Listagem
Listagem
Ver a Semana
Ver a Semana
Hoje
Hoje
Categorias
Categorias
Procurar
Procurar

Evento: 'Leituras sobre… Como é que consegue escrever assim?'

Exposições
Data: Tuesday, 03 De August De 2021 às 10:00
Duração: Todo dia
Repetir Evento: Todo Dia até August 31, 2021
Contacto - Info:
256 607 177
Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email

Local: Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
Horário: 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (2.ª a 6.ª feira) 
Destinatários/as: Público em geral

Descrição:
A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro promove mensalmente a exposição documental temática “Leituras sobre…” que tem como objetivo divulgar o acervo documental da biblioteca.
Para assinalar o Dia Internacional do Canhoto (13 de agosto), está patente ao público, no átrio da biblioteca municipal, a exposição Leituras sobre… Como é que consegue escrever assim?”.

Dia Internacional do Canhoto (13 de agosto):
Comemorado desde a década de 70, em 1992, o dia 13 de Agosto foi considerado como o Dia Internacional dos Canhotos. A comemoração deste dia tem sido uma forma de chamar a atenção para as pessoas que têm a mão esquerda como dominante e principalmente para não serem discriminadas num mundo em que a grande maioria da população usa a mão direita – os destros – já que todos os canhotos existentes no mundo representam cerca de 10% da população mundial.
Essencialmente, o objetivo foi o de desmistificar o uso da mão esquerda para tarefas habitualmente realizadas com a direita. Segundo os estudos cerca de 90% da população é destra e atualmente existem mais jovens canhotos do que idosos canhotos. Possivelmente porque antes os canhotos eram discriminados pela sociedade e, portanto, castigados até “corrigir” o que era considerado um “erro”. Felizmente, o estigma foi-se dissipando.
Uma das razões para que se tenha desmistificado o facto de ser canhoto, foi o de se ter passado a associar esta característica a nomes sonantes que são ou foram canhotos, como Albert Einstein, Alexandre o Grande, Ayrton Senna, Bill Gates, Charlie Chaplin, Gandhi, Leonardo da Vinci ou Beethoven, Paul McCartney, Pelé, entre outros.



Pesquisar na agenda


 
2022 © Biblioteca Municipal Ferreira de Castro. Política de privacidade