BMFC
Newsletter 132
Biblioteca a (va)Ler
Newsletter mensal de notícias, atividades e novidades da
Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
Janeiro 2020



Destaques...   

Entrega de Prémios do Concurso de Presépios 2019 e Espetáculo ‘Eu é que Conto’ por Neusa Fangueiro
04 janeiro 2020 | 14h30 | Entrada livre
Para encerrar a 12.ª edição do Concurso de Presépios, a biblioteca municipal realiza a Cerimónia de Entrega dos Prémios que integra o espetáculo ‘Eu é que Conto’ por Neusa Fangueiro.
newsletter bmfc

Sinopse de espetáculo: Uma senhora que coleciona livros sabe-se lá onde, vem para contar uma história. Mas como é muito distraída chega atrasada, acaba por tropeçar em tudo e sem querer entra numa outra dimensão, a da imaginação. Confusa e com outros personagens a invadi-la constrói uma história diferente, divertida e cheia de criatividade. Baseando-se nos contos dos irmãos Grim e histórias tradicionais portuguesas esta senhora dá-nos um momento de teatro surpreendente.

Inquérito de Avaliação dos Serviços 2019
» 17 janeiro 2020
newsletter bmfc À semelhança dos anos anteriores, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro está a proceder à avaliação anual dos serviços que presta aos/às seus/suas leitores/as. Para o efeito, está a aplicar um inquérito, que se encontra disponível em cada um dos balcões e no site da biblioteca municipal até ao dia 17 de janeiro de 2020.
Solicitamos a colaboração de todos/as no seu preenchimento pois a opinião dos/as nossos/as utilizadores/as constitui o mais inestimável dos contributos, pois é com ela que contamos para melhorar porque, na verdade, é nessa perspetiva que queremos continuar o nosso percurso.
Para aceder ao inquérito online clique aqui.


Aconteceu...    

Workshop beija-flor "Cria o teu caderno" com Susana Gomes
Integrado no programa ‘Saber fazer Fazer saber’, no dia 30 de novembro, a biblioteca municipal promoveu o workshop beija-flor "Cria o teu caderno" com Susana Gomes.
As cerca de 12 participantes, com idades a partir dos 8 anos, aprenderam a criar um caderno personalizado. Esta iniciativa consistiu num exercício criativo de aprendizagem sobre a encadernação.
newsletter bmfc

Apresentação do livro «entre a Terra e as Nuvens» de Arminda Santos
No dia 30 novembro, a BMFC recebeu a escritora oliveirense Arminda Santos que apresentou uma obra de poesia intitulada «entre a Terra e as Nuvens». Estiveram presentes nesta apresentação, Ana Borralho, em representação da biblioteca municipal, Jorge Castelo Branco, da Editora Seda Publicações, e Óscar Amorim, responsável pela apresentação do livro.
newsletter bmfc

Às quartas com… João Soares
João Soares foi o ilustre convidado da sessão de 4 de dezembro do ciclo de conferências “ Às quartas com…”, organizada pelo Rotary Clube de Oliveira de Azeméis em parceria com a biblioteca municipal, e esteve à conversa sobre “As questões da defesa nacional no mundo contemporâneo”.
newsletter bmfc

Apresentação «Eu, corpo, visto-me por dentro» de José Carlos Soares
No dia 6 de dezembro, a biblioteca acolheu a apresentação do livro de Poesia «Eu, corpo, visto-me por dentro» de José Carlos Soares com ilustrações de José Emídio. Foi um serão tranquilo, ao som da música de Afonso Soares e com poesia lida por amigos/as do autor.
newsletter bmfc

12.º Aniversário da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
Num formato familiar, no passado dia 14 de dezembro, a biblioteca municipal assinalou o 12.º aniversário. A tarde ficou marcada pelo espetáculo ‘A Noite de Natal’, pela dupla ‘Histórias da Vida em Dó maior’, um conto musical para toda a família, e, também, pela entrega das lembranças aos/às leitores/as em destaque de 2019, sem deixar de salientar a importância das pessoas e das entidades que contribuem para que este espaço cumpra os princípios da biblioteca pública, nomeadamente, participantes do Clube de Leitura, Professores Bibliotecários, Isabel Pardal (coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares do EDV), José Rosa (diretor do CFAE-AVCOA), Rotaract Club de Oliveira de Azeméis e Rotary Club de Oliveira de Azeméis.
newsletter bmfc


Acontece...    

Exposições Documentais | janeiro 2020 | Horário da BMFC | Entrada livre
Leituras sobre… «Desportos de inverno: Porque a neve não serve só para fazer bonecos de neve!»
newsletter bmfc Está patente ao público, no átrio da biblioteca, uma exposição documental que visa assinalar o Dia Mundial da Neve (19 de janeiro) e, simultaneamente, divulgar o acervo documental da biblioteca sobre esta temática.

Biblioteca do Anis Estrelado ‘Estações do ano: Gosto da Primavera!’ e Biblio.Juv ‘Tempo: Gosto de andar à chuva!’
newsletter bmfc Com o intuito de divulgar o acervo documental da biblioteca referente ao público infantojuvenil, está patente, na respetiva secção, uma seleção de documentos para empréstimo e leitura em família e/ou com agentes educativos organizados em duas exposições documentais dedicadas ao Dia Mundial da Neve.
Reunindo uma seleção de obras relacionadas com o tema, a exposição Biblioteca do Anis Estrelado ‘Estações do ano: Gosto da Primavera!’ destina-se a crianças até aos 9 anos e a exposição Biblio.Juv 'Tempo: Gosto de andar à chuva!’ está direcionada para jovens dos 10 aos 17 anos. Dia Mundial da Neve ou World Snow Day (19 de janeiro)
Esta data comemora-se no terceiro domingo do ano em todas as estâncias de esqui do mundo. Trata-se do maior evento relacionado com a neve do mundo, organizando-se neste dia iniciativas como corridas de trenós, a prática de esqui e a construção de bonecos de neve.
O objetivo do dia, criado em 2012, pela Federação Internacional de Esqui, é motivar as crianças e as suas famílias a terem mais contacto com a neve e com a prática de esqui.
Todos os eventos deste dia podem ser consultados no sítio oficial do Dia Mundial da Neve.

Cantei de ouvir Contar
14, 21 e 28 janeiro 2020 | 14h00 e 15h15 | Inscrição obrigatória
newsletter bmfc Programa de contos musicados com “animais personificados, fadas, bruxas, aventura, magia e fantasia”, enriquecidos por teatros de fantoches ou sombras, poesia, dramatizações e ilustrações que estimulam a imaginação e criatividade da criança, promovendo assim hábitos de leitura.
Destinatários/as: Jardins de Infância do concelho
Local: BMFC ou, na indisponibilidade de transporte, no jardim de infância


Bibliomóvel – Biblioteca Itinerante | Serviço de Animação
14, 16, 21, 23 e 28 janeiro 2020 | Inscrições disponíveis até 10 janeiro
newsletter bmfc Através do Bibliomóvel, a biblioteca promove um serviço de animação e de promoção do livro e da leitura nos establecimentos de ensino e IPSS’s integrados no itinerário da biblioteca itinerante, inscritos para o efeito.





Bibliomóvel – Biblioteca Itinerante | Serviço de Empréstimo
Terças, quartas e quintas-feiras | manhã
newsletter bmfc O «Bibliomóvel» retoma as suas viagens pelo concelho de Oliveira de Azeméis disponibilizando o serviço de empréstimo aos establecimentos de ensino, às IPSS’s e aos/às munícipes mais distantes que não têm tempo ou disponibilidade para se deslocarem à biblioteca.



Cão Leituras
15, 17, 22, 24 e 29 janeiro 2020 | Inscrições disponíveis até 10 janeiro
newsletter bmfc Desenvolvido pela BMFC, este projeto de promoção do livro e da leitura visa estimular crianças com dificuldades de aprendizagem para a aquisição de hábitos de leitura, recorrendo à utilização de um cão que irá mediar e facilitar a relação da criança com o objeto livro.




Livros ao Alto!
16, 23 e 30 janeiro 2020 | 14h00 | Inscrição obrigatória
newsletter bmfc Neste programa, as crianças terão um envolvimento mais efetivo na recriação dos contos, através de sessões que serão dinamizadas em grupo, e, partindo da leitura do(s) livro(s), irão recontar os mesmos, apresentando finais alternativos, ilustrando ou dramatizando cenas, trabalhando em pesquisas relacionadas com personagens, ambientes ou factos sugeridos pelos livros.
Destinatários/as: Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho
Local: BMFC ou, na indisponibilidade de transporte, na escola

Workshop “Robot Rabiscador”
18 janeiro 2020 | 10h30 | Inscrição obrigatória
newsletter bmfc Integrado no programa ‘Saber fazer Fazer saber’, a biblioteca municipal promove o workshop “Robot Rabiscador” com a formadora Ana Almeida Pinto.
Sinopse: Sabias que há bichos que se movem e improvisam desenhos? Cada um deles tem a sua própria vida e viaja por onde quer, deixando atrás de si um rasto colorido. Nesta oficina, construiremos um bicho com motores que se mexe por todos os lados e desenha sempre que lhe dás pilha.
Destinatários/as: A partir dos 6 anos (acompanhado por um adulto) | Duração aproximada: 2h.

Clube de Leitura «Manhã submersa» de Vergílio Ferreira
30 janeiro 2020 | 21h30 | Inscrição obrigatória
newsletter bmfc O Clube de Leitura é um espaço que visa promover a obra literária de um/a escritor/a e a troca de experiências sobre a sua leitura. Para esta sessão, a obra em análise é «Manhã submersa» de Vergílio Ferreira.
Aberto à comunidade em geral, sendo que cada participante deverá trazer o seu livro para cada sessão, pretende-se no clube de leitura participantes que conseguem ler com o coração desarmado, que se surpreendem, se espantam e se deixam afetar pelo que leem!

As viagens do Anis – Programa de Visitas à BMFC
Quarta a sexta-feira 2019 | 10h30 às 12h00 | Inscrição obrigatória
newsletter bmfc No sentido de dar a conhecer o Anis Estrelado e proporcionar visitas guiadas à biblioteca, a BMFC promove um programa de dinamização dos seus espaços e serviços.
De uma forma lúdica e pedagógica, pretende-se que crianças, jovens e seniores, organizados em grupos, conheçam a biblioteca e usufruam de momentos de pura diversão e de aprendizagem em contexto não formal.





Outras divulgações...    


“Histórias da Ajudaris”
newsletter bmfc Projeto de promoção da escrita, da leitura e da cidadania em meio escolar, permitindo às crianças (orientadas pelos professores/as e educadores/as) tornarem-se verdadeiros/as autores/as de histórias idealizadas por elas mesmas. Cada história conta com um/a ilustrador/a solidário/a, que se inspira na história e dá cor e vida às suas personagens e cenários.
A AJUDARIS conta com o apoio de figuras ilustres nomeadamente, Mercedes Balsemão, Jorge Gabriel, António Sampaio da Nóvoa, Alexandre Fonseca, António Mota, entre outros.
A Associação Ajudaris (www.ajudaris.org) é uma associação particular de carácter social e humanitário de âmbito nacional, sem fins lucrativos, considerada de utilidade pública desde 2008! Através de vários projectos de intervenção social e de educação e formação, aqui desenvolvidos, procuramos combater a fome, a pobreza e a exclusão social.



Novidades e sugestões de leitura - janeiro    


newsletter bmfc Título: Querida bricolage: os melhores truques e dicas
Autor: João Benedito
Assunto: Bricolage
Cota: FG 689 BENE-J. que

"Desde identificar e resolver de uma vez por todas problemas de humidade, passando pela pintura de paredes lisas ou às riscas, sem esquecer de disfarçar azulejos fora de moda, até recuperar madeiras velhas ou aplicar papel de parede... está cá tudo!"
Texto extraído da sinopse da obra "Querida bricolage: os melhores truques e dicas"

newsletter bmfc Título: Autoestima em crianças e jovens
Autor: Pedro Anjos
Assunto: Psicologia
Cota: FG 159.9 ANJO-P. aut

"Melhorar a autoestima na infância e na adolescência e passar de um estado de inferioridade a um estado de valorização positiva.
Este livro constitui um guia para pais, professores e outros profissionais, pois explica de forma muito clara a origem do défice de autoestima, as variáveis que a influenciam e explica como implementar estratégias que vão ajudar a criança e o jovem a superarem as suas dificuldades percebidas e a melhorarem a autoestima."
Texto extraído da sinopse da obra "Autoestima em crianças e jovens"

newsletter bmfc Título: José Saramago: uma biografia
Autor: Joaquim Vieira
Assunto: Biografias
Cota: FG 929 VIEI-J. jos

"Autor de romances fundamentais como Memorial do Convento, O Ano da Morte de Ricardo Reis ou Ensaio sobre a Cegueira, conquistou, por esse motivo, um estatuto de primordial relevo na nossa História recente.
Trilhou, porém, um caminho árduo até atingir a consagração: originário de uma família de trabalhadores rurais ribatejanos, estudou apenas para serralheiro mecânico e fez toda a sua formação intelectual como autodidata. Manteve-se na obscuridade durante a maior parte da sua carreira, fosse como funcionário de escritório, responsável por uma editora ou até enquanto editorialista, que não assinava os seus textos, e já só por volta dos 60 anos ganhou notoriedade como romancista.
Viu-se envolvido em polémicas que mobilizaram as atenções nacionais: acusado de praticar censura e de afastar jornalistas como diretor-adjunto do Diário de Notícias, ele próprio viria a queixar-se, anos depois, de o governo lhe censurar um livro, afirmando que por tal motivo se afastava do país. Esta biografia traça o percurso de uma personalidade única da cultura portuguesa, debruçando-se tanto sobre a sua intensa atividade criativa como sobre a sua atribulada vida privada."
Texto extraído da sinopse da obra "José Saramago: uma biografia"

newsletter bmfc Título: Refugiados: 50 vidas sem pátria e com história
Autor: José Jorge Letria
Assunto: Literatura portuguesa -- biografias
Cota: FG LP(CB) LETR-J. ref

"Hoje, uma em cada 113 pessoas na Terra está deslocada, refugiada ou à espera de asilo. É a maior crise migratória forçada desde a Segunda Guerra Mundial: 65,6 milhões de seres humanos precisam de ajuda e protecção.
E eles podem ajudar-nos mais do que parece. Afinal, Albert Einstein, Sigmund Freud, Victor Hugo, Karl Popper eram refugiados. Conheça a história de superação de 50 refugiados que fizeram do nosso mundo, um mundo melhor. O mundo ajudou-os, eles devolveram em dobro a ajuda que receberam."
Texto extraído da sinopse da obra "Refugiados: 50 vidas sem pátria e com história"

newsletter bmfc Título: Livro de reclamações das crianças
Autor: Eduardo Sá
Assunto: Psicologia
Cota: FG 159.9 SA-E. liv

"Às vezes, os meus pais zangam-se comigo sem razão.
E eu zango-me com eles com razão." Pedro, 5 anos
O Pedro tem certamente razão. Mas, quem sabe, talvez os pais dele também tenham. Bom mesmo era que conversassem e que se ouvissem. E que às reclamações de uns e outros fosse sempre dada a devida atenção. Porque, se virmos bem, entre as crianças e os adultos cavam-se de vez em quando fossos, onde deveria haver apenas pontes.
É aqui que entra o Livro de Reclamações das Crianças, onde elas, de viva voz, dizem de sua justiça. Não são meigas, acertam sempre em cheio, e às vezes até magoam um pouco. Para responder às angústias do Pedro, e de tantas outras crianças, surgiu este livro. A pensar nos mais pequenos, mas sobretudo nos adultos: "Só queremos que perceba que cada uma destas crianças podia ser a sua. E que, por delicadeza, por medo, ou por bondade, talvez a sua diga com os olhos aquilo que outras crianças foram capazes de nos dizer, a conversar."
Vamos então ouvi-las. E dar-lhes espaço para se manifestarem. Mas de coração aberto, com a ternura à espreita, porque mesmo quando elas reclamam pelas guloseimas, não é de guloseimas que estão a falar. Exercitam antes o seu direito filosófico de nos questionar, na nossa autoridade de grandes que se esqueceram do que é ser criança."
Texto extraído da sinopse da obra "Livro de reclamações das crianças"

newsletter bmfc Título: A morte do comendador
Autor: Haruki Murakami
Assunto: Literatura estrangeira -- romance
Cota: FG LE(R) MURA-H. mor

"A cena repete-se todas as noites. Pouco antes das duas da manhã, o narrador ouve um som ao longe. Um sino antigo, oriundo das profundezas do tempo. Inquieto, o protagonista sem nome mergulha na floresta e descobre um santuário feito de pedras quadradas. Realidade ou fantasia?

Em A Morte do Comendador, um retratista sem nome, de 36 anos, subitamente abandonado em Tóquio pela mulher, acaba por ir viver para a misteriosa casa de montanha de um famoso artista. A descoberta de um quadro inédito no sotão dessa casa desencadeia uma série de misteriosos acontecimentos e constitui o pretexto para explicar metaforicamente os acontecimentos da vida do protagonista sem nome. A pintura que dá o mote ao romance, essa tem título - A Morte do Comendador - e remete para a ópera Don Giovanni, de Mozart."
Texto extraído da sinopse da obra "A morte do comendador"

newsletter bmfc Título: Outono
Autor: André Letria
Assunto: Literatura portuguesa -- estórias para ler e contar
Cota: FI LP(LC) LETR-A. out

"Um homem deixa-se influenciar pela inexorável passagem do tempo, à medida que caem folhas de uma árvore. Sentado num banco de jardim, não age, mas pensa. Em quê? Página a página, uma pequena história para desdobrar até à surpresa final."
Texto extraído da sinopse da obra "Outono"

newsletter bmfc Título: O escuro
Autor: Lemony Snicket ; il. Jon Klassen
Assunto: Literatura estrangeira -- estórias para ler e contar
Cota: FI LE(LC) SNIC-L. esc

"O escuro vive na mesma casa que o Lucas. Numa noite, o escuro visita o Lucas no seu quarto e convida-o a visitar a cave, onde uma bela surpresa estará à espera dele..."
Texto extraído da sinopse da obra "O escuro"


Autor do mês - janeiro    

newsletter bmfc
Alice Vieira nasceu em 1943, em Lisboa. É licenciada em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras de Lisboa.
Iniciou a sua carreira de jornalista aos 18 anos, no Diário de Lisboa. Trabalhou em vários jornais, entre os quais o Diário de Notícias, a cuja redação pertenceu até 1990, data em que deixou o jornalismo diário, para ficar como free-lancer, sendo durante muitos anos colaboradora do Jornal de Notícias e da revista Activa. Atualmente está reformada do jornalismo, mas trabalha no Jornal de Mafra e, desde há 13 anos, na revista juvenil Audácia, dos missionários combonianos.
Em 1979 publicou o seu primeiro romance juvenil — Rosa, Minha Irmã Rosa — que nesse ano ganhou o “Prémio de Literatura do Ano Internacional da Criança”.
Desde então tem publicado regularmente romances juvenis, poesia, teatro, recolhas de histórias tradicionais, livros infantis.
Recebeu o prémio Calouste Gulbenkian em 1983 pelo seu livro Este Rei Que Eu Escolhi; o Grande Prémio Gulbenkian pelo conjunto da obra (1984); o Prix Octogone pela edição francesa de Os Olhos de Ana Marta (2000); a “Estrela de Prata do Prémio Peter Pan” pela edição sueca de “Flor de Mel”, e foi várias vezes distinguida com o Prémio Corvo Branco, atribuído pela Biblioteca Internacional da Juventude de Munique.
Fez parte da equipa de escritores dos programas de televisão “Rua Sésamo”, “Jornalinho”, “Hora Viva”, “Arco-Íris”, etc.
Ultimamente tem-se também dedicado à literatura para adultos, com três volumes de crónicas (Bica Escaldada, Pezinhos de Coentrada e O Que Se Leva Desta Vida), o romance histórico Os Profetas, uma biografia da escritora inglesa Enid Blyton, o livro autobiográfico Histórias da Avó Alice, três livros de poemas - Dois Corpos Tombando na Água (Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho), O Que Dói às Aves, e Os Armários da Noite — e o livro Tejo, juntamente com o fotógrafo brasileiro Neni Glock. Participou ainda, com mais seis autores, em romances coletivos como Novos Mistérios de Sintra, O Código de Avintes, Eça Agora, 13 Gotas ao Deitar e, mais recentemente, A Misteriosa Mulher da Ópera.


Orienta regularmente oficinas de escrita criativa.
Desloca-se quase diariamente a escolas e bibliotecas de todo o país – e também de países onde os seus livros estão traduzidos (Espanha, Alemanha, Holanda, Itália, Suécia, Sérvia, etc.).
É publicada regularmente em língua francesa pela editora La Joie de Lire — onde já saíram os romances juvenis Viagem à Roda do Meu Nome (Voyage Autour de Mon Nom), Flor de Mel (Fleur de Miel), Os Olhos de Ana Marta (Les Yeux d’Ana Marta), Caderno de Agosto (Cahier d’Août) e O Casamento da Minha Mãe (Le Mariage de Ma Mère) e, mais recentemente, o livro de poemas para crianças A Charada da Bicharada (La Charade des Animaux).
Participou com o maestro Eurico Carrapatoso no conto musical A Arca do Tesouro (interpretada pela Orquestra Metropolitana de Lisboa); e o compositor Sérgio Azevedo musicou a Charada da Bicharada, recentemente editada em CD.
É membro da direção da Sociedade Portuguesa de Autores.

Prémios

1979 - Prémio de Literatura Infantil Ano Internacional da Criança, com Rosa, Minha Irmã Rosa.
1983 - Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura Infantil, com Este Rei que Eu Escolhi.
1994 - Grande Prémio Gulbenkian, pelo conjunto da sua obra.
2000 - Prix Octogone (França), para a edição em francês de "Os Olhos de Ana Marta"
2007 - Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho, com o livro de poemas Dois Corpos Tombando na Água
2010 - Estrela de Prata do Prémio Peter Pan (Suécia) para a edição sueca de "Flor de Mel"
2016 - Melhor livro em língua portuguesa editado no Brasil da Fundação Nacional para o Livro Infantil e Juvenil


URL - http://www.caminho.leya.com/pt/autores/biografia.php?id=22506


Na próxima newsletter...   

Exposições Documentais Temáticas:
    Leituras sobre… Evolução das espécies: Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.
    Exposição Documental Temática Biblioteca do Anis Estrelado ‘Desenvolvimento Infantil: Estou a crescer…’
    Exposição Documental Temática Biblio.Juv ‘O Corpo Humano: Como é o meu corpo?’
2020: Odisseia na Biblioteca | 01 fevereiro 2020
Cantei de ouvir Contar | 04, 11 e 18 fevereiro 2020 | Inscrições disponíveis
14.º Concurso Nacional de Leitura – Fase Municipal | 05 fevereiro 2020
Às quartas com... Ciclo de Conferências Rotary Clube de Oliveira de Azeméis | 05 fevereiro 2020
‘Cão Leituras’ | 05, 07, 12, 14, 19, 21, 26 e 28 fevereiro 2020 | Inscrições disponíveis
Livros ao Alto! | 06, 13, 20 e 27 fevereiro 2020 | Inscrições disponíveis
Programa de formação ‘Saber fazer Fazer saber’ – Atelier “Conto da Floresta” com Luís Macedo | 29 fevereiro 2020 | Inscrições disponíveis
Bibliomóvel:
    Serviço de Empréstimo | 3.ª a 6.ª feira | manhã | Consultar itinerário
    Serviço de Animação | 04, 06, 11, 13, 18, 20 e 27 fevereiro 2020 | Inscrições disponíveis
As Viagens do Anis | Programa de Visitas | 4.ª a 6.ª feira
Sugestões de Leitura
E mais notícias...

2019 © Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.  
 
 
Esta comunicação é enviada pela Biblioteca Municipal Ferreira de Castro de acordo com a sua preferência e consentimento, no cumprimento do estabelecido no Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais. Para mais informações consulte a Política de Privacidade em http://www.bm-ferreiradecastro.com/politica_privacidade.