Email:
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
Local: Sala Infantojuvenil da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Destinatários/as: Leitores/as dos 10 aos 17 anos e famílias/agentes educativos
Descrição: Com o objetivo de divulgar o acervo documental juvenil da biblioteca, está patente ao público, na secção Infantojuvenil, uma exposição temática dedicada ao Dia Mundial do Sol (3 maio) e destinada a jovens dos 10 aos 17 anos, famílias e agentes educativos.
Esta mostra reúne uma seleção de obras sobre a importância, mas também os cuidados a ter com o sol.
Dia do Sol (03 de maio) O Dia do Sol foi criado no âmbito do Programa das Nações Unidas para o Ambiente.
A data visa alertar para os benefícios do sol e salientar o papel desta importante fonte de energia para o funcionamento dos ecossistemas da Terra. O sol dá origem à vida dos seres vivos e foi adorado ao longo da história por diferentes civilizações e cultos. Todos os dias o sol nasce e se põe no horizonte, alegrando a vida dos humanos com a sua presença.
Segundo a teoria heliocentrista, o Sol é o centro do universo. Esta estrela conta cerca de 4,5 mil milhões de anos e encontra-se a cerca de 150 milhões de quilómetros da Terra. Apesar da enorme distância que separa o sol do nosso planeta, a exposição ao sol pode causar danos à saúde humana, aconselhando-se o uso de protetor solar na pele, assim como o uso de óculos de sol e de chapéu.