Listagem
Listagem
Ver a Semana
Ver a Semana
Hoje
Hoje
Categorias
Categorias
Procurar
Procurar

Evento: '[CANCELADO] Exposição Documental Biblio.Juv "Deficiência: Respeitem as diferenças!"'

Exposições
Data: Sunday, 24 De January De 2021 às 10:00
Duração: Todo dia
Repetir Evento: Todo Dia até January 30, 2021
Contacto - Info:
256 607 177
Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email

Local: Sala Infantojuvenil da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
Horário: 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00 (2ª a 6ª feira), 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (sábado)
Destinatários/as: Leitores/as dos 10 aos 17 anos e famílias/agentes educativos

Descrição:
Com o objetivo de divulgar o acervo documental juvenil da biblioteca sobre o Dia Mundial de Braille (04 de janeiro), está patente ao público, na secção Infantojuvenil, a exposição documental temática Biblio.Juv "Deficiência: Respeitem as diferenças!".
Esta mostra, que é destinada a leitores/as dos 10 aos 17 anos e famílias/agentes educativos, reúne uma seleção de obras relacionadas com uma temática.

Dia Mundial de Braille (04 de janeiro):
A Assembleia Geral da ONU decidiu, em novembro de 2018, proclamar 4 de janeiro como Dia Mundial do Braille. A decisão pretende reconhecer que a promoção dos direitos humanos e liberdades fundamentais no contexto do acesso à linguagem escrita é um pré-requisito essencial para a plena realização dos direitos humanos para cegos e deficientes visuais.
A data assinala o nascimento de Louis Braille, o criador do sistema de leitura e de escrita Braille, que permite através do toque facilitar a vida das pessoas invisuais e a sua integração na sociedade.
O Braille é um meio de comunicação para pessoas cegas, como está refletido no artigo 2 da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, essencial no contexto da educação, liberdade de expressão e opinião, e acesso à informação e comunicação escrita, bem como quanto à inclusão social de pessoas cegas - para os 39 milhões de pessoas que são cegas e os 253 milhões que têm deficiência visual, a perda de visão geralmente aumenta as desigualdades, dificultando o seu acesso a cuidados de saúde e impondo barreiras no acesso à educação e ao trabalho.
Com base em muitas décadas de trabalho da Organização das Nações Unidas no campo da deficiência, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, adotada em 2006, vem proteger ainda mais os direitos e o bem-estar das pessoas com deficiência na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Conheça mais sobre este tema em
https://www.un.org/en/observances/braille-day



Pesquisar na agenda


 
2021 © Biblioteca Municipal Ferreira de Castro. Política de privacidade