BMFC
Newsletter 88
Biblioteca a (va)Ler
Newsletter mensal de notícias, atividades e novidades da
Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
Março 2016



Destaques...   

Avaliação de Serviços 2015 - Resultados
À semelhança dos anos anteriores, entre os dias 15 de dezembro de 2015 e 15 de janeiro de 2016, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro procedeu à avaliação anual dos serviços que presta e, para tal, solicitou o contributo dos/as seus/suas utilizadores/as no preenchimento de um inquérito de opinião que esteve disponível em cada um dos balcões e no sítio da biblioteca municipal (ver inquérito de opinião aqui).
Assim, vimos informar que os resultados da Avaliação dos Serviços 2015 já estão disponíveis para consulta no sítio da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro (no separador Biblioteca) ou clicando aqui.

Concurso Cartaz Semana da Leitura 2016
Terminou no passado dia 29 de janeiro o prazo para entrega dos trabalhos concorrentes ao Concurso Cartaz Semana da Leitura 2016, um concurso que visava a criação do cartaz para a Semana da Leitura 2016 no concelho de Oliveira de Azeméis.
Concorreram ao concurso 7 trabalhos dos Agrupamentos de Escolas Soares de Basto, Dr. Ferreira da Silva, Fajões e Loureiro.
O cartaz vencedor desta 1.ª edição do concurso (que será divulgado oportunamente) foi produzido pela dupla Márcia Godinho Tavares Andrade Bastos e Mónica Iolanda Xavier Costa, do Agrupamento de Escolas Soares Basto.

Comemorações 100 Anos da Vida Literária de Ferreira de Castro
CLUBE DE LEITURA - Ferreira de Castro em encontros
25 fevereiro 2016 | 21h30 | Inscrição prévia gratuita na BMFC
O 'Clube de Leitura Ferreira de Castro em encontros' visa a realização de leituras partilhadas com vista à constituição de um espaço informal em que a obra literária do escritor Ferreira de Castro é o ponto de encontro. Esta iniciativa permite também despertar o espírito crítico, promover a reflexão, a discussão e a troca de ideias em torno do livro «A Selva».
Obras em leitura: A Selva
Moderadora: Cristina Filipe - Professora Bibliotecária do Agrupamento de Escolas de Búzio, Vale de Cambra
Destinatários/as: comunidade em geral, de qualquer idade, que deverá trazer o seu livro para cada sessão


Aconteceu na Biblioteca...    

Um escritor apresenta-se... António Carlos Santos - Apresentação do livro «50 ANOS 50 POEMAS»
Foi com casa cheia que no passado dia 06 de fevereiro, sob a temática "Um escritor apresenta-se...", na qual se pretende dar a conhecer escritores/as, as suas obras e a evolução das suas escritas, o escritor António Carlos Santos apresentou na biblioteca municipal o seu novo livro de poesia «50 ANOS 50 POEMAS», uma edição da Seda Publicações.
A apresentação da obra esteve a cargo de Luís Quintino, amigo do escritor, e de Jorge Castelo Branco, que representou a Seda Publicações.
A noite foi abrilhantada com momentos musicais por Hugo Pé Descalço e pela leitura de poesia por Inês Severino, Tiago Moita, Irene Guimarães e Ângelo Campelo.
Nascido em Angola no ano de 1964, tendo vindo para Viana do Castelo dez anos depois, António Carlos Santos já apresentou na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro o livro «da Geometria do Amor» no dia 03 de outubro de 2014.


Atividades - março    

Exposição "As palavras em liberdade: Coleção E. M. de MELO e CASTRO", da Fundação de Serralves
» 12 março 2016 | Horário de funcionamento da BMFC | Entrada livre
newsletter bmfc A Fundação de Serralves - Museu de Arte Contemporânea expõe na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro uma das coleções mais completas de poesia visual, poesia concreta e poesia experimental.
Um contributo fundamental para que esta coleção seja uma das mais completas foi a aquisição, em 2003, da Coleção de E.M. de Melo e Castro, suficientemente extensa e exaustiva para a partir dela se conseguirem analisar as várias experiências anti literárias que vieram, a partir da década de 1950, alterar radicalmente a nossa relação com a palavra, dita e escrita.
A presente exposição apresenta livros, revistas, folhetos, cartazes e poemas-objeto da Coleção de Serralves que testemunham a preocupação com a dimensão visual da escrita, mas que também apontam para caminhos seguidos pela poesia experimental que ultrapassam a palavra escrita. Não só as letras mas também os sons, os ritmos e as matérias foram fundamentais para estes poetas. Defendiam eles, perante a infinidade de possibilidades que se abriam com a poesia experimental, um absoluto "rigor aleatório" em que, como num jogo, carácter lúdico e regras se combinassem. No fundo, procuravam leitores não contemplativos e aliar a ação à escrita e à leitura.

Leituras sobre... Vida Selvagem: Deixem-nos existir!
março 2016 | Horário da BMFC | Entrada livre
newsletter bmfc Para assinalar o Dia Internacional da Vida Selvagem (03 de março), está patente ao público a exposição «Leituras sobre... A Vida Selvagem: Deixem-nos existir!».
A vida selvagem é o tema desta exposição que visa a divulgação do acervo documental da biblioteca sobre a temática.

Contos com Obra
Sessão de leitura seguida de uma oficina para realização de uma atividade artística ou lúdica sobre a obra lida o que permite às crianças do município trabalharem o conto em grupo e de forma ativa.
Nesta atividade são utilizados livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura e materiais reutilizáveis e amigos do ambiente.

Programa Escolas EB1 e ATL
01, 08, 15 março 2016 | 10h00 | Inscrição prévia
Conto: «O aprendiz de mago» | Oficina: conceção de materiais para realização de truques de magia
Sinopse do conto: Era uma vez um mago, muito conhecido e respeitado entre os outros magos. Em sua casa morava um sobrinho que lhe guardava a casa quando precisava de sair...

Programa Jardins de Infância
03, 10, 17 março 2016 | 10h00 | Inscrição prévia
Conto: «O Espelho Mágico» | Oficina: produção do nosso espelho
Sinopse do Conto: As histórias da Coleção Ver e Ler são importantes auxiliares de uma aprendizagem da leitura, em que a criança descobrirá por si uma nova aptidão como se o livro falasse só para ela. Ver e Ler como o espelho do príncipe ajudou a salvar a eleita do seu coração.



Um escritor apresenta-se... António Melo - Apresentação do livro «Poemas Ocultos»
05 março 2016 | 21h30 | Entrada livre
Sob a temática "Um escritor apresenta-se..." na qual se pretende dar a conhecer escritores/as, as suas obras e a evolução das suas escritas, o escritor António Melo apresenta o seu livro «Poemas Ocultos», uma edição da Mosaico de Palavras Editora.
António da Silva Melo nasce em Lourosa, Concelho de Santa Maria da Feira, no dia de natal de 1968. O mais novo de dois irmãos tem uma infância normal no seio de uma família pobre e humilde. Filho de pai sapateiro e mãe corticeira, conclui os seus estudos no Liceu de Santa Maria de Lamas. Em 1982 inicia-se no mundo do trabalho como cabeleireiro, atividade que exerce durante 14 anos. Cumpre o serviço militar em Aveiro em 1989, e em 2001 muda-se para Ponte de Lima, ano em que casa. Cedo na linda vila minhota ganha o gosto pela escrita e a sua paixão pela poesia intensifica-se. Em 2012 estreia-se numa coletânea com vários autores e três anos mais tarde lança as primeiras obras autónomas de teor poético, ESBOÇOS e PROFUNDUS. Participa intensamente em dezenas de tertúlias, eventos e programas radiofónicos dedicados ao tema.
António da Silva Melo foi empresário no sector de rochas ornamentais e hoje desempenha funções como Técnico de Ação Social e de Apoio à Comunidade. É casado, tem 47 anos e divide o seu tempo entre Ponte de Lima e Lourosa. Adora música Clássica, é amante de cinema Português e elege a RTP-2 e o Canal MEMÓRIA quando vê televisão.
Tem como referências literárias, António Lobo Antunes, José Cardoso Pires, Miguel Torga, Fernando Pessoa, Pedro Tamen, Sophia de Mello Breyner Andresen e David Mourão-Ferreira.
Tem como lema de vida «Põe tudo o que sabes no pouco que fazes» e escrever é uma permanente inquietude e um ciclo interminável.

Exposição Art Mail
12» 21 março 2016 | Horário da BMFC | Entrada livre
newsletter bmfc Entre os dias 12 e 21 de março, no horário de funcionamento da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, está patente ao público a Exposição Art Mail.
A inauguração está marcada para o dia 12 de março, pelas 21h30, na biblioteca municipal, e conta com a presença e atuação do Grupo Duas Gerações e do GOTA Grupo de Teatro.
Inserida num projeto de exposição itinerante internacional, esta exposição é uma tendencia alternativa de arte, onde o objetivo maior é a comunicação entre redes de artistas por meio de intercâmbio de propostas criativas, sendo que esta comunicação dá-se através do sistema postal convencional ou eletrónico. Trata-se de um fenomeno complexo e extremamente abrangente, onde se incluem, técnicas e suportes dos mais diversos: postais, adesivos, poesia visual, livros de artistas, selos, fax, vídeo, etc.
A arte postal convive com todos os motivos e estilos das artes visuais, com o componente de que as mensagens são acentuadamente semânticas e também é mais agressiva do que a arte visual clássica, isto porque o artista do correio está a trabalhar com a intenção de induzir uma reação à sua mensagem.
Poderá seguir o projeto através do endereço https://www.facebook.com/ATELIER.MANITUANA/.

Semana da Leitura 2016 "Elos de Leitura com Ferreira de Castro"
14» 19 março 2016 | Horário de funcionamento da BMFC e das escolas aderentes
Para assinalar a Semana da Leitura 2016, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro e as Bibliotecas Escolares do município de Oliveira de Azeméis desenvolvem um conjunto de atividades de sensibilização para a importância da leitura ao longo da vida.
A edição deste ano, em Oliveira de Azeméis, centra-se na temática "Elos de Leitura com Ferreira de Castro" e inclui um conjunto de atividades de promoção da leitura, um desafio à imaginação e à criatividade da comunidade escolar.
A Semana da Leitura é uma iniciativa promovida pelo Plano Nacional de Leitura e tem como objetivo incentivar o hábito de ler entre os/as portugueses/as, contribuindo assim para uma maior literacia.

Bebéteca-Bê de Bebé - Letras à Solta: Bêabá dos Transportes
19 março 2016| Espaço Bebéteca: 10h30 às 12h30 | Atelier: 11h00 | Entrada livre
Inserido no programa Bebéteca-Bê de Bebé, a biblioteca municipal promove o atelier Letras à Solta: Bêabá dos Transportes, destinado a bebés entre os seis e os 36 meses acompanhados pelos pais/mães ou familiares.
Esta sessão visa promover o desenvolvimento dos/as bebés, mais especificamente, a capacidade de atenção e a estimulação auditiva, utilizando os transportes e os seus diversos sons. E como é dia do pai, nada melhor que preparar-lhe uma surpresa.
Paralelamente, a biblioteca municipal tem à disposição um espaço devidamente preparado de modo a poder ser utilizado pelos/as bebés e seus/suas familiares, tem acesso livre e pode ser frequentado entre as 10h30 e as 12h30.
A Bebéteca-Bê de Bebé é um espaço de aprendizagem ativa para bebés que iniciam a sua caminhada para a leitura e que tem como objetivo sensibilizar pais/mães, familiares ou responsáveis de educação para a importância do livro e da leitura nos primeiros meses de vida da criança.

Oficina do Anis Estrelado - Transportes
19 março 2016 | 11h00 | Entrada livre
Destinado a crianças a partir dos 3 anos de idade, este programa consiste na realização mensal de oficinas temáticas que visam a ocupação saudável e divertida dos tempos livres.
Para este mês, a biblioteca sugere uma oficina para a elaboração de um barco à vela com plástico e cartão.



Contos com obra Famílias «Bernardino»
19 março 2016 | 15h30 | Entrada livre
«Bernardino», da autoria de Manuela Bacelar, é o conto tradicional escolhido para a sessão de março do programa «Contos com Obra» dedicado às famílias do município.
Após a leitura do conto segue-se uma oficina que consiste na criação de leão e outros animais de grande porte.
Este programa familiar permite às crianças e às famílias do município trabalharem o conto em grupo e de forma ativa, pois após o momento de leitura segue-se uma oficina para realização de uma atividade artística ou lúdica sobre a obra escolhida.
Sinopse do conto: Bernardino era um leão diferente, não fazia nada daquilo que os outros leões faziam e isso deixava o pai muito zangado. Então um dia resolveu ir-se embora. Pelo caminho descobriu algo que transformou a sua vida...

Às quartas com... José Ribeiro e Castro no Ciclo de Conferências Rotary Club de Oliveira de Azeméis
23 março 2016 | 21h30 | Entrada livre
newsletter bmfc José Ribeiro e Castro é o próximo conferencista convidado para o ciclo de conferências "Às quartas com..." organizado pelo Rotary Clube de Oliveira de Azeméis, em parceria com a biblioteca municipal e com entrada livre.
O tema desta conferência é Legitimidade do Parlamento e Reforma do Sistema Eleitoral.
José Ribeiro e Castro é advogado, cronista e criador da Juventude Centrista.
Coordenador-Geral do Movimento 1.º de Dezembro;
Cronista regular do Jornal Público;
Presidente da Comissão de Fiscalização da RTP;
Membro do Conselho Editorial da Revista 'Sábado';
Foi Diretor de Informação da TVI; Presidente do CDS-Partido Popular (de abril 2005 a abril 2007); Deputado à Assembleia da República em 1976, 1980, 1999, 2009 e 2011; Presidente da Comissão Parlamentar de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, de 2009 a 2011; Presidente da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, de 2011 a 2013; Vice-Presidente da Comissão Parlamentar de Assuntos Europeus, de 2013 a 2015; Deputado ao Parlamento Europeu em 1999 e 2004; Vice-Presidente da Comissão de Emprego e Assuntos Sociais; Autarca em Odemira e Sintra; Vice-Presidente do Sport Lisboa e Benfica; Grande Oficial da Ordem de Bernardo O'Higgins (Chile) e Grande Oficial da Ordem do Mérito (Luxemburgo).

Bibliomóvel - Biblioteca Itinerante
março 2016
newsletter bmfc O serviço de leitura itinerante «Bibliomóvel» continua a percorrer os 'caminhos' de Oliveira de Azeméis e a encantar os/as seus/suas leitores/as. Com recurso a uma carrinha móvel equipada, este serviço faculta o empréstimo de documentos (livros, vídeos, revistas, etc.) aos/às habitantes mais isolados/as do município de Oliveira de Azeméis, levando leituras a zonas com baixa densidade populacional e ainda a grupos com necessidades especiais e com poucos recursos. Desta forma pretende-se combater a iliteracia através da criação de hábitos de leitura, de aprendizagem e de utilização das bibliotecas.

Viagens do Dr. Marcolino e da Boneca Caracoleta | Programa de leitura do Bibliomóvel
A Boneca Caracoleta e o Dr. Marcolino continuam a 'viajar' com o Bibliomóvel e a fazer a delícia de miúdos/as e graúdos/as. Este projeto visa a dinamização do serviço Bibliomóvel através da realização de duas atividades para públicos-alvo distintos: a "Boneca Caracoleta" propõe sessões de hora do conto e atividades complementares para crianças dos jardins de infância e escolas básicas e o programa "Dr. Marcolino" que promove dinâmicas de grupo para seniores dos lares e dos centros de dia do município.
Boneca Caracoleta | 02 março 2016 | Manhã | Atividade: O Dragão que queria ser bombeiro
Dinamizada pela animadora da biblioteca que irá vestir a pele de Boneca Caracoleta, nesta viagem, que vai percorrer os caminhos da freguesia de Travanca, a Caracoleta vai dinamizar a atividade "O Dragão que queria ser bombeiro".

Visitas a (va)Ler
Terça a sexta-feira | 10h30 às 12h00 | Inscrição prévia gratuita
No sentido de interagir com a comunidade, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, através do Núcleo de Visitas, desenvolve um programa pedagógico de visitas guiadas aos seus espaços e serviços.
O programa de visitas oferece à comunidade dois temas de visitas guiadas: a biblioteca e o livro. As ações pedagógicas desenvolvidas durante as visitas adequam-se às necessidades específicas de cada grupo e pretende-se dar a compreender e a descobrir as fases de tratamento de um documento até que chega à estante.
O Núcleo de Visitas também presta apoio técnico e informativo a instituições diversas para a concretização de projetos, desde que enquadrados no seu âmbito científico, disponibilizando para esse fim os seus recursos.
Inscreva-se e conheça os recantos da sua biblioteca!



Outras divulgações    


35ª Edição do Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro [2015_2016]
» 25 março 2016 | Associação do Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro
Já se encontra disponível o regulamento para a 35ª Edição do Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro [2015_2016], destinada aos jovens portugueses e luso-descendentes.
Os textos literários devem ser enviados para a Associação do Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro, Rua Dr. Silva Lima - Lações de Cima, 3720-298 Oliveira de Azeméis - PORTUGAL, até ao dia 25 de março de 2016 (data do selo do correio).
Na presente edição os géneros a concurso são o conto e o relato de viagem, ao autor do melhor trabalho dentro de cada Escalão etário serão atribuídos os seguintes prémios:
  • 1.º Prémio - Um prémio pecuniário no valor de mil euros para cada uma das modalidades;
  • Menções honrosas - livros de escritores de língua oficial portuguesa.

Consulte aqui o regulamento do concurso.



Novidades e sugestões de leitura - março    


newsletter bmfc Título: Os miúdos estão bem
Autor: realizado por Lisa Cholodenko
Assunto: Drama / Romance
Cota: FV(A) 6 CHOL-L. miu

"Nic e Jules (Annette Bening e Julianne Moore) estão casadas e partilham uma acolhedora casa no Sul da Califórnia com os seus filhos adolescentes, Joni e Laser (Mia Wasikowska e Josh Hutcherson). Concebidos através de inseminação artificial, decidem procurar o seu pai biológico (Mark Rufallo). À medida que este vai entrando nas suas vidas, um novo e inesperado capítulo começa ao mesmo tempo que os laços familiares são definidos, redefinidos..."
Texto extraído da sinopse do filme "Os miúdos estão bem"

newsletter bmfc Título: 50 anos 50 poemas
Autor: António Carlos Santos
Assunto: Literatura portuguesa -- poesia
Cota: FG LP(P) SANT-A. cin

"Na poesia de António Carlos o desejo sobrepõe-se e vai à frente de qualquer outro estado. É o desejo que acende luzes "nos suores frios da noite", que inebria e leva o poeta a caminhar numa angústia anunciada, numa ausência e num corpo sem identidade e "fora do tempo"."
Texto extraído do prefácio da obra "50 anos 50 poemas"
Obra oferecida pela autora à Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, onde teve apresentação no dia 6 de fevereiro de 2016.

newsletter bmfc Título: Portugal a meia-haste: os últimos dias de um estado vassalo
Autor: Daniel Adrião
Assunto: Literatura portuguesa -- crónicas
Cota: FG LP(CB) ADRI-D. por

"Portugal a meia-haste - Os últimos dias de um Estado vassalo reúne os artigos e crónicas que Daniel Adrião publicou no jornal Público e na edição online da revista Sábado ao longo do último ano.
O antigo jornalista e agora profissional na área das Tecnologias de Informação aborda, com a sua habitual frontalidade e coragem, os grandes temas que compõem a agenda noticiosa em Portugal e na Europa.
Daniel Adrião é um inovador político e social, que procura ativamente contribuir para a renovação do sistema político e da construção europeia."
Texto extraído da sinopse da obra "Portugal a meia-haste: os últimos dias de um estado vassalo".
Obra oferecida pela autora à Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, onde teve apresentação no dia 15 de janeiro de 2016.

newsletter bmfc Título: Factos essenciais sobre as Nações Unidas 2014
Autor: [ed. lit.] Departamento de Informação Pública das Nações Unidas
Assunto: Organizações
Cota: FG 061 fac

"Publicado desde 1947, Factos Essenciais sobre as Nações Unidas é um guia fiável para a principal organização internacional do mundo e o seu sistema de agências associadas. Este recurso essencial para estudantes, investigadores e leitores casuais apresenta igualmente uma visão abrangente do trabalho das Nações Unidas em favor da paz e segurança internacionais, desenvolvimento económico e social, direitos humanos, da ação humanitária e do direito internacional."
Texto extraído da obra "Factos essenciais sobre as Nações Unidas 2014"

newsletter bmfc Título: Stupid white men =uma nação de idiotas
Autor: Michael Moore
Assunto: Literatura estrangeira -- obras humorísticas
Cota: FG LE(PH) MOOR-M. stu

"Sou cidadão dos Estados Unidos da América. Nosso governo foi deposto. Nosso presidente eleito foi exilado. Homens brancos idosos, brandindo martínis e usando colarinhos postiços tomaram a capital de nossa nação. Estamos sitiados. Somos o Governo dos Estados Unidos no exílio (...) Então, quem é o homem que atualmente ocupa o número 1600 da avenida Pensilvânia? Vou-lhes dizer quem: ele é George W. Bush, "presidente" dos Estados Unidos. O ladrão-chefe."
Texto extraído da obra "Stupid white men =uma nação de idiotas"

newsletter bmfc Título: No reino da Abecelândia
Autor: Carlos Rúspicio
Assunto: Literatura portuguesa -- estórias para ler e contar
Cota: FI LP(LC) RUSP-C. dan

"Um livro completamente diferente dos outros, pois tinha as páginas todas em branco. O Nuno não sabia ler nem escrever, resolveu aprender o "abecedário sem juízo" de Luísa Ducla Soares."
Texto extraído da sinopse da obra "No reino da Abecelândia"

newsletter bmfc Título: A invenção de Hugo Cabret
Autor: Brian Selznick
Assunto: Literatura estrangeira -- romance de aventuras
Cota: FJ LE(RA) SELZ-B. inv

"Órfão, guardião dos relógios e ladrão, Hugo vive por entre as paredes de uma movimentada estação de comboios parisiense, onde a sua sobrevivência depende de segredos e do anonimato. Mas quando, repentinamente, o seu mundo se encaixa - tal como as rodas dentadas dos relógios que vigia - com o de uma excêntrica rapariga amante de livros e o de um velho amargo, dono de uma lojinha de brinquedos, a vida secreta de Hugo e o seu segredo mais precioso são colocados em risco. Um desenho misterioso, um bloco que vale ouro, uma chave roubada, um homem mecânico e uma mensagem escondida do falecido pai de Hugo formam a espinha dorsal deste intrincado, terno e arrebatador mistério."
Texto extraído da obra "A invenção de Hugo Cabret"


Autor do mês - março    

newsletter bmfc
Thomas Kennerly Wolfe, mais conhecido por Tom Wolfe, nasceu a 2 de março de 1931 em Richmond, na Virgínia nos Estados Unidos da América.
É jornalista e escritor , conhecido pelo seu estilo marcadamente irónico. Nos EUA, é considerado um dos fundadores do new journalism, movimento jornalístico dos anos 60 e 70.
Em 1962, Wolfe trocou Washington por Nova Iorque, trabalhando como repórter geral e ensaísta do jornal New York Herald Tribune. Os editores do Herald Tribune sempre tiveram o costume de encorajar os seus repórteres a quebrar com as convenções da escrita no jornalismo impresso. Durante uma greve dos jornais nova-iorquinos em 1963, Wolfe entrou em contacto com a revista Esquire, tendo em mente a ideia de um artigo sobre a febre de carros customizados no sul da Califórnia. O editor da revista, Byron Dobell, sugeriu que Wolfe lhe enviasse as suas anotações, para que ambos pudessem trabalhar juntos no artigo. Wolfe escreveu para Dobell uma carta a dizer tudo o que gostaria de dizer sobre o assunto, ignorando todas as convenções do jornalismo. Dobell simplesmente removeu o trecho "Caro sr. Byron" de cima da carta e publicou-a na revista como se fosse um artigo. O resultado, publicado em 1964, foi There Goes (Varoom! Varoom!) That Kandy-Kolored Tangerine-Flake Streamline Baby. O artigo foi motivo de ampla discussão - amado por alguns, odiado por outros - e ajudou Wolfe a publicar o seu primeiro livro.
Somado às suas próprias empreitadas nesse novo estilo jornalístico, Wolfe editou uma coletânea de novo jornalismo com E.W. Johnson, publicada em 1973 e intitulada simplesmente The New Journalism. Esse livro juntou o trabalho de escritores e jornalistas como Truman Capote, Hunter S. Thompson, Norman Mailer, Gay Talese, Joan Didion, entre outros, contendo, em comum, o tema de um jornalismo incorporado a técnicas literárias e que pudesse ser considerado literatura.

Tom Wolfe - http://www.tomwolfe.com


Na próxima newsletter...   

Leituras sobre... Autismo: Um outro mundo! | abril
Abril Livros Mil | 1» 23 abril
Jantar com Livros e Histórias de Pijama | 1-2 abril
Estafeta de Leituras 2016 | 1» 23 abril
Um escritor apresenta-se... José Canita - Apresentação do livro «Quem tem coragem?» | 9 abril
Concurso Concelhio de Leitura - Final Concelhia | 13 abril
Bebéteca-Bê de Bebé - Letras à Solta: Bêabá da Primavera - As Estações do Ano | 16 abril
Oficina do Anis Estrelado - Estações do Ano | 16 abril
Às quartas com... Ciclo de Conferências Rotary Club de Oliveira de Azeméis | 20 abril
Serão de Contos Abril Livros Mil | 23 abril
Bibliomóvel - Biblioteca Itinerante
Visitas a (va)Ler | terça a sexta-feira
Sugestões de Leitura
E mais notícias...

2016 © Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.  
 
 
Está a receber esta informação porque nos autorizou a enviá-la para o seu endereço de correio electrónico.