Palestras, Conferências e Exposições – espaços de leituras

O desenvolvimento de actividades de extensão é uma importante estratégia de actuação da Biblioteca Pública junto da sua comunidade, permitindo o cumprimento da sua missão como instituição social e democrática.

Recorde-se que o Manifesto da UNESCO (1984) para Bibliotecas Públicas proclama a liberdade, a prosperidade e o desenvolvimento da sociedade e dos indivíduos como valores fundamentais e que só serão alcançados através de cidadãos bem informados, capazes de exercerem os seus direitos democráticos e terem um papel activo na sociedade. A participação construtiva e o desenvolvimento da democracia dependem tanto da educação adequada como do livre e ilimitado acesso ao conhecimento, pensamento, cultura e informação. Enquanto espaço de convivência na biblioteca pública discutem-se ideias, dúvidas e aspirações. Exprimem-se pontos de vista.

E a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, enquanto centro de informação e convivência, democrático por excelência, não pode admitir uma única expressão da verdade. É no confronto de ideias que promove que amplia a dimensão do acto de ler. É com a determinação de se envolver e comprometer com a sua comunidade que promove acções que visam a dinamização cultural e social no Município de Oliveira de Azeméis.




2022 – Exposições Documentais Temáticas Infantojuvenis

Plano anual

2021 – Exposições Documentais Temáticas Infantojuvenis

Plano anual

2020 – Exposições Documentais Temáticas Infantojuvenis

Plano anual

2019 – Exposições Documentais Temáticas Infantojuvenis

Plano anual

2018 – Exposições Documentais Temáticas Infantojuvenis

Dezembro:
Exposição Biblioteca do Anis Estrelado» Família: Gosto de ir a casa dos avós! Exposição Biblio.Juv» Família: A minha família é o máximo! Novembro:
Exposição Biblioteca do Anis Estrelado» Criatividade: Adoro desenhar! Exposição Biblio.Juv» Filosofia: Platão é o meu preferido. Outubro:
Exposição Biblioteca do Anis Estrelado» Na escola: Eu gosto da professora! Exposição Biblio.Juv» Educação: Quero seguir desporto! Setembro:
Exposição Biblioteca do Anis Estrelado» Aprender a ler: A, B, C... Já sei ler! Exposição Biblio.Juv» Leitura: Ler? Que seca! Agosto:
Exposição Biblioteca do Anis Estrelado» Irmãos - O meu irmão é um chato! Exposição Biblio.Juv» Culturas Juvenis - Gosto de hip hop! Julho:
Exposição Biblioteca do Anis Estrelado» Amizade: Eu sou teu amigo! Exposição Biblio.Juv» Identidade: Que Totós! Junho:
Exposição Biblioteca do Anis Estrelado» Ambiente: Vamos cuidar do Ambiente. Exposição Biblio.Juv» Ambiente: O ambiente espera um gesto teu. Maio:
Exposição Biblioteca do Anis Estrelado» Sol: O sol pode ser perigoso! Exposição Biblio.Juv» Sol: Gosto de estar bronzeado. Abril:
Exposição Biblioteca do Anis Estrelado» Ser diferente: Gosto de ti assim! Exposição Biblio.Juv» Ser diferente: Eu ajudo-te com a cadeira de rodas! Março:
Exposição Biblioteca do Anis Estrelado» Ser menina: Adoro vestir saias! Exposição Biblio.Juv» Ser rapariga: Ser rapariga é fixe! Fevereiro:
Exposição Biblioteca do Anis Estrelado» Saúde Infantil: Dói-me a barriga! Não quero ir ao médico! Exposição Biblio.Juv» Sexualidade na Adolescência: Ups… Aconteceu Janeiro:
Exposição Biblioteca do Anis Estrelado» Multiculturalidade: Somos todos crianças! Exposição Biblio.Juv» Racismo: Não gosto deles!

2017 – Exposições Documentais Temáticas Infantojuvenis

Dezembro:
Exposição Biblioteca do Anis Estrelado» Natal: ondes estás, Pai Natal? Exposição Biblio.Juv» Natal: Este Natal vai ser especial! Novembro:
Exposição Biblioteca do Anis Estrelado» Afetos: Sou feliz Exposição Biblio.Juv» Ciência: Com a cabeça no espaço Outubro:
Exposição Biblioteca do Anis Estrelado» Dia do Animal: O Boby é meu amigo! Exposição Biblio.Juv» Alimentação: Não gosto de me ver ao espelho! Setembro:
Exposição Biblioteca do Anis Estrelado» Sonhos e medos: Está um monstro no meu quarto Exposição Biblio.Juv» A escola espera por ti! Agosto:
Exposição Biblioteca do Anis Estrelado» Férias: Castelos na areia Exposição Biblio.Juv» Ocupação dos tempos livres: O que fazer nas férias? Julho:
Exposição Biblioteca do Anis Estrelado» Dia dos Avós: Avô conta-me uma história! Exposição Biblio.Juv» Dia dos Avós: Os meus avós são uns fixes! Junho:
Exposição Biblioteca do Anis Estrelado» Dia da Criança: Ser criança Exposição Biblio.Juv» Escola: Férias à vista! Maio:
06 maio | 10h00 | Workshop de Defesa Pessoal no Feminino – Ficha de inscrição (grátis) Exposição Biblioteca do Anis Estrelado» Dia da Mãe: A minha Mãe é... Exposição Biblio.Juv» Família: A minha família é o máximo! Abril:
Exposição Biblioteca do Anis Estrelado» Birras: Não Quero! Exposição Biblio.Juv» Adolescência: Fujo de casa ou não saio do armário?






2023 - Exposições 05» 28 dezembro 2023 - Exposição “Se eu fosse um livro… Livros objeto” 04» 31 outubro 2023 - Exposição “Agustina Bessa-Luís: Vida e Obra” 13 » 30 setembro 2023 - Exposição “A Arte Urbana com… Graffiter PEIXE” 10 julho » 31 agosto 2023 - Exposição Itinerante “A nossa freguesia” 10 » 28 julho 2023 - Exposição Itinerante “A nossa freguesia” 05 junho » 05 julho 2023 - Exposição de ilustrações "O Segredo do Rei Curro" 02 » 31 maio 2023 - Exposição de ilustração “O José foi à escola” de Matos Barbosa 01 » 29 abril 2023 – Exposição “O meu laço azul” 01 » 31 março 2023 - Exposição de Ilustração de Alexandra Gonçalves 03 » 28 fevereiro 2023 - Exposição Itinerante "Branquinho da Fonseca - Uma Vida a Fazer Ler"


2020 - Leituras sobre... Programa anual Dezembro – Biodiversidade: Porque proteger a nossa riqueza natural deve ser sempre uma prioridade! Novembro – Ciência: O grande antídoto do veneno do entusiasmo e da superstição! Outubro - Experimentação animal: Crueldade ou um mal necessário? Setembro - Sonhos: Precisam-se para transformar o mundo! Agosto - Areia: Brincar na areia é para qualquer idade! Julho - Plástico: Um material que o Planeta não consegue digerir! Junho - Energia eólica: Opção para enfrentar a crise energética e ambiental! Maio - Incêndios: Culpados e perdedores! Abril – Terra - A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil! Março – Hábitos sustentáveis - Para além dos 60 minutos pelo mundo! Fevereiro – Evolução das espécies: Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças. Janeiro – Desportos de inverno: Porque a neve não serve só para fazer bonecos de neve!
2019 - Leituras sobre... Programa anual Dezembro – Solidariedade: A solidariedade é a prática do amor real! Novembro – Tolerância: Para haver respeito entre tod@s! Outubro – Pobreza: Nada agrava mais a pobreza do que a mania de querer parecer rico! Setembro – Paz: Um direito num mundo em conflito! Agosto – Igualdade Feminina: Prosseguir a conquista! Julho – População: Crescermos em condições iguais! Junho – Oceanos: Cuidar e tratar urge! Maio – Europa: Um projeto político de coesão! Abril – Saúde: A saúde é como a felicidade, se não lhe sentimos a falta… significa que ela existe! Março - Água: Consciência ecológica na sua gestão! Fevereiro – Justiça: Quando a caridade é necessária, a justiça social é urgente! Janeiro - Línguas Indígenas: Para preservar valores e conhecimento!
2018 - Leituras sobre... Programa anual Dezembro – Direitos Humanos: ...o direito a ter direitos! Novembro – Filosofia: De filósofo e de louco, todos temos um pouco! Outubro – Professor: Os professores abrem a porta, mas tu deves entrar por ti mesmo! Setembro – Alfabetização: O saber não ocupa lugar! Agosto – Juventude: ... a embriaguez sem vinho! Julho – Amizade: A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas! Junho – Ambiente: A natureza não faz nada em vão! Maio – Sol: o sol é para as flores o que os sorrisos são para a humanidade! Abril – Autismo: ... é parte deste mundo, não um mundo à parte! Março – Mulher, a perfeição de Deus! Fevereiro – Doenças Raras: O amor é o único remédio para todas as doenças! Janeiro – Holocausto: ...podemos prevenir para que não volte a acontecer!
2013 - Leituras sobre... Programa anual Dezembro – Escravatura: evolução e novos contornos – um flagelo a abolir Novembro – Cinema português: a sétima arte em Portugal Outubro – BMFC: vida selvagem Setembro – Educação pré-escolar: antes e depois das primeiras letras Agosto – Praias de Portugal: um país à beira-mar plantado Julho – Amizade na infância: é tão bom ter amigos! Junho – Toxicodependência na adolescência. Vencer a droga: um combate de todos. Maio – Migrações: mobilidades populacionais no continente europeu. Abril – Dança: estilos e aprendizagem. Vai um pezinho de dança? Março - Água e educação ambiental: tão essencial como a sua sede Fevereiro - Amor: grandes histórias de amor no cinema Janeiro - Astrologia: conheça o seu perfil astrológico.


 
 
 
2024 © Biblioteca Municipal Ferreira de Castro. Política de privacidade