Apresentação e enquadramento PDF Imprimir e-mail

A Imprensa Local Digital é um serviço da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro que tem como objetivo a consulta e a difusão do património bibliográfico do Município de Oliveira de Azeméis.

É um recurso em linha da biblioteca municipal que proporciona o acesso livre e gratuito a documentos digitalizados da imprensa local e visa conservar e difundir a memória coletiva local, através da localização, recolha e preservação da imprensa do município.

Este projeto teve início no ano de 2011, para proporcionar o acesso público a uma coleção digital da imprensa oliveirense, e obrigou a um levantamento exaustivo dos títulos com ajuda de obras de referência, livros sobre o concelho, investigadores locais e a consulta a instituições congéneres e instituições locais, tendo sido apurada uma listagem inicial de 29 títulos.

Com uma coleção inicial composta por sete títulos da imprensa local, num total de 146 números, a oferta de novos títulos será progressivamente aumentada, respeitando-se sempre os limites impostos pela legislação em termos da propriedade intelectual.

Além de estar prevista a continuação do processo de digitalização, estão a ser realizados contactos para estabelecer colaborações e convénios de digitalização com outras entidades e promover a integração da coleção no portal europeu EUROPEANA - Biblioteca Digital Europeia. Disponível em 21 idiomas, o site http://www.europeana.eu disponibiliza milhões de documentos digitalizados, entre documentos digitais, livros, jornais, publicações periódicas, manuscritos, fotos, filmes, pinturas e registos sonoros, selecionados nas coleções digitalizadas e disponíveis nos museus, bibliotecas, arquivos e coleções audiovisuais de toda a Europa.

Acesso http://www.bm-ferreiradecastro.com/opac/publicacoes

 
 
2023 © Biblioteca Municipal Ferreira de Castro. Política de privacidade