Newsletter mensal de notícias, atividades e novidades da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Novembro 2021
Destaque
Concurso de Presépios 2021
Entrega dos trabalhos: 02 a 23 novembro 2021| Exposição: 30 novembro 2021» 8 janeiro 2022| Horário BMFC

A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro promove a 14.ª edição do Concurso de Presépios, uma iniciativa que visa fomentar o espírito natalício.
A iniciativa tem como objetivo reunir e, mais tarde, eleger os melhores trabalhos resultantes da votação de um júri e dos/as leitores/as da biblioteca.
O concurso é dirigido a todas as pessoas que concorram em grupo institucional, contemplando as seguintes categorias: Categoria A – (INFANTIL), Categoria B – (JUVENIL) e Categoria C – (ADULTOS). A entrega dos trabalhos deve ser realizada entre os dias 02 e 23 de novembro de 2021 e a respetiva exposição pode ser visitada entre os dias 30 de novembro 2021 e 08 de janeiro de 2022. Os/As utilizadores/as da biblioteca podem votar no seu presépio favorito contribuindo para a eleição dos presépios de mérito de cada categoria entre os dias 30 de novembro e 28 de dezembro 2021.
As normas de participação podem ser consultadas brevemente aqui.
Aconteceu...
Para atravessar contigo o deserto do mundo
No dia 18 de setembro, o Anfiteatro ao Ar Livre da BMFC apresentou-se lotado ao acolher o espetáculo “Para atravessar contigo o deserto do mundo”.
Um espetáculo criado e interpretado por Pedro Lamares e Lúcia Moniz, a partir da amizade e das cartas trocadas entre Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena.
Roteiro Literário 'Caminhos de Ferreira de Castro'
No dia 02 de outubro promoveu-se o Roteiro Literário ‘Caminhos de Ferreira de Castro’ em Ossela (Oliveira de Azeméis), que terminou, como habitualmente, num almoço convívio onde os/as participantes puderam degustar pratos típicos.
Integradas nas Comemorações do 123.º Aniversário de Nascimento do Escritor José Maria Ferreira de Castro, estas “viagens” mensais, que tiveram início na primavera, palmilharam todo o verão e terminaram no outono com a última sessão deste ano.
A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro aproveita para agradecer ao Gabinete de Gestão do Património Histórico-cultural e ao Centro de Estudos Ferreira de Castro pela parceria e a todos/as os/as participantes por partilharem connosco estes momentos.
Acontece...
Bibliomóvel – Biblioteca Itinerante
novembro 2021 | Instituições e estabelecimentos de ensino aderentes

A Bibliomóvel está de regresso à estrada. Percorrendo os ‘caminhos’ de Oliveira de Azeméis, a sua passagem encanta os/as seus/suas leitores/as.
O serviço da Biblioteca Itinerante, que inclui um programa de animação, faculta o empréstimo de documentos às instituições e estabelecimentos de ensino inscritos neste serviço.
Desta forma pretende-se combater a iliteracia através da criação de hábitos de leitura, de aprendizagem e de utilização das bibliotecas.
Exposições Documentais | novembro 2021 | Horário da BMFC
Leituras sobre… Veganismo: A paz mundial começa na cozinha!

A biblioteca municipal promove a exposição “Leituras sobre… Veganismo: A paz mundial começa na cozinha!”.
Esta mostra documental, que decorre durante o mês de novembro, tem como objetivo assinalar o Dia Mundial do Veganismo (01 de novembro) e, simultaneamente, divulgar o acervo documental da biblioteca sobre esta temática.
Consulte aqui as nossas sugestões.
Biblioteca do Anis Estrelado ‘Alimentação: Não gosto de legumes!’ e Biblio.Juv ‘Veganismo: Não como isso!’

Com o intuito de divulgar o acervo documental da biblioteca referente ao público infantojuvenil, a biblioteca divulga uma seleção de documentos para empréstimo e leitura em família e/ou com agentes educativos organizados em duas exposições documentais dedicadas ao Dia Mundial do Veganismo.
Reunindo uma seleção de obras sobre o tema, a exposição Biblioteca do Anis Estrelado ‘Alimentação: Não gosto de legumes!’ destina-se a crianças até aos 9 anos e a exposição Biblio.Juv ‘Veganismo: Não como isso!’ está direcionada para jovens dos 10 aos 17 anos.
Consulte a nossa seleção de obras relacionadas com esta temática da Biblioteca do Anis Estrelado e da Biblio.juv.
Dia Mundial do Veganismo (01 de novembro):
O Dia Mundial do Veganismo é comemorado desde 1994, quando Louise Wallis, presidente da Sociedade Vegan do Reino Unido, o estabeleceu. No entanto, o termo "vegan" foi usado pela primeira vez em 1944, pela mão de Donald Watson, que fundou um grupo de vegetarianos que não consumiam leite ou ovos, além de desenvolver um boletim intitulado The Vegan News, momento em que o termo é cunhado pela primeira vez.
As pessoas vegan substituem o consumo de todos os tipos de produtos animais e derivados por produtos de origem vegetal por diferentes motivos, incluindo:
- considerarem que é uma das formas mais eficazes de alcançar um mundo mais sustentável para todos que vivem nele;
- o veganismo ser sobre ter compaixão pelos animais e respeitar o seu meio ambiente;
- encararem ser vegan como um modo de vida que envolve muitas áreas do quotidiano, sendo o mais importante o compromisso na luta pelos direitos dos animais.
Isto não envolve apenas aspetos alimentares mas tudo o que circunda o dia-a-dia de uma pessoa vegan: não usar roupas, cosméticos, produtos de limpeza, produtos de higiene pessoal, etc., que possuem algum derivado de origem animal na sua composição, substituindo-o por materiais sintéticos ou vegetais.
Mais informações em https://www.vegansociety.com/.
Cantei de ouvir Contar
novembro 2021 | Inscrição obrigatória

Programa de contos musicados, destinado às crianças dos jardins de infância, com “animais personificados, fadas, bruxas, aventura, magia e fantasia”, enriquecidos por teatros de fantoches ou sombras, poesia, dramatizações e ilustrações que estimulam a imaginação e criatividade da criança.
Livros ao Alto!
novembro 2021 | Inscrição obrigatória

Sessões de conto destinadas às crianças das Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que tem por base a importância de que “ouvir contar histórias na infância leva à interiorização de um mundo de enredos, personagens, situações, problemas e soluções”. Proporcionando um maior enriquecimento pessoal das crianças, estas sessões pretendem contribuir para a formação de estruturas mentais que permitem compreender melhor e mais rapidamente, não só as histórias escritas, como os acontecimentos do quotidiano.
Festivais de Outono 2021 Universidade de Aveiro – Espetáculo INCLINAR
09 novembro 2021 | 21h00 | Entrada livre

Integrado nos Festivais de Outono da Universidade de Aveiro, a biblioteca municipal recebe o espetáculo INCLINAR, um dueto de improvisação livre entre música e dança no qual a escuta, a presença e as nuances do som são o ponto de partida. É um encontro entre duas mulheres artistas: uma bailarina e uma violoncelista. Um encontro entre a Mariana e a Raquel.
Apresentação do livro “As Memórias de Anaísa”
20 novembro 2021 | 15h00 | Entrada livre

A biblioteca municipal recebe a apresentação do livro “As Memórias de Anaísa”, o último romance da autoria de Óscar Amorim.
Sinopse do livro “As memórias de Anaísa”: O Homem e o Planeta Terra sempre conviveram durante biliões de anos com divergências e convergências, com muitos e variados ataques do Homem, e com uma desmesurada complacência do Planeta.
O Homem foi pondo a sua inteligência ao serviço da ciência e do progresso, criando, devido à sua desmedida ambição, danos físicos ao Planeta. Este porém foi resistindo sempre, sem nunca deixar de lançar avisos sérios que iam provocando profundos danos à sobrevivência dos humanos.
Será que o Homem conseguiu poupar o Planeta a tantas atrocidades ambientais cometidas, e proporcionar-lhe a energia necessária para lhe continuar a oferecer condições de habitabilidade?
Com poesia também se faz a história.
Outras divulgações...
14.º Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho Jovens Talentos Poesia
» 31 dezembro 2021 | Entrega de trabalhos

A Câmara Municipal de Loures instituiu o Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho, com o objetivo de incentivar a produção literária em língua portuguesa, premiando obras inéditas de autores de nacionalidade portuguesa ou naturalizados, numa das seguintes modalidades: Poesia, Jovens Talentos – Poesia e Prosa de Ficção.
A presente edição, no biénio 2021/2022, será na modalidade Jovens Talentos | Poesia, com o prémio no valor de 1000€ (mil euros).
Novidades e sugestões de leitura
Título: Balada para Sophie Autor: argumento e diálogos Filipe Melo ; des. Juan Cavia Assunto: Literatura estrangeira -- banda desenhada Cota: FG LP(BD) MELO-F. bal
"A vida de Julien Dubois, pianista de sucesso, confunde-se com a história da Europa do século XX. Desencantado e misantropo, vive a reforma numa velha mansão, com um gato e uma governanta por companhia.
Um dia, é visitado por uma jovem jornalista que o incita a contar a sua verdadeira história. Nas paredes da casa, saturadas de fumo de cigarro e de velhas memórias, ressoa a confissão de uma vida feita de rivalidade, desamor e arrependimento."
Texto extraído da sinopse da obra "Balada para Sophie"
Título: Marca do distribuidor e responsabilidade por produtos Autor: Fernando Dias Simões Assunto: Comércio Cota: FG 339 SIMO-F. mar
"A distribuição retalhista moderna recorre a estratégias de mercado que procuram romper com os tradicionais sistemas de circulação do produto desde o fabricante ao consumidor final. De entre essas novidades avulta a surpreendente transfiguração dos hipermercados em produtores através das marcas do distribuidor. Deparando-se com um produto cuja marca corresponde ao nome do próprio distribuidor, o consumidor pode perguntar: quem é o titular da marca? Quem fabricou realmente este produto? Será que posso responsabilizar o distribuidor se o produto me causar danos? O presente estudo procura dar resposta a estas questões, analisando as implicações da marca do distribuidor ao nível do regime da responsabilidade pelos danos causados por produtos defeituosos."
Texto extraído da sinopse da obra "Marca do distribuidor e responsabilidade por produtos"
Título: É urgente amar Autor: Pedro Chagas Freitas Assunto: Literatrura portuguesa -- romance Cota: FG LP(R) FREI-P. eur
"Nem todos os erros são errados. Foi o que ele lhe disse, as lágrimas de um nas lágrimas do outro, a janela do quarto do hotel aberta, os corpos suados à procura do repouso depois da loucura. É impossível ter-te mas é inaceitável não te ter. Ela limpou com a parte de trás da mão uma das suas lágrimas, depois com a boca as lágrimas dele, o vento a empurrar as cortinas do quarto, alguns segundos do mais doloroso dos silêncios. Destruía a minha vida toda por ti porque sei que sem ti tenho a minha vida toda destruída."
Texto extraído da sinopse da obra "É urgente amar"
Título: Juro amar-me Autor: Isabel Baía Marques Assunto: Psicologia Cota: FG 159.9 MARQ-I. jur
" Juro amar-me aborda um processo de autocura por via do desenvolvimento pessoal e espiritual da própria autora. Estes textos percorrem, assim, de forma prática esse processo, incluindo mais de uma centena de textos inspiradores que escreveu para si mesma. Mais que um simples livro de desenvolvimento pessoal, é um livro que fala sobre superação! Verdadeiramente inspirador para qualquer pessoa que queira melhorar-se e tornar-se mais autêntica."
Texto extraído da sinopse da obra "Juro amar-me"
Título: Todos os contos Autor: Clarice Lispector Assunto: Literatura brasileira -- conto Cota: FG LB(CL) LISP-C. tod
"Clarice Lispector apresenta aqui a mulher na literatura, enquanto autora e enquanto personagem. A visão do mundo vista pela mulher, da sua época, agora e sempre."
Texto extraído da sinopse da obra "Todos os contos"
Título: A Bíblia: história por imagens Autor: il. Dawn Machell Assunto: Religião Cota: FI 2 bib
"Uma encantadora seleção de histórias da Bíblia com ilustrações das palavras mais importantes para encorajar as primeiras leituras e o desenvolvimento da fala. textos simples adaptados aos mais pequeninos, perfeitos para momentos de partilha."
Texto extraído da sinopse da obra "A Bíblia: história por imagens"
Título: Luísa: as histórias da minha vida Autor: Luísa Ducla Soares Assunto: Literatura estrangeira -- romances e aventuras Cota: FI LE(RA) CALI-D. min
"No ano em que assinala 50 anos de vida literária, Luísa Ducla Soares abre-nos a porta da sua intimidade ao recordar neste livro momentos da sua vida e da sua carreira que irão fazer as delícias de todos os seus leitores - crianças e não só! Através de histórias, ilustrações e fotografias, ficamos a conhecer Luísa: a criança, a jovem, a mãe, a avó e a escritora. Não são, naturalmente, esquecidos os mais novos, inspiradores e destinatários de grande parte da sua obra."
Texto extraído da sinopse da obra "Luísa: as histórias da minha vida"
Autor do mês
 |
João de Melo nasceu em 1949 no lugar da Achadinha, Açores, onde viveu até concluir o ensino primário. Em finais de 1960 partiu para o continente, onde prosseguiu os seus estudos. Foi mobilizado para Angola entre 1971 e 1974 e começou depois a frequentar a Faculdade de Letras de Lisboa, tendo-se licenciado em Filologia Românica, em 1981.
Foi sindicalista, crítico literário, diretor editorial e professor do ensino secundário e superior. Entre 2001 e 2010 foi Conselheiro Cultural da Embaixada de Portugal em Madrid e responsável pelas sete edições da Mostra Portuguesa, um festival de cultura portuguesa na capital espanhola.
João de Melo obteve vários prémios literários, nacionais e internacionais. Recebeu, entre outros, o Prémio Vergílio Ferreira pelo conjunto da sua obra em 2016, o Grande Prémio do Romance e Novela da APE, o Prémio Fernando Na-mora, o Prémio Eça de Queiroz/Cidade de Lisboa, o Prémio Cristóbal Colón das Cidades Capitais Ibero-americanas, o Prémio Antena 1, o Prémio Dinis da Luz e, mais recentemente, o Grande Prémio de Literatura DST, atribuído a 18 de maio de 2021, com a obra “Livro de Vozes e Sombras”.
O escritor foi condecorado com a Ordem de Santiago da Espada, Grau de Cavaleiro (1989), e com a Ordem do Infante Dom Henrique, Grau de Comendador (2015). Recebeu a Medalha de Mérito Cívico da Assembleia Regional dos Açores (2009) e o Diploma de Mérito Municipal do Nordeste (2008). É cidadão honorário desse concelho desde 2014.
Autor de obras de ficção, ensaios, antologias, poesia, livros de crónicas e de viagem, os seus livros foram traduzidos em Espanha, Itália, França, Holanda, Roménia, Bulgária, Estados Unidos, Hungria, Alemanha, Reino Unido, Sérvia e México.
*Texto adaptado de várias fontes
“O pior de todos os cegos será sempre aquele que, podendo olhar a luz e a beleza encantada do dia, só quer ver a noite do mundo, o fundo escuro das águas, os abismos invisíveis do mar.”
|
Na próxima newsletter...
Exposição Documental “Leituras sobre… Língua Árabe Sabah al-Khair!”
Exposição Documental Biblioteca do Anis Estrelado “Línguas: Já sei falar inglês!”
Exposição Documental Biblio.Juv “Comunicar: Tenho vergonha!”
Exposição Concurso de Presépios 2021 | 30 novembro 2021 a 08 janeiro 2022
Exposição de Presépios de Manuel Pinho | 30 novembro 2021 a 08 janeiro 2022
Exposição itinerante “Bibliotecas Itinerantes – Lugares de Futuro” | 02 a 28 dezembro 2021
14.º Aniversário da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro | 14 dezembro 2021
Bibliomóvel – Biblioteca Itinerante
Livros ao Alto! | Inscrição obrigatória
Cantei de ouvir Contar | Inscrição obrigatória
Autor do Mês
Sugestões de Leitura
E mais notícias...
|