BMFC
Newsletter 97
Biblioteca a (va)Ler
Newsletter mensal de notícias, atividades e novidades da
Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
Dezembro 2016



Avisos...   

Inquérito de Avaliação dos Serviços 2016
13 dezembro 2016 » 13 janeiro 2017
À semelhança dos anos anteriores, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro vai proceder à avaliação anual dos serviços que presta aos/às seus/suas leitores/as. Para o efeito, irá a aplicar um inquérito, que se encontrará disponível em cada um dos balcões e no site da biblioteca municipal entre os dias 13 de dezembro e 13 de janeiro de 2017.
Solicitamos a colaboração de todos/as no seu preenchimento após o dia 13 de dezembro, pois a opinião dos/as nossos/as utilizadores/as constitui o mais inestimável dos contributos, pois é com ela que contamos para melhorar porque, na verdade, é nessa perspetiva que queremos continuar o nosso percurso.



Destaques...   

Concurso de Presépios 2016
newsletter bmfc No sentido de fomentar o espírito natalício, a biblioteca municipal promove a nona edição do Concurso de Presépios.
A iniciativa, que contempla as categorias infantil, juvenil e adulto/sénior, tem como objetivo reunir e, mais tarde, eleger os melhores trabalhos resultantes da votação, quer do júri quer dos leitores da biblioteca municipal, e é dirigida a todas as pessoas que concorram em grupo institucional.
Categoria A (INFANTIL) – Instituições Particulares de Solidariedade Social com valência pré-escolar e 1º ciclo, Associações de Pais e Encarregados de Educação de jardins de infância e Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico;
Categoria B – (JUVENIL) Escolas do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, Escolas Secundárias e Associações Juvenis;
Categoria C – (ADULTOS / SÉNIOR) Instituições Particulares de Solidariedade Social com valência de idosos, Centros de Dia e Centros de Convívio, Universidade Sénior, Escolas do Ensino Superior, Associações e Coletividades.

» 06 dezembro 2016 | Horário de funcionamento da BMFC | Receção aos trabalhos
Até 06 de dezembro decorre o período para entrega dos trabalhos ao Concurso de Presépios 2016.
Participe e entregue o seu presépio até dia 06 de dezembro!
As normas de participação podem ser consultadas aqui.

13 dezembro e 06 janeiro 2017 | Horário de funcionamento da BMFC | Exposição de Presépios e Votação
Durante estes dias está patente ao público a exposição dos presépios concorrentes à edição deste ano.
À semelhança de anos anteriores, os trabalhos serão votados por um júri constituído por um/a representante da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, um/a representante da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro e um/a personalidade da área artística residente ou nascida no município a designar pelo/a Presidente da Câmara Municipal ou Vereador/a competente e deverá ocorrer até ao dia do aniversário da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro (14 de dezembro).
Paralelamente, entre os dias 13 e 27 de dezembro, os/as utentes da biblioteca podem votar no seu presépio favorito e eleger os presépios de mérito de cada categoria.
Conheça aqui os trabalhos das edições anteriores.

IX Aniversário Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
14 dezembro 2016 | Horário da BMFC | Programa de Comemorações
newsletter bmfc No dia 14 de dezembro, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro comemora o seu 9.º aniversário e, para celebrar esta data, vai organizar um programa com diversas atividades em torno do livro e da leitura, direcionadas para todos os públicos.
Contamos com a sua presença para apagar as velas do bolo de aniversário e festejar esta data tão especial!
Programa comemorativo:
10 dezembro 2016 | 15h00 | Oficina para Famílias “O Livro e o Artista”
Entrada livre | Duração: 2h | Destinatários/as: comunidade em geral
14 dezembro 2016 | 14h00 | Espetáculo de Teatro “Em Busca da Joaninha Dourada” pela Companhia Bica Teatro
Entrada livre | Duração: 1h | Destinatários/as: comunidade em geral
14 dezembro 2016 | 15h00 | Entrega de lembranças aos/às leitores/as em destaque e Parabéns à Biblioteca - Apagar as velas e bolo de aniversário
Entrada livre | Destinatários/as: comunidade em geral
14 dezembro 2016 | 21h30 | Às quartas com… Teresa Canto Noronha Ciclo de Conferências Rotary Club de Oliveira de Azeméis
Entrada livre | Destinatários/as: comunidade em geral
17 dezembro 2016 | 11h00 | Bebéteca - Espetáculo de Teatro "Uma dúzia cheia de pequenos nadas!" pela Companhia Teatro a Quatro
Entrada livre | Duração: 1h | Destinatários/as: bebés e crianças dos 6 meses aos 6 anos
17 dezembro 2016 | 21h30 | Um escritor apresenta-se… Tiago Moita - Apresentação do Livro “O Evangelho do Alquimista”
Entrada livre | Destinatários: comunidade em geral



Aconteceu...   

XVII Concurso de Poesia Agostinho Gomes – Cerimónia de Entrega de Prémios
Ana Filipa Pinho, venceu o XVII Concurso de Poesia Agostinho Gomes
newsletter bmfc No passado dia 28 de outubro de 2016, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis, acolheu a cerimónia de entrega de prémios do XVII Concurso de Poesia Agostinho Gomes.
A edição deste ano, cujo regulamento foi alterado e passou a limitar a entrega de um trabalho por cada concorrente, reuniu 506 poesias de autores/as provenientes de diversos pontos do país e do mundo.
Ana Filipa Ferreira de Pinho, natural da Vila de Cucujães, venceu a décima sétima edição do Concurso de Poesia Agostinho Gomes com o poema “Outono de frios”. O 2.º lugar distinguiu a poesia “[email protected]@” da autoria de Ana Margarida Gomes Borges, do Porto, o 3.º lugar foi entregue a Luiz Coelho Medina, de Nova Iguaçu - Brasil, com “Criação” e o Prémio Revelação Juvenil coube a Beatriz Maria Vieira da Silva Salgueiro, de Santa Maria da Feira, com o poema “Paradoxo”.
A cerimónia de entrega dos prémios presenteou o público, que se reuniu na sala polivalente da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, com a atuação da Tuna dos Voluntários de S. João da Madeira, que interpretou os temas “Conquest pf Paradise” de Vangelis, “Passion” de Rodrigo Leão, “Noites Brancas” da Sétima Legião, “Tu Gitana” (musica tradicional), “Desfado” de Ana Moura, “Nessum Dorma” de Giacomo Puccini e “Ó rama” (música tradicional).
Esta noite de poesia incluiu também a leitura das poesias premiadas pelo Dr. Magalhães dos Santos, pela Catarina Araújo e pelo Sr. Ernesto, todos elementos da Tuna de Voluntários de São João da Madeira.
Este concurso, promovido pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, através da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, em parceria com a Junta de Freguesia da Vila de Cucujães e o Núcleo de Atletismo de Cucujães, tem como objetivo estimular a produção de originais de poesia e simultaneamente homenagear o poeta Agostinho Gomes, um grande vulto da poesia do município natural da freguesia de Cucujães.
Consulte aqui os/as vencedores/as e as poesias premiadas desta edição e das anteriores.

Atividades - dezembro    

Exposição «QUE SAIS-JE?: Livros e Edições de Artista da Coleção da Fundação de Serralves»
» 28 janeiro 2017 | Horário da BMFC | Entrada livre
newsletter bmfc Organizada pelo Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto, e comissariada por Ricardo Nicolau, curador do Museu, está patente ao público, na biblioteca municipal, a exposição «QUE SAIS-JE?: Livros e Edições de Artista da Coleção da Fundação de Serralves».
«Que sais-je?» é o nome da mais famosa enciclopédia de bolso. Fundada em 1941, esta coleção de livros foi pensada para fazer chegar ao grande público conhecimentos sobre as mais diversas áreas. Foram publicados, desde a sua origem, 3 800 títulos de 2 500 autores.
Os artistas que figuram nesta exposição, todos com obras na Coleção de Livros e Edições de Artista de Serralves, questionam a relação entre as suas atividades e diferentes modelos de divulgação do conhecimento, como se pode ver no modo como parodiam dicionários, enciclopédias e métodos de ensino ou destroem deliberadamente a informação transmitida por revistas e jornais. Os artistas produzem publicações mas não estão preocupados com a possibilidade de elas serem ou não imediatamente compreendidas. O que os motiva é uma forma diferente de gerar ideias e pensar os territórios intelectuais com os quais estamos familiarizados. Nestas obras, uma alusão irónica aos sistemas de organização recorda-nos que, na arte, a confusão pode ser um facto verdadeiramente maravilhoso.
OFICINA PARA FAMILIAS - O LIVRO E O ARTISTA
10 dezembro 2016 | 15h00 | duração: 120 min.
Para complementar esta exposição, está prevista uma oficina para famílias intitulada “O Livro e o Artista”, ministrada por Paulo Jesus, do Serviço Educativo do Museu de Serralves.
Um livro é uma viagem, uma porta para um novo mundo. Mas os livros não são apenas feitos de papel. Através de texturas, transparências, cores e formas vamos criar livros de artista em que os materiais serão o ponto de partida para dar lugar à criatividade e iniciar a nossa própria história que irá crescer ao longo das páginas.

Leituras sobre… Migração: O caminho faz-se caminhando!
dezembro 2016 | Horário da BMFC | Entrada livre
newsletter bmfc Para assinalar o Dia Internacional do Migrante (18 de dezembro), está patente ao público a exposição «Leituras sobre… Migração: O caminho faz-se caminhando!».
A migração é o tema desta exposição que visa a divulgação do acervo documental da biblioteca sobre a temática.

Um escritor apresenta-se... Óscar Amorim – Apresentação do livro «Segredos no Confessionário»
03 dezembro 2016 | 16h30 | Entrada livre
newsletter bmfc Sob a temática “Um escritor apresenta-se…” na qual se pretende dar a conhecer escritores/as, as suas obras e a evolução das suas escritas, o escritor Óscar Amorim vai apresentar o seu novo romance "Segredos no Confessionário", uma publicação da Seda Publicações.
A apresentação do livro vai estar a cargo do Eng.º Joaquim Jorge.
Depois dos romances «A VIOLAÇÃO», apresentado na biblioteca no dia 5 de novembro de 2011, e o «RESGATE», apresentado dia 01 de junho de 2013, eis que surge “SEGREDOS NO CONFESSIONÁRIO”, um romance empolgante onde o autor mistura sentimentos, fazendo com que as personagens e os leitores se aproximem da ténue linha imaginária que divide a dúvida da certeza.

Sinopse do livro: Michael e Joana conhecem-se, amam-se e quase se destroem. Partem com dois amigos, Hugo e Rita, para uma viagem que acaba por alterar completamente o rumo das suas vidas.
Um cruzamento de amores provoca em Rita um sentimento que vai muito para além do ciúme, levando-a a cometer um crime horrendo.
Michael é acusado de ser o autor do crime numa manobra maquiavélica de Rita e, sem provas que o ilibem, é condenado a uma longa pena de prisão que vem a transformar por completo a sua personalidade.
Rita, com a consciência a dobrar-lhe a espinha dorsal, resolve confessar o crime de sua autoria ao padre Manuel, amigo íntimo dos quatro.
O padre, protegido e seguidor inveterado do segredo da confissão, permite que a inocência do bom Michael seja tiranizada pelas grades da prisão.
Será que nestes casos o padre deverá cumprir aquilo que o segredo da confissão lhe exige como sacerdote, ou denunciar a verdade, ilibando um inocente?


Biografia de Óscar Amorim:
Óscar Amorim nasceu em Oliveira de Azeméis no ano de 1950, onde viveu grande parte da sua vida.
De formação académica na área das ciências, é com a escrita que mantém uma relação íntima e mais consentânea com a sua própria realidade.
Escreveu vários contos, peças de teatro, mas é no romance que se revê, misturando a ficção com a realidade, criando personagens e estabelecendo com elas uma cumplicidade muito estreita, tornando mesmo, com o desenrolar da história, nos seus melhores amigos. O Romance é para ele uma cartilha de emoções, onde os factos se desenrolam sustentados por uma imaginação que se encontra sempre com a realidade nos momentos mais sensíveis dos seus livros.
Utiliza as viagens para oferecer aos leitores a genuinidade dos locais, conduzindo-os, através das páginas dos livros por expedições de conhecimento, porque considera que, ler um romance é também fazer uma viagem, que se tornará tão real quanto maior for o imaginário de cada leitor.

Contos com Obra
Sessão de leitura seguida de uma oficina para realização de uma atividade artística ou lúdica sobre a obra lida o que permite às crianças do município trabalharem o conto em grupo e de forma ativa.
Nesta atividade são utilizados livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura e materiais reutilizáveis e amigos do ambiente.

Programa Escolas EB1 e ATL
06, 13 dezembro 2016 | 10h00 | Inscrição prévia
Conto: «A Prenda de Natal do Henrique Semprespera» | Oficina: criação de uma rena com rolos de papel de cozinha
Sinopse do conto: Numa véspera de Natal, após o árduo serão a entregar presentes, o Pai Natal regressa a casa. Deita as suas renas e está ele próprio a ir para a cama também quando se apercebe – horror dos horrores! – de que há ainda uma prenda por entregar, esquecida no seu saco. É para o Henrique Semprespera. Será que o Pai Natal vai conseguir entregar a prenda a tempo?

Programa Jardins de Infância
15 dezembro 2016 | 10h00 | Inscrição prévia
Conto: «Sabes, Maria, o Pai Natal não Existe» | Oficina: elaboração de decoração de Natal
Sinopse do Conto: Como muitos meninos crescidos, o Frederico não acredita que o Pai Natal exista. Tentar convencer a Maria do mesmo é que não vai ser tarefa fácil - e se o Pai Natal deixar de acreditar no Frederico?


Oficina do Anis Estrelado - Chuva
10 dezembro 2016 | 11h00 | Entrada livre
Destinado a crianças a partir dos 3 anos de idade, este programa consiste na realização mensal de oficinas temáticas que visam a ocupação saudável e divertida dos tempos livres.
Para este mês, a biblioteca sugere uma oficina para realização de jogos para dias de chuva.




Histórias com Memória – Festa anual de encerramento
14 dezembro 2016 | 14h30 | Inscrição prévia
newsletter bmfc A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro realiza a festa de encerramento do Programa “Histórias com Memória 2016”.
Cada instituição é convidada a apresentar algo nesta festa anual de encerramento: contos, música, dança, teatro, anedotas, adivinhas, jogos, curiosidades, etc.
No encerramento será apresentado um pequeno vídeo de alguns dos momentos mais marcantes deste programa.
As inscrições são gratuitas, obrigatórias e limitadas, e devem ser efetuadas através do email [email protected] ou pelo telefone: 256607177 (A/C Carlos Costa).

Espetáculo de Teatro “Em Busca da Joaninha Dourada” pela Companhia Bica Teatro
14 dezembro 2016 | 14h00 | Entrada livre
newsletter bmfc Inserido no programa de comemorações do 9.º aniversário da BMFC, a biblioteca municipal promove o espetáculo de teatro “Em Busca da Joaninha Dourada”, levado a cena pela companhia Bica Teatro.
Trata-se de um espetáculo de teatro divertido, aberto à comunidade, que apela à proteção da natureza, juntando música, animação e canções!
Sinopse do espetáculo:
A família da Luisinha, a escola, os trabalhos de casa, a Ladybug, a Mariquita, etc., todas esta personagens irão aparecer à frente do público num registo bem-humorado e musical, em que o público é constantemente convidado a participar, tanto nas canções como nas personagens, culminando o mesmo com uma ação formativa, depois do espetáculo, dedicada ao tema subjacente do espetáculo: a proteção da natureza, a ecologia!

Às quartas com… Teresa Canto Noronha Ciclo de Conferências Rotary Club de Oliveira de Azeméis
14 dezembro 2016 | 21h30 | Entrada livre
newsletter bmfc Teresa Canto Noronha é a convidada da próxima conferência do ciclo de conferências “ Às quartas com…” organizado pelo Rotary Clube de Oliveira de Azeméis, em parceria com a biblioteca municipal e com entrada livre.
O tema em análise nesta conferência é “A dualidade do olhar: entre factos e a criatividade”.
Teresa Canto Noronha é jornalista da SIC – Sociedade Independente de Comunicação desde 2003. Colaborou com a RTP – Radio Televisão Portuguesa, entre 1989 e 2003, e foi correspondente internacional em Bruxelas e Roma entre os anos de 2000 e 2007.
Como artista plástica já participou nas seguintes exposições individuais e coletivas:
- “De Ichor a Petrichor” (2016), “Grasping for the primordial idea of architecture” (2015), “CAD” (exposição coletiva, 2015), “In Trappola” (2014), “Coabitação” (2014), “Oito artistas noutro lugar” (exposição coletiva, 2014), “S4 Adjacentes” (exposição coletiva, 2014), “ArtEvidência” (exposição coletiva, 2014), “CQD” (2013), “On Communication” (2013), “50 Artistas de Dentro e de Fora” (exposição coletiva, 2013), “Bienal de Porto Santo” (exposição coletiva, 2013), “Gabinete de Curiosidades” (exposição coletiva, 2013) e “3 Simples Séries e um Desfecho Inesperado” (2012).

CLUBE DE LEITURA - Ferreira de Castro em encontros - «Eternidade»
15 dezembro 2016 | 21h30 | Inscrição prévia gratuita na BMFC
O ‘Clube de Leitura Ferreira de Castro em encontros' visa a realização de leituras partilhadas com vista à constituição de um espaço informal em que a obra literária do escritor Ferreira de Castro é o ponto de encontro.
Esta iniciativa permite também despertar o espírito crítico, promover a reflexão, a discussão e a troca de ideias em torno das obras de Ferreira de Castro, desta feita, do livro «Eternidade».
Moderador: Cristina do Bem, professora de filosofia do ensino secundário do agrupamento de escolas Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis.
Destinatários/as: comunidade em geral, de qualquer idade, que deverá trazer o seu livro para cada sessão.

Bebéteca-Bê de Bebé – Espetáculo de Teatro "Uma dúzia cheia de pequenos nadas!" pela Companhia Teatro a Quatro
17 dezembro 2016| 11h00 | Entrada livre
Inserido no programa de comemorações do 9.º aniversário da biblioteca, e para encerrar mais um ano do projeto Bebéteca-Bê de Bebé, a biblioteca municipal promove um espetáculo de teatro para bebés intitulado "Uma dúzia cheia de pequenos nadas!", levado a cena pela companhia Teatro a Quatro.
Sob o tema do Natal, esta esta encenação teatral destina-se a bebés e crianças dos 6 meses aos 6 anos.
Sinopse do espetáculo: "De janeiro a dezembro vão 12 meses cheios de pequenos nadas. Mas são nadas que importam, nadas que, apesar de banais, podem ser especiais. Chegou o mês 12 e o frio começa a apertar. É sinal que o Natal está quase, quase, a chegar. O Freddy procura, neste pequeno nada, uma coisa grande, gigante, fora do normal. E é aí que descobre o significado de especial."
A Bebéteca-Bê de Bebé é um espaço de aprendizagem ativa para bebés que iniciam a sua caminhada para a leitura e que tem como objetivo sensibilizar pais/mães, familiares ou responsáveis de educação para a importância do livro e da leitura nos primeiros meses de vida da criança.

Contos com Obra Famílias «Perto da Lua»
17 dezembro 2016 | 15h30 | Entrada livre
newsletter bmfc «Perto da Lua», da autoria de Conceição de Sousa Gomes, é o conto escolhido para a sessão de dezembro do programa «Contos com Obra» dedicado às famílias do município.
Após a leitura do conto segue-se uma oficina que consiste na produção de estrelas e planetas imaginários com materiais reutilizáveis.
Este programa familiar permite às crianças e às famílias do município trabalharem o conto em grupo e de forma ativa, pois após o momento de leitura segue-se uma oficina para realização de uma atividade artística ou lúdica sobre a obra escolhida.
Sinopse do conto: O Tobias sentia-se quase tão isolado como a sua própria casa no meio daquelas grandes tílias. Numa das muitas longas conversas com a Lua, numa perfeita noite de luar, o Tobias resolveu pedir-lhe algo muito sério.

Um escritor apresenta-se... Tiago Moita - Apresentação do livro «O Evangelho do Alquimista»
17 dezembro 2016 | 21h30 | Entrada livre
newsletter bmfc Sob a temática “Um escritor apresenta-se…” na qual se pretende dar a conhecer escritores/as, as suas obras e a evolução das suas escritas, o escritor Tiago Moita vai apresentar o seu novo romance "O EVANGELHO DO ALQUIMISTA", uma publicação da Chiado Editora.
A apresentação da obra vai estar a cargo do Dr. Luís Quintino.

Sinopse do livro: Samuel é um caixeiro-viajante, sem ambições nem sonhos, até ao dia em que dá boleia a um homem misterioso que encontra perdido no deserto, numa viagem de regresso a casa, após mais um dia de trabalho. Durante o percurso, descobre que aquele homem é um profeta lendário procurado pelas autoridades, devido às suas ideias e por causa de uma antiga profecia que ameaça os habitantes de uma cidade de especuladores e revolucionários, escritores, poetas e artistas, cientistas e filósofos, governada por um tirano, onde vive Samuel. Uma obra plena de mistério, sabedoria, suspense, aventura e sátira ao mundo contemporâneo, numa viagem espiritual em torno da origem do Universo e do Homem, do sentido da vida e da verdadeira natureza do ser humano.

Biografia de Tiago Moita:
Tiago de Vasconcelos e Moita nasceu em Lisboa em Abril de 1975. Começou a dar os primeiros passos na poesia a partir dos quinze anos em São João da Madeira – cidade onde atualmente vive desde os dez anos. Estudou Direito na Universidade Lusíada do Porto, onde publicou um dos muitos poemas e textos em prosa em 1998, no jornal da universidade, do qual foi principal colunista durante três anos e foi membro do E.LS.A (European Law Students Association) entre 1998 e 2001.
O seu gosto por terapias complementares e alternativas levou-o a especializar-se em Terapias Holísticas desde 2005, acabando por concluir o seu Mestrado em Reiki com êxito em 2010.
Desde cedo revelou uma enorme vontade e paixão por escrever, algo que o levou a participar em workshops de declamação poética e cursos de Escrita Criativa, entre 2003 e 2013, bem como a participar em eventos culturais em Portugal e em Espanha. Fez parte de alguns grupos e associações culturais da sua terra entre 2006 e 2010. Publicou alguns dos seus textos em jornais e blogues.
É autor de dois livros de poesia “Ecos Mudos” (Papiro Editora, Porto, 2006) e “Post Mortem e Outros Uivos” (WorldArtFriends Editora, Porto, 2012). Em 2012, viu publicado o seu primeiro romance “O Último Império” (Chiado Editora, Lisboa, 2012). Trabalha atualmente como Formador de Escrita Criativa.

Natal, Livros e Tal 2016
19» 23 e de 27»30 dezembro 2016 | 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00 | Inscrição prévia gratuita
newsletter bmfc Aproveitando a interrupção letiva da época natalícia e no sentido de trazer mais crianças e jovens à biblioteca, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro organiza o programa «Natal, Livros e Tal» cujo tema principal é o Natal e toda a sua simbologia.
Destinado a crianças e jovens com idades entre os 7 e os 17 anos, esta iniciativa visa a ocupação saudável do tempo de férias através do contacto divertido com a leitura e da realização de atividades pedagógicas de carácter lúdico relacionadas com a quadra natalícia.


Formação Alargar Conhecimentos – Dra. Teresa Cardoso e Dr. Jaime Bastos
A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro acolhe a Equipa de Psicólogos PSI-JT (Dra. Teresa Cardoso e Dr. Jaime Bastos, com consultórios na Maia, Matosinhos Sul, Porto e Santa Maria da Feira) que vão realizar, durante o mês de dezembro, as seguintes formações:
As inscrições devem ser feitas para os seguintes contatos: 911 026 668 ou 913 188 555, para o e-mail: [email protected]

Patologias – Parte I
15 dezembro 2016 | 10h30 às 12h30 | Inscrição prévia
Formador: Enfermeiro Rogério Moreira
Público alvo: Cuidadores/as e população em geral.

O Luto nas Crianças e Intervenção em Luto
15 dezembro 2016 | 15h00 às 17h30 | Inscrição prévia
Formares/as: Dra. Teresa Cardoso e Dr. Jaime Bastos
Público alvo: Psicologos/as e Estudades de Psicologia

Patologias – Parte II
22 dezembro 2016 | 10h30 às 12h30 | Inscrição prévia
Formador: Enfermeiro Rogério Moreira
Público alvo: Cuidadores/as e população em geral

Conflitos e Gestão de Conflitos
22 dezembro 2016 | 15h00 às 17h30 | Inscrição prévia
Formares/as: Dra. Teresa Cardoso e Dr. Jaime Bastos
Público alvo: Professores/as, Educadores/as e Psicologos/as

Bibliomóvel - Biblioteca Itinerante
dezembro 2016
newsletter bmfc O serviço de leitura itinerante «Bibliomóvel» continua a percorrer os ‘caminhos’ de Oliveira de Azeméis e a encantar os/as seus/suas leitores/as.
Este serviço totalmente gratuito, faculta o empréstimo de documentos (livros, vídeos, revistas, etc) aos/às munícipes mais distantes do município de Oliveira de Azeméis.
Desta forma pretende-se combater a iliteracia através da criação de hábitos de leitura, de aprendizagem e de utilização das bibliotecas.


Viagens do Dr. Marcolino e da Boneca Caracoleta | Animação da Leitura do Bibliomóvel
06, 13, 15 dezembro 2016
O Dr. Marcolino e a Boneca Caracoleta continuam a ‘viajar’ com o Bibliomóvel e a fazer a delícia de miúdos/as e graúdos/as, desta feita com um itinerário proprio – Itinerário Animação da Leitura que pode consultar aqui.
Para o mês de dezembro o tema da atividade é o Chá, pelo que, a animadora do Bibliomóvel vai dinamizar a atividade ‘Hora do Chá’.


Visitas a (va)Ler
Terça a sexta-feira | 10h30 às 12h00 | Inscrição prévia gratuita
No sentido de interagir com a comunidade, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, através do Núcleo de Visitas, desenvolve um programa pedagógico de visitas guiadas aos seus espaços e serviços.
O programa de visitas oferece à comunidade dois temas de visitas guiadas: a biblioteca e o livro. As ações pedagógicas desenvolvidas durante as visitas adequam-se às necessidades específicas de cada grupo e pretende-se dar a compreender e a descobrir as fases de tratamento de um documento até que chega à estante.
O Núcleo de Visitas também presta apoio técnico e informativo a instituições diversas para a concretização de projetos, desde que enquadrados no seu âmbito científico, disponibilizando para esse fim os seus recursos.
Inscreva-se e conheça os recantos da sua biblioteca!



Novidades e sugestões de leitura - dezembro    

newsletter bmfc Título: O Tardo: "há histórias que não se encontram nos livros".
Autor: realizador Sérgio Martins
Assunto: Documentário
Cota: FV(A) 21 MART-S. tar



"A mente dos antigos viveu sempre povoada de muitíssimos seres benéficos e maléficos e os próprios homens viveram sempre preocupados em fugir dos maus e abrigar-se debaixo da proteção dos bons.
A alma essencialmente pagã dos nossos camponeses não deixou morrer aquelas forças misteriosas e ocultas sem as quais não poderia passar para explicar os seus temores."
Texto extraído da sinopse do documentário "O Tardo: "há histórias que não se encontram nos livros"."
Obra oferecida pelo autor à Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, onde teve apresentação no dia 24 de setembro de 2016.

newsletter bmfc Título: Já não moro aqui
Autor: Ana Margarida Borges
Assunto: Literatura portuguesa -- poesia
Cota: FG LP(P) BORG-A. jan

"Já não moro aqui! O toque de entrada não é para mim. Os passos que dou perderam a coerência dos mapas. As ruas deixaram de ir ter aos mesmos sítios. Trás-Os-Montes é o país inteiro, e algumas das suas aldeias têm nomes como Porto, Guiné, Angola… E, contudo, continuo a agir como um ritmo de Fogo e de Drama."
Texto extraído do prefácio da obra "Já não moro aqui"

newsletter bmfc Título: Antologia
Autor: Regina Affonso
Assunto: Pintura
Cota: FG 75 AFFO-R. ant

"O ser humano e a Arte têm sido companheiros inseparáveis ao longo da História, justificando-se mutuamente. Num processo complexo, em que a Arte torna a pessoa mais humana, tem-se procurado a superação das contingências terrenas e da omnipresença do tempo, através da realização de um testemunho, de uma obra que permaneça para além da morte física e da sua civilização. Na realidade, a Arte permite dar ao destino do ser humano um sentido transcendente e estabelecer um diálogo co o(s) deus(es) que ultrapassa as limitações biológicas."
Texto extraído do prefácio da obra "Antologia".
Obra oferecida à Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, onde teve apresentação no dia 5 de novembro de 2016.

newsletter bmfc Título: Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra : monografia 60 anos
Autor: Maria Clara de Paiva Vide Marques
Assunto: Instituições
Cota: FG 061 MARQ-M. san

"(…) a história da Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra, tem o valor da matéria e do assunto, com grande atualidade e significado. A matéria foi pesquisada e descrita pelo Autor com cuidado e apuro, assinalando, momento a momento, a concretização de um sonho que se revelou desde 1952 (data da fundação), para não remontarmos ao primeiro marco, que foi o testamento de Albino Augusto da Silva Soares de Albergaria, em 1895. Pouco a pouco, os projetos vão-se definindo, as boas vontades acrescentando e finalmente aparece a obra. Assim aconteceu com a Misericórdia de Vale de Cambra."
Texto extraído da sinopse da obra "Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra : monografia 60 anos"
Obra oferecida à Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, pela Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra.

newsletter bmfc Título: Sumos milagrosos : 60 sumos para uma vida saudável
Autor: Charmaine Yabsley e Amanda Cross
Assunto: Tratamentos não medicamentosos
Cota: FG 615.8/.9 YABS-C. sum

"Nutritivos e revigorantes, os sumos são verdadeiros concentrados de saúde. Beber um ou dois copos de sumo de fruta ou de legumes por dia é a melhor, e a mais fácil, forma de ingerir todas as vitaminas e minerais de que o seu organismo precisa."
Texto extraído da sinopse da obra "Sumos milagrosos : 60 sumos para uma vida saudável"

newsletter bmfc Título: A profecia : naur'can
Autor: António Costeira
Assunto: Literatura africana de língua portuguesa -- romance
Cota: FG LLP(R) COST-A. pro

"Nascidos em duas pequenas localidades, situadas em lados opostos das mágicas e frias montanhas do Norte, as Montanhas do Urso, dois jovens são unidos por uma grande amizade, fortalecida por anos de conveniência no colégio de Nuria. Cada um à sua maneira, sentem um apelo inexplicável pela vida nas florestas da Montanha, que é tema de conversa sempre que regressam de férias. Não desconfiavam ainda que um destino diferente, fadado por uma Profecia milenar, era a causa de tamanha atração."
Texto extraído da sinopse da obra "A profecia : naur'can"
Obra oferecida à Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, com apresentação no dia 19 de novembro de 2016.


Autor do mês - dezembro    

newsletter bmfc
Florbela Espanca nasceu em Vila Viçosa a o de dezembro de 1894 e faleceu a 8 de dezembro de 1930.
A sua vida, de apenas trinta e seis anos, foi plena, embora tumultuosa, inquieta e cheia de sofrimentos íntimos que a autora soube transformar em poesia da mais alta qualidade, carregada de erotização, feminilidade e panteísmo.
Colabora literariamente no jornal Notícias de Évora em 1916. Em 1919, publica-se o primeiro livro de poesia de Florbela, O Livro de Mágoas. Inscreve-se também na Faculdade de Direito de Lisboa e em 1920, passa a viver com António Guimarães, realizando-se o casamento a 29 de Junho de 1921.
Em 1923 é editado o Livro de Soror Saudade, por Francisco Lage. Divorciada de António Guimarães, a poetisa casa-se com Mário Pereira Lage. Em 1927, morre de acidente de hidroavião Apeles Espanca, irmão de Florbela.
A poetisa suicida-se no dia 8 de Dezembro de 1930.
Em 1931, é publicado postumamente o livro Charneca em Flor, editado por Guido Batelli e também o livro de contos As Máscaras do Destino.

Instituto Camões - http://cvc.instituto-camoes.pt/figuras/florbelaespanca.html


Na próxima newsletter...   

Leituras sobre… | janeiro
Tarde de Contos Concurso de Presépios 2016 | 06 janeiro 2017 | 14h00
Exposição Concurso de Presépios 2016 | » 06 janeiro 2017
Concurso Concelhio de Leitura | Inscrições até 13 janeiro 2017
Bibliomóvel – Biblioteca Itinerante
Viagens do Dr. Marcolino e da Boneca Caracoleta | janeiro 2017
Visitas a (va)Ler | terça a sexta-feira
Sugestões de Leitura
E mais notícias...

2016 © Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.  
 
 
Está a receber esta informação porque nos autorizou a enviá-la para o seu endereço de correio electrónico.