BMFC
Newsletter 87
Biblioteca a (va)Ler
Newsletter mensal de notícias, atividades e novidades da
Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
Fevereiro 2016



Destaques...   

AÇÃO DE FORMAÇÃO NA EXPOSIÇÃO
"As Palavras em Liberdade: Coleção de E. M. de Melo e Castro da Fundação de Serralves"
23 janeiro 2016 | 9h30-12h30 e das 14h00-17h00 | Inscrição prévia gratuita
Ministrada pelo Prof. Dr. Samuel Silva, esta ação de formação procura fomentar a relação com a exposição "As Palavras em Liberdade: Coleção de E. M. de Melo e Castro da Fundação de Serralves". A partir das obras presentes na mostra, serão propostas discussões e atividades fundamentadas nos recursos utilizados pela poesia experimental. Esta ação de formação tem como objetivo multiplicar a abordagem à exposição, permitindo ao professor aprofundar a sua reflexão sobre o tema em sua própria atuação educativa.
Formador: Prof. Dr. Samuel Silva
Educador em Serralves, Licenciado em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, mestre em Práticas Artísticas Contemporâneas e doutor em Educação Artística pela mesma instituição. É também professor na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, lecionando no Atelier Multimédia - Artes Plásticas.
Destinatários/as: técnicos/as da CMOA, educadores/as, professores/as (dos vários níveis de ensino) e técnicos/as de serviços educativos.

Comemorações 100 Anos da Vida Literária de Ferreira de Castro
Conferência «Ferreira de Castro, o Jornalista» - Ciclo de Conferências Lions
29 janeiro 2016 | 21h30 | Entrada livre
Integrada nas Comemorações dos 100 Anos da Vida Literária de Ferreira de Castro, a Professora Doutora Isabel Ponce de Leão é a oradora convidada para a conferência 'Ferreira de Castro, o Jornalista', uma iniciativa organizada pelo Lions Clube de Oliveira de Azeméis em parceria com o Centro de Estudos Ferreira de Castro e a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.
Isabel Ponce de Leão é Professora Catedrática da Universidade Fernando Pessoa, no Porto, Doutora em Literaturas Hispânicas, Licenciada em Filologia Românica, sócia fundadora e vice-presidente do Circulo Literário Agustina Bessa-Luís (CLABL). Áreas de Investigação: Literatura Portuguesa Contemporânea, Interartes (Literatura / Artes Plásticas / 7.ª Arte).

Comemorações 100 Anos da Vida Literária de Ferreira de Castro
CLUBE DE LEITURA - Ferreira de Castro em encontros
25 fevereiro 2016 | 21h30 | Inscrição prévia gratuita na BMFC
O 'Clube de Leitura Ferreira de Castro em encontros' visa a realização de leituras partilhadas com vista à constituição de um espaço informal em que a obra literária do escritor Ferreira de Castro é o ponto de encontro. Esta iniciativa permite também despertar o espírito crítico, promover a reflexão, a discussão e a troca de ideias em torno do livro «A Selva».
Obras em leitura: A Selva;
Moderadora: Cristina Filipe - Professora Bibliotecária do Agrupamento de Escolas de Búzio, Vale de Cambra;
Destinatários/as: comunidade em geral, de qualquer idade, que deverá trazer o seu livro para cada sessão.


Atividades - fevereiro    

Exposição "As palavras em liberdade: Coleção E. M. de MELO e CASTRO", da Fundação de Serralves
» 12 março 2016 | Horário de funcionamento da BMFC | Entrada livre
newsletter bmfc A Fundação de Serralves - Museu de Arte Contemporânea apresenta uma das coleções mais completas de poesia visual, poesia concreta e poesia experimental.
Um contributo fundamental para esta abrangência foi a aquisição, em 2003, da Coleção de E.M. de Melo e Castro, suficientemente extensa e exaustiva para a partir dela se conseguirem analisar as várias experiências anti literárias que vieram, a partir da década de 1950, alterar radicalmente a nossa relação com a palavra, dita e escrita.
A presente exposição apresenta livros, revistas, folhetos, cartazes e poemas-objeto da Coleção de Serralves que testemunham a preocupação com a dimensão visual da escrita, mas que também apontam para caminhos seguidos pela poesia experimental que ultrapassam a palavra escrita. Não só as letras mas também os sons, os ritmos e as matérias foram fundamentais para estes poetas. Defendiam eles, perante a infinidade de possibilidades que se abriam com a poesia experimental, um absoluto "rigor aleatório" em que, como num jogo, carácter lúdico e regras se combinassem. No fundo, procuravam leitores não contemplativos, aliar a ação à escrita e à leitura.

Oficina Famílias
13 fevereiro 2016 | 14h00 às 16h30 | Entrada livre
Oficina relativa à exposição "As Palavras em Liberdade: Coleção de E. M. de Melo e Castro da Fundação de Serralves", destinada às famílias.

Visita Guiada
13 fevereiro 2016 | 17h00 às 18h00 | Entrada livre
Visita guiada à exposição "As Palavras em Liberdade: Coleção de E. M. de Melo e Castro da Fundação de Serralves" destinada ao público em geral.

Leituras sobre... Internet: Todo o cuidado é pouco!
fevereiro 2016 | Horário da BMFC | Entrada livre
newsletter bmfc Para dar seguimento ao Ciclo de Exposições Documentais Temáticas Leituras sobre... e para assinalar o Dia Internacional da Internet Segura (09 de fevereiro), está patente ao público, no átrio da biblioteca municipal, a exposição «Internet: Todo o cuidado é pouco!».
A internet e a segurança na rede é o tema desta exposição que visa a divulgação do acervo documental da biblioteca sobre a temática.

Contos com Obra
Sessão de leitura seguida de uma oficina para realização de uma atividade artística ou lúdica sobre a obra lida o que permite às crianças do município trabalharem o conto em grupo e de forma ativa.
Nesta atividade são utilizados livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura e materiais reutilizáveis e amigos do ambiente.

Programa Escolas EB1 e ATL
02,16, 23 fevereiro 2016 | 10h00 | Inscrição prévia
Conto: «O incrível rapaz que comia livros» | Oficina: criação de livro com ilustrações de imagens de revistas
Sinopse do conto: Tal como muitas crianças, o Henrique adora livros. Mas não exatamente como nós adoramos livros... Um dia, o Henrique descobre este estranho apetite, que se transforma numa mania constante e deliciosa! E eis a melhor parte: quanto mais livros devora, mais esperto fica. Até que um dia as coisas começaram a correr mal...

Programa Jardins de Infância
04, 18, 25 fevereiro 2016 | 10h00 | Inscrição prévia
Conto: «Come a Sopa, Marta!» | Oficina: criação do prato de sopa
Sinopse do Conto: Todas as noites a Marta se sentava para comer e todas as noites ouvia a mãe dizer: - É para comer tudo até ao fim! E ali ficava a olhar para toda aquela imensa papa verde, a tentar descobrir a melhor maneira de comer sem que o cheiro lhe chegasse ao nariz.



VI Concurso Concelhio de Leitura
03» 29 fevereiro 2016 | 1.ª Fase
newsletter bmfc
Entre os dias três e 29 de fevereiro decorre a primeira fase de provas deste concurso, cujos/as destinatários/as são os/as alunos/as do 1.º e 2.º ciclos das escolas do município de Oliveira de Azeméis.
O VI Concurso Concelhio de Leitura resulta de uma parceria entre as bibliotecas escolares do município de Oliveira de Azeméis e a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro e pretende promover e estimular a prática da leitura e a interpretação literária junto dos/as mais jovens, dando a conhecer obras de literatura e os/as seus/suas escritores/as.

Um escritor apresenta-se... António Carlos Santos - Apresentação do novo livro de poesia «50 ANOS 50 POEMAS»
06 fevereiro 2016 | 21h30 | Entrada livre
Sob a temática "Um escritor apresenta-se..." na qual se pretende dar a conhecer escritores/as, as suas obras e a evolução das suas escritas, o escritor António Carlos Santos apresenta o seu novo livro de poesia «50 ANOS 50 POEMAS», uma edição da Seda Publicações.




Às quartas com... José Gomes Fernandes no Ciclo de Conferências Rotary Club de Oliveira de Azeméis
10 fevereiro 2016 | 21h30 | Entrada livre
newsletter bmfc José Gomes Fernandes é o próximo conferencista convidado para o ciclo de conferências " Às quartas com..." organizado pelo Rotary Clube de Oliveira de Azeméis, em parceria com a biblioteca municipal e com entrada livre. O tema desta conferência é Urbanismo e Cidadania.
José Gomes Fernandes é arquiteto, Doutor em Urbanismo e Professor Universitário, cronista e ficcionista.
Colabora com o Jornal de Notícias, desde 1976, e com o Jornal 'As Artes Entre as Letras';
Presidente da Secção Regional do Norte da Associação dos Arquitetos Portugueses;
Vereador do Urbanismo e reabilitação Urbana da Câmara Municipal do Porto;
Secretário de Estado do Ordenamento e Ambiente;
Autor das seguintes obras literárias: "Centro Histórico do Porto Dar Futuro ao nosso Passado" (1983); "O Porto Cidade Diferente" (1986); "A Tentação da Cidade" (1995); "A Revolta das Pombas" (2001); "Crónicas do Porto" (2001); "A Ruína" Crónica Romanceada (2004); "A Barqueira" Romance (2005); "A Gata Matilde" Novela (2005); "Rosa das Virtudes" Romance (2008); "A Cidade das Memórias" Romance (2010); "No Paraíso das Oliveiras" Contos (2014) e "Jardins de Solidão" Ensaio/Romance (2015).

Contos com obra Famílias «A Princesinha Corajosa»
27 fevereiro 2016 | 15h30 | Entrada livre
«A Princesinha Corajosa», da autoria de Mário Contumélias, é o conto escolhido para a sessão de fevereiro do programa «Contos com Obra» dedicado às famílias do município.
Após a leitura do conto segue-se uma oficina que consiste na produção de um pavão com restos de cartão.
Este programa familiar permite às crianças e às famílias do município trabalharem o conto em grupo e de forma ativa, pois após o momento de leitura segue-se uma oficina para realização de uma atividade artística ou lúdica sobre a obra escolhida.
Sinopse do conto: Era uma vez uma menina muito bonita que vivia num palácio, rodeado de belos jardins. Um dia, no seu quarto, começou a ouvir um canto maravilhoso. Era um pássaro grande e lindo. Tinha longas penas como um pavão, mas não era um pavão. A menina correu para a janela mas quando lá chegou o pássaro desapareceu. Como vai conseguir ela apanhá-lo?

Bibliomóvel - Biblioteca Itinerante
fevereiro 2016
newsletter bmfc O serviço de leitura itinerante «Bibliomóvel» continua a percorrer os 'caminhos' de Oliveira de Azeméis e a encantar os/as seus/suas leitores/as.
Com recurso a uma carrinha móvel equipada, este serviço faculta o empréstimo de documentos (livros, vídeos, revistas, etc.) aos/às habitantes mais isolados/as do município de Oliveira de Azeméis, levando leituras a zonas com baixa densidade populacional e ainda a grupos com necessidades especiais e com poucos recursos. Desta forma pretende-se combater a iliteracia através da criação de hábitos de leitura, de aprendizagem e de utilização das bibliotecas.


Visitas a (va)Ler
Terça a sexta-feira | 10h30 às 12h00 | Inscrição prévia gratuita
No sentido de interagir com a comunidade, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, através do Núcleo de Visitas, desenvolve um programa pedagógico de visitas guiadas aos seus espaços e serviços.
O programa de visitas oferece à comunidade dois temas de visitas guiadas: a biblioteca e o livro. As ações pedagógicas desenvolvidas durante as visitas adequam-se às necessidades específicas de cada grupo e pretende-se dar a compreender e a descobrir as fases de tratamento de um documento até que chega à estante.
O Núcleo de Visitas também presta apoio técnico e informativo a instituições diversas para a concretização de projetos, desde que enquadrados no seu âmbito científico, disponibilizando para esse fim os seus recursos.
Inscreva-se e conheça os recantos da sua biblioteca!



Outras divulgações    


7ª edição do Concurso de Poesia NÓS SOMOS O QUE COMEMOS!
» 29 janeiro 2016 | Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha
A Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha está a promover a sétima edição do Concurso de Poesia, dirigido aos estudantes do Concelho e à comunidade leitora em geral. No Ano Internacional das Leguminosas, que se comemora em 2016, o tema escolhido para esta edição é "Nós Somos o que Comemos!".
O Concurso de Poesia visa fomentar e consolidar hábitos de leitura, de escrita e de criação artística na comunidade, valorizando, como forma de expressão literária, a poesia em língua portuguesa. Os trabalhos poéticos devem ser entregues na Biblioteca Municipal até 29 de janeiro, sendo depois enquadrados em cinco escalões: alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), alunos do 2.º CEB, alunos do 3.º CEB, alunos do Ensino Secundário e comunidade leitora em geral. Os poemas devem ser inéditos e de autoria individual, com a exceção dos alunos do 1.º CEB, que podem entregar trabalhos em grupo, desde que os membros estejam devidamente identificados.



Novidades e sugestões de leitura - fevereiro    


newsletter bmfc Título: Pai Nosso
Autor: Clara Ferreira Alvess
Assunto: Literatura portuguesa -- romance
Cota: FG LP(R) ALVE-C. pai

"Romance estreia de Clara Ferreira Alves.
"Porque tens medo desta história? Porque não sei se consigo contá-la direito."

"Neste livro, Beatriz, uma professora de estudos do Médio Oriente em Inglaterra, conta-nos a história de Maria ou Marie ou O Fantasma, fotógrafa de guerra de origem portuguesa que se tornou um ícone mundial.
Maria testemunhou tudo o que havia para testemunhar nos conflitos religiosos que assolam o mundo há mais de vinte anos, com relevo para a crise do Médio Oriente. Como foi possível chegarmos a este estado? Israel, Iraque, Afeganistão, Turquia, Síria, Marrocos, Nova Iorque, Londres, Paris, Lisboa. Geografias que se cruzam sucessivamente e onde se projetam acontecimentos inesperados."
Texto extraído da sinopse da obra "Pai Nosso"

newsletter bmfc Título: O amante japonês
Autor: Isabel Allende
Assunto: Literatura estrangeira -- romance
Cota: FG LE(R)ALLE-I.ama

"Em 1939, quando a Polónia capitula sob o jugo dos nazis, os pais da jovem Alma Belasco enviam-na para casa dos tios, uma opulenta mansão em São Francisco. Aí, Alma conhece Ichimei Fukuda, o filho do jardineiro japonês da casa. Entre os dois brota um romance ingénuo, mas os jovens amantes são forçados a separar-se quando, na sequência do ataque a Pearl Harbor, Ichimei e a família - como milhares de outros nipo-americanos - são declarados inimigos e enviados para campos de internamento. Alma e Ichimei voltarão a encontrar-se ao longo dos anos, mas o seu amor permanece condenado aos olhos do mundo.
Décadas mais tarde, Alma prepara-se para se despedir de uma vida emocionante. Instala-se na Lark House, um excêntrico lar de idosos, onde conhece Irina Bazili, uma jovem funcionária com um passado igualmente turbulento. Irina torna-se amiga do neto de Alma, Seth, e juntos irão descobrir a verdade sobre uma paixão extraordinária que perdurou por quase setenta anos.
Em O amante japonês, Isabel Allende regressa ao estilo que tanto entusiasma o seu público, relatando de forma soberba uma história de amor que sobrevive às rugas do tempo e atravessa gerações e continentes."
Texto extraído da sinopse da obra "O amante japonês"

newsletter bmfc Título: No teu olhar
Autor: Nicholas Sparks
Assunto: Literatura estrangeira -- romance
Cota: FG LE(R) SPAR-N. not

"Colin Hancock é jovem mas já viveu mais violência e abandono do que a maioria das pessoas. Foi perante o abismo que tomou a corajosa decisão de começar de novo. Agora, o emprego num restaurante da moda pode não o satisfazer, mas o sonho de se tornar professor parece cada vez mais perto de se concretizar. Dar às crianças o carinho e a atenção que ele próprio não teve é o seu grande e único objetivo... mesmo que o preço a pagar seja a solidão.
Maria Sanchez também deseja, acima de tudo, uma vida calma. Filha de imigrantes mexicanos, aprendeu desde cedo o valor do trabalho árduo, da ética e da lealdade. Para ela, bastam-lhe o emprego num prestigiado escritório de advogados e uma noite tranquila em casa para repor as energias. Nem a insistência da sua irmã surte efeito. Com uma profissão tão arriscada, Maria aprecia a segurança que o isolamento lhe dá.
Colin e Maria não foram feitos um para o outro. Ele representa tudo aquilo que ela despreza, é o típico meliante que ela está habituada a ver atrás das grades. E quando se cruzam numa noite de tempestade, o fosso que os separa é profundo e evidente. Mas, a partir desse momento fortuito, as suas vidas não voltarão a ser as mesmas.
Conseguirão eles ver para além das aparências? Ler nos olhos do outro o que de mais profundo lhe vai na alma? Ceder à persistente memória daquela noite?"
Texto extraído da sinopse da obra "No teu olhar".

newsletter bmfc Título: Uma aventura no sítio errado
Autor: Ana Maria Magalhães e Isabel alçada
Assunto: Literatura portuguesa -- romances e aventuras
Cota: FI LP(RA) MAGA-A. ave

"Esta Aventura decorre numa quinta misteriosa e isolada. Excecionalmente, não se identificou a localização para que os leitores possam imaginar o cenário na zona que desejarem. As personagens viajam de comboio, adormecem, e quando acordam a estação onde deviam apear-se já ficou para trás e, por isso, acabam por ir parar ao sítio errado, a dita quinta. Gente exótica, um festival de magia, o dono da casa, que na sequência de uma agressão fica amnésico e toma o Pedro por seu filho, ruídos na noite, enigmas para desvendar, passagens secretas, tudo se conjuga para que as surpresas se sucedam a um ritmo alucinante até ao último capítulo. Um livro excelente para despertar ou aprofundar o gosto pela leitura, na escola ou em casa."
Texto extraído da sinopse da obra "Uma aventura no sítio errado"

newsletter bmfc Título: O diário de um banana 10: dantes é que era!
Autor: Jeff Kinney
Assunto: Literatura estrangeira -- diários
Cota: FJ LE(CB) KINN-J. dia

"Dantes é que era! Ou não? Esta é a grande dúvida do Greg, porque a sua cidade resolveu voltar aos tempos da velha escola e mandou desligar todos os aparelhos eletrónicos. Mas o Greg não parece feito para viver no antigamente, e a tensão aumenta, dentro e fora da casa dos Heffley. Conseguirá o Greg adaptar-se, ou será que a vida como era dantes é demasiado para ele?"
Texto extraído da sinopse da obra "O diário de um banana 10: dantes é que era!"

newsletter bmfc Título: Pudorgrafia
Autor: Suzamna Hezequiel
Assunto: Literatura portuguesa -- poesia
Cota: FL LP(P) HEZE-S. pud

"Palavras são fósforos. Vamo-nos num fósforo.
Somos uma caixa de fósforos. Às vezes acendo-os de uma vez só e pronuncio-me em segredo.
Também as borboletas são lume e deixam rasto.
Agora sou duas tochas à entrada da biblioteca do meu quarto. Agora sou a biblioteca a arder como asas de monarca
: ser poesia"
Texto extraído da introdução da obra "Pudorgrafia"
Obra oferecida pela autora à Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, onde teve apresentação no dia 18 de dezembro de 2015.


Autor do mês - fevereiro    

newsletter bmfc
David de Jesus Mourão-Ferreira, Lisboa a 24 de fevereiro de 1927 e faleceu a 16 de junho de 1996 na mesma cidade.
Licenciado em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 1951, onde mais tarde em 1957 foi professor, tendo-se destacado como um dos grandes poetas contemporâneos do Século XX.
Na sua obra, são famosos alguns dos poemas que compôs para a voz de Amália Rodrigues, como Sombra, Maria Lisboa, Nome de Rua, Fado Peniche e sobretudo Barco Negro, entre outros fados da sua autoria, como Escada sem corrimão ou Lembra-te sempre de mim, serão interpretados anos depois por Camané.
Mourão-Ferreira trabalhou para vários jornais, dos quais se destacam a Seara Nova e o Diário Popular, para além de ter sido um dos fundadores da revista Távola Redonda. Entre 1963 e 1973 foi secretário-geral da Sociedade Portuguesa de Autores. No pós-25 de Abril, foi diretor do jornal A Capital e diretor-adjunto do O Dia.
No governo, desempenhou o cargo de Secretário de Estado da Cultura (de 1976 a Janeiro de 1978, e em 1979). Foi por ele assinado, em 1977, o despacho que criou a Companhia Nacional de Bailado.
A obra de David Mourão-Ferreira foi várias vezes reconhecida com prémios literários, como, por exemplo: Prémio de Poesia Delfim Guimarães, 1954, para Tempestade de verão; Prémio Ricardo Malheiros, 1960, para Gaivotas em Terra; Prémio Nacional de Poesia, 1971, para Cancioneiro de Natal; Prémio da Crítica da Associação Internacional dos Críticos Literários para As Quatro Estações; e, para Um Amor Feliz , os prémios de Narrativa do Pen Clube Português, D. Dinis, de Ficção do Município de Lisboa e o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores. Ao autor foi ainda atribuído, em 1996, o Prémio de Consagração de Carreira da Sociedade Portuguesa de Autores.
As obras de David Mourão-Ferreira encontram-se traduzidas nas principais Línguas Europeias.

Instituto-Camões - http://tinyurl.com/z6739k6


Na próxima newsletter...   

Leituras sobre... Vida Selvagem: Deixem-nos existir! | março
Contos com Obra - Programa EB1 e ATL - «O aprendiz de Mago» | 01, 08, 15, 22, 29 março
Contos com Obra - Programa Jardins-de-Infância - «O espelho mágico» | 03, 10, 17, 24 março
Bebéteca-Bê de Bebé - Letras à Solta: Bêabá dos Transportes | 19 março
Oficina do Anis Estrelado - Transportes | 19 março
Contos com obra Famílias «Bernardino» | 19 março
Às quartas com... Ciclo de Conferências Rotary Club de Oliveira de Azeméis | 23 março
Bibliomóvel - Biblioteca Itinerante
Visitas a (va)Ler | terça a sexta-feira
Sugestões de Leitura
E mais notícias...

2016 © Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.  
 
 
Está a receber esta informação porque nos autorizou a enviá-la para o seu endereço de correio electrónico.