PDF Imprimir e-mail

 

Consciente que a leitura e o contacto com o livro nos primeiros anos de vida são de extrema importância para o ser humano, nomeadamente no que concerne ao desenvolvimento da capacitação e gosto pela leitura, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro desenvolve um Serviço de Bebéteca. Um serviço que se foca essencialmente nos bebés (até aos 36 meses), uma vez que a bebéteca “é um serviço de atenção especial à primeira infância, que inclui, um espaço e um fundo de livros escolhidos para satisfazer as necessidades dos mais pequenos e dos seus pais, com o empréstimo destes livros, de periódicos sobre o seu uso e sobre os contos, assessoria e uma atenção constante por parte dos profissionais da biblioteca perante os usuários”[1].

A Bebéteca–Bê de Bebé é um espaço de aprendizagem ativa para bebés e crianças de menor idade que, acompanhadas pelos pais ou outros familiares, iniciam a sua caminhada para a leitura, com funcionamento aos sábados, da parte da manhã. Estão reservadas sessões para formação dos pais sobre a importância do contacto com o livro nos primeiros anos de vida da criança e sessões para o desenvolvimento de exercícios de relaxamento e para exercícios de musicoterapia.

As atividades habituais da Bebéteca são orientadas pela equipa da biblioteca e as atividades específicas são também coordenadas por técnicos especializados nas respetivas áreas.

A Bebéteca–Bê de Bebé é gratuita para os munícipes e não implicar uma participação assídua nas atividades a decorrer durante o ano. Necessita apenas de uma inscrição para atribuição do Cartão do Leitor Bebé que dará acesso ao serviço.


[1] ESCARDÓ I BAS, Mercè, B: Bebetecas, artigo publicado na revista “Educación y Biblioteca”, in website http://bibut.parets.org/castella/article2.htm.

 
 
2024 © Biblioteca Municipal Ferreira de Castro. Política de privacidade