BMFC
Newsletter 86
Biblioteca a (va)Ler
Newsletter mensal de notícias, atividades e novidades da
Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
Janeiro 2016

newsletter bmfc
A equipa da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro deseja-lhe Boas Festas!



Avisos...   

Inquérito de Avaliação dos Serviços 2015
15 dezembro 2015 » 15 janeiro 2016
newsletter bmfc À semelhança dos anos anteriores, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro está a proceder à avaliação anual dos serviços que presta aos/às seus/suas leitores/as. Para o efeito, está a aplicar um inquérito, que se encontra disponível em cada um dos balcões e no site da biblioteca municipal entre os dias 15 de dezembro e 15 de janeiro de 2016.
Solicitamos a colaboração de todos/as no seu preenchimento, pois a opinião dos/as nossos/as utilizadores/as constitui o mais inestimável dos contributos, pois é com ela que contamos para melhorar porque, na verdade, é nessa perspetiva que queremos continuar o nosso percurso.
Para aceder ao inquérito online clique aqui.

Encerramento Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
24, 26, 28 e 31 dezembro 2015 e 2 janeiro 2016
Como já vem sendo habitual, devido às comemorações caraterísticas desta época festiva, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro vai estar encerrada ao público nos dias 24, 26 e 31 de dezembro e 2 janeiro 2016.
Por motivos de organização interna, a biblioteca municipal está também encerrada ao público no dia 28 de dezembro (segunda-feira).
Agradecemos a todos/as a Vossa compreensão.
Desejamos a todos/as Votos de um Feliz Natal e excelente 2016.



Destaques...   

8.º Aniversário da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
14 dezembro 2015 | Horário da BMFC | Programa de Comemorações
newsletter bmfc No dia 14 de dezembro, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro comemora o seu oitavo aniversário e, para celebrar esta data, preparou um programa com atividades em torno do livro e da leitura, direcionadas para os vários públicos.
De manhã, pelas 11h00, contamos com a sua presença para a inauguração da Exposição "As palavras em liberdade: Coleção E. M. de MELO e CASTRO", da Fundação de Serralves, e no período da tarde, pelas 15h00, venha connosco apagar as velas do bolo de aniversário, conhecer os/as leitores/as em destaque e festejar esta data tão especial para nós!

Um escritor apresenta-se... suzamna hezequiel - «pudorgrafia»
18 dezembro 2015 | 21h30 | Entrada livre
Sob a temática "Um escritor apresenta-se..." na qual se pretende dar a conhecer escritores/as, as suas obras e a evolução das suas escritas, a escritora suzamna hezequiel apresenta o seu livro de poesia «pudorgrafia», uma edição da Texto Sentido.
«pudorgrafia» é o primeiro número da coleção "complexo de édito", um livro de poesia disruptiva e muito visual onde a autora procura o sentido mais literal das palavras. Numa viagem lírica da subjetividade ao concreto.
suzamna hezequiel (aka Suzana Guimaraens) nasceu no Porto em 1972 e vive em Vila Nova de Gaia. Licenciou-se em Coimbra, em Línguas e Literaturas Modernas, lecionando há 20 anos. Professa, contudo, a máxima de Joseph Beuys: "cada homem é um artista", deambulando, por essa razão, por distintas formas de expressão, no sentido da autodescoberta e da profunda exploração do Ser. Editou três livros, entre a prosa poética, a poesia e o conto: "Sonho Partilhado" (2000), "paradox.sou" (2010) e "pudorgrafia" (2015). Dizedora (diseuse) em variados contextos poéticos, em Portugal e na Galiza, como são disso exemplo as "Quintas de Leitura" e o "Círculo Poético Aberto". Explora, transdisciplinarmente, o teatro, a bijuteria artística, a fotografia, a dança e a pintura.


Atividades - janeiro    

Exposição Concurso de Presépios 2015
» 06 janeiro 2016 | Horário de funcionamento da BMFC | Entrada livre
newsletter bmfc Até ao dia 6 de janeiro pode ainda visitar a exposição dos presépios concorrentes à oitava edição do Concurso de Presépios. A iniciativa contempla as categorias infantil, juvenil e adulto/sénior e tem como objetivo eleger os melhores trabalhos resultantes da votação do júri e dos/as leitores/as da biblioteca municipal que elegem os presépios de mérito de cada categoria. Conheça aqui os trabalhos das edições anteriores.

Exposição "As palavras em liberdade: Coleção E. M. de MELO e CASTRO", da Fundação de Serralves
» 12 março 2016 | Horário de funcionamento da BMFC | Entrada livre
newsletter bmfc Em 2003, a Fundação de Serralves teve a oportunidade de adquirir uma importante biblioteca consagrada à poesia visual. Essa coleção, constituída por várias centenas de obras e compilada por E. M. de Melo e Castro, poeta visual e autor de numerosas obras teóricas sobre o tema, representou um importante enriquecimento do espólio da Biblioteca do Museu, tanto em livros teóricos, como em publicações de artistas.
Tanto pela sua disposição no espaço como pela inovação tipográfica, a poesia visual torna-se uma forma artística de direito próprio e impõe-se, sobretudo nas décadas de 1960 e 1970, como movimento de cariz internacional através de uma rede de revistas e publicações que permitem difundir a nova forma de arte, simultaneamente poesia e arte visual.
Devido à sua forma peculiar - na maioria dos casos obrigando à publicação de uma edição -, o movimento nunca chegou verdadeiramente a entrar no circuito do mercado da arte e permanece, ainda hoje, desconhecido do grande público. Todavia, foi sob a sua influência que surgiu nos anos 1960 a arte conceptual, que viria a tornar-se num dos movimentos mais reconhecidos da segunda metade do século XX.
Esta exposição oferece uma panorâmica histórica e internacional da poesia visual, dando particular atenção às criações portuguesas e brasileiras, aonde surgem nomes como o próprio Melo e Castro, Ana Hatherly, António Aragão, Paulo Bruscky, Julio Plaza, António Vigo, Dom Sylvester Houédard, entre outros.

Ciclo de Exposições Documentais Temáticas: Leituras sobre...
janeiro 2016 | Horário da BMFC | Entrada livre
newsletter bmfc Em janeiro tem início um novo Ciclo de Exposições Documentais Temáticas Leituras sobre..., uma iniciativa que visa a divulgação do acervo documental da biblioteca sobre uma determinada temática.

VI Concurso Concelhio de Leitura
» 15 janeiro 2016 - Inscrições abertas nas escolas aderentes
newsletter bmfc
O VI Concurso Concelhio de Leitura resulta de uma parceria entre as bibliotecas escolares do município de Oliveira de Azeméis e a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro e pretende promover e estimular a prática da leitura e a interpretação literária junto dos/as mais jovens, dando a conhecer obras de literatura e os/as seus/suas escritores/as.
Os/As destinatários/as deste concurso, cuja primeira fase de provas decorre entre os dias três e 29 de fevereiro, são os/as alunos/as do 1.º e 2.º ciclos das escolas do município de Oliveira de Azeméis.
As inscrições são obrigatórias e devem ser efetuadas nas escolas aderentes até ao dia 15 de janeiro de 2016.

Serão de Contos
06 janeiro 2016 | 21h30 | Entrada livre
newsletter bmfc Para encerrar a 8.ª edição do Concurso de Presépios, e no sentido de assinalar a Noite de Reis, a biblioteca municipal realiza, no dia 06 de janeiro, pelas 21h30, um Serão de Contos que integra a Cerimónia de Entrega dos Prémios aos laureados deste ano.
Para animar esta noite de festa e de tradição oral, Rui Ramos, contador de histórias, vai presentear o público com lendas e fábulas, mitos e rábulas, dar vida às histórias, curtas ou compridas, tradicionais ou radicais.
As estórias são acompanhadas com instrumentos musicais, fantoches, livros ou outros efeitos especiais.
Rui Ramos é natural do Porto, geólogo, contador de histórias, autor, ilustrador, formador e, por vezes, falcoeiro.

Às quartas com... Luís Marques Mendes no Ciclo de Conferências Rotary Club de Oliveira de Azeméis
13 janeiro 2016 | 21h30 | Entrada livre
newsletter bmfc Luís Marques Mendes é o próximo conferencista convidado para o ciclo de conferências "Às quartas com..." organizado pelo Rotary Clube de Oliveira de Azeméis, em parceria com a biblioteca municipal e com entrada livre. O tema desta conferência é "Os Desafios de 2016".
Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC), é consultor na Abreu Advogados desde 2012 e Presidente da Direção e Administrador Executivo de várias empresas.
Conselheiro de Estado entre 2005 e 2007 e desde 2011.
Militante do Partido Social Democrata, foi chamado a funções governativas como Ministro dos Assuntos Parlamentares, no XV Governo (2002-2004); Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro do XII Governo (1992-1995); Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, no XI Governo (1987-1992); Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares do X Governo (1985-1987).
Secretário do Governador Civil do Distrito de Braga (1975-1976).
Foi eleito para cargos autárquicos em Oeiras e Fafe.
Foi Presidente do PSD, de abril 2005 a setembro de 2007.
Presidente de várias comissões parlamentares e Presidente do Grupo Parlamentar do PSD.
Foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique a 6 de junho de 2008.
Autor das obras «Mudar de vida» (2008) e «O estado em que estamos» (2011).

Apresentação do livro «Portugal a Meia-Haste - Os últimos dias de um estado vassalo» de Daniel Adrião
15 janeiro 2016 | 21h30 | Entrada livre
A biblioteca municipal acolhe o escritor Daniel Adrião para o lançamento o seu livro «Portugal a Meia-Haste Os últimos dias de um estado vassalo», uma edição da CAPITAL BOOKS.
A apresentação está a cargo do Dr. Alberto Souto de Miranda.
Daniel Adrião é um inovador político e social, que procura ativamente contribuir para a renovação do sistema político e da construção europeia.
Sinopse do livro: «Portugal a meia-haste - Os últimos dias de um estado vassalo» reúne os artigos e crónicas que Daniel Adrião publicou no jornal Público e na edição online da revista Sábado ao longo do último ano. O antigo jornalista e agora profissional na área das Tecnologias de Informação aborda, com a sua habitual frontalidade e coragem, os grandes temas que compõem a agenda noticiosa em Portugal e na Europa.

Um escritor apresenta-se... António Carlos Santos - Apresentação do novo livro de poesia «50 ANOS 50 POEMAS»
30 janeiro 2016 | 21h30 | Entrada livre
Sob a temática "Um escritor apresenta-se..." na qual se pretende dar a conhecer escritores/as, as suas obras e a evolução das suas escritas, o escritor António Carlos Santos apresenta o seu novo livro de poesia «50 ANOS 50 POEMAS», uma edição da Seda Publicações.




Bibliomóvel - Biblioteca Itinerante
janeiro 2016
newsletter bmfc O serviço de leitura itinerante «Bibliomóvel» continua a percorrer os 'caminhos' de Oliveira de Azeméis e a encantar os/as seus/suas leitores/as.
Com recurso a uma carrinha móvel equipada, este serviço faculta o empréstimo de documentos (livros, vídeos, revistas, etc) aos/às habitantes mais isolados/as do município de Oliveira de Azeméis, levando leituras a zonas com baixa densidade populacional e ainda a grupos com necessidades especiais e com poucos recursos. Desta forma pretende-se combater a iliteracia através da criação de hábitos de leitura, de aprendizagem e de utilização das bibliotecas.


Visitas a (va)Ler
Terça a sexta-feira | 10h30 às 12h00 | Inscrição prévia gratuita
No sentido de interagir com a comunidade, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, através do Núcleo de Visitas, desenvolve um programa pedagógico de visitas guiadas aos seus espaços e serviços.
O programa de visitas oferece à comunidade dois temas de visitas guiadas: a biblioteca e o livro. As ações pedagógicas desenvolvidas durante as visitas adequam-se às necessidades específicas de cada grupo e pretende-se dar a compreender e a descobrir as fases de tratamento de um documento até que chega à estante.
O Núcleo de Visitas também presta apoio técnico e informativo a instituições diversas para a concretização de projetos, desde que enquadrados no seu âmbito científico, disponibilizando para esse fim os seus recursos.
Inscreva-se e conheça os recantos da sua biblioteca!



Novidades e sugestões de leitura - janeiro    


newsletter bmfc Título: Refúgio
Autor: Abílio Tavares
Assunto: Literatura portuguesa -- poesia
Cota: FG LP(P) TAVA-A. ref

"Com Refúgio pretendo partilhar, com os meus amigos e leitores, um pouco de "mim" em momentos mais votados ao sentimento ocasional e ao meu olhar criativo, sobre tudo e nada!"
Texto extraído da sinopse da obra "Refúgio"
Obra oferecida pelo autor à Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, onde teve apresentação pública no dia 11 de dezembro de 2015.

newsletter bmfc Título: As flores de lótus
Autor: José Rodrigues dos Santos
Assunto: Literatura portuguesa -- romance
Cota: FG LP(R) SANT-J. flo

"Pode uma ideia mudar o mundo?
O século XX nasce, e com ele germinam as sementes do autoritarismo. Da Europa à Ásia, as ondas de choque irão abalar a humanidade e atingir em cheio quatro famílias.
Inspirando-se em figuras históricas como Salazar e Mao Tse-tung, o novo romance de José Rodrigues dos Santos conduz o leitor numa viagem arrebatadora que nos leva de Lisboa a Tóquio, de Irkutsk a Changsha, do comunismo ao fascismo o que faz de As Flores de Lótus uma das mais ambiciosas obras da literatura portuguesa contemporânea."
Texto extraído da sinopse da obra "As flores de lótus"

newsletter bmfc Título: Lugares e palavras de Natal
Autor: Adélia Cristina Sardoeira... [et al.]
Assunto: Literatura portuguesa -- conto
Cota: FG LP(CL) lug

"Lugares e palavras de Natal apresenta-nos 84 visões (selecionadas de entre muitas mais) de 84 autores sobre o Natal e valores como a amizade, a solidariedade ou a generosidade. Em verso, em prosa, em carta ou em texto de memórias. Por vzes com algum humor, outras com alguma ironia, quase sempre com a alma exposta aos mais nobres sentimentos que a quadra desperta no ser humano."
Texto extraído da sinopse da obra "Lugares e palavras de Natal", proferidas por Andityas Soares de Moura (poeta, tradutor e professor universitário).
Obra oferecida pela editora Lugar da Palavra à Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.

newsletter bmfc Título: Jogos e atividades adaptados ao trabalho com seniores
Autor: Ana Catarina Pinto da Silva... [et al.]
Assunto: Divertimentos sociais
Cota: FG 793 jog

"Esta obra reúne cerca de 75 propostas e variantes de jogos, exercícios, construções, oficinas, atividades e programas em animação sociocultural, que procuram promover uma relação consciente e positiva do sénior consigo próprio, com o grupo e com a comunidade. Uma recolha experimentada Ana Correia, Ana Silva, Bruno Trindade, Carlos Costa, Isabel Filipe, Teresa Peral e Nelson Rebola, promovida pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural (APDASC)."
Texto extraído da sinopse da obra "Jogos e atividades adaptados ao trabalho com seniores"

newsletter bmfc Título: O animador sociocultural no século XXI
Autor: coord. José Dantas Lima Pereira, Marcelino de Sousa Lopes, Marta Alexandra Maciel
Assunto: Ensino
Cota: FG 37 ani

"O Animador Sociocultural será sempre um técnico de intervenção comprometido com o desenvolvimento da pessoa humana.
Importa também que o modelo formativo futuro deste agente de desenvolvimento tenha presente um conjunto de princípios, de conhecimentos e de práticas de que se destacam: ser Animador Sociocultural tem obrigatoriamente de ter presente a ética e a deontologia profissional; o seu perfil profissional deve possuir um quadro teórico sólido, isto é, formar para saber.
Importa que esta formação tenha referência, igualmente, a especificidade da função. Não será suficiente um saber pelo saber, mas um saber que se liga a todos os problemas que afetam o ser, nomeadamente é nessa condição de vida em grupo e nas relações interpessoais.
Em suma um saber que eleva a dimensão humana do Animador."
Texto extraído da introdução da obra "O animador sociocultural no século XXI"

newsletter bmfc Título: Raízes de Maio e angústias
Autor: António F. de Pina
Assunto: Literatura portuguesa -- poesia
Cota: FL LP(P) PINA-A. rai

"Eis-nos em maio de 2015. Raízes de Maio e Angústias exposto à colheita. Como se um inesperado, desconhecido e belo arbusto de poesia viesse de repente, disputar à giesta e à urze, o manto colorido das encostas de Águeda. Os tempos vestem sempre roupa nova. E é nova estação, novo jardim de versos, este segundo livro do António F. Pina."
Texto extraído do prefácio da obra por Mário Rui "Raízes de Maio e angústias"
Obra oferecida pelo autor à Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, onde teve apresentação pública no dia 5 de dezembro de 2015.


Autor do mês - janeiro    

newsletter bmfc
Edward Morgan Forster, mais conhecido por E. M. Forster, nasceu em Londres a 1 de janeiro de 1879 e faleceu em Coventry a 7 de junho de 1970.
Edward Morgan Forster cresceu no seio de uma família dominada pela figura feminina. O seu pai, arquiteto de profissão, morreu antes de Forster ter completado os dois anos de idade, sendo a sua educação confiada à sua mãe e tias. Entre 1897 e 1901, Forster frequentou o King's College, em Cambridge, onde travou conhecimento com alguns dos membros que viriam posteriormente a formar o grupo artístico e literário Grupo de Bloomsbury.
Depois da licenciatura, viajou pela Itália e Grécia com a sua mãe, férias que lhe serviram como material de base para a produção da primeira parte do seu livro Um Quarto com Vista, de 1908, quando regressa, inicia a escrita de uma série de ensaios e contos para o Independent Review.
Em 1924 escreveu Passagem para a Índia, sendo este o seu último livro publicado em vida, considerado por muitos como a sua obra-prima.

Forster passou os restantes 46 anos da sua vida sem publicar romances, já que, para o autor britânico, escrevê-los não era o elemento mais importante da sua vida, dedicando-se a outro tipo de atividades literárias, entre as quais a colaboração com diversos jornais e a escrita de vários ensaios. Em 1934 tornou-se no primeiro presidente do National Council for Civil Liberties e, após a morte da sua mãe, foi eleito membro honorário do King's College, onde viveu até ao fim dos seus dias.
Forster deu uma grande contribuição à teoria literária com seu livro Aspectos do Romance (Aspects of novel). Nesse trabalho, apresenta um estudo das partes do romance, tais como o enredo, a história e as pessoas (personagens). É nesse livro que Forster realiza a célebre classificação das personagens de romance: as personagens planas e as personagens redondas, ou esféricas.
A classificação das personagens criada por Forster influenciou vários estudiosos de literatura e continua influindo, uma vez que se apresenta como a classificação tipológica mais eficiente e completa. -

Only Connect... The unofficial E. M. Forster site - http://www.musicandmeaning.com/forster/


Na próxima newsletter...   

Leituras sobre... | fevereiro
Às quartas com... Ciclo de Conferências Rotary Club de Oliveira de Azeméis | 10 fevereiro
Contos com Obra | fevereiro
Bibliomóvel - Biblioteca Itinerante
Visitas a (va)Ler | terça a sexta-feira
Sugestões de Leitura
E mais notícias...

2015 © Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.  
 
 
Está a receber esta informação porque nos autorizou a enviá-la para o seu endereço de correio electrónico.