Listagem
Listagem
Ver a Semana
Ver a Semana
Hoje
Hoje
Categorias
Categorias
Procurar
Procurar

Evento: 'Exposição “As Caixas Mönchengladbach na Coleção de Livros e Edições de Artista da Fundação Serralves'

Exposições
Data: Wednesday, 10 De January De 2018 às 10:00
Duração: Todo dia
Repetir Evento: Todo Dia até February 10, 2018
Contacto - Info:
256 607 177
Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email

Local: Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
Destinatários/as: Público em geral

Descrição:  
A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro acolhe mais uma exposição da Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea, desta feita, está patente ao público, na Secção Fundo Geral, a Exposição «As Caixas Mönchengladbach».

CAIXAS MÖNCHENGLADBACH…
Nas décadas de sessenta e setenta, o Städtisches Museum de Mönchengladbach (Alemanha) foi um museu de vanguarda, precursor tanto no que se refere ao programa de exposições apresentadas como na política editorial levada a cabo. Apesar de situado numa pequena cidade – Mönchengladbach – este museu conseguiu atrair a atenção do mundo da arte. O constrangimento financeiro da própria instituição viria a revelar-se decisivo para o desenvolvimento do projeto das “Kassettenkatalog”. Foi durante este período e através da ação do então diretor Johannes Cladders que surgiram as “caixas”. Um dos objetivos inerentes a este projeto era o de publicar algo singular, diferente das habituais brochuras ou catálogos de exposições. Deste modo, qualquer pessoa podia ter acesso a uma “obra de arte”, sem que isso implicasse um encargo financeiro significativo. As “caixas” realizadas entre 1967-78, de edição limitada e numerada, são ímpares na sua conceção. O design era da inteira responsabilidade de cada um dos artistas convidados. Todas apresentam a mesma medida (c. 21 x 17 x 3 cm) mas conteúdos totalmente diversos: brochuras, convites, folhas soltas, objetos, etc. A primeira destas “caixas” foi criada por Joseph Beuys. Seguiram-se nomes como Carl Andre, Robert Filliou, Panamarenko, Piero Manzoni, Jasper Johns, Marcel Broodthaers, Blinky Palermo, Gerhard Richter, James Lee Byars. Atualmente, todas as caixas são consideradas “raridades” ocupando um lugar de destaque nas coleções de obras de arte de museus internacionais.

Informações:
Curadoria:
SÓNIA OLIVEIRA
Data: 11 de dezembro de 2017 a 10 de fevereiro de 2018
Horário: Horário de funcionamento da BMFC



Pesquisar na agenda


 
2018 © Biblioteca Municipal Ferreira de Castro. Política de privacidade