Abril Livros Mil PDF Imprimir e-mail

No dia 23 de Abril comemora-se, um pouco por todo o Mundo – cerca de 100 países – o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, instituído pela Conferência Geral da UNESCO a 15 de Novembro de 1995. É uma data simbólica para a literatura mundial porque nesta data e no mesmo ano de 1616 faleceram os grandes autores, Cervantes, Shakespeare e Inca Garcilaso de La Vega. É também a data de nascimento ou de morte de outros autores proeminentes tais como Maurice Druon, K.Laxness, Vladimir Nabokov, Pla de Josep e Manuel Mejía Vallejo.

No mês de Abril, no dia 2, também se comemora o Dia Internacional do Livro Infantil. Dia em que nasceu o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. “A minha vida é um conto maravilhoso”, disse Hans Christian Andersen, em «O conto da minha vida». Falando assim, o escritor pode não ser identificado à primeira pelo leitor menos atento. Mas se falarmos no «Patinho Feio», «A Pequena Sereia» ou «O Soldadinho de Chumbo», certamente que a memória relembrará.

<Desde o ano de 2000 que a Biblioteca Municipal se associa a esta efeméride e, neste âmbito, tem desenvolvido todo um conjunto de ações comemorativas do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor e do Dia Internacional do Livro Infantil. Para o efeito, foi criado o projeto “abril Livros Mil”.

O projeto “abril Livros Mil” é um programa de atividades que ocorrem anualmente durante o mês de abril, em Oliveira de Azeméis e que tem por principal objetivo a comemoração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor e do Dia Internacional do livro infantil. É um projeto que conta com atividades de campanha, ateliers diversos e espetáculos direcionados para as temáticas em causa.

 
 
 
2019 © Biblioteca Municipal Ferreira de Castro. Política de privacidade