BMFC
Newsletter 138
Biblioteca a (va)Ler
Newsletter mensal de notícias, atividades e novidades da
Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
Julho 2020



Aviso   

Horário de Verão
2ª a 6ª feira | 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
newsletter bmfc A biblioteca municipal encontra-se aberta ao público em horário de verão, mas, devido à pandemia COVID-19, ainda com alguns condicionalismos.
Estão disponíveis os serviços de empréstimo, devolução e consulta de documentos. A Secção de Fundo Geral (Adultos e jovens a partir dos 17 anos) está aberta ao público mas com a lotação limitada. A Secção Infantojuvenil está, temporariamente, encerrada ao público, sendo possível o empréstimo de documentos, os quais devem ser solicitados aos/às colaboradores/as da biblioteca.
Aproveitamos também para relembrar os/as utilizadores/as que devem usar, obrigatoriamente, máscara ou viseira, respeitar as regras de distanciamento social, lavar as mãos frequentemente e cumprir as regras de etiqueta respiratória.



Sugestões para férias...    

Roteiros Literários
newsletter bmfc Para o verão, sugerimos uma viagem por Portugal literário, atravesse o Centro de Portugal como na escrita de Saramago (A Viagem do Elefante), passando pelas cidades e serras descritas por Eça de Queiroz ou pelo Vale do Douro que inspirou tantos escritores/as portugueses/as. Em Lisboa, siga os caminhos preferidos de Fernando Pessoa ou de José Saramago para conhecer a cidade.
Inspire-se para construir o seu próprio itinerário ou opte por um dos programas disponíveis que pode encontrar na pesquisa de “Circuitos e Serviços de Turismo”. Saiba mais sobre estes percursos aqui.
Outros percursos literários aqui; Roteiro Literário: Óbidos, a Vila Literária de Portugal; Biblioteca Joanina: O templo de Tesouros; Livraria Lello; Roteiro de Mafra e Ericeira: Património, Ondas e Natureza; Roteiro Literário "Caminhos de Ferreira de Castro".




Aconteceu...    

Cantei de ouvir Contar - Famílias
newsletter bmfc Com o intuito de proporcionar uma atividade em família, a biblioteca municipal realizou a iniciativa “Cantei de ouvir Contar – Família”, edição online, que consistia em sessões de conto musicadas realizadas às segundas e quartas-feiras, pelas 21h00, nas Redes Sociais da BMFC.
Sessões realizadas:
18 maio | «Bigas» | Ver
20 maio | «O Pinto Careca» | Ver Ver
25 maio | «Mariluz a Avestruz» | Ver
27 maio | «Mais um» | Ver
01 junho | «Quando a Mãe Era Pequena» | Ver
03 junho | «O Livro é Meu» | Ver
08 junho | «O Museu» | Ver
10 junho | «Não Sou Rabugento!» | Ver
Com esta iniciativa pretendeu-se sensibilizar os/as pais/mães para a importância do livro e da leitura no desenvolvimento das crianças, proporcionando também momentos de diversão em família.

Sabias que...
newsletter bmfc A BMFC promoveu, às terças e quintas-feiras, nas suas redes socais, o jogo, em formato quiz, 'Sabias que...'. O desafio era lançado de manhã, permitindo aos/às participantes pesquisar a resposta ao longo do dia, apresentando-a nos comentários, e, no final do dia, pelas 18h00, era comunicada a resposta correta.
Com esta atividade pretendeu-se partilhar com os/as nossos/as leitores/as algumas curiosidades sobre literatura, autores/as, personagens e muitas histórias.
Durante este último mês foram colocadas várias questões, a saber:
Pergunta 14 - A que civilização se atribui o mais antigo livro de cozinha de que há conhecimento (sec. IV a.C)?
Pergunta 15 - Vários estudos indicam que uma larga percentagem das conversas em que nos envolvemos são reclamações. Qual a percentagem de reclamações apontada pelos estudos?
Pergunta 16 - Qual a obra vencedora do Prémio Leya em 2018?
Pergunta 17 - Qual o organismo internacional que assinalou, pela primeira vez, o Dia da Criança (1950)?
Pergunta 18 - O corpo de um adulto tem 206 ossos. Quantos ossos tem o corpo de um recém-nascido?
Pergunta 19 - No dia quatro de junho de 1783, os irmãos Montglfier ficaram para a história. Por que motivo?
Pergunta 20 - A quem foi atribuído o Prémio Camões em 2019, por ter contribuído para o enriquecimento do património literário e cultural da língua portuguesa?
Pergunta 21 - Em que obra de George Orwell podemos encontrar a personagem “Big Brother”?

122.º Aniversário do Nascimento do Escritor Ferreira de Castro
newsletter bmfc No passado dia 24 de maio, assinalou-se mais um aniversário do nascimento do escritor Ferreira de Castro, a maior figura cultural do município de Oliveira de Azeméis, patrono desta biblioteca e considerado um dos maiores escritores da literatura portuguesa do século XX. No mundo é conhecida a sua vasta obra, da qual sobressai o livro “A Selva”, sendo um dos escritores portugueses mais traduzidos.
A biblioteca efetuou um vídeo, que pode visualizar aqui, com a leitura de textos do escritor que constam do Roteiro Literário “Caminhos de Ferreira de Castro”:
Ricardo Freitas – Casa Museu Ferreira de Castro | Estação 1 “Primeiras recordações”;
Paula Sousa – Centro de Estudos Ferreira de Castro | Estação 9 – “Na escola”;
Hugo Ferreira - Casa Museu Ferreira de Castro | Estação 16 “O domínio do Vale de Ossela”;
António Jorge Almeida – Biblioteca Municipal Ferreira de Castro | Estação 17 “A praia do rio Caima”;
Carlos Castro - Centro de Estudos Ferreira de Castro | Estação 21 “Casa de Manuel da Bouça”.


Acontece...    

Exposições Documentais | julho 2020 | Horário da BMFC | Entrada livre
Leituras sobre… «Plástico: Um material que o Planeta não consegue digerir!»
newsletter bmfc Está patente ao público, no átrio da biblioteca, uma exposição documental que visa assinalar o Dia Internacional sem sacos de plástico (3 de julho), e, simultaneamente, divulgar o acervo documental da biblioteca sobre esta temática.
Dia Internacional sem sacos de plástico (3 de julho)
O objetivo da data é chamar a atenção para a produção e para o consumo excessivo de sacos plásticos a nível mundial, propondo-se alternativas para resolver este sério problema ambiental, e apela à mudança de comportamento de todas as pessoas do mundo relativamente ao uso dos sacos plásticos.
Todos os eventos deste dia podem ser consultados no sítio oficial do Dia Internacional Sem Sacos de Plástico.



Curiosidade...    


Alexandre Dumas | 1802 - 1870
newsletter bmfc Alexandre Dumas, também conhecido por Alexandra Duma Pai, nasceu em Villers-Cotterêts, França, no dia 24 de julho de 1802.
Filho do General Thomas Alexandre Dumas Davy de la Pailleterie e de Marie Louise, era neto de um marquês e de uma escrava negra de Santo Domingo. Em 1806 ficou órfão de pai. Estudou no Colégio do Padre Gregório, onde aprendeu latim, gramática e uma caligrafia perfeita, que mais tarde lhe iria garantir uma vaga como escriturário.
Em 1818, passando por dificuldades financeiras, trabalhou num cartório da cidade. Conheceu Adolphe von Leuven, nobre sueco refugiado na França, com que, em 1821, escreveu a peça "O Major de Strasburgo".
Em 1822 viajou para Paris onde conheceu o escritor Auguste Lafarge. A certeza de que sua vocação era escrever para o teatro ficou confirmada quando assistiu à representação de Hamlet, de Shakespeare. Saiu do teatro certo de que poderia criar algo igual, ou melhor.
Em 1823 foi morar em Paris. Em busca de emprego foi recebido pelo General Foy, amigo do seu pai, que ao ver sua bela caligrafia concluiu que Dumas poderia secretariar o Duque de Orléans, futuro rei Luís Filipe. O emprego garantiu-lhe o sustento em Paris e abriu-lhe o caminho para a "Comédie Française". Conhece Catarina Labay, a costureira do prédio vizinho, e tomou-a como amante e, menos de um ano depois, nascia seu filho, Alexandre Dumas (1824-1895) que posteriormente ficou célebre com "A Dama das Camélias".
Alexandre Dumas e Catarina Labay viviam separados. Dumas tinha várias amantes. Em 1840, resolveu casar com uma delas, a atriz Ida Ferrier. Quatro anos depois estavam separados. Nesse mesmo ano começa a publicar no folhetim do jornal L Siècle, “Os Três Mosqueiros”, que depois é lançado em livro.
Em 1850, declarado o segundo império, Dumas exila-se na Bélgica. De volta a Paris, em 1853, funda o jornal ‘Os Mosqueteiros”. Em 1860, na Itália, participa na campanha de unificação de Garibaldi. Em 1861, em Nápoles, assume a direção do Museu.
Alexandre Dumas morreu em Puys, França, no dia 5 de dezembro de 1870.
Escreveu romances e crónicas históricas com muita aventura que continuam a estimular a imaginação do público francês e de outros países nos idiomas para os quais foram traduzidos. Alguns destes trabalhos foram «O Conde de Monte Cristo» (1846), «Os Irmãos Corsos» (1844), «Os Três Mosqueteiros» (Les Trois Mousquetaires, 1844), entre outros.



Novidades e sugestões de leitura   


newsletter bmfc Título: O coração de Simon contra o mundo
Autor: Becky Albertalli
Assunto: Literatura estrangeira -- romance
Cota: FG LE(R) ALBE-B. cor

"Simon Spier tem 16 anos e os únicos momentos em que se sente ele próprio são vividos atrás do computador.
Quando Simon se esquece de desligar a sessão no computador da escola e os seus emails pessoais ficam expostos a um dos colegas, este ameaça revelar os seus segredos diante de toda a escola.
Simon vê-se, assim, obrigado a enfrentar as suas emoções e a assumir quem verdadeiramente é perante o mundo inteiro."
Texto extraído da sinopse da obra "O coração de Simon contra o mundo"

newsletter bmfc Título: Jack Reacher: 61 horas
Autor: Lee Child
Assunto: Literatura estrangeira – Romance policial
Cota: FG LE(RP) CHIL-L. jac

"Uma violenta tempestade de neve e um acidente com um autocarro turístico fazem com que Reacher vá parar ao meio do Dakota do Sul - desprevenido. Para a tempestade, claro está. Mas está pronto, como só ele consegue estar, a arriscar a vida para proteger uma corajosa testemunha. Se ela quiser viver o suficiente para testemunhar, vai precisar da ajuda dele.
Um assassino dirige-se diretamente a ela e está prestes a chegar à cidade… Ou até talvez já lá esteja…"
Texto extraído da sinopse da obra "Jack Reacher: 61 horas"

newsletter bmfc Título: A única história
Autor: Julian Barnes
Assunto: Literatura estrangeira -- romance
Cota: FG LE(R) BARN-J. uni

"À guisa de preâmbulo, o narrador faz-nos notar que, embora todos tenhamos imensas histórias, inúmeros acontecimentos e ocorrências que transformamos em histórias, cada um de nós tem apenas uma, aquela história - a que contamos mais vezes, nomeadamente a nós mesmos. E a primeira questão que se levanta é se o facto de a contarmos e recontarmos nos aproxima da verdade.
A história do narrador deste livro é a da relação amorosa que se inicia entre ele, um jovem de dezanove anos e a senhora Macleod, uma mulher casada de quarenta e muitos, durante um jogo de ténis."
Texto extraído da sinopse da obra "A única história"

newsletter bmfc Título: Humidade: histórias
Autor: Reinaldo Moraes
Assunto: Literatura brasileira -- conto
Cota: FG LB(CL) MORA-R. hum

"O desejo cansa. Dá trabalho. É complicado e caprichoso. Ora encolhe sem razão ora assalta sem aviso.
São desbragadamente divertidas - porque realistas, incisivas e sem tabus - estas e outras histórias de desejo, fantasia, amor e paixão, cumpridos e por cumprir."
Texto extraído da sinopse da obra "Humidade: histórias"

newsletter bmfc Título: Fábulas angolanas
Autor: José Luandino Vieira
Assunto: Literatura africana de língua portuguesa -- conto
Cota: FG LLP(CL) LUAN-J. fab

"O sabor africano do imaginário e da linguagem tornam este livro aconselhável a quem se preocupa com a interculturalidade.
Interessa a todas as pessoas que apreciam a grande literatura ou querem aprender a escrever como só os grandes escritores são capazes. Cada um deste micro-contos é uma pequena pílula de literatura condensada."
Texto extraído da sinopse da obra "Fábulas angolanas"

newsletter bmfc Título: As mãos e os livros
Autor: Isabel Minhós Martins
Assunto: Literatura portuguesa -- poesia
Cota: FI LP(P) MART-I. mao

"É isto um livro.
Esta coroa, esta arca,
este bebé recém-nascido,
este vaso tremelicante
feito para andar de mão em mão,
este mapa por onde se passeiam
impressões digitais
de todos os tamanhos
de todos os tempos
e lugares.
Esta festa!"
Texto extraído da sinopse da obra "As mãos e os livros"

newsletter bmfc Título: O novelo de emoções
Autor: Elizabete Neves
Assunto: Literatura portuguesa – estórias para ler e contar
Cota: FI LP(LC) NEVE-E. nov

"Uma menina chamada Marta não sabe o que se passa com ela, pois sente algo que não consegue explicar. Eis que surge o seu amigo Sukha, e através de um novelo de lã imaginário, constituído por cinco fios de cores diferentes, todos misturados, correspondendo cada um a uma emoção primária, vai demonstrar que o que ela sente são emoções. Com exemplos do seu dia-a-dia, Sukha vai ensinar Marta a reconhecer as emoções, que não são boas nem más, mas que nos transmitem sempre uma mensagem. Cabe a cada um de nós descobrir qual é!"
Texto extraído da sinopse da obra "O novelo de emoções"

newsletter bmfc Título: Pax: uma história comovente de uma amizade entre um rapaz e um raposinho
Autor: Sara Pennypacker
Assunto: Literatura estrangeira -- romance de aventuras
Cota: FJ LE(RA) PENN-S. pax

"O Peter e o Pax são tão inseparáveis como só os melhores amigos podem ser. Desde que o Peter resgatou o pequeno raposinho, os dois tornaram-se parte um do outro, vivendo grandes aventuras e partilhando momentos inesquecíveis.
Mas o inimaginável acontece: o pai do Peter parte para a frente de combate, o rapaz tem de ir viver com o avô e, contra a vontade do Peter, o Pax é «libertado» na floresta. Entretanto, o Pax, firmemente à espera do Peter, embarca em emocionantes aventuras e descobertas acerca dele próprio na companhia de novos amigos, como a Bristle e o Runt.
Uma narrativa maravilhosa e mágica sobre as verdades essenciais que nos definem. Num segundo parte-nos o coração e, no segundo seguinte, é capaz de o reconstruir de forma admirável!"
Texto extraído da sinopse da obra "Pax: uma história comovente de uma amizade entre um rapaz e um raposinho"


Autor do mês    

newsletter bmfc
Poeta, escritor, editor e investigador, João Manuel Ribeiro nasceu em Oliveira de Azeméis, em 1968.
Além de ler e escrever, gosta de estudar, sendo Doutor em Ciências da Educação e Mestre em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Tem o Master em libros y literatura infantil y juvenil, pela Universitat Autònoma de Barcelona. É ainda Mestre e licenciado em Teologia pela Universidade Católica do Porto.
Fundador, mentor e diretor do projeto A Casa do João (iniciado em 2017) que é uma revista de literatura infantil e juvenil (trimestral) (www.acasadojoao.info), dirige um canal de web TV (www.acasadojoao.info), uma web rádio (www.radiotropeliasecompanhia.online) e está prestes a concretizar um Programa de Educação Literária (PEL) (www.tropeliasecompanhia.pt).
Sendo considerado como «um dos mais promissores autores de poesia para a infância», publicou mais de cinco dezenas de títulos de Literatura Infanto-Juvenil, repartidos entre a poesia e a narrativa, publica textos de crítica no blogue www.andancasdopoeta.blogspot.com e está representado em diversos manuais escolares, gramáticas e livros de actividades.
Adora visitar escolas e encontrar-se com os seus leitores.


URL - http://joaomanuelribeiro.pt/


Na próxima newsletter...   

Exposição Documental ‘Biblioteca do Anis Estrelado - Praia: Adoro brincar na areia.’ | Secção infantojuvenil BMFC
Exposição Documental 'Biblio.Juv - Férias: Há tempo para tudo…’ | Secção infantojuvenil BMFC
Exposição Documental ‘Leituras sobre… Areia: Brincar na areia é para qualquer idade! | Átrio BMFC
Sugestões de Leitura
E mais notícias...

2020 © Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.  
 
 
Esta comunicação é enviada pela Biblioteca Municipal Ferreira de Castro de acordo com a sua preferência e consentimento, no cumprimento do estabelecido no Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais. Para mais informações consulte a Política de Privacidade em http://www.bm-ferreiradecastro.com/politica_privacidade.