BMFC
Newsletter 153
Biblioteca a (va)Ler
Newsletter mensal de notícias, atividades e novidades da
Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
Outubro 2021


Informação...   

Reabertura da Secção Infantojuvenil da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
newsletter bmfc No mês de outubro, a secção Infantojuvenil volta a reabrir ao público mas com a lotação limitada.
Aproveitamos também para relembrar os/as utilizadores/as que devem usar, obrigatoriamente, máscara, respeitar as regras de distanciamento social, lavar as mãos frequentemente e cumprir as regras de etiqueta respiratória.



Destaque   

XXII Concurso de Poesia Agostinho Gomes – Cerimónia de Entrega de Prémios
29 outubro 2021 | 21h30 | Sala Polivalente BMFC
newsletter bmfc Cerimónia de Entrega dos Prémios do XXII Concurso de Poesia Agostinho Gomes que integra o espetáculo “20DIZER - A palavra com som, cor, corpo e alma”.
José Rui Martins e Luísa Vieira partilham o palco num desafio artístico que explora a musicalidade da palavra dita, cantada e teatralizada, voando em múltiplas geografias.
Este concurso, promovido pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, através da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, em parceria com a Junta de Freguesia da Vila de Cucujães e o Núcleo de Atletismo de Cucujães, tem como objetivo estimular a produção de originais de poesia e simultaneamente homenagear o poeta Agostinho Gomes, um grande vulto da poesia do município, natural da freguesia de Cucujães.



Aconteceu...   

Roteiro Literário 'Caminhos de Ferreira de Castro'
No dia 04 de setembro promoveu-se mais uma caminhada pelo Roteiro Literário ‘Caminhos de Ferreira de Castro’ em Ossela (Oliveira de Azeméis), que terminou num almoço convívio onde os/as participantes puderam degustar pratos típicos.
O percurso, que tem por base textos do escritor sobre Ossela, é composto por 34 Estações, dispostas ao longo de 12.89 km (pedestre), nos quais é possível visitar espaços de vivência e de inspiração literária de Ferreira de Castro.
newsletter bmfc

Exposição “Juntos desenhamos o Futuro”
Entre os dias 12 de agosto e 11 de setembro, esteve patente ao público, no Parque de Estacionamento da BMFC, uma mostra composta por 44 trabalhos da autoria de Ana Jorge, Florimundo Carvalho, Leonardo Santos, Magui Ramalho, Maria Auxília Silva, Maria Otília Pinto e Tavares Ribeiro, resultante da recolha fotográfica que estes participantes fizeram do património oliveirense.
A iniciativa foi o culminar do «Photovoice», dinamizado pela Associação «Incentivo Positivo», no âmbito do projeto «Percursos cruzados», que promoveu o encontro intergeracional, através da fotografia, numa valorização do território.
newsletter bmfc


Apresentação «Dois em Uno PORTUGAL» de Nuno Hábito
No passado dia 11 de setembro, o escritor oliveirense Nuno Miguel Moura, sob o pseudónimo 'Nuno Hábito', apresentou duas obras de poesia conjugadas num roteiro por vários locais de Portugal. Nestes roteiros “diferenciadores”, o escritor insere na sua poesia parte da história dos locais pelos quais diz ser apaixonado.
newsletter bmfc



Recital Flaubert / Colet – Da impossibilidade do amor: As Cartas de Gustave Flaubert a Louise Colet
No dia 12 de setembro, a biblioteca municipal promoveu, no Anfiteatro ao Ar Livre, o espetáculo “Recital Flaubert / Colet – Da impossibilidade do amor: As Cartas de Gustave Flaubert a Louise Colet.
Acompanhado pela soprano canadiana Siphiwe Mckenzie e pelo maestro João Paulo Santos (piano), o consagrado ator André Gago evocou a tempestuosa relação entre Flaubert e Colet através da leitura da correspondência entre ambos, num misto de música e leitura que espelhou a vivência verídica destas personagens reais.
newsletter bmfc




Acontece...   

Comemorações Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2021
outubro 2021 | Horário da BMFC
newsletter bmfc A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro associa-se às Bibliotecas Escolares do município e ao Centro de Formação da Associação de Escolas de Arouca, Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis (CFAE AVCOA), para assinalar o Mês Internacional da Biblioteca Escolar.
Esta comemoração pretende dar a conhecer à comunidade em geral, o papel relevante das bibliotecas escolares no trabalho desenvolvido em prol do livro, da leitura e da divulgação do nosso património.



Exposições Documentais | outubro 2021 | Horário da BMFC
Leituras sobre… Pão: O pão nosso de cada dia!
newsletter bmfc A biblioteca municipal promove a exposição “Leituras sobre… Pão: O pão nosso de cada dia!”.
Esta mostra documental, que decorre durante o mês de outubro, tem como objetivo assinalar o Dia Mundial do Pão (16 de outubro) e, simultaneamente, divulgar o acervo documental da biblioteca sobre esta temática.
Consulte aqui as nossas sugestões.

Biblioteca do Anis Estrelado ‘Cozinhar: Adoro mexer na massa!’ e Biblio.Juv ‘Culinária: Quero ser um/a Masterchef!’
newsletter bmfc Com o intuito de divulgar o acervo documental da biblioteca referente ao público infantojuvenil, a biblioteca divulga uma seleção de documentos para empréstimo e leitura em família e/ou com agentes educativos organizados em duas exposições documentais dedicadas ao Dia Mundial do Pão.
Reunindo uma seleção de obras sobre o tema, a exposição Biblioteca do Anis Estrelado ‘Cozinhar: Adoro mexer na massa!’ destina-se a crianças até aos 9 anos e a exposição Biblio.Juv ‘Culinária: Quero ser um/a Masterchef!’ está direcionada para jovens dos 10 aos 17 anos.
Consulte a nossa seleção de obras relacionadas com esta temática da Biblioteca do Anis Estrelado e da Biblio.juv.
Dia Mundial do Pão (16 de outubro): A data foi instituída pela União Internacional de Padeiros e Afins em 2000 para celebrar este alimento essencial. O pão é o alimento mais popular do mundo, estando presente nas várias refeições, assim como é o alimento mais versátil, dando origem a inúmeras receitas.
Criado há mais de seis mil anos por egípcios que observavam o processo de fermentação de uma massa feita com farinha de trigo, o pão já foi utilizado como oferenda aos deuses e em rituais mágicos, até se tornar um alimento básico para milhares de pessoas no mundo inteiro.

Roteiro Literário ‘Caminhos de Ferreira de Castro’
02 outubro 2021 | 09h00 | Ponto de encontro: Casa-Museu Ferreira de castro (Ossela)
newsletter bmfc A biblioteca municipal, o Centro de Estudos Ferreira de Castro e o Gabinete de Gestão do Património Histórico-cultural, promovem uma caminhada pelo Roteiro Literário ‘Caminhos de Ferreira de Castro’ em Ossela (Oliveira de Azeméis), com possibilidade de almoço.
As inscrições são gratuitas e limitadas (máx. 30 pessoas) e podem ser realizadas até ao dia 01 de setembro, na BMFC, através do email [email protected] ou do telefone 256 607 177.
O percurso, que tem por base textos do escritor sobre Ossela, é composto por 34 Estações, dispostas ao longo de 12.89 km (pedestre), nos quais é possível visitar espaços de vivência e de inspiração literária de Ferreira de Castro.
NB: O fornecimento dos dados pessoais para inscrição nesta atividade implica a aceitação e seu tratamento.



Novidades e sugestões de leitura   


newsletter bmfc Título: Marcas & patentes
Autor: Compil. José Luís Arnaut
Assunto: Literatura estrangeira -- romance
Cota: FG 347 PORT mar

"Para a elaboração desta colectânea de legislação Marcas e Patentes, motivaram-nos as recentes alterações legislativas proporcionadas pelo Decretolei n.º 143/2008, de 25 de Julho, e que entraram em vigor a 1 de Outubro de 2008, mas sobretudo a necessidade sentida, como práticos do direito da propriedade industrial, de um instrumento de trabalho actualizado, de fácil consulta e que contivesse os principais diplomas legislativos nesta matéria. (…) incluímos apenas aqueles que são os diplomas essenciais da legislação sobre propriedade industrial. Esta é extensa e abrange realidades tão diferentes como a protecção de obtenções vegetais ou a regulamentação dos mandatários especializados."
Texto extraído da sinopse da obra "Marcas & patentes"

newsletter bmfc Título: A leitura infinita: a Bíblia e a sua interpretação
Autor: José Tolentino Mendonça
Assunto: Literatura portuguesa -- literatura religiosa
Cota: FG 27 MEND-J. lei

"A Bíblia representa uma espécie de atlas. É um reservatório de histórias, um armário cheio de personagens, um teatro do natural e do sobrenatural, um fascinante laboratório de linguagens. Desconhecer a Bíblia não é apenas uma carência do ponto de vista religioso, mas é também uma forma de iliteracia cultural, pois significa perder de vista uma parte decisiva do horizonte onde historicamente nos inscrevemos. Compreender a Bíblia é compreender-se… A Bíblia exerce uma atração inesgotável, que também exige uma iniciação ao mundo textual ali presente. Ora, é precisamente com esta exigência/necessidade que este trabalho dialoga."
Texto extraído da sinopse da obra "A leitura infinita: a Bíblia e a sua interpretação"

newsletter bmfc Título: Kingsbridge
Autor: Ken Follett
Assunto: Literatrura estrangeira -- romance
Cota: FG LE(R) FOLL-K. kin

"Corre o ano de 997 d. C., aproximando-se o final da Idade das Trevas. A Inglaterra enfrenta os ataques dos galeses vindos do Oeste e dos viquingues a Leste. Os poderosos usam a justiça a seu bel-prazer, ignorando o povo e entrando muitas vezes em conflito com o rei. Na ausência de leis claras, reina o caos. Há trinta anos, Ken Follett publicou o seu romance mais célebre, Os Pilares da Terra. Agora, a nova prequela magistral, Kingsbridge: O Amanhecer de uma Nova Era, leva-nos numa viagem épica a um passado rico em ambição e rivalidade, mortes e nascimentos, amor e ódio, que termina quando se inicia Os Pilares da Terra."
Texto extraído da sinopse da obra "Kingsbridge"

newsletter bmfc Título: O bisavô: a saga de três gerações de uma poderosa família portuguesa
Autor: Maria João Lopo de Carvalho
Assunto: Literatura estrangeira -- romance
Cota: FG LP(R) CARV-M. bis

"O Bisavô é a história de Manoel Caroça, bisavô da autora. É ele o elo que une três gerações de uma família poderosa, que a partir da Guarda conquistou Portugal. O percurso do milionário confunde-se com o de um país em convulsão, abalado pela queda da monarquia, a eclosão da Grande Guerra, a tuberculose e a pneumónica, a grande depressão. E, numa época quem que se fizeram e desfizeram grandes impérios financeiros, vemos como os antepassados da autora marcaram os rumos do país."
Texto extraído da sinopse da obra "O bisavô: a saga de três gerações de uma poderosa família portuguesa"


newsletter bmfc Título: D. Manuel I: duas irmãs para um rei
Autor: Isabel Stilwell
Assunto: Literatura portuguesa – romance histórico
Cota: FG LP(RH) STIL-I. dma

"Uma história fascinante de um homem que não nasceu para ser rei, que chegou ao trono depois de ver morrer o sobrinho e ver assassinar o irmão e o cunhado. Isabel, viúva de Afonso, filho de D. João II, resistiu ao casamento. Mas Manuel era determinado. Desde aquele dia em que os seus olhares se cruzaram em Moura, sabia que Isabel havia de ser sua. Por ela faria tudo, inclusive expulsar os hereges de Portugal, e depois os judeus. Mas mais uma vez a roda da fortuna girava e a sua felicidade durou pouco. Isabel morria no parto, e o seu único filho não sobreviveria. Era preciso garantir a descendência. Maria, irmã de Isabel, esperara, apaixonada, e o seu tempo tinha chegado. Seria rainha de Portugal e mãe de dez filhos, entre eles seis varões. Um dos reis mais importantes da nossa História, construtor do império global português, numa época fascinante dos Descobrimentos, em que Lisboa se enche de espiões e especiarias."
Texto extraído da sinopse da obra "D. Manuel I: duas irmãs para um rei"

newsletter bmfc Título: Porque tem a arte tanta gente nua
Autor: il. Claire Goble
Assunto: Arte
Cota: FI 7 HODG-S. por

"Com perguntas e respostas directas e divertidas sobre as artes visuais, desde a Arte Rupestre ao Cubismo, e do Renascimento à Arte Contemporânea, este livro ajuda os jovens leitores a perceberem melhor a arte e a interessarem-se por ela."
Texto extraído da sinopse da obra "Porque tem a arte tanta gente nua"

newsletter bmfc Título: As minhas incríveis férias de verão…
Autor: Davide Cali
Assunto: Literatura estrangeira – romances e aventuras
Cota: FI LE(RA) CALI-D. min

"O que será que realmente aconteceu nas férias de Verão? Uma professora curiosa quer que lhe contem tudo. E, desta vez, as incríveis peripécias até podem ser verdade! O que começou como um simples dia na praia acabou numa caça ao tesouro pelo mundo inteiro, com engenhocas voadoras, um pássaro malicioso e muitas outras espantosas personagens. Será que esta é mais uma história inventada ou basta-nos descobrir a verdade?"
Texto extraído da sinopse da obra "As minhas incríveis férias de verão…"


Autor do mês   

newsletter bmfc Esopo foi um escritor da Grécia Antiga a quem são atribuídas várias fábulas populares. A ele se atribui a paternidade da fábula como género literário. A sua obra, que compõe as Fábulas de Esopo, serviu como inspiração para outros escrito-res ao longo dos séculos, como Fedro e La Fontaine. Estas fábulas que criou são pequenas histórias que ilustram aspe-tos da vida e da natureza humana.
Sabe-se muito pouco acerca da sua vida e há mesmo quem duvide que ele tenha, de facto, existido. Outros estudiosos pensam que existem provas que nos permitem afirmar que Esopo foi uma personagem real. Crê-se que nasceu em 620 a.C. na Frígia e que morreu em 564 a.C. em Delfos.
Nasceu escravo, mas um dos seus senhores concedeu-lhe a liberdade como recompensa pelos seus conhecimentos e sagacidade. Viajou muito e, na corte do rei Creso, conheceu Sólon, Tales e outros sábios gregos.
Foi enviado como embaixador do rei a várias repúblicas gregas. Numa ocasião, o rei enviou-o a Delfos com a missão de distribuir pelos cidadãos uma grande soma de dinheiro. Porém, durante a visita, Esopo entrou em desacordo com os cidadãos e enviou de volta o dinheiro que trazia. Revoltados com o seu procedimento, os cidadãos acusaram-no de impiedade e, apesar do seu estatuto de embaixador, executaram-no como um criminoso comum.
Depois da morte de Esopo, os cidadãos de Delfos foram vítimas de várias calamidades. Relacionando esses aconteci-mentos com a injustiça que haviam cometido, reconheceram publicamente o seu erro. Este incidente deu lugar a um famoso provérbio - O sangue de Esopo - que significa que os atos injustos são sempre punidos.

*Texto adaptado de várias fontes

“Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.”


Na próxima newsletter...   

Exposição Documental “Leituras sobre… Veganismo: A paz mundial começa na cozinha!”
Exposição Documental Biblioteca do Anis Estrelado “Alimentação: Não gosto de legumes!”
Exposição Documental Biblio.Juv “Veganismo: Não como isso!”
Concurso de Presépios 2021 – Entrega de trabalhos e abertura da exposição
Autor do Mês
Sugestões de Leitura
E mais notícias...

2021 © Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.