BMFC
Newsletter 149
Biblioteca a (va)Ler
Newsletter mensal de notícias, atividades e novidades da
Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
Junho 2021


Informação...   

Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
newsletter bmfc A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro está aberta ao público, mas continuará com serviços condicionados, funcionando apenas de segunda a sexta-feira, no seguinte horário:
Segunda-feira» 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00;
Terça a sexta-feira» 10h00 às 18h00.
Estão disponíveis os serviços de empréstimo, devolução e consulta de documentos. A Secção de Fundo Geral (Adultos e jovens a partir dos 17 anos) está aberta ao público mas com a lotação limitada. A Secção Infantojuvenil está, temporariamente, encerrada ao público, sendo possível o empréstimo de documentos, os quais devem ser solicitados aos/às colaboradores/as da biblioteca.
Aproveitamos também para relembrar os/as utilizadores/as que devem usar, obrigatoriamente, máscara, respeitar as regras de distanciamento social, lavar as mãos frequentemente e cumprir as regras de etiqueta respiratória.


Aconteceu...   

Bibliomóvel – Biblioteca Itinerante
newsletter bmfc O «Bibliomóvel» regressou à estrada e retomou as suas viagens pelo concelho de Oliveira de Azeméis. Com o serviço de empréstimo adaptado, devido às restrições impostas pela situação pandêmica, mas com a mesma disponibilidade para o empréstimo de documentos aos establecimentos de ensino e às IPSS’s participantes.

Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância
Durante o mês de abril, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro associou-se ao programa de iniciativas da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Oliveira de Azeméis (CPCJ), destinado a assinalar o mês de abril como Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, com o objetivo de alertar a sociedade para esta questão tão preocupante.
Assim, durante o mês de abril, os livros utilizados para as sessões de conto realizadas em direto na página do Facebook abordavam esta temática.
Aproveite para rever as sessões realizadas: “Pais à escolha num centro comercial perto de ti” (24 abril), “A última paragem” (17 abril), “Amor-Perfeito” (10 abril).
newsletter bmfc

Sessões “Livros ao alto!” e “Cantei de Ouvir Contar”
Na impossibilidade da realização de sessões presenciais foram efetuadas diversas sessões dos programas ‘Cantei de ouvir Contar’, destinado a crianças dos jardins de infância, e ‘Livros ao Alto!’, dirigido aos/às alunos/as das escolas básicas do concelho, por videochamada.
Estes programas, que visam a promoção dos hábitos de leitura, estimulam a imaginação e criatividade da criança e proporcionam o enriquecimento pessoal, contribuindo para a formação de estruturas mentais que permitem compreender melhor, não só as histórias escritas, como os acontecimentos do quotidiano.
newsletter bmfc

Oficina "Biblioterapia: Ler para Viver Melhor" (Parte II – Prática) com Sandra Nobre
No dia 24 de abril decorreu, no âmbito do programa "Saber fazer Fazer saber", a oficina "Biblioterapia: Ler para Viver Melhor" (Parte II – Prática) com a biblioterapeuta Sandra Nobre.
Esta sessão, que foi realizada online através da plataforma Zoom, procurou demostrar como o “simples” ato de ler pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida.
newsletter bmfc

Exposição “1.º de Maio – Memórias em Coleção”
No dia 01 de maio de 2021, no âmbito das Comemorações do Dia do Trabalhador, decorreu a inauguração da exposição “1.º de Maio – Memórias em Coleção” de Jorge Araújo dos Santos.
Esta exposição integra livros, cartazes, autocolantes, pins, objetos, bandeiras, T-shirts, bonés, sacos, faixas, fotografias, entre outros colecionáveis e estará disponível até 31 de maio.
Jorge Araújo dos Santos nasceu em Coimbra, em 1961, é profissional de Seguros, casado e residente em S. João da Madeira, desde fevereiro de 1987. Dedica-se ao colecionismo de todo o material de conteúdo, essencialmente, politico, desde o 25 de abril de 1974 onde iniciou as recolhas e doações de vários materiais, incluindo manifestações e comícios de carácter partidário.
newsletter bmfc

Apresentação do livro «Nos Meandros da Guerra: O Estado Novo e a África do Sul na Defesa da Guiné» de José Matos
No dia 08 de maio de 2021, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro recebeu José Matos que apresentou o livro «Nos Meandros da Guerra: O Estado Novo e a África do Sul na Defesa da Guiné».
José Matos é investigador independente em História Militar e escreveu esta obra em coautoria com Luís Barroso.
O objetivo deste livro é estabelecer a ligação entre o esforço de guerra de Portugal na Guiné e o apoio financeiro que a África do Sul disponibilizou a Portugal no início de 1974, no âmbito do estabelecimento de uma aliança militar entre Portugal, Rodésia e África do Sul, com o nome de código Exercício ALCORA”.
newsletter bmfc


Acontece...   

Cantei de Ouvir Contar (Pré-escolar)
junho 2021 | Inscrição obrigatória
newsletter bmfc Programa de contos musicados com “animais personificados, fadas, bruxas, aventura, magia e fantasia”, enriquecidos por teatros de fantoches ou sombras, poesia, dramatizações e ilustrações que estimulam a imaginação e criatividade da criança, promovendo assim hábitos de leitura junto das crianças dos jardins de infância do concelho.
Estas sessões, dado à situação pandémica, serão realizadas através de videochamada.

Livros ao alto! (1.º Ciclo)
junho 2021 | Inscrição obrigatória
newsletter bmfc Sessões de conto musicadas realizadas através de videochamada e destinadas ao/às alunos/as das escolas básicas do município de Oliveira de Azeméis.



Exposições Documentais | junho 2021 | Horário da BMFC
Leituras sobre… Esta é a rede que queremos!
newsletter bmfc A biblioteca municipal promove a exposição “Leituras sobre… Esta é a rede que queremos!”.
Esta mostra documental, que decorre durante o mês de junho, tem como objetivo assinalar o Dia Mundial das Redes Sociais (30 de junho) e divulgar o acervo documental da biblioteca sobre esta temática.
Consulte aqui as nossas sugestões.

Biblioteca do Anis Estrelado ‘Mundo Digital: Selfie.’ e Biblio.Juv ‘Bloguers: Os ídolos virtuais.’
newsletter bmfc Com o intuito de divulgar o acervo documental da biblioteca referente ao público infantojuvenil, a biblioteca divulga uma seleção de documentos para empréstimo e leitura em família e/ou com agentes educativos organizados em duas exposições documentais dedicadas ao Dia Mundial das Redes Sociais.
Reunindo uma seleção de obras sobre o tema, a exposição Biblioteca do Anis Estrelado ‘Mundo Digital: Selfie.’ destina-se a crianças até aos 9 anos e a exposição Biblio.Juv ‘Bloguers: Os ídolos virtuais.’ está direcionada para jovens dos 10 aos 17 anos.
Consulte a nossa seleção de obras relacionadas com esta temática da Biblioteca do Anis Estrelado e da Biblio.juv.
Dia Mundial das Redes Sociais (30 de junho) Criado em 2010 pelo sítio norte-americano Mashable, o Dia Mundial das Redes Sociais comemora-se a 30 de junho. A ideia é fazer o devido reconhecimento da revolução digital, mas também refletir sobre o perigo do excesso do seu uso.
De acordo com um estudo, cerca de 40% da população mundial utiliza com frequência as redes sociais e, caso não exista a devida moderação, alguns especialistas afirmam que essa prática pode originar problemas a nível mental e comportamental, como stress, ansiedade ou depressão.
Uma pesquisa do Instituto de Psicologia Aplicada sublinhou mesmo essa realidade ao revelar que mais de mais de 70% dos jovens portugueses, até aos 25 anos, revela dependência da Internet. É assim decisivo estar a par das eventuais consequências do uso indevido das redes sociais assim como saber o que fazer para optar por alternativas saudáveis de socialização.
Site oficial: https://smday.pt/



Outras divulgações   


Prémio Literário Ferreira de Castro
Até 30 junho 2021 | Entrega de trabalhos
newsletter bmfc A Câmara Municipal de Sintra tem a decorrer candidaturas para o Prémio Literário Ferreira de Castro de Ficção Narrativa (romance, novela e conto) até dia 30 de junho.
Os Prémios destinam-se a todos os autores nacionais, a cidadãos de países de língua oficial portuguesa, cidadãos comunitários, e ainda, a demais cidadãos estrangeiros com situação regularizada de permanência em Portugal.
As obras para apreciação têm de estar escritas em português e ser originais inéditos, não sendo admitidas obras póstumas. Os originais devem ainda cumprir o limite de 350 páginas, com interlineação a dois espaços.


Curiosidade   


6 Curiosidades sobre o 10 de junho, Dia de Portugal
newsletter bmfc 1. Em 1993, neste dia especial para todos os portugueses, celebrou-se também a inauguração do Centro Cultural de Belém.

2. No ano de 1992, a RTP inicia as emissões do canal RTP Internacional. Uma forma de ir ao encontro dos portugueses espalhados pelo mundo.

3. No mundo inteiro são poucos os países que dedicam o seu dia nacional não só à história e à política, como também à cultura. Portugal fá-lo, uma vez que escolheu este dia não por ser o aniversário de uma batalha ou coroação, mas sim por ser a data da morte de Camões (10 de junho de 1580).

4. Desde 1924 que se comemora o Dia de Portugal. Desde o Estado Novo que este dia ficou, também, conhecido como o Dia de Camões ou Dia da Raça. Após a Revolução dos Cravos, a 25 de abril de 1974, o dia 10 de junho passou a denominar-se Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas.

5. Anualmente, este feriado nacional é preenchido com homenagens. O Presidente da República participa, juntamente com altas individualidades do Estado, em cerimónias destinadas a celebrar o Dia de Portugal. Estas celebrações decorrem um pouco por todo o país e, inclusive, fora do território nacional, junto de outras comunidades portuguesas.

6. O poeta Luiz Vaz de Camões é um dos escritores mais marcantes da história da Literatura Portuguesa. A sua obra “Os Lusíadas” representa uma afirmação do caráter e das capacidades dos portugueses quer pelas suas conquistas e vitórias, quer pelo seu talento e criatividade. Mas a sua vida não se cingiu à produção de livros. Esteve em África e na Ásia, mais especificamente na Índia. A sua partida para Ceuta, no ano de 1549, foi o início de uma aventura inesquecível. A sua integração no exército permitiu que participasse na luta contra os Mouros. É sobejamente conhecida a sua imagem com uma pala num olho, motivada pela perda de um olho, ao ser golpeado durante uma batalha.
In site nCultura



Novidades e sugestões de leitura   


newsletter bmfc Título: A educação e o significado da vida
Autor: J. Krishnamuti
Assunto: Filosofia da mente e do espírito
Cota: FG 13 KRIS-J. edu

"A educação convencional torna a liberdade intelectual extremamente difícil: o conformismo conduz à mediocridade e ser diferente de um grupo ou resistir ao que está à volta não é fácil, como refere Krishnamurti. A ânsia de alcançar o êxito e obter recompensas, seja no domínio material ou no domínio espiritual, assim como a procura de segurança e o desejo de conforto, sufocam a dimensão mais espontânea do ser humano, alimentam o medo, bloqueiam a compreensão inteligente da vida, instalam, enfim, a apatia e a incapacidade de descobrir. A infância e a educação tornaram-nos, portanto, receosos de ser diferentes do outro e, por conseguinte, incapazes de criar e de viver uma vida com sentido. A Educação e o Significado da Vida constitui um apelo incontornável contra esta realidade cada vez mais enraizada na sociedade contemporânea."
Texto extraído da sinopse da obra "A educação e o significado da vida"

newsletter bmfc Título: A corrente
Autor: Adrian Mckinty
Assunto: Literatura estrangeira -- romance policial
Cota: FG LE(RP) MCKI-A. cor

"A manhã começa normalmente. Rachel Klein deixa a filha, Kylie, na paragem de autocarro e segue a sua rotina diária. Mas um telefonema a partir de um número desconhecido para o seu telemóvel muda tudo. Do outro lado da linha, está uma mulher a avisá-la de que tem Kylie em seu poder, no banco de trás do seu carro, e que Rachel só voltará a ver a filha se pagar um resgate… e raptar outra criança. A mulher diz-lhe que é mãe de um rapazinho que foi também raptado e que, se Rachel não fizer exatamente o que ela lhe diz, o menino morrerá e Kylie também. Rachel faz agora parte da Corrente, um esquema aterrorizador que transforma os pais das vítimas em criminosos - e que, ao mesmo tempo, deixa alguém muito rico. Rachel é uma mulher comum mas, nos dias que se seguem, vai ultrapassar limites até aí inimagináveis. Terá de fazer escolhas morais impossíveis e praticar coisas terríveis. A Corrente é implacável e totalmente anónima. As suas regras são simples: entregar o dinheiro exigido, encontrar uma vítima e, a seguir, cometer um ato abominável que nunca passaria pela mente de uma pessoa comum. Os cérebros por trás da Corrente sabem que os pais farão qualquer coisa pelos seus filhos. Mas o que eles não sabem é que podem finalmente deparar-se com alguém à sua altura. Rachel é inteligente, determinada e uma sobrevivente. Será ela a pessoa capaz de quebrar a Corrente?"
Texto extraído da sinopse da obra "A corrente"

newsletter bmfc Título: Ilha de vidro
Autor: Nora Roberts
Assunto: Literatura estrangeira -- romance
Cota: FG LE(R) ROBE-N. ilh

"Com a batalha final cada vez mais próxima, conseguirão os Guardiões proteger as Estrelas e derrotar as trevas que se aproximam?
A busca pela Estrela de Gelo levou os seis Guardiões à Irlanda, onde Doyle, o imortal, terá de enfrentar o seu terrível passado. Há três séculos, uma tragédia obrigou-o a fechar o seu coração ao amor, vivendo desde então numa solidão permanente. No entanto, o seu espírito permanece indomável, e ninguém o conhece melhor do que Riley… e a criatura que nela habita.
Fechada na sua biblioteca, a arqueóloga Riley procura pistas que possam conduzir os Guardiões à terceira Estrela e à misteriosa Ilha de Vidro, enquanto luta contra a forte atração que sente por Doyle. No entanto, é impossível fugir ao destino, e é na força do imortal que reside o poder para os salvar.
O último desafio dos Guardiões aproxima-se e Riley e Doyle terão de unir forças se quiserem salvar os seus amigos. Com Nerezza recuperada e furiosa, a batalha final será um teste à união dos Guardiões e à força do seu amor."
Texto extraído da sinopse da obra "Ilha de vidro"

newsletter bmfc Título: Os sedutores
Autor: Elizabeth Adler
Assunto: Literatura estrangeira -- romance
Cota: FG LE(R) ADLE-E. sed

"A morte repentina de Jolly, tia de Mirabella Matthews, surge como uma grande tragédia para a escritora. Mas traz também um novo começo, pois Mirabella passa a ser a proprietária de uma luxuosa mansão no Sul de França. Mas a herdeira rapidamente vai perceber que a fortuna traz consigo inesperados mistérios… e incontáveis perigos. A caminho da Villa Romantica acontece um estranho incidente que por pouco não lhe tira a vida. E será o primeiro de vários… Aparentemente, Jolly era uma mulher mais complicada do que Mirabella pensava. Os homens do seu passado regressam agora com planos pouco ou nada claros. Num lugar onde tudo é belo, onde paira no ar o aroma a lavanda, pairam também segredos e perigo. Em quem pode Mirabella confiar? Quem é o homem que usa a máscara de um sedutor para ocultar a face de um assassino? Com o detalhe e a mestria de que só Elizabeth Adler é capaz, o seu mais recente thriller vai prender o leitor da primeira à última página…"
Texto extraído da sinopse da obra "Os sedutores"

newsletter bmfc Título: Essa gente
Autor: Chico Buarque
Assunto: Literatura portuguesa -- romance
Cota: FG LB(R) BUAR-C. ess

"Um escritor decadente enfrenta uma crise financeira e emocional enquanto o Rio de Janeiro colapsa à sua volta. Tragicomédia urgente, o novo romance de Chico Buarque, o primeiro depois da atribuição do Prémio Camões, encara de frente o Brasil do agora. Autor de um romance histórico que fez furor nos anos 1990, o escritor Manuel Duarte passa por um deserto criativo e sentimental. Dividido entre várias ex-mulheres, espartilhado por pesadas dívidas, surpreendido por um filho de quem vai aprendendo a ser pai, Manuel Duarte bate perna nas ruas do Leblon no intervalo das horas em frente ao teclado, desesperando por um novo livro. O pano de fundo é um Rio de Janeiro que sangra e estrebucha sob o flagelo de feridas sociais a cada dia mais ostensivas; cenário maior onde se desenrolam as feridas individuais das personagens, que juntas compõem um diário em que se procura fazer sentido do tumulto do presente. Ao seu melhor estilo, Chico Buarque esfuma as fronteiras entre vida, imaginação, sonho e delírio, e constrói uma narrativa engenhosa, tão divertida quanto trágica, em cujas entrelinhas se descortinam as contradições de um país ameaçando despedaçar-se, assim como as deliciosas incoerências e ilusões da gente como nós."
Texto extraído da sinopse da obra "Essa gente"

newsletter bmfc Título: Malaquias faz um novo amigo
Autor: Mário Cordeiro
Assunto: Literatura portuguesa – estórias para ler e contar
Cota: FI LP(LC) CORD-M. mal

"Empatia é a capacidade de nos aproximarmos dos sentimentos dos outros e fazermo-los nossos, pois desta forma seremos mais capazes de os acompanhar na dor e na tristeza, na alegria e nos sucessos. Solidariedade é sermos capazes de dar um pouco de nós, do nosso tempo, das nossas posses, em função das necessidades dos outros, por quem sentimos empatia, «obrigação moral» e sentido ético. São, pois, estes são os temas abordados nesta história, que lembra o contexto dos refugiados. Malaquias vai ter de vencer os seus preconceitos e a sua desconfiança face à chegada de um novo animal à floresta. Descobrirá, com a ajuda dos amigos e do professor Sabichão, que uma atitude de abertura, empatia e solidariedade é o ponto de partida para que todos saiam a ganhar."
Texto extraído da sinopse da obra "Malaquias faz um novo amigo"

newsletter bmfc Título: Telma, o unicórnio
Autor: Aaron Blabey
Assunto: Literatura estrangeira -- primeiras leituras
Cota: FI LE(LC) BLAB-A. tel

"Telma, o Unicórnio. O que a torna Única? Quando o sonho parece tornar-se uma maldição, Telma descobre que não há maior magia do que sermos nós mesmos. A Telma é um pónei amoroso cujo maior sonho é ser um unicórnio… Quando a Telma decide fazer-se passar por um, o seu plano tem um sucesso inesperado e catapulta-a para a fama. Ela torna-se então uma superestrela, mas as luzes da ribalta têm um efeito muito desagradável. A Telma não tem um minuto de sossego e nem todos os "fãs" são simpáticos. Quando o sonho parece tornar-se numa maldição, a Telma descobre que não há maior magia do que sermos nós mesmos."
Texto extraído da sinopse da obra "Telma, o unicórnio"


Autora do mês   

newsletter bmfc
Ana de Castro Osório (1872-1935) é escritora, pedagoga, jornalista, editora, ativista e feminista. Cedo começou a escrever artigos para jornais, contos infantis, novelas e textos didáticos. Pela intensa atividade literária, educativa, cívica e política a que sempre se dedicou, é uma figura ímpar do nosso panorama cultural.
A escritora publicou, em 1905, Às Mulheres Portuguesas, o primeiro manifesto feminista português. Foi uma das fundadoras do Grupo Português de Estudos Feministas, em 1907, da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas, em 1909 e, em 1912, da Associação de Propaganda Feminista, a primeira organização sufragista portuguesa, que, por iniciativa da escritora, integrou a International Women Suffrage Alliance. Dedicou-se desde muito cedo ao jornalismo, tendo dirigi-do diversos periódicos, como Sociedade Futura (1902), O Jornal dos Pequeninos (1907-1908), A Mulher e a Criança (1909-1910), A Semeadora (1915-1918). Desempenhou um papel de destaque no jornal setubalense O Radical (1910-1911). Foi membro do Grande Oriente Lusitano, adoptando como nome simbólico o da revolucionária do século XVIII Leonor Fonseca Pimentel. Imediatamente após a instauração da República, trabalhou com o Ministro da Justiça na ela-boração da Lei do Divórcio, de 1910. Entre 1911 e 1916 viveu no Brasil, acompanhando o marido, que fora nomeado cônsul em S. Paulo. Com o deflagrar da 1ª Guerra Mundial fundou a Comissão de Mulheres Pela Pátria, a partir da qual se formou, em 1916, a Cruzada das Mulheres Portuguesas. Em 1916 exerceu as funções de subinspectora do trabalho da 1ª Circunscrição Industrial do Ministério do Trabalho. Foi condecorada com a Ordem Militar de Sant'Iago da Espada (1919) e com a Ordem Civil do Mérito Agrícola e Industrial (1931).
É considerada a criadora da literatura infantil em Portugal, tendo realizado uma extensa e intensiva recolha dos contos da tradição oral do país, e publicado inúmeros volumes de histórias para crianças, além de ter traduzido e publicado os contos dos irmãos Grimm e muitos outros autores estrangeiros de literatura para crianças. Criou manuais escolares para o 1º ciclo. A sua extensa e diversificada obra literária, de mais de cinquenta títulos, inclui também ensaios, roman-ces e contos. A Ana de Castro Osório se deve a compilação, organização, edição e publicação de Clepsidra, o único livro de Camilo Pessanha, em 1920, na editora por ela criada, Lusitânia.

https://bit.ly/3w4im6k


Na próxima newsletter...   

Exposição Documental “Leituras sobre… Estou a fazer dieta! Estou a fazer dieta! Ohhh! Chocolate!!!”
Exposição Documental Biblioteca do Anis Estrelado “Chocolate: Quero mais!”
Exposição Documental Biblio.Juv “Prazer: Humm, que bom!”
Apresentação do livro “Vergonhas no Futebol” de Armindo Pina | 16 julho | 21h30
Autor de Mês
Sugestões de Leitura
E mais notícias...

2021 © Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.