BMFC
Newsletter 143
Biblioteca a (va)Ler
Newsletter mensal de notícias, atividades e novidades da
Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
Dezembro 2020


informação...   

A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro está encerrada ao público, previsivelmente, até ao dia 30 de novembro. No entanto, e dada atual situação pandémica, solicitamos a vossa compreensão para os eventuais reajustes às nossas atividades e/ou outros serviços.
Informamos ainda que a melhor forma para acompanharem todas as atualizações, será através das nossas redes sociais.
Relembramos que o serviço de empréstimo se encontra disponível, bastando enviar um email indicando o nome, n.º de leitor/a, os títulos (e cota, preferencialmente) dos documentos solicitados e a data em que pretende levantá-los para [email protected] Consulte aqui o catálogo da biblioteca.


Destaque...   

Concurso de Presépios 2020
Entrega dos trabalhos até 02 dezembro | Exposição entre 09 dezembro e 09 janeiro 2021 | Horário BMFC
newsletter bmfc No sentido de fomentar o espírito natalício, a biblioteca municipal está a promover a 13.ª edição do Concurso de Presépios.
> Entrega de trabalhos » Até 02 de dezembro.
> Exposição dos Presépios » 09 de dezembro e termina a 09 de janeiro 2021.
À semelhança de anos anteriores, os trabalhos serão votados por um júri constituído por um/a representante da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, um/a representante da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro e um/a personalidade da área artística residente ou nascida no município a designar e ocorrerá até 14 de dezembro.
Paralelamente, entre os dias 09 e 29 de dezembro, os/as leitores/as podem votar no seu presépio preferido, contribuindo assim para a eleição dos presépios de mérito de cada categoria.
NB: Caso não seja possível a votação presencial, os presépios serão sujeitos a votação através das Redes Socias.
As normas de participação podem ser consultadas aqui.


Aconteceu...   

Workshop Contadores de Histórias “Histórias endiabradas para mães desesperadas”
No passado dia 31 de outubro decorreu o workshop Contadores de Histórias “Histórias endiabradas para mães desesperadas”, orientado por Cláudia Stattmiller da Start Teatro.
Esta iniciativa, que integra o programa de formação 'Saber fazer Fazer saber', explorou diversas técnicas para contar histórias.
newsletter bmfc

XXI Concurso de Poesia Agostinho Gomes – Cerimónia de Entrega de Prémios
Decorreu, no dia 06 de novembro de 2020, a cerimónia de entrega de prémios do XXI Concurso de Poesia Agostinho Gomes.
Maria João Pessoa, da Malveira, venceu a 21.ª edição do concurso com o poema “Pseudobiografia”. O segundo lugar distinguiu a poesia “A minha palavra”, da autoria de Paulo Jorge Coelho Carreira, da Batalha, e o terceiro lugar foi entregue a Airton Souza de Oliveira, de Liberdade-Marabá (Brasil), que concorreu com o poema “Receita para emplumar o coração de um órfão”. O concurso contempla também o prémio Revelação Juvenil que foi entregue a Miguel Miranda, da Sertã, com o poema “Um Camaleão no Ombro do Ditador”.
A edição deste ano reuniu 449 poesias, inéditas e escritas em língua portuguesa, de participantes nacionais e estrangeiros. Ao longo destas 21 edições foram admitidos 6567 concorrentes e 9448 poesias.
Esta noite de poesia incluiu, ainda, uma homenagem, a título póstumo, a António Pinho, um dos mentores e impulsionadores deste concurso.
Os/As participantes tiveram ainda a oportunidade de assistir ao espetáculo “As Palavras” de Rui Oliveira, o qual utilizou a voz como instrumento principal e de acompanhamento criando paisagens sonoras onde respiraram os poemas e as canções de autores consagrados da língua portuguesa como Eugénio de Andrade, Miguel Torga, Ary dos Santos, Vinicius Morais, Natália Correia ou José Afonso.
Estiveram presentes na cerimónia, Miguel Miranda, vencedor do Prémio Revelação Juvenil, e em representação das entidades promotoras do concurso, a Vereadora da Câmara Municipal, Ana de Jesus, Susana Fonseca, em representação da Junta de Freguesia de Cucujães, Margarida Leite, pelo Núcleo de Atletismo de Cucujães (NAC) e Luís Aguiar, na qualidade de representante do júri, que anunciaram os/as premiados/as.
Com a sua primeira edição no ano 2000, este concurso é uma iniciativa impulsionada pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis através da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, pela Junta de Freguesia de Cucujães e pelo NAC que tem como objetivo homenagear o poeta cucujanense Agostinho Gomes e, simultaneamente estimular a escrita de originais de poesia.
newsletter bmfc
Veja ou reveja a cerimónia aqui. Consulte aqui as poesias premiadas.

Apresentação do livro «Poesia e Preconceito» de Helena Lestre
Cumprindo, naturalmente, todas a orientações de saúde pública, decorreu no dia 07 de novembro, na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, a apresentação do livro «Poesia e Preconceito» de Helena Lestre.
newsletter bmfc

“Tino Tonto” Contos da Biblioteca em Direto
newsletter bmfc A biblioteca municipal realizou, na tarde do dia 14 de novembro, uma sessão de contos em direto na página do Facebook, proporcionando momentos de boa disposição em família num período de recolhimento obrigatório.
O conto escolhido para esta primeira sessão foi "Tino tonto", da autoria de Patacrúa (a partir de conto tradicional judeu) e com ilustrações de Evelyn Daviddi.
Assista à sessão de contos aqui.

Apresentação do livro «Juntos no Infortúnio» de Óscar Amorim
No dia 14 de novembro decorreu, na Sala Polivalente da biblioteca municipal, a apresentação do livro «Juntos no Infortúnio» de Óscar Amorim. A apresentação do último romance do autor esteve a cargo da Dra. Margarida Leite.
newsletter bmfc

Sessões de Conto ‘Cantei de ouvir Contar’ e ‘Livros ao Alto!’
Durante os meses de outubro e novembro foram realizadas diversas sessões dos programas ‘Cantei de ouvir Contar’, destinado a crianças dos jardins de infância, e ‘Livros ao Alto!’, dirigido aos/às alunos/as das escolas básicas do concelho.
Algumas foram realizadas presencialmente nas instituições e estabelecimentos de ensino inscritas outros, e devido à impossibilidade de nos deslocarmos aos locais na sequência do agravamento da situação pandémica do nosso concelho, foram realizadas por videochamada.
newsletter bmfc


Acontece...   

Oficina "Literatura Interactiva - Fora da Caixa, Dentro dos Livros” com Sandra Henriques do Teatro Molinum
05 dezembro 2020 | 10h30 às 12h00 | Inscrição obrigatória até 27 novembro
newsletter bmfc Integrado no programa ‘Saber fazer Fazer saber’, a biblioteca promove a oficina "Literatura Interactiva - Fora da Caixa, Dentro dos Livros” com Sandra Henriques do Teatro Molinum.
Esta oficina, destinada a famílias com crianças maiores de 5 anos, visa proporcionar aos/às participantes a leitura de uma forma criativa, explorando o livro e lendo-o com todos os nossos sentidos.
As inscrições são gratuitas e limitadas através do email [email protected]

Apresentação do livro «Nos Meandros da Guerra: O Estado Novo e a África do Sul na Defesa da Guiné» de José Matos
05 dezembro 2020 | 15h00 | Convite obrigatório
newsletter bmfc A biblioteca municipal recebe a apresentação do livro «Nos Meandros da Guerra: O Estado Novo e a África do Sul na Defesa da Guiné» de José Matos, investigador independente em História Militar, que escreveu a obra em coautoria com Luís Barroso.
NB: Devido à situação pandemica, a presença no evento está condicionada à apresentação de convite, pois os lugares disponíveis são limitados. Poderá solicitar o seu ingresso através do email [email protected]

Cantei de ouvir Contar
dezembro 2020 | Inscrição obrigatória
newsletter bmfc Programa de contos musicados com “animais personificados, fadas, bruxas, aventura, magia e fantasia”, enriquecidos por teatros de fantoches ou sombras, poesia, dramatizações e ilustrações que estimulam a imaginação e criatividade da criança, promovendo assim hábitos de leitura junto das crianças dos jardins de infância do concelho.
NB: Estas sessões, dado à atual situação pandémica poderão ser realizadas através de videochamada.

Livros ao Alto!
dezembro 2020 | Inscrição obrigatória
newsletter bmfc Sessão de conto musicada destinada ao/às alunos/as das escolas básicas do município de Oliveira de Azeméis.
NB: Estas sessões, dado à atual situação pandémica poderão ser realizadas através de videochamada.


CÃOleituras
dezembro 2020 | quartas e sextas-feiras | Inscrição obrigatória
newsletter bmfc Projeto inovador de promoção do livro e da leitura visa estimular crianças com dificuldades de aprendizagem para a aquisição de hábitos de leitura, recorrendo à utilização de um cão, Buda, que irá mediar e facilitar a relação da criança com o objeto livro.
NB: Por não ser possível realizar em videochamada, caso não seja possível serem realizadas presencialmente, estas sessões serão reagendadas.


Cabine de Leitura
Local: Jardim Público da Praça José da Costa | Horário: todos os dias das 09h30 às 19h30
newsletter bmfc A ‘Cabine de Leitura’ consiste numa cabine telefónica adaptada a uma micro biblioteca que integra livros de diferentes géneros e para todos os públicos. Trata-se de um ponto para partilha de livros, em que qualquer pessoa pode levar um livro e posteriormente voltar a devolvê-lo para ser utilizado por outra.




Refresca a Tua Mente
Local: Parque La Sallete, junto ao café do Lago
newsletter bmfc O 'Refresca a Tua Mente’ é um projeto de bookcrossing que acolhe uma mini biblioteca dentro de um frigorífico, na prática consiste num ponto para troca de livros, em que qualquer pessoa pode levar um livro e deixar um outro no seu lugar.





Exposições Documentais | dezembro 2020 | Horário da BMFC | Entrada livre
Leituras sobre… Biodiversidade: Porque proteger a nossa riqueza natural deve ser sempre uma prioridade!
newsletter bmfc Está patente ao público, no átrio da biblioteca, uma exposição documental que visa assinalar o Dia Internacional das Montanhas (11 de dezembro) e, simultaneamente, divulgar o acervo documental sobre este tema.

Biblioteca do Anis Estrelado ‘Na Natureza: Vi uma joaninha!’ e Biblio.Juv ‘Desportos Radicais: Gosto de fazer escalada!'
newsletter bmfc Com o intuito de divulgar o acervo documental da biblioteca referente ao público infantojuvenil, está patente, na respetiva secção, uma seleção de documentos para empréstimo e leitura em família e/ou com agentes educativos organizados em duas exposições documentais dedicadas ao Dia Internacional das Montanhas.
Reunindo uma seleção de obras sobre o tema, a exposição Biblioteca do Anis Estrelado ‘Na Natureza: Vi uma joaninha!’ destina-se a crianças até aos 9 anos e a exposição Biblio.Juv ‘Desportos Radicais: Gosto de fazer escalada!' está direcionada para jovens dos 10 aos 17 anos.
Dia Internacional das Montanhas (11 de dezembro): Desde 11 de dezembro de 2003 que se comemora o Dia Internacional das Montanhas, instituído pelas Nações Unidas. A comemoração deste dia tem como fim a consciencialização do público acerca da importância das montanhas para a vida, chamar a atenção para as oportunidades e constrangimentos existentes ao seu desenvolvimento e fomentar a criação de parcerias que permitam o desenvolvimento sustentável das montanhas e terras altas.
As montanhas são ecossistemas terrestres com uma grande biodiversidade de fauna e flora, possuindo assim uma singularidade cultural. Como a sua destruição e degradação paisagística tem vindo a aumentar, devido à pressão humana direta e indireta através do aquecimento global e alterações climáticas associadas, a sua preservação é essencial para muitas espécies animais que nelas encontram um habitat natural. Visite o site oficial



10 Curiosidades Natalícias   


1. As 3 cores tradicionais do Natal são o verde, vermelho e dourado. O verde é um símbolo da vida e da ressurreição, o vermelho simboliza o sangue de Cristo e o dourado representa a luz, a riqueza e realeza.

2. A origem da primeira árvore de Natal decorada é controversa. Existem aqueles que acreditam que ela surgiu em Talinn (atual Estónia) em 1441, enquanto outros falam que ela surgiu em Riga, na Letónia, em 1510. Acredita-se também que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Apesar de não se saber exatamente onde terá surgido, durante o século XIX a prática foi levada para outros países europeus e para os Estados Unidos e foi apenas no século XX que esta tradição chegou à América Latina.

3. Conhece aquela tradição do beijo debaixo do azevinho?
Há milhares de anos os druidas celtas associavam esta planta com a fertilidade porque dá frutos no inverno. Um mito norueguês diz que o azevinho foi usado para matar e depois para ressuscitar o Deus Baldur e a sua mãe prometeu beijar todos os que passassem por baixo dele.

4. No dia 16 de dezembro de 1965, pouco antes do Natal, a primeira música cantada no espaço foi “Jingle Bells”.

5. A canção de Natal mais popular é “Noite Feliz” com 733 versões desde 1973, diz-se que foi escrita na Áustria pelo padre Joseph Mohr quando o órgão da igreja se estragou.

6. O Pai Natal (Santa Claus) baseia-se numa pessoa real, São Nicolau de Myra, o santo não-bíblico mais popular do mundo.

7. ‘Missa do Galo’ é a missa celebrada na Véspera de Natal que começa à meia-noite do dia 24 para o dia 25 de Dezembro. A expressão “Missa do Galo” é específica dos países latinos e deriva da lenda ancestral segundo a qual à meia-noite do dia 24 de dezembro um galo teria cantado fortemente, como nunca ouvido de outro animal semelhante, anunciando a vinda do Messias, filho de Deus vivo, Jesus Cristo.

8. Os franceses ofereceram o maior presente de Natal de sempre. Foi a Estátua da Liberdade aos Estados Unidos em 1886. Os franceses também têm uma mais pequena em Paris.

9. A bengala doce é um dos símbolos mais populares do Natal, no entanto só se tornaram populares em meados do século XX. Diz-se que foi criada na Alemanha, em 1670, e que simboliza o cajado de Jesus, sendo que, as cores simbolizam a pureza e o sacrifício de Cristo.

10. Sugestões de leitura natalícias. Consulte aqui, no nosso catálogo online, histórias sobre o Natal.



Novidades e sugestões de leitura   


newsletter bmfc Título: Estrelas da fortuna
Autor: Nora Roberts
Assunto: Literatura pestrangeira -- romance
Cota: FG LE(R) ROBE-N. est

"Sasha Riggs é uma artista assombrada por sonhos e pesadelos que transforma em pinturas extraordinárias. Para tentar compreender o seu dom, ela viaja para a ilha grega de Corfu onde encontra Bran Killian, um mágico irlandês com um carisma envolvente e segredos misteriosos. Apesar de nunca se terem visto, Sasha conhece bem Bran — ele é o homem dos seus sonhos, aquele que ela pintou inumeráveis vezes. Mas há mais estranhos que foram atraídos para a ilha por uma força inexplicável. Todos juntos terão de encontrar as míticas Estrelas da Fortuna, que caíram do céu, pondo em risco o destino de todos os mundos. Mas, para isso, Sasha terá de aprender a lidar com o seu dom e a confiar em Bran para lhe revelar os seus segredos mais profundos. Perante uma ameaça sombria, o amor e a magia ganham vida, mas serão suficientes para vencer as trevas que se aproximam?"
Texto extraído da sinopse da obra "Estrelas da fortuna"

newsletter bmfc Título: A educação dos gafanhotos
Autor: David Machado
Assunto: Literatura portuguesa -- romance
Cota: FG LP(R) MACH-D. edu

"No Verão de 2001, David e Marco celebram o fim do curso com uma viagem pelos Estados Unidos, para fugirem das rotinas, das convenções, das famílias e para, à sua maneira, gozarem a independência. A Educação dos Gafanhotos é a história dessa marcante aventura: das dificuldades que os dois jovens amigos têm de ultrapassar, das conversas insólitas que travam com quem vão conhecendo, das longas noites passadas em bares da América profunda, das personagens que, a todo o instante, encarnam. É também o relato do abalo provocado neles pelo ataque terrorista do 11 de Setembro. Na senda da viagem fascinante de Índice Médio de Felicidade, com a maturidade de Debaixo da Pele, o presente romance é um retrato de uma juventude em plena efervescência, para quem a literatura é um passaporte para a liberdade e a quem a realidade por vezes troca as voltas."
Texto extraído da sinopse da obra "A educação dos gafanhotos"

newsletter bmfc Título: O poço e a estrada: biografia de Agustina Bessa-Luís
Autor: Isabel Rio Novo
Assunto: Literatura portuguesa -- biografias
Cota: FG LP(CB) NOVO-I. poc

"Através de uma pesquisa extensiva e rigorosa, baseada em dezenas de entrevistas, testemunhos, documentários, registos oficiais e textos epistolares, estabelecendo pontes constantes com a obra literária de Agustina, Isabel Rio Novo, uma das mais talentosas romancistas portuguesas da atualidade, reconstitui o percurso de vida de uma figura ímpar da nossa cultura contemporânea, numa biografia que se lê como um romance"
Texto extraído da sinopse da obra "O poço e a estrada: biografia de Agustina Bessa-Luís"

newsletter bmfc Título: O papagaio de Flaubert
Autor: Julian Barnes
Assunto: Literatura estrangeira -- romance policial
Cota: FG LE(RP) BARN-J. pap

"Um romance magistral sobre literatura, talento, comboios, compotas de groselha, ursos, vestidos de mulher, George Sand, política, século xix, absurdo, morte, solidão, escritores, crítica literária - e beleza."
Texto extraído da sinopse da obra "O papagaio de Flaubert

newsletter bmfc Título: Preferida
Autor: Sylvia Day
Assunto: Literatura estrangeira -- romance
Cota: FG LE(R) ROBE-N. men

"Sedutor e emocionante, Preferida é o ansiosamente esperado final da série Crossfire, a incrível história de amor que cativou milhões de leitores em todo o Mundo."
Texto extraído da sinopse da obra "Preferida"

newsletter bmfc Título: 101 histórias do tio Julião para fazer oó
Autor: Júlio Isidro
Assunto: Literatura portuguesa -- estórias para ler e contar
Cota: FI LP(LC) ISID-J. cen

"Histórias de encantar e embalar para os mais pequeninos, escritas por um dos senhores mais conhecidos da televisão portuguesa."
Texto extraído da sinopse da obra "101 histórias do tio Julião para fazer oó"

newsletter bmfc Título: Quem dá asas às palavras
Autor: Luísa Ducla Soares
Assunto: Literatura portuguesa -- poesia
Cota: FI LP(LC) CRUZ-A. Cru

"Neste livro-CD dedicado a Luísa Ducla Soares se reúnem algumas das suas canções que vão decerto conquistar um vasto público de crianças e serão para os professores um instrumento de trabalho original e divertido mas com muitas potencialidades didáticas."
Texto extraído da sinopse da obra "Quem dá asas às palavras"


Autora do mês   

newsletter bmfc
Escritora e pedagoga portuguesa, de seu nome completo Matilde Rosa Lopes de Araújo, nascida em 1921, em Lisboa. Tendo feito os seus estudos liceais com professores particulares, licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa em 1945. Teve ainda uma apurada formação musical, com a frequência do Curso Superior do Conservatório da mesma cidade. (…)
Tendo iniciado a sua vida literária ainda no tempo da frequência universitária, Matilde Rosa Araújo colaborou abundantemente em várias publicações periódicas ao longo das décadas seguintes. Por outro lado, o conjunto dos seus livros (de poesia e narrativa) constitui um dos mais significativos trabalhos de sempre da literatura portuguesa para e sobre a infância e a juventude. De entre as cerca de três dezenas de títulos publicados, merecem destaque, pela fina sensibilidade que revelam à vivência da infância, obras como O Livro da Tila (1957), O Palhaço Verde (1962), História de um Rapaz (1963), O Reino das Sete Pontas (1974), A Velha do Bosque (1983) e, de 1994, As Fadas Verdes e O Chão e a Estrela.
Matilde Rosa Araújo recebeu vários prémios de relevo no domínio da literatura para a infância. Em 1980, foi-lhe atribuído o Grande Prémio de Literatura para a Infância da Fundação Calouste Gulbenkian (ex aequo). Em 1991 ganhou, no Brasil, um prémio para o melhor livro estrangeiro, atribuído a O Palhaço Verde pela Associação Paulista de Críticos de Arte. O seu livro de poemas As Fadas Verdes recebeu, em 1996, a distinção da Fundação Calouste Gulbenkian para o melhor livro para a infância publicado no biénio 1994-1995.
A autora publicou também textos de ficção para adultos e obras que demonstram as suas qualidades de pedagoga. São de sua autoria alguns volumes sobre a importância da infância na criação literária para adultos e sobre a importância da literatura infantojuvenil na formação da criança, na educação do sentimento poético como raiz pedagógica de valia.
Em maio de 2004 foi distinguida com o Prémio Carreira da Sociedade Portuguesa de Autores.
Faleceu a 6 de julho de 2010, aos 89 anos, na sua casa, em Lisboa.


URL - https://bit.ly/3pdr7bG

"Eu devia ter uma pena de Luz para contar esta história. E não tenho. Mas os olhos dos meninos são luz e quem lê há-de emprestar luz às minhas palavras."
Matilde Rosa Araújo


Na próxima newsletter...   

Cerimónia de Entrega dos Prémios do Concurso de Presépios 2020 | 09 janeiro 2021 | 15h00
Exposição Documental ‘Leituras sobre…’ | Átrio BMFC
Exposição Documental ‘Biblioteca do Anis Estrelado’ | Secção infantojuvenil BMFC
Exposição Documental ‘Biblio.Juv’ | Secção infantojuvenil BMFC
Cantei de ouvir Contar
Livros ao Alto!
CÃOleituras
Bibliomóvel – Biblioteca Itinerante
Sugestões de Leitura
E mais notícias...

2020 © Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.