BMFC
Newsletter 103
Biblioteca a (va)Ler
Newsletter mensal de notícias, atividades e novidades da
Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
Agosto 2017



Avisos...   

Horário de Verão
Retomaremos o horário normal no dia 01 de setembro de 2017, pelas 10h00.

Bibliomóvel – Biblioteca Itinerante | Paragem em agosto
agosto 2017
newsletter bmfc À semelhança dos anos anteriores, o bibliomóvel vai fazer uma pausa durante o mês de agosto e só voltará a “viajar” pelo concelho no mês de setembro.




Destaques...   

Sugestões de leitura para férias 2017
newsletter bmfc
Depois de um ano de trabalho estão aí as tão merecidas e desejadas FÉRIAS de verão!
Conheça as sugestões de leitura para férias propostas pela Biblioteca Municipal Ferreira de Castro: Literatura adultos | Literatura juvenil | Literatura infantil | Filmes e música.
Boas férias e ótimas leituras!




Aconteceu...   

Espetáculo de Teatro "Planeta Plim" pela Companhia Teatro a Quatro
No passado dia 17 de junho, a biblioteca municipal acolheu a Companhia TEATRO A QUATRO que levou a cena o espetáculo de teatro para bebé e crianças 'Planeta Plim'.
Inserido no programa Bebéteca-Bê de Bebé e destinado a bebés e crianças, este espetáculo contou a história de um menino que sonhava que, quando fosse grande, queria ser astronauta e viajar pelo espaço num foguetão que fazia vvvvvv. O espaço era muito grande e ele muito pequenino, por isso precisou de ajuda para encontrar o Planeta Plim…
A Companhia TEATRO A QUATRO nasceu em 2010, no Porto, sendo uma das companhias residentes da Fábrica da Rua da Alegria. Durante o seu percurso, a companhia procurou sempre a exploração de novas linguagens e de novos horizontes artísticos, nunca se dissociando do contexto sociocultural em que atua. Desde Julho de 2011, o Teatro a Quatro é responsável pelo projeto Teatro para Bebés, apresentado, no primeiro domingo de cada mês no Rivoli- Teatro Municipal.
A Bebéteca-Bê de Bebé é um espaço de aprendizagem ativa para bebés que iniciam a sua caminhada para a leitura e que tem como objetivo sensibilizar pais/mães, familiares ou responsáveis de educação para a importância do livro e da leitura nos primeiros meses de vida da criança.


Acontece...    

Leituras sobre... Turismo: Dolce far niente!
agosto 2017 | Horário da BMFC | Entrada livre
newsletter bmfc 2017 é Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento e, para assinalar esta efeméride, está patente ao público, no átrio da biblioteca municipal, a exposição do Ciclo de Exposições Documentais Temáticas Leituras sobre… «Turismo: Dolce far niente!».
O turismo é o tema desta exposição que pode ser visitada durante do mês de agosto e que visa a divulgação do acervo documental da biblioteca sobre esta temática.
A Organização das Nações Unidas proclamou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento em reconhecimento ao grande potencial da indústria do turismo, que responde por cerca de 10% da atividade econômica mundial, para contribuir para a luta contra a pobreza e promover a compreensão mútua e o diálogo intercultural, temas centrais da missão da UNESCO.

Biblioteca do Anis Estrelado e Biblio.Juv - Exposições Documentais
agosto 2017 | Horário da BMFC | Entrada livre
Está patente ao público, na Secção Infantojuvenil, uma seleção de documentos para empréstimo e leitura em família.
A exposição documental referente à Biblioteca do Anis Estrelado aborda a temática ‘Férias: Castelos na areia’ e a exposição Biblio.Juv tem como tema ‘Ocupação dos tempos livres: O que fazer nas férias?’.

Na Biblioteca em Férias 2017
21 a 25 de agosto – Venezuela | 28 agosto a 1 setembro - Suécia | 9h00 às 17h00 | Últimas inscrições
newsletter bmfc Este é um programa que visa a ocupação saudável do tempo de férias através do contacto divertido com a leitura e da realização de atividades pedagógicas de carácter lúdico, contribuindo assim para o enriquecimento pessoal, social e cultural dos/as participantes.
A iniciativa está dividida em duas semanas e vai dar a conhecer a cultura e as tradições da Venezuela e da Suécia.
A primeira semana, dedicada à Venezuela, realiza-se de 21 a 25 agosto e oferece atividades relacionadas com este país sul-americano situado no mar das Caraíbas. A segunda semana, dedicada à Suécia, decorre de 28 agosto a 01 setembro 2017 e oferece iniciativas relacionadas com este país nórdico, localizado na península Escandinava.
A atividade é gratuita e decorre de segunda a sexta-feira. No entanto, os/as participantes que desejem ter almoço incluído deverão efetuar o pagamento de € 17,50 (5 refeições, no restaurante El Pata Negra), no primeiro dia da semana em que se inscrevem.
As inscrições são obrigatórias e limitadas até ao número máximo de 25 participantes, por semana de atividade.
Para mais informações contactar a biblioteca através do telefone 256 607 177 (A/C Carlos Costa) ou do e-mail [email protected].



Novidades e sugestões de leitura - agosto    


newsletter bmfc Título: Carminho canta Tom Jobim
Autor: Carminho
Assunto: Fado
Cota: FA(A) 785.11OQ CARM car

"No fado, como em muitas outras músicas, fala-se muitas vezes do “tom maior” e do “tom menor”. Carminho é uma cantora em tom maior – e a ficar maior de disco em disco, de um “Fado” que se tornou “Alma” e depois passou a “Canto”.
Carminho é uma voz aclamada, dentro e fora de Portugal."
Texto extraído da sinopse da obra "Carminho canta Tom Jobim"

newsletter bmfc Título: A teoria de tudo
Autor: realização de James Marsh
Assunto: Drama / Romance
Cota: FV(A) 6 MARS-J. teo

"Aos 21 anos, Hawking, um jovem saudável e ativo, recebe um diagnóstico que vai abalar a sua vida, justamente no momento em que ele conhece e se apaixona pela sua colega em Cambridge, Jane Wilde (Felicity Jones). Com Jane a lutar incessantemente ao seu lado, Stephen embarca no seu mais ambicioso projeto científico: estudar a única coisa que ele sabe que não está do seu lado – o tempo. Juntos vão desafiar o impossível, alcançando muito mais do que alguém poderia ter imaginado."
Texto extraído da sinopse da obra "A teoria de tudo"

newsletter bmfc Título: Nada menos que tudo
Autor: Afonso Noite-Luar
Assunto: Literatura portuguesa -- literatura erótica
Cota: FG LP(LE) NOIT-A. nad

"Neste livro encontras, a cada página, uma mistura de sensações, muito amor e muito sexo.
Estes textos, que escrevi especialmente para ti, vão fazer-te sonhar, despertar essa tua vontade e curiosidade adormecida pela rotina, libertar o teu atrevimento natural e fazer-te desejar nada menos que tudo."
Texto extraído da sinopse da obra "Nada menos que tudo".

newsletter bmfc Título: Elegante em 15 minutos
Autor: Joe Wicks
Assunto: Dietética
Cota: FG 615.8/.9 WICK-J. ele

"Acabaram-se as baixas calorias, o corte dos carboidratos ou o baixo teor de gorduras. Com o plano nutricional de Joe Wicks, é possível combinar o melhor dos dois mundos: comida saborosa e perda de peso."
Texto extraído da sinopse da obra "Elegante em 15 minutos"

newsletter bmfc Título: O poder das pequenas coisas
Autor: Jodi Picoult
Assunto: Literatura estrangeira -- romance
Cota: FG LE(R) PICO-J. pod

"Ruth Jefferson é uma enfermeira obstetra com mais de vinte anos de experiência. Um dia, durante o seu turno, começa uma avaliação de rotina a um recém-nascido. Minutos depois é informada de que lhe foi atribuído outro paciente.
Os pais do bebé são supremacistas brancos e não querem que Ruth, afro-americana, toque no seu filho. O hospital acede a esta exigência, mas no dia seguinte o bebé enfrenta complicações cardíacas.
Ruth está sozinha na enfermaria. Deve ela cumprir as ordens que lhe foram dadas ou intervir?"
Texto extraído da sinopse da obra "O poder das pequenas coisas"

newsletter bmfc Título: O pianista de hotel
Autor: Rodrigo Guedes de Carvalho
Assunto: Literatura portuguesa -- romance
Cota: FG LP(R) CARV-R. pia

"O Pianista de Hotel transporta-nos numa melodia.
É uma entrada para um mundo regido pela linguagem da música, pela sua força e beleza, presentes no ritmo de cada frase, de cada parágrafo rigorosamente medido.
Livro em camadas, nele se cruzam diversos planos, diversas histórias perpassadas pelo poder redentor da música que entra e rasga, a solidão, a dor e o vazio das pessoas que habitam nestas páginas. Com um vasto subtexto, a densidade das personagens está carregada de mistérios que nos prendem a sucessivas interrogações.
Há um pouco de nós em todas elas.
Há muito de nós neste mergulho ao mais fundo da alma humana.
É um romance que se lê e ouve, que mantém todos os sentidos alerta. Uma pauta musical, com andamentos diversos, que acabam por se cruzar numa vertigem imprevisível de autêntico thriller psicológico."
Texto extraído da sinopse da obra "O pianista de hotel"

newsletter bmfc Título: Histórias escritas na cara: cada avó é um livro de contos
Autor: Isabel Zambujal
Assunto: Literatura portuguesa -- estórias para ler e contar
Cota: FI LP(LC) ZAMB-I. his

"As histórias preferidas da Clara eram as que estavam escritas no rosto da avó: por linhas curtas ou compridas, pequenos sinais instalados na ponta do nariz ou pela cicatriz que dava à Dona Joaquina um ar de eterna traquinas.
As rugas das boas memórias faziam-na sorrir. As outras, que contavam histórias tristes, eram acariciadas com creme para ficarem serenas.
Mas havia uma ruga zangada que a avó Joaquina não queria que desaparecesse..."
Texto extraído da sinopse da obra "Histórias escritas na cara: cada avó é um livro de contos"

newsletter bmfc Título: Mamã... gosto muito de ti!
Autor: Anna Casalis
Assunto: Literatura estrangeira -- estórias para ler e contar
Cota: FI LE(LC) CASA-A. mam

"A mamã urso, a mamã esquilo, a mamã koala e a mamã ganso adoram os seus filhotes e tudo fazem para os ajudar a ultrapassar os medos, as tristezas e as dificuldades do dia-a-dia. No fim de cada história todos os filhotes dizem: Mamã… gosto muito de ti!"
Texto extraído da sinopse da obra "Mamã... gosto muito de ti!"

newsletter bmfc Título: A menina dos pés verdes
Autor: Graça Magalhães
Assunto: Literatura portuguesa -- estórias para ler e contar
Cota: FI LP(LC) MAGA-G. men

"E se todos tivéssemos a sorte de encontrar um amigo eterno e verdadeiro? E se fosse possível oferecer palavras a um amigo? Esta é uma história feita de luz e de sonhos. Feita de medos e de momentos doces e ternos. De cumplicidades.
Um livro muito especial para os que acreditam no poder da verdadeira amizade.
A história de uma menina que transforma a rejeição em alegria, com a ajuda de um amigo especial e de uma amizade fantástica. Uma história que servirá de inspiração para todos os que buscam o encantamento de um verdadeiro sentimento."
Texto extraído da sinopse da obra "A menina dos pés verdes"

newsletter bmfc Título: O diário de Aurora: um verão em casa da mina avó
Autor: India Desjardins
Assunto: Literatura estrangeira -- diários
Cota: FJ LE(CB) DESJ-I. dia

"Quase a fazer quinze anos, Aurora Laflamme toma uma decisão: tornar-se mais madura. Nem pensar em deixar-se invadir por todo o tipo de emoções incontroláveis! Pouco importa o final da sua relação com o Nicolas, os maus resultados escolares e o facto de a mãe ir de viagem com o seu novo namorado (possivelmente diabólico) para o outro lado do Atlântico! Aurora (ajudada por todo o chocolate que conseguir encontrar) quer manter-se zen. Felizmente, o ano escolar está quase a chegar ao fim, ela poderá finalmente respirar e pôr em prática a sua nova resolução! Mas como conseguirá fazer isso, se tem de se mudar de armas e bagagens para casa da avó, no campo, enquanto a melhor amiga, a Kat, vai passar um mês num campo de férias com cavalos, e o vizinho, o Tommy, vai regressar à sua cidade natal?
Aurora prepara-se para passar um verão a ouvir chilrear os pardais e a observar a dança nupcial das minhocas (enfim, deprimente!), sem sequer imaginar a quantidade de peripécias que a esperam..."
Texto extraído da sinopse da obra "O diário de Aurora: um verão em casa da mina avó"


Autor do mês - agosto    

newsletter bmfc
Carlos Malheiro Dias nasceu no Porto a 13 de agosto de 1875 e faleceu a 13 de outubro de 1941.
Filho de pai português e mãe brasileira, repartiu entre os dois países a sua vocação literária. Seguiu para o Rio de Janeiro em 1893, iniciando a sua vida literária colaborando em jornais da capital da jovem república brasileira.
A sua primeira publicação, o romance naturalista A Mulata (1896), sobre o baixo mundo do Rio de Janeiro, cuja personagem principal é uma prostituta, foi recebido violentamente pela crítica, que o considerou um insulto para a época, tendo sido adjetivado de "livro infame, em que nada do Brasil escapara ao insulto".
Diante da reação desfavorável, o autor voltou para Portugal, onde ingressou na política. Monárquico militante, foi Deputado entre 1897 e 1910.
Com a Proclamação da República Portuguesa (1910) exilou-se voluntariamente no Brasil, onde viveu até 1935. Quando do seu retorno em 1910, a comunidade portuguesa do Rio de Janeiro ofereceu-lhe, na conceituada Confeitaria Colombo, um jantar de homenagem e de desagravo pelas hostilidades ocorridas aquando da publicação do seu primeiro e polémico romance. Compareceram políticos, escritores e representantes da classe conservadora, todos vaiados por um grupo de jornalistas, poetas e jovens intelectuais.
Abandonou posteriormente a ficção e passou para a historiografia e temas cívicos e políticos. Coordenou a publicação da monumental História da Colonização Portuguesa do Brasil (1921), com reconhecida maestria, em que confluíram o realismo historicista e o neorromantismo nacionalista. Fundou e dirigiu a famosa revista carioca O Cruzeiro (1928).
Foi também um dos fundadores da Academia Portuguesa de História (1936), considerada sucessora da Academia Real de História Portuguesa. Foi membro-correspondente da Academia Brasileira de Letras, sucedendo a Eça de Queiroz. Romancista, contista e cronista, é considerado um dos maiores e mais talentosos escritores portugueses da geração seguinte à do autor de O primo Basílio.

DGLAB | Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas - http://bit.ly/2uVl6Eh


Na próxima newsletter...   

Leituras sobre... Alzheimer: ...! | setembro
Biblioteca do Anis Estrelado Exposição Documental - Sonhos e medos: Está um monstro no meu quarto | setembro
Biblio.Juv Exposição Documental - Regresso às aulas: A escola espera por ti! | setembro
Visitas a (va)Ler | terça a sexta-feira
Sugestões de Leitura
E mais notícias...

2017 © Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.  
 
 
Está a receber esta informação porque nos autorizou a enviá-la para o seu endereço de correio electrónico.