Listagem
Listagem
Ver a Semana
Ver a Semana
Hoje
Hoje
Categorias
Categorias
Procurar
Procurar

Warning: date() expects parameter 2 to be long, string given in /var/www/bmfc-joomla/components/com_jcalpro/lib/event.inc.php on line 266

Warning: date() expects parameter 2 to be long, string given in /var/www/bmfc-joomla/components/com_jcalpro/lib/event.inc.php on line 267

Warning: date() expects parameter 2 to be long, string given in /var/www/bmfc-joomla/components/com_jcalpro/lib/event.inc.php on line 268

Evento: 'Bibli(U)NESCO | Conhecer o Objetivo 4 – Educação de Qualidade'

Geral
Eventos vários relacionados ou não com a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
Data: Saturday, 01 De September De 2018 às 10:00
Duração: Todo dia
Repetir Evento: Todo Dia até September 30, 2018
Contacto - Info:
256 607 177
Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email

Local: http://bibliunesco.bm-ferreiradecastro.com/

Descrição:
Em 2016 entrou em vigor a resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) intitulada “Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”, constituída por 17 Objetivos, desdobrados em 169 metas, metas estas que deverão ser alcançadas através de diversas iniciativas de caráter global, regional, nacional e local, colocadas em prática por organizações governamentais e não-governamentais e pelos cidadãos em geral, de modo a alcançar um futuro próspero e sustentável.
Trata-se de uma agenda alargada e ambiciosa, “feita por pessoas para pessoas”, que aborda várias dimensões do desenvolvimento social, económico, ambiental, cultural sustentável e que promove a paz, a justiça e instituições eficazes.
A UNESCO tem um papel mais ativo na concretização destes Objetivos, colocando em prática diversos programas de ação promotores de um desenvolvimento sustentável. Através de múltiplos projetos nas valências da Educação, Ciência, Cultura e Comunicação, a UNESCO contribui de forma integrada e interliga os 17 objetivos.

Este mês, damos a conhecer o Objetivo 4 – Educação de Qualidade.
Assim, durante o mês de setembro, no âmbito do projeto bibli(U)NESCO, a biblioteca municipal vai promover três exposições temáticas e sessões de contos que assinalam o Dia Internacional da Alfabetização (8 setembro), a saber:
- Exposição Documental ‘Leituras sobre… Alfabetização: O saber não ocupa lugar!’, destinada ao público em geral;
- Exposição Documental Biblioteca do Anis Estrelado ‘Aprender a ler: A, B, C… Já sei ler!‘, destinada a crianças até aos 9 anos de idade, famílias e agentes educativos;
- Exposição Documental Biblio.Juv ‘Leitura: Ler? Que seca!’, para jovens dos 10 aos 17 anos, famílias e agentes educativos;
- Sessões Contos com Obra «A menina que só sabia contar até 3» e «Os livros que gostam de contar histórias» | O hábito da leitura é um dos mais importantes para o desenvolvimento do intelecto e também é o caminho mais curto para adquirir conhecimento. Estimula o bom funcionamento da memória, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar um conhecimento amplo e diversificado sobre diversos assuntos.

Dia Internacional da Alfabetização (8 setembro)
Com o propósito de fomentar a alfabetização nos vários países, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) instituíram esta data em 1967.
O processo da aprendizagem de ler e escrever (alfabetização) está diretamente relacionado com o desenvolvimento de um país, conforme indicam pesquisas na área. Quanto mais pessoas analfabetas, menor é o índice de desenvolvimento. Por esse motivo, nas últimas décadas vários países têm assumido o compromisso de combater o analfabetismo. Atualmente, a alfabetização atinge cerca de 85% da população mundial, de acordo com dados da ONU.
No entanto, estima-se que ainda existem quase 800 milhões de adultos no mundo que não sabem ler, escrever ou contar, e aproximadamente 250 milhões de crianças consideradas analfabetas funcionais (não conseguem interpretar os textos).
O objetivo não é apenas alfabetizar, mas fazer com que os jovens e adultos saibam interpretar um texto criticamente e que desenvolvam prazer com a leitura.



Pesquisar na agenda


 
2019 © Biblioteca Municipal Ferreira de Castro. Política de privacidade