BMFC
Newsletter 44
Biblioteca a (va)Ler
Newsletter mensal de notícias, actividades e novidades da
Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
Julho 2012


Destaques...   

Um escritor apresenta-se: Tavares Ribeiro
16 Junho | 21h00
O escritor oliveirense Tavares Ribeiro volta à Biblioteca Municipal Ferreira de Castro para ser o escritor de destaque da noite, desta feita para apresentar o seu novo livro de poesia "Intimidades dos Silêncios nas Palavras", uma publicação da Caima Press-Edições.
Esta iniciativa integra a temática "Um escritor apresenta-se...", na qual se pretende dar a conhecer escritores, as suas obras e a evolução das suas escritas.


Horário de Verão
Julho e Agosto 2012
Nos meses de Julho e Agosto a biblioteca municipal vai estar aberta ao público no horário de Verão:
2ª Feira a 6ª Feira 10:00 às 13:00 e 14:00 às 18:00
Sábado, Domingo e Feriados Encerrada


Imprensa Local Digital
A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro tem disponivel, desde o dia 16 de Maio, o seu novo projecto "Imprensa Local Digital". Trata-se de um serviço online que pretende proporcionar o acesso livre e gratuito a documentos digitalizados da imprensa local e que visa conservar e difundir a memória colectiva local, através da localização, recolha e preservação da imprensa do município.
Actualmente a colecção disponível é composta por sete títulos da imprensa local - A Defesa, A Opinião, As Farpas, O Alfinete, O Azemel, O Rabecão e O Radical -, num total de 146 números. Consulte a listagem das publicações disponiveis aqui.
Para dar continuidade ao projecto, a oferta de novos títulos será progressivamente aumentada, respeitando-se sempre os limites impostos pela legislação em termos da propriedade intelectual. Assim, a BMFC conta com a colaboração da população na cedência de publicações que possam vir a integrar esta colecção. Para fazer sugestões, propôr a integração de publicações, esclarecer dúvidas ou obter apoio nas consultas, contacte a biblioteca através do endereço [email protected]
Acesso directo:
http://www.bm-ferreiradecastro.com/opac/publicacoes
Acesso através do Site da BMFC:
http://www.bm-ferreiradecastro.com/index.php?option=com_content&task=view&id=236&Itemid=513


Aconteceu na Biblioteca...    

Exposição colectiva «21»
Entre os dias 25 de Maio e 9 de Junho esteve patente ao público, na sala polivalente da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, a exposição colectiva "21".
Nesta exposição, que resultou de uma parceria da biblioteca municipal com a Escola Básica Bento Carqueja, o público pôde apreciar os trabalhos artísticos realizados por docentes das disciplinas de Educação Visual e Tecnológica (EVT) e Educação Visual e Oficina de Artes (EV/AO) desta escola.
A abertura desta mostra incluiu um momento musical proporcionado por alunos da Academia de Música de Oliveira de Azeméis que interpretaram a peça "Liber Tango" do compositor Astor Piazzola.




Actividades - Julho 2012    

Apresentação do livro "Como construir uma cooperativa - Guia prático das cooperativas" de Victor Mendes
02 Julho 2012 | 21h30
Com vista a celebrar o Ano Internacional das Cooperativas (2012), a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro recebe o escritor e jurista Victor Mendes para a apresentação do livro "Como Constituir uma Cooperativa - Guia Prático das Cooperativas" da sua autoria. Esta iniciativa pretende aumentar a consciência pública sobre as cooperativas e as suas contribuições para o desenvolvimento socioeconómico, efectivar os objectivos de desenvolvimento do milénio e promover a formação e o crescimento das cooperativas.



Ciclo de Exposições Documentais Temáticas: Leituras sobre...
Julho 2012 | Horário da BMFC | Um mundo activo e solidário para todas as idades
Para dar seguimento ao Ciclo de Exposições Documentais Temáticas "Leituras sobre..." e para assinalar o Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade Entre Gerações (2012) e o Dia Nacional dos Avós (26 de Julho), durante o mês de Julho está patente ao público uma exposição intitulada "Um mundo activo e solidário para todas as idades".
Esta exposição, que pode ser vista no átrio da biblioteca municipal, tem como objectivo divulgar o acervo documental da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro sobre esta temática.

Bibliomóvel - Biblioteca Itinerante
O serviço de leitura itinerante «Bibliomóvel» está novamente acessível aos habitantes mais isolados do concelho de Oliveira de Azeméis. O serviço, com recurso a uma carrinha móvel equipada, leva leituras a zonas rurais e com baixa densidade populacional e ainda a grupos com necessidades especiais e com poucos recursos. A iniciativa tem como objectivo combater a iliteracia através da criação de hábitos de leitura, de aprendizagem e de utilização das bibliotecas.


Viagens do Dr. Marcolino e da Boneca Caracoleta | Programa de leitura do Bibliomóvel
Este projecto visa a dinamização do serviço Bibliomóvel através da realização de duas actividades para públicos-alvo distintos. A "Boneca Caracoleta" propõe sessões de hora do conto e actividades complementares para crianças dos jardins-de-infância e escolas básicas e o programa "Dr. Marcolino" promove dinâmicas de grupo para os seniores dos lares e centros de dia do município.

Julho | Boneca Caracoleta | Conto: "O Gigante e os oós desaparecidos" | Actividade: à descoberta dos ãos.
Julho | Dr. Marcolino | Actividade: Sessão de dança.

Na biblioteca em férias
Julho | Inscrições abertas através do email [email protected]

Visitas a (va)Ler
Quartas-feiras | 9h30 às 12h30 | Incrição prévia
Todas a quartas-feiras, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, através do Núcleo de Visitas, desenvolve um programa pedagógico de visitas guiadas aos seus espaços e serviços com o objectivo de interagir com a comunidade. Este programa pretende promover o contacto com as normas de utilização dos serviços e divulgar o potencial de informação e recursos que todos os leitores podem encontrar na biblioteca municipal.

Caixeta do Livro e da Letra
» Abril 2013
Já estão nas ruas do município de Oliveira de Azeméis as caixetas da segunda edição do projecto "Caixeta do Livro e da Letra". Neste programa de leitura autónoma e itinerante, 19 caixetas, uma por cada freguesia do município de Oliveira de Azeméis, transitam de família em família. A família que acolhe a caixeta deve entregá-la a outra família durante o fim-de-semana seguinte e assim sucessivamente até Abril do próximo ano. As caixetas regressarão à biblioteca municipal no Serão de Contos do mês de Abril de 2013.
Não deixe de participar!

Prémio A. de Almeida Fernandes - História Medieval Portuguesa
O Município de Ponte de Lima e o Município de Lamego, após o protocolo de colaboração assinado em 2010, dão continuidade ao 'Prémio A. de Almeida Fernandes', destinado a reconhecer e incentivar estudos de investigação em História Medieval Portuguesa e homenagear Armando de Almeida Fernandes.
A edição do presente ano, a nona no total e a terceira ao abrigo do referido protocolo, é da total responsabilidade do Município de Ponte de Lima e destina-se, intercaladamente: a) nos anos pares, a trabalhos editados nos dois anos anteriores - obras publicadas; b) nos anos ímpares, a originais não publicados.
O prazo de candidatura terminda no dia 30 de Junho de 2012.
Mais informações e consulta do regulamento aqui.


Sugestões de leitura - Novidades    


Título: Nas nuvens
Autor: realizador Jason Reitman
Assunto: Filme - Drama / Romance
Cota: FV(A) 6 REIT-J. nas

"Ryan Bingham vive verdadeiramente nas nuvens. Voando por todo o mundo em trabalho, ele vive em constante movimento... até que conhece Alex, também ela uma passageira, e aprende que a vida não é a viagem em si, mas sim as várias ligações que fazemos pelo caminho."
Texto extraído da sinopse do filme "Nas nuvens"


Título: Desejo
Autor: J. R. Ward
Assunto: Literatura estrangeira -- romance
Cota: FG LE(R) WARD-J. des

"Isaac Rothe é um assassino, desertor do exército e por isso, manter-se nas sombras é a única maneira de sobreviver. Ao fugir do seu antigo chefe, é preso e o seu futuro fica nas mãos da bela defensora oficiosa, Grier Childe. A forte atração que existe entre eles pode ser fatal."
Texto extraído da obra "Desejo"


Título: O ritual
Autor: realizador Mikael Hafström
Assunto: Filme - Suspense / Thriller
Cota: FV(A) 17 HAFS-M. rit

"Inspirado em factos reais, O Ritual segue a história de Michael Kovak, um seminarista que é enviado para o Vaticano, para estudar a prática dos exorcismos, apesar das dúvidas que tem sobre a controversa prática.
É então que Michael vai trabalhar com o Padre Lucas, um lendário padre que realizou milhares de exorcismos e, confrontado com um mal tão violento e aterrador, é obrigado a duvidar de tudo em que acreditava."
Texto extraído e adaptado de [fnac.pt]


Título: Quando sopra o vento norte
Autor: Daniel Glattauer
Assunto: Literatura estrangeira -- romance
Cota: FG LE(R) GLAT-D. qua

"Tudo começa por acaso, Leo recebe por engano alguns e-mails de uma desconhecida chamada Emmi. Educadamente, responde-lhe e Emmi retribui. Esta troca de e-mails desperta uma curiosidade intensa entre os dois e, quase de imediato, Emmi e Leo começam a partilhar confidências e desejos íntimos. A tensão entre ambos aumenta, e o encontro parece iminente. Mas Emmi e Leo adiam o momento. Porque, afinal de contas, Emmi é casada e feliz."
Texto extraído da sinopse da obra "Quando sopra o vento norte"


Título: Padrinho... mas pouco
Autor: Realizado por Paul Weiland
Assunto: Filme - Comédia Romântica
Cota: FV(A) 4 WEIL-P. pad

"Para Tom (Patrick Dempsey; Série de TV Anatomia de Grey), a vida não podia ser melhor, é sexy, tem sucesso com as mulheres, e sabe que pode sempre contar com Hannah (Michelle Monaghan), a sua melhor amiga. Tudo é perfeito até Hannah ficar noiva de um elegante e rico escocês... e Tom se aperceber que está apaixonado por ela! Quando Hannah pede a Tom para ser a sua «dama de honor», ele aceita. Mas apenas para tentar impedir que a sua amiga se case e que seja tarde demais... para ele!"
Texto extraído da sinopse do filme "Padrinho... mas pouco"


Título: O espelho mágico
Autor: António Torrado
Assunto: Literatura portuguesa -- estórias para ler e contar
Cota: FI LP(LC) TORR-A. esp

"As histórias da Colecção Ver e Ler são importantes auxiliares de uma aprendizagem da leitura, em que a criança descobrirá por si uma nova aptidão como se o livro falasse só para ela. Ver e Ler como o espelho do príncipe ajudou a salvar a eleita do seu coração."
Texto extraído da sinopse da obra "O espelho mágico"


Título: O ladrão de galinhas
Autor: il. Béatrice Rodriguez
Assunto: Literatura estrangeira -- estórias para ler e contar
Cota: FI LE(LC) RODR-B. lad

"Uma galinha vivia pacificamente numa quinta até que um dia..."
Uma história divertida, sem palavras, e com um final inesperado.
Texto extraído da sinopse da obra "O ladrão de galinhas"


Título: As aventuras do dragãozinho azul: verde de inveja!
Autor: Paulo Sousa Costa
Assunto: Literatura portuguesa -- estórias para ler e contar
Cota: FI LP(LC) COST-P. ave

"O Ruizinho gosta muito de jogar futebol, mas os pais não têm dinheiro para lhe comprar uma bola. O Ruizinho estava furioso com isso e nem se despediu da mãe quando foi para a escola. E no caminho zangou-se também com a Caty, de quem gostava muito, só por ela lhe dizer que não devia ter inveja dos meninos que têm uma bola. Quando chegou a hora do recreio, o Ruizinho foi jogar à bola com o Miguel Broncas, um colega muito traquina que impunha uma regra muito antipática: como a bola era dele, só ele é que podia marcar golos."
Texto extraído da sinopse da obra "As aventuras do dragãozinho azul: verde de inveja!"


Título: Novo acordo ortográfico da língua portuguesa: do versinho e da Kapinha
Autor: [ed. lit.] Verso da Kapa
Assunto: Filologia
Cota: FJ 80/81 nov

"Este livro foi concebido principalmente para os alunos do 1.º e 2.º ciclos, mas também para pais e professores. Contém toda a informação necessária sobre as novas regras da escrita e vários testes aos conhecimentos adquiridos."
Texto extraído da sinopse da obra "Novo acordo ortográfico da língua portuguesa: do versinho e da Kapinha"


Título: O salvador
Autor: Maria Teresa Maia Gonzalez
Assunto: Literatura portuguesa -- romance de aventuras
Cota: FJ LP(RA) GONZ-M. sal

Desde cedo que Salvador Coutinho sabe que a sua vocação é ajudar os outros. Decidido a seguir o curso de assistente social quando terminar o décimo segundo ano, fundou o grupo «Horas Vivas», que dá assistência aos sem-abrigo e a crianças carenciadas. Um dia, Salvador conhece um sem-abrigo com uma história de vida surpreendente, e toda a sua dedicação e empenho se vão orientar para a recuperação daquele amigo inesperado...
Texto extraído da sinopse da obra "O salvador"


Título: O primeiro ano de uma escola fantástica
Autor: Margarida Fonseca Santos
Assunto: Literatura portuguesa -- romance
Cota: FJ LP(R) SANT-M. pri

"O Colégio das Artes abria as suas portas pela primeira vez a um projecto de ensino artístico, nunca antes experimentado em Portugal. Além das aulas comuns a todos os cursos, e das aulas individuais, todas as semanas se juntavam todos os cursos numa única aula para que os alunos pudessem trocar entre si as diferentes formas de viver a arte. E foi assim que Tiago, de Desenho, descobriu que afinal gostava era de Teatro. E que Teresa, cuja paixão era a música clássica se rendeu aos encantos dos sons jazzísticos. Nesta escola todos descobriram coisas novas, desde os professores aos alunos, formando uma verdadeira comunidade, onde o lema era o fascinante encontro entre as artes."
Texto extraído da sinopse da obra "O primeiro ano de uma escola fantástica"


Título: Memórias da vida real... quase contos
Autor: Tavares Ribeiro
Assunto: Literatura portuguesa -- conto
Cota: FL LP(CL) RIBE-T. mem

"Guardo memórias maravilhosas da infância quando, à noite, no calor da fogueira e à luz das labaredas, o meu pai ou o meu avô contavam "estórias" de meter medo ou encantar.
Narrativas do arco da velha, com bruxas à mistura, lobisomens e o tardo, que era o demónio em figura de gente, de monstros, ou outras coisas menos comuns.
Tudo coisinhas de assustar que serviam mais para dar vontade de recolher a casa cedinho...
Tais momentos ainda perduram "vivos e cruzam-se no sentir!"
Texto extraído da sinopse da obra "O primeiro ano de uma escola fantástica"
Este livro teve apresentação pública no passado dia 20 de Abril na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro. Tavares Ribeiro é um prestigiado autor local que já conta com numerosas publicações na sua carreira literária.


Título: Tradições do concelho de Oliveira de Azeméis
Autor: Tavares Ribeiro e discentes da História Local da USOA
Assunto: Usos e costumes
Cota: FL 39 RIBE-T. tra

"As tradições, vindas de um longo tempo e que subsistem até aos nossos dias, constituem importante património imaterial que merece ser considerado como muito apreciável porção da nossa herança colectiva!
Neste livro, os docentes e discentes da História Local da USOA coligiram pequeníssima rica amostra de uma fonte refrescante e acessível para todos os ainda sedentos de sorver e comunicar esse saber popular."
Texto extraído da apresentação sumária da obra "Tradições do concelho de Oliveira de Azeméis"
Tradições do concelho de Oliveira de Azeméis, obra que teve a sua apresentação no passado dia 28 de Abril na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.


Título: Intimidades dos silêncios nas palavras
Autor: Tavares Ribeiro
Assunto: Literatura portuguesa -- poesia
Cota: FL LP(P) RIBE-T. int

"Sons e silêncios da palavra, oriundos dos mais diversos destinos e sítios de chegar, evocam histórias de sentidos emocionais, memórias afectivas e influências, onde ousar "voar" para o sonho não constitui feito extraordinário, mas vivência normal na quotidiana experiência emotiva que, ao ser lucidamente desperta, acorda as palavras inscritas num ambiente intimista, articulando-lhe caminhos e propósitos de transposição para os leitores, com texto redigido de forma simples, falante... e com a pretensão de cativante!..."
Texto extraído do prefácio da obra "Intimidades dos silêncios nas palavras"
Intimidades dos silêncios nas palavras é o mais recente livro de poesia de Tavares Ribeiro que, vai ter apresentação pública no dia 16 de Junho pelas 21 horas na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.


Autor do Mês - Julho    


1904-1973
Ricardo Eliécer Neftalí Reyes Basoalto é mais conhecido pelo pseudónimo Pablo Neruda, que adoptou até ao fim da vida, tornando-se mesmo o seu nome legal, após uma acção de modificação do nome civil. Pablo Neruda, poeta chileno, foi um dos mais importantes poetas de língua castelhana do século XX.
Pablo Neruda nasceu a 12 de Julho de 1904, comemorando-se este ano o seu 108º aniversário de nascimento.
A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro presta-lhe assim, a devida homenagem, dando-lhe o destaque como o autor do mês de Julho.

Fundácion Pablo Neruda - Sítio com a biografia do autor, bibliografia, galeria de fotografias e artigos sobre Pablo Neruda.


Na próxima newsletter...   

Ciclo de Exposições Documentais Temáticas: Leituras sobre...
Na Biblioteca em Férias | Índia» 20 a 24 Agosto | Rússia» 27 a 31 Agosto
Sugestões de Leitura
E mais notícias...
2012 © Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.  
 
 
Está a receber esta informação porque nos autorizou a enviá-la para o seu endereço de correio electrónico.