição deste Concurso, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis lançou um livro sobre a vida e obra de Agostinho Gomes, pela mão da escritora Rosa Maria Oliveira. Um livro onde se pode encontrar e contextualizar a vida literária deste homem, bem como uma separata de todas as poesias premiadas de 2000 a 2004, incluindo o prémio Revelação Juvenil, que foi introduzido na 3.ª edição do Concurso dada a grande participação de jovens no mesmo.

Biobibliografia de Agostinho Gomes

Filme promocional - XII Concurso de Poesia Agostinho Gomes
 
 
2018 © Biblioteca Municipal Ferreira de Castro. Política de privacidade