BMFC
Newsletter 1
Biblioteca a (va)Ler
Sábado, 15 de Dezembro de 2007

Hora do Conto "Contos para Rir"
10h30
Quem não gosta de ouvir um conto que faça rir? Podem entrar para a sala da hora do conto e sentarem-se, porque as gargalhadas vão começar! E não são histórias de encantar, nem fábulas para adormecer... Nos próximos trinta minutos vamos saber o que acontece a quem se mete com uma toupeira maluca, daquilo que é capaz um lobo magricela, e descobrir porque é o João um grande porcalhão! Estão todos prontos?

Programa Visitas Guiadas - Atelier "Os Livros nas Estantes"
11h00 | 14h30 | 16h00 | 21h30
Neste programa de visitas guiadas vamos conhecer a biblioteca com a ajuda da sua nova equipa. A partir da apresentação do livro arrumado na estante e de um conjunto de documentos relativos à cadeia de tratamento técnico, vamos compreender a função da organização dos documentos na biblioteca, assim como as fases do processo de tratamento do livro. Todas as dúvidas que tivermos sobre a biblioteca podem ser esclarecidas por pessoas que estarão sempre prontas a ajudar!

Atelier Palavras Marcianas
14h30
Na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro apareceram marcianos que utilizam palavras que nos deixam completamente baralhados. Que teremos de fazer, nós, os habitantes da Terra para entender estas criaturas? Como vamos comunicar e salvar a humanidade? No atelier PALAVRAS MARCIANAS, com a ajuda do Miguel Horta e utilizando os Dicionários que existem na biblioteca vamos jogar e descobrir as "Palavras Marcianas". Vamos descobrir o significado das palavras e os seus sinónimos!

Apresentação do Livro "Pinok e Baleote" de Miguel Horta
16h00
A história deste romance de aventuras infanto-juvenil transporta-nos para o ambiente exótico das ilhas cabo-verdianas (ilha imaginária de Tamarindo) e fala-nos das relações entre homens e animais, seres aparentemente tão diferentes - um menino (Pinok) e uma baleia (Baleote) - que partilham uma grande aventura e uma amizade ainda maior, tão forte que salva uma ilha inteira. O seu autor, Miguel Horta, em jeito de contador de histórias, leva-nos através da atmosfera das ilhas, fazendo-nos sentir a cultura crioula e pretende, segundo as suas palavras, «ajudar as crianças cabo-verdianas com dificuldades de aprendizagem». Este livro, lançado pela Editora Pé de Página, está integrado no Plano Nacional de Leitura e recomendado para 4º ano de escolaridade destinado a leitura autónoma e/ou com apoio a leitura com apoio dos professores ou dos pais.

Espectáculo de Leitura de Greguerías
21h30
O espectáculo de leitura apresentado pela Biblioteca Municipal Ferreira de Castro é produzido pelo Grupo Artistas Unidos e parte da leitura da obra GREGUERíAS de Ramón Gomez de La Serna, por Américo Silva e António Filipe. Promovido em colaboração com a Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas/Ministério da Cultura, esta acção inscreve-se no Programa de Acções de Promoção da Leitura (Itinerâncias Culturais) e está também associado ao Plano Nacional de Leitura. Mas o que são Greguerías? Género literário estranho, criado e definido por este autor e cultivado por alguns Surrealistas, são originais metáforas, colocadas ao serviço de sucessivas tentativas de redefinir original e ludicamente tipos humanos, sentimentos, elementos cósmicos, animais, entre outros. São curtas frases declarativas, surpreendentes e livres no seu renovado sentido, surgindo sempre envolvidas por uma expressiva ilustração. Um exemplo? "as flores sem cheiro são flores mudas" ou "aquele tipo tinha um tique, mas não tinha um taque - por isso não era um relógio." é, portanto, um espectáculo divertido de leituras de Humor com Metáforas... São GREGUERíAS!

Hora do Conto "Histórias de fazer Ó-Ó"
21h30
é noitinha... mas antes de irmos dormir há duas histórias para ouvir! Podem sentar-se e até deitar-se na sala da hora do conto, porque os candeeiros já estão acesos e vamos começar! Vamos precisar da tua ajuda para dez ovelhas contar e a boca de uma princesa parar de bocejar!!!




Domingo, 16 de Dezembro de 2007

Programa Visitas Guiadas - Atelier "Biblioteca em Palavras Cruzadas e outros Jogos"
11h00
Testa os teus conhecimentos sobre a biblioteca no jogo das palavras cruzadas. Visita a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro e procura as palavras-chave necessárias distribuídas pelos dois pisos para responder às perguntas deste divertido jogo.

Atelier Palavras Marcianas
14h30
Na segunda sessão do atelier PALAVRAS MARCIANAS a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro abre as suas portas às famílias oliveirenses para aqui puderem desfrutar de um novo espaço e aproveitarem para conviver e partilharem experiências com os seus filhos porque os sinónimos, as palavras desconhecidas e a língua portuguesa estarão à descoberta. Os Marcianos chegam à Terra e falam com palavras muito estranhas, pouco comuns do Português. é caso para dizer: Que língua é essa tão estranha que me é tão familiar? E para desvendar estas palavras marcianas serão constituídas duas equipas entre famílias, uma Terrestre e outra Marciana. A equipa Terrestre, que descodificará as mensagens recebidas com a ajuda do "livro mágico", terá de responder em Marciano, para que os nossos simpáticos visitantes nos entendam. São os Pais os Marcianos ou será o contrário???

Hora do Conto "Contos para Rir"
16h30
Mas que histórias são estas que nos fazem rir às gargalhadas? Histórias que não lembram a ninguém e até parecem inventadas... um porcalhão chamado João que não conhecia bons hábitos, uma vaca balofa que acertou no cú da moça, e um rei que passeava nú... será que eras tu???

2007 © Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.