BMFC
Newsletter 147
Biblioteca a (va)Ler
Newsletter mensal de notícias, atividades e novidades da
Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
Abril 2021


Informação...   

Reabertura da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
newsletter bmfc A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro reabre ao público no dia 15 de março, mas com serviços condicionados, funcionando apenas de segunda a sexta-feira, no seguinte horário:
Segunda-feira» 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00;
Terça a sexta-feira» 10h00 às 18h00.
Estão disponíveis os serviços de empréstimo, devolução e consulta de documentos. A Secção de Fundo Geral (Adultos e jovens a partir dos 17 anos) está aberta ao público mas com a lotação limitada. A Secção Infantojuvenil está, temporariamente, encerrada ao público, sendo possível o empréstimo de documentos, os quais devem ser solicitados aos/às colaboradores/as da biblioteca.
Aproveitamos também para relembrar os/as utilizadores/as que devem usar, obrigatoriamente, máscara ou viseira, respeitar as regras de distanciamento social, lavar as mãos frequentemente e cumprir as regras de etiqueta respiratória.


Destaque...   

XXII Concurso de Poesia Agostinho Gomes
»31 maio 2021 | Entrega dos trabalhos
newsletter bmfc Está a decorrer, entre os dias 21 de março e 31 de maio, o prazo para entrega dos trabalhos concorrentes à 22.ª edição do Concurso de Poesia Agostinho Gomes.
Os trabalhos podem ser entregues na biblioteca municipal, enviados por correio ou para o e-mail [email protected].
Este concurso, promovido pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, através da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro e em parceria com a Junta de Freguesia da Vila de Cucujães e o Núcleo de Atletismo de Cucujães (NAC), visa homenagear o poeta cucujanense Agostinho Gomes e, simultaneamente, estimular a escrita de originais de poesia.


Aconteceu...   

Contos da Biblioteca em Direto
A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro tem vindo a realizar sessões de contos em direto na página do Facebook, uma iniciativa que permite proporcionar um momento mais descontraído num período de recolhimento obrigatório.
Aproveite para rever as sessões realizadas: “A ÁRVORE DA ESCOLA” (06 março), "AS VELHINHAS" (27 fevereiro), entre outras.
newsletter bmfc

Cantei de Ouvir Contar (Pré-escolar) em Direto
A BMFC promoveu, em direto no Facebook, sessões de conto musicadas com “animais personificados, fadas, bruxas, aventura, magia e fantasia” destinadas ao público pré-escolar.
Com este programa pretendeu-se estimular a imaginação e criatividade da criança, promovendo assim os hábitos de leitura.
Assista às sessões anteriores: Animais (09 março), Família (02 março), entre outras.
newsletter bmfc

Livros ao alto!
Durante os primeiros meses deste ano, e na impossibilidade de nos deslocarmos às escolas, foram realizadas por videochamada diversas sessões do programa ‘Livros ao Alto!’, uma iniciativa dirigida aos/às alunos/as das escolas básicas do concelho.
newsletter bmfc

Clube de Leitura das Histórias no Avental
newsletter bmfc Nos meses de fevereiro e março, nas Redes Sociais, a BMFC tem vindo a promover um programa de promoção da leitura, destinado preferencialmente às crianças, que convida os/as participantes a contar ou recontar a história, uma fábula, um conto ou um poema.
Com este projeto, pretendia-se ouvir os/as participantes a falarem de livros, de histórias e de leituras. As regras eram muito simples… Durante a semana, e até quinta-feira às 23h, os/as interessados/as enviavam-nos um vídeo, um desenho ou textos sobre livros e leituras e, no domingo seguinte, a partir das 14h30, os trabalhos eram publicados nas Redes Sociais da BMFC.
Nestas cinco semanas contámos com 12 participações, essencialmente crianças do concelho de Oliveira de Azeméis e adultos/as do Brasil.
Pode visualizar os trabalhos realizados aqui.

Histórias no Avental – Serviço de Animação do Bibliomóvel
newsletter bmfc Para fazer face à situação pandémica atual e na impossibilidade de deslocação às escolas, a BMFC promoveu um formato digital do programa ‘Histórias no Avental’ com os livros “O coelho que sabia ouvir” (fevereiro) e “O Grufalão” (março).
Os/as professores/as educadores/as interessados aderiram à iniciativa e receberam ficheiros com sessões que podiam realizar e promover junto das suas turmas de crianças e alunos/as.
Partilhamos aqui o genérico da iniciativa.

Dr. Leituras
newsletter bmfc Durante o mês de março, a BMFC desenvolveu uma iniciativa cujo objetivo consistia, por um lado, divulgar os fundos documentais da biblioteca e, por outro, ajudar a ultrapassar algumas dificuldades transversais resultantes da conjuntura de confinamento. Recorrendo ao humor apresentamos sugestões adequadas a cada “maleita”.
No domingo passado, 07 de março, a temática foram as viagens e apresentámos sugestões para todos/as os/as que sentem aquela saudade de sair de casa, de conhecer o país e o mundo, de experimentar outros sabores e outros saberes. Conheça aqui as nossas sugestões de viagem sem sair do sofá.


Acontece...   

Contos da Biblioteca em Direto - Famílias
abril 2021 | sábados | 14h30 | Facebook BMFC
newsletter bmfc A biblioteca municipal realiza, ao sábado, uma sessão de conto em DIRETO na sua página do Facebook.
Esta iniciativa visa proporcionar momentos de boa disposição em família e sensibilizar os/as pais/mães para a importância do livro e da leitura no desenvolvimento das crianças.


Cantei de Ouvir Contar (Pré-escolar)
abril 2021 | Inscrição obrigatória
newsletter bmfc Programa de contos musicados com “animais personificados, fadas, bruxas, aventura, magia e fantasia”, enriquecidos por teatros de fantoches ou sombras, poesia, dramatizações e ilustrações que estimulam a imaginação e criatividade da criança, promovendo assim hábitos de leitura junto das crianças dos jardins de infância do concelho.
Estas sessões, dado à situação pandémica, serão realizadas através de videochamada.


Livros ao Alto!
abril 2021 | Inscrição obrigatória
newsletter bmfc Sessões de conto musicadas realizadas através de videochamada e destinadas ao/às alunos/as das escolas básicas do município de Oliveira de Azeméis.



Máquina para fazer histórias incríveis
abril 2021 | Inscrição obrigatória
newsletter bmfc Para assinalar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, que se comemora no dia 23 de abril, durante este mês, a biblioteca municipal promove a atividade “Máquina para fazer histórias incríveis”.
Destinada a crianças a partir dos três anos, desde que acompanhadas e orientadas por um/a educador/a e/ou professor/a, a atividade consiste num “mecanismo” que apresenta imagens aleatórias com as quais a(s) criança(s) pode(m) criar histórias incríveis.
Para receber o ficheiro deverá enviar um email para [email protected], indicando o nome da instituição, grupo e número de crianças.

A Casa da Mariquinhas
abril 2021 | Inscrição obrigatória
newsletter bmfc Para assinalar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, que se comemora no dia 23 de abril, durante este mês, a biblioteca municipal promove a atividade “Máquina para fazer histórias incríveis”.
Destinada a crianças a partir dos três anos, desde que acompanhadas e orientadas por um/a educador/a e/ou professor/a, a atividade consiste num “mecanismo” que apresenta imagens aleatórias com as quais a(s) criança(s) pode(m) criar histórias incríveis.
Para receber o ficheiro deverá enviar um email para [email protected], indicando o nome da instituição, grupo e número de crianças.

Manta da Curiosidade Interativa
abril 2021 | Inscrição obrigatória
newsletter bmfc Dirigido às crianças dos 12 aos 36 meses, acompanhadas e orientadas por, pelo menos, um/a adulto/a, esta atividade promove o contacto com os livros e outras informações, adequados à faixa etária (forma e conteúdos), através de uma ferramenta interativa.
Manta da Curiosidade Interativa é uma oportunidade de estimular a imaginação, de relacionar-se com a fantasia, mas também com o mundo que as rodeia a partir das páginas dos livros escondidos na manta.
O/A adulto/a acompanhante deve ser flexível na abordagem, acompanhar, porém deixar que seja a criança a dirigir a exploração dos livros.
A partir de 15 de março, as instituições devem inscrever-se para receber o ficheiro, enviando um email para [email protected].

Exposições Documentais | abril 2021 | Horário da BMFC
Leituras sobre… “Pensar, criar, proteger!”
newsletter bmfc A biblioteca municipal promove a exposição “Leituras sobre… Pensar, criar, proteger!”.
Esta mostra documental, que decorre durante o mês de abril, tem como objetivo assinalar o Dia Mundial da Propriedade Intelectual (26 de abril) e divulgar o acervo documental da biblioteca sobre esta temática.
Consulte aqui as nossas sugestões.

Biblioteca do Anis Estrelado ‘Música: Gosto desta música!’ e Biblio.Juv ‘Imaginação: Estou cheio de ideias!’
newsletter bmfc Com o intuito de divulgar o acervo documental da biblioteca referente ao público infantojuvenil, a biblioteca divulga uma seleção de documentos para empréstimo e leitura em família e/ou com agentes educativos organizados em duas exposições documentais dedicadas ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual.
Reunindo uma seleção de obras sobre o tema, a exposição Biblioteca do Anis Estrelado ‘Música: Gosto desta música!’ destina-se a crianças até aos 9 anos e a exposição Biblio.Juv ‘Imaginação: Estou cheio de ideias!’ está direcionada para jovens dos 10 aos 17 anos.
Consulte a nossa seleção de obras relacionadas com esta temática da Biblioteca do Anis Estrelado e da Biblio.juv.
Dia Mundial da Propriedade Intelectual (26 de abril)
O Dia Mundial da Propriedade Intelectual, internacionalmente designado por World IP Day ou WIP-Day, é celebrado anualmente a 26 de abril.
Este dia foi estabelecido pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO) em 2000 com o objetivo de aumentar a consciência da importância das patentes, dos direitos autorais, das obras literárias, artísticas, assim como, o impacto que estes temas têm na vida diária. Este dia também celebra a criatividade e a contribuição dos criadores e inovadores para o desenvolvimento das sociedades em todo o mundo.
A data foi escolhida pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual em 1970 e, em cada ano, define-se um tema diferente.
https://www.wipo.int/portal/en/



Outras divulgações   


14.º Concurso Nacional de Leitura – Fase Intermunicipal
19» 23 abril 2021 | Biblioteca Pública Municipal de Vila Nova de Gaia
newsletter bmfc A Biblioteca Pública Municipal de Vila Nova de Gaia acolhe a Final Intermunicipal da 14.ª edição do Concurso Nacional de Leitura na qual vão participar os/as 12 jovens oliveirenses apurados/as na final municipal, que decorreu entre os dia 10 e 14 de fevereiro.
Participantes oliveirenses:
1.º Ciclo» Constança Rodrigues Ferreira (AE Dr.Ferreira da Silva), Letícia Correia Lopes (AE Soares Basto) e João Silva (AE Loureiro).
2.º Ciclo» Maria Miguel V. Martins (AE Soares Basto), Eduarda Magalhães (AE Soares Basto) e Ana Filipa Tavares Fernandes Pereira (AE Dr. Ferreira da Silva).
3.º Ciclo» Lara Cavalheiro Oliveira (AE Soares Basto), Martim da Silva Costa (AE Dr. Ferreira da Silva) e Ana Letícia Almeida (AE Loureiro).
Ensino Secundário» Sofia Garcia Pinto Magalhães (AE Soares Basto), João Ferreira (AE Ferreira de Castro) e Maria Correia (AE Ferreira de Castro).
O Concurso Nacional de Leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura 2027 que visa estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora.


Curiosidade   


15 Curiosidades sobre o 25 de Abril de 1974
newsletter bmfc O 25 de abril marcou o início de uma nova era para Portugal, um país que depois de 48 longos anos tornou-se finalmente numa república democrática. Esta data de importante significado está gravada nos livros de História e na memória daqueles que viveram a Revolução dos Cravos.
Tudo começou na madrugada de 25 de abril de 1974. Várias forças militares começaram por ocupar pontos estratégicos em Lisboa e derrubaram a ditadura do Estado Novo.
Conheça 15 curiosidades sobre o momento que mudou para sempre a História Portuguesa:
1 – Portugal viveu cerca de 48 anos sob ditadura, quase meio século, realidade que só viria a ser alterada com o 25 de abril de 1974.
2 – Vasco Lourenço, um dos protagonistas da Revolução dos Cravos e Presidente da Associação 25 de Abril, conta que a ideia de um golpe de Estado foi partilhada por si e Otelo Saraiva de Carvalho às 02h da madrugada, enquanto trocavam um pneu que havia furado.
3 – Antes do golpe militar, foi formado o Movimento das Forças Armadas, o qual era composto por uma série de militares, que se encontravam clandestinamente e, durante algum tempo, debateram a melhor forma de pôr termo à guerra e à ditadura.
4 – Já a 16 de março de 1974 houve uma tentativa de golpe, a qual teve de ser abortada, devido a uma rebelião ocorrida em Lamego, “adiando-se” a grande revolução em 1 mês e alguns dias.
5 – Há duas músicas tidas como as senhas da revolução: “E depois do adeus”, de Paulo de Carvalho, emitida às 22h55 do dia 24 de abril, na Emissores Associados de Lisboa. E, mais tarde, às 0h25 do dia 25 de abril, a canção “Grândola, Vila Morena” de Zeca Afonso, emitida pela Rádio Renascença. Estavam dados os sinais para o avanço das tropas para Lisboa.
6 – Em Lisboa, o Regimento de Engenharia 1, na Pontinha foi liderado por Otelo Saraiva de Carvalho e outros 5 oficiais. O movimento vindo da Escola Prática de Cavalaria de Santarém foi comandado por Salgueiro Maia, tendo sido desviado para o Largo do Carmo.
7 – A história mais contada sobre o porquê desta revolução ter ficado conhecida como a revolução dos cravos é a seguinte. Celeste Caeiro era empregada de um restaurante na zona do Marquês de Pombal, em Lisboa. Na altura do golpe, ela transportava consigo um molho de cravos vermelhos. Como não tinha comida ou cigarros para oferecer aos militares, ela partilhou com eles os cravos que os soldados acabaram por colocar no cano da espingarda.
8 – A revolução dos cravos é, também, sinónimo de uma revolução pacífica. Contudo, conta-se que a fragata Almirante Gago Coutinho se encontrava junto da Praça do Comércio e tinha ordens para abrir fogo na manhã do dia 25 de abril. Porém, como a Praça se encontrava repleta de civis, essa ordem não foi cumprida.
9 – Apesar de tranquila, a revolução do 25 de abril contou algumas vítimas. No final deste dia, alguns populares deslocaram-se à sede da PIDE, em Lisboa, e exigiram o fim da mesma. Nessa altura, os seus dirigentes dispararam contra a população, havendo registo de 4 mortos e alguns feridos.
10 – Numa época em que não havia internet, a comunicação e as notícias chegavam a velocidades diferentes aos vários pontos do país. Por isso, sobretudo as zonas rurais, foram mais tarde visitadas por representantes do MFA que aí foram dar conhecimento das novas ideias e das mudanças que estavam e iam ocorrer no país.
11 – No final do dia 25 de abril, um chaimite de fabrico português chamado BULA – veículo blindado produzido pela marca Bravia – entrou no quartel do Carmo para retirar Marcelo Caetano e os seus ministros em segurança, levando-os para o quartel da Pontinha.
12 – Embora não existam provas, algumas publicações e relatos dão a entender que a agência norte-americana possa ter estado envolvida na revolução do 25 de abril ou que, pelo menos, estivesse a para das movimentações dos militares portugueses e à possibilidade de ocorrer um golpe militar.
13 – Até ao final do mês de abril de 1974 foram libertados os presos políticos do Forte de Caxias, do Forte de Peniche e da prisão do Tarrafal, em Cabo Verde.
14 – Existem vários filmes e documentários sobre este acontecimento que marcou a história recente do nosso país. Talvez um dos mais conhecidos seja “Capitães de abril”, de 2000, realizado por Maria de Medeiros e cuja ação foca os principais momentos do dia 25, assim como a missão de Salgueiro Maia.
15 – O primeiro Presidente da República após o 25 de abril foi António de Spínola, cargo que ocupa entre 15 de maio de 1974 e 30 de setembro de 1974, altura em que é substituído pelo general Costa Gomes.
in site ncultura.pt



Novidades e sugestões de leitura   


newsletter bmfc Título: A verdade sobre o caso Harry Quebert
Autor: Joël Dicker
Assunto: Literatura estrangeira -- romance
Cota: FG LE(R) DICK-J. ver

"Nola Kellergan, uma jovem de 15 anos, desaparece misteriosamente. Harry Quebert, um dos escritores mais respeitados do país, é preso e acusado de assassinar Nola. Convencido da inocência de Harry, Marcus abandona tudo e parte para conduzir a sua própria investigação. Quem matou Nola Kellergan?"
Texto extraído da sinopse da obra "A verdade sobre o caso Harry Quebert"

newsletter bmfc Título: As sete mortes de Evelyn Hardcastle
Autor: Stuart Turton
Assunto: Literatura estrangeira -- romance policial
Cota: FG LE(RP) TURT-S. set

"O que começa como uma celebração termina em tragédia. Os Hardcastle organizaram uma festa em Blackheath, a sua casa de campo, para anunciar o noivado da filha Evelyn. no final da noite, quando fogos de artifício explodem no céu, a jovem é morta. Mas Evelyn não vai morrer uma vez. Até que Aiden Bishop, um dos convidados, não resolva o seu assassinato, o dia vai repetir-se constantemente, sempre com o mesmo final triste. A única maneira de quebrar este ciclo é identificar o assassino. Sempre que o dia fatídico recomeça, Aiden acorda no corpo de um convidado diferente. E alguém está determinado a impedir Aiden de escapar de Blackheath."
Texto extraído da sinopse da obra "As sete mortes de Evelyn Hardcastle"

newsletter bmfc Título: Mulheres que correm com os lobos: mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem
Autor: Clarissa Pinkola
Assunto: Psicologia
Cota: FG 159.9 ESTE-C. mul

"Existe no interior de cada mulher uma força poderosa, feita de bons instintos, de uma criatividade apaixonada e de um conhecimento imemorial. É a Mulher Selvagem, a representação da natureza instintiva da mulher. Ainda assim, uma espécie em extinção. Neste Mulheres Que Correm com os Lobos, a Doutora Estés revela lendas, contos populares e histórias inter-culturais de grande riqueza, a maioria originária na sua própria família, de modo a ajudar as mulheres a restabelecerem os elos com os atributos visionários, saudáveis e selvagens da sua natureza instintiva. Através das histórias e narrativas contidas neste livro notável, recuperamos, apreciamos, amamos e compreendemos a Mulher Selvagem, conservando-a na profundeza das suas psiques enquanto ser mágico e paliativo."
Texto extraído da sinopse da obra "Mulheres que correm com os lobos: mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem"

newsletter bmfc Título: Só o tempo o dirá
Autor: Jeffrey Archer
Assunto: Literatura estrangeira -- romance
Cota: FG LE(R) ARCH-J. soo

"Primeiro volume da série épica que narra a vida de Harry Clifton desde os anos 20. Harry nunca conheceu o pai, que morreu na guerra, e é criado pelo tio nas docas. Uma inesperada bolsa de estudo faz com que a sua vida mude radicalmente. Já adulto, descobre a verdade sobre a morte do pai, mas também surge a dúvida de quem era efetivamente o seu pai. Harry terá de escolher entre ir para Oxford ou alistar-se na marinha para lutar contra Hitler. Das docas da Inglaterra às animadas ruas de Nova Iorque dos anos 40, o início de uma saga que se estende por cem anos."
Texto extraído da sinopse da obra "Só o tempo o dirá"

newsletter bmfc Título: A noite em que o verão acabou
Autor: João Tordo
Assunto: Literatura portuguesa -- romance
Cota: FG LP(RP) TORD-J. noi

"14 de Setembro de 1998. O dia em que Chatlam, uma pequena vila americana, acordou em choque com o homicídio de Noah Walsh. O principal suspeito: a sua filha de dezasseis anos. No Verão de 1987, o adolescente Pedro Taborda apaixona-se por Laura Walsh, a filha mais velha de um magnata nova-iorquino. Ela e Levi - uma criança misteriosa - passam férias com os pais no Lagoeiro, uma pacata cidade algarvia. Rica e moderna, a família Walsh tem tudo para dar muito nas vistas no sul de Portugal. Inebriado pelas formas perfeitas e pelos modos ousados de Laura, Pedro encontra na rapariga americana o seu primeiro amor. Mas quando o Verão acaba, a família Walsh regressa aos Estados Unidos e o destino fica por cumprir. Dez anos depois, Pedro, decidido a tornar-se escritor, vai estudar para Nova-Iorque. Fascinado com Gary List, antigo prodígio das letras americanas, chega aos Estados Unidos determinado a perseguir os sonhos da juventude. Ao reencontrar Laura, está longe de suspeitar que esse acaso o mergulhará no crime mais falado dos anos noventa, o homicídio do milionário Noah Walsh. Com um segundo homicídio a atrapalhar a investigação e uma corrida para salvar Levi, de apenas dezasseis anos, acusada de matar o pai, Pedro e Laura enredam-se irremediavelmente na teia de segredos que envolve a família Walsh, desde os anos quarenta do século XX até ao impensável desfecho nas primeiras décadas do novo milénio. Porque em Chatlam - e neste thriller imparável - nada é o que parece."
Texto extraído da sinopse da obra "A noite em que o verão acabou"

newsletter bmfc Título: Porque é que vou à escola?
Autor: Oscar Brenifier
Assunto: Pensar
Cota: FI 1 BREN-O. por

"Como todas as crianças, Filipe faz perguntas frequentes. Com a ajuda do seu bonequinho Zof, ele procura encontrar respostas, questionando o mundo que o rodeia. Um passeio em forma de conto que aborda as primeiras grandes perguntas dos mais pequenos em mais um título da coleção Pequenos Filósofos."
Texto extraído da sinopse da obra "Porque é que vou à escola?"

newsletter bmfc Título: Mamã?
Autor: Chris Haughton
Assunto: Literatura estrangeira – primeiras leituras
Cota: FI LE(PL) HAUG-C. mam

"O Pequeno Mocho adormeceu e caiu do ninho. Oh, não! Perdeu-se da Mamã Mocho e vai precisar da ajuda dos outros animais da floresta para a reencontrar… Felizmente, um esquilo amigável decide salvar-lhe o dia. Uma deliciosa e ternurenta história para os mais pequeninos!"
Texto extraído da sinopse da obra "Mamã?"


Autora do mês   

newsletter bmfc
Mafalda Milhões nasceu em Mirandela em 1978 e estudou Artes Gráficas no Instituto Politécnico de Tomar.
Dedica-se à ilustração, mas é também editora, livreira, autora e mediadora de leitura, para além de orientar projetos na área da literatura e da educação, dentro e fora do país. É a curadora do Folio Ilustra, a secção do Festival Literário Internacional de Óbidos dedicada à ilustração e às estórias em torno das artes.
É uma das impulsionadoras do projeto editorial "O Bichinho de Conto", agora sediado em Óbidos, e responsável pela “Livraria Histórias Com Bicho”, espaço acolhedor de convite à leitura,
A ilustração de Mafalda Milhões expressa bem a sua personalidade e ideias. É uma ilustradora de causas. A sua obra conta com várias distinções, em 2014 foi galardoada em Espanha com o Gourmand Award na categoria Best Illustrated CookBook com o livro Maruxa (OQO).
As suas imagens são de quem mastiga palavras e lê o mundo. Para ela ler também é ouvir, ser, estar e sentir.

https://bit.ly/3tcZtwv


Na próxima newsletter...   

XXII Concurso de Poesia Agostinho Gomes | Entrega de trabalhos até 31 maio
Exposição Documental “Leituras sobre… A desculpa perfeita para comermos bolos!”
Exposição Documental Biblioteca do Anis Estrelado “Sentidos: Que docinho que está!”
Exposição Documental Biblio.Juv “Profissões: Quero ser um/a…”
Contos da Biblioteca
Cantei de ouvir Contar
Livros ao Alto!
CÃOleituras
As Viagens do Anis
Bibliomóvel – Biblioteca Itinerante
Programa de Animação do Bibliomóvel
Autor de Mês
Sugestões de Leitura
E mais notícias...

2021 © Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.