Listagem
Listagem
Ver a Semana
Ver a Semana
Hoje
Hoje
Categorias
Categorias
Procurar
Procurar

Evento: 'Ação de Formação na Exposição «QUE SAIS-JE?: Livros e Edições de Artista da Coleção da Fundação de S'

Acções de formação
Data: Saturday, 05 De November De 2016 às 10:00
Duração: Todo dia
Contacto - Info:
256 607 177
Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email

Local: Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
Horário:
10h00-13h00 e das 14h00-17h00
Destinatários/as:
técnicos/as da CMOA, educadores/as, professores/as (dos vários níveis de ensino) e técnicos/as de serviços educativos

Descrição:

Ministrada por Paulo Jesus, do Serviço Educativo do Museu de Serralves, esta ação de formação procura fomentar a relação com a «QUE SAIS-JE?: Livros e Edições de Artista da Coleção da Fundação de Serralves». A partir das obras presentes na mostra, serão propostas discussões e atividades, onde será possível criar o seu próprio livro de artista numa aproximação plástica e conceptual às obras apresentadas experienciando a diversidade, criatividade e possibilidades do livro de artista.
As bibliotecas e os livros são depósitos de saber. Os livros de artista recusam a ligação entre conhecimento e palavra clara, autoritária, obediente às leis da ciência, na convicção de que a arte é um espaço onde não se ensina, não se aprende, mas onde se coloca em circulação o objeto que se há-de produzir, o caminho que se há-de seguir. O livro de artista vem complexificar as catalogações tradicionais da biblioteca e desorientar as suas leis.
A partir da exposição QUE SAIS-JE? - LIVROS E EDIÇÕES DE ARTISTA DA COLEÇÃO DA FUNDAÇÃO DE SERRALVES, a aprendizagem sobre livros e edições de artista produzidos entre a década de 1960 e a atualidade, permite perceber como estes meios sempre apresentaram perspetivas alternativas sobre aquilo que pode significar transmitir conhecimento. Obrigam-nos a pensar como a eficiência, a quantidade da informação, dos sistemas de comunicação colocam a arte e o gesto artístico perante o risco de serem identificados, categorizados e transformados em informação antes mesmo de terem tido a oportunidade de começar a ser arte – no fundo, como pode a curiosidade ser castrada pela informação.

Formador: Paulo Jesus, do Serviço Educativo do Museu de Serralves (1979) é licenciado em Artes plásticas - Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. É educador do Serviço Educativo da Fundação de Serralves e professor de pintura e desenho. Artista plástico, expõe individual e coletivamente desde 2004 e participa em projetos independentes de divulgação de arte contemporânea. Blogue (portfólio): http://www.pj-untitled.blogspot.pt/.  


Pesquisar na agenda


 
2020 © Biblioteca Municipal Ferreira de Castro. Política de privacidade