BMFC
Newsletter 144
Biblioteca a (va)Ler
Newsletter mensal de notícias, atividades e novidades da
Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
Janeiro 2021


informação...   

A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro continua encerrada ao público. Assim, e dada atual situação pandémica, solicitamos a vossa compreensão para os eventuais reajustes às nossas atividades e/ou outros serviços.
Aproveitamos para salientar que a melhor forma para acompanharem todas as nossas atualizações será através das nossas redes sociais.
Relembramos que o serviço de empréstimo se encontra disponível através do email [email protected], do telefone 256607177 ou do Messenger do Facebook da biblioteca. Para o requerer, envie-nos o pedido com nome, n.º de leitor/as, os títulos (e cota, preferencialmente) dos documentos a requisitar e a data em que pretende levantá-los. Consulte aqui o catálogo da biblioteca.

Inquérito de Avaliação dos Serviços 2020
14 dezembro 2020 » 16 janeiro 2021
newsletter bmfc À semelhança dos anos anteriores, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro está a proceder à avaliação anual dos serviços que presta aos/às seus/suas leitores/as. Para o efeito está a aplicar um inquérito online que pode aceder aqui.
Solicitamos a colaboração de todos/as no seu preenchimento, pois a opinião dos/as nossos/as utilizadores/as constitui o mais inestimável dos contributos. É com ela que contamos para melhorar porque, na verdade, é nessa perspetiva que queremos continuar o nosso percurso.


Destaque...   

Concurso de Presépios 2020 – Comunicação dos vencedores
09 janeiro 2021 | 15h00 | Redes Sociais
newsletter bmfc No sentido de fomentar o espírito natalício, a biblioteca municipal promove a 13.ª edição do Concurso de Presépios. Este ano, devido à situação pandémica que atravessamos, os presépios vencedores vão ser anunciados nas nossas Redes Sociais, no da 09 de janeiro, pelas 15h00, uma vez que não será possível realizar a Cerimónia de Entrega de prémios.
À semelhança de anos anteriores, os trabalhos serão votados por um júri e pelos/as leitores/as da biblioteca, sendo nesta edição a votação realizada online.
Participe! Pode votar no seu presépio preferido em https://bit.ly/3mghHth
As normas de participação podem ser consultadas aqui.



Aconteceu...   

Contos da Biblioteca em Direto
A biblioteca municipal realizou, aos sábados, várias sessões de contos em direto na página do Facebook - https://www.facebook.com/BibliotecaFerreiradeCastro/, uma iniciativa que proporcionou momentos de boa disposição em família num período de recolhimento obrigatório.
Poderá rever as sessões realizadas: ‘A Rainha do Norte’ (5 dezembro), ‘O Jaime é uma sereia’ (28 novembro), ‘Três com Tango’ (21 novembro) e ‘Tino tonto’ (14 novembro).
newsletter bmfc

Sessões de Contos ‘Cantei de ouvir Contar’ e ‘Livros ao Alto!’
Durante os meses de novembro e dezembro foram realizadas diversas sessões dos programas ‘Cantei de ouvir Contar’, destinado a crianças dos jardins de infância, e ‘Livros ao Alto!’, dirigido aos/às alunos/as das escolas básicas do concelho.
Neste período, e devido à impossibilidade de nos deslocarmos aos estabelecimentos de ensino na sequência do agravamento da situação pandémica no nosso concelho, as sessões foram realizadas por videochamada.
newsletter bmfc


Acontece...   

Livros Presentes
» 06 janeiro 2021 | Redes Sociais
newsletter bmfc Estamos a publicar, diariamente e até ao dia 06 de janeiro, nas nossas Redes Sociais, textos/excertos/frases retirado(s) de livros dos diferentes fundos documentais da biblioteca municipal.
Esta iniciativa visa “espalhar” um bocadinho da magia do Natal e os sentimentos associados a esta época e, simultaneamente, divulgar livros disponíveis para empréstimo na biblioteca.
Os livros são presentes que se oferecem e se recebem, mas também estão presentes nas mais variadas fases da nossa vida. Por isso, acompanhe-nos na Redes Sociais e requisite um livro.

Cantei de ouvir Contar
janeiro 2021 | Inscrição obrigatória
newsletter bmfc Programa de contos musicados com “animais personificados, fadas, bruxas, aventura, magia e fantasia”, enriquecidos por teatros de fantoches ou sombras, poesia, dramatizações e ilustrações que estimulam a imaginação e criatividade da criança, promovendo assim hábitos de leitura junto das crianças dos jardins de infância do concelho.
Estas sessões, dado à situação pandémica, serão realizadas através de videochamada.

Livros ao Alto!
janeiro 2021 | Inscrição obrigatória
newsletter bmfc Sessões de conto musicadas realizadas através de videochamada e destinadas ao/às alunos/as das escolas básicas do município de Oliveira de Azeméis.



Cabine de Leitura
Local: Jardim Público da Praça José da Costa | Horário: todos os dias das 09h30 às 19h30
newsletter bmfc A ‘Cabine de Leitura’ consiste numa cabine telefónica adaptada a uma micro biblioteca que integra livros de diferentes géneros e para todos os públicos. Trata-se de um ponto para partilha de livros, em que qualquer pessoa pode levar um livro e posteriormente voltar a devolvê-lo para ser utilizado por outra.




Refresca a Tua Mente
Local: Parque La Sallete, junto ao café do Lago
newsletter bmfc O 'Refresca a Tua Mente’ é um projeto de bookcrossing que acolhe uma mini biblioteca dentro de um frigorífico, na prática consiste num ponto para troca de livros, em que qualquer pessoa pode levar um livro e deixar um outro no seu lugar.





Exposições Documentais | janeiro 2021 | Horário da BMFC
Leituras sobre… “Braille é conhecimento e conhecimento é poder”
newsletter bmfc Está patente ao público, no átrio da biblioteca, uma exposição documental que visa assinalar o Dia Mundial do Braille (04 de janeiro) e, simultaneamente, divulgar o acervo documental sobre este tema.

Biblioteca do Anis Estrelado ‘Ser diferente: Somos todos especiais!’ e Biblio.Juv ‘Deficiência: Respeitem as diferenças!’
newsletter bmfc Com o intuito de divulgar o acervo documental da biblioteca referente ao público infantojuvenil, está patente, na respetiva secção, uma seleção de documentos para empréstimo e leitura em família e/ou com agentes educativos organizados em duas exposições documentais dedicadas ao Dia Mundial do Braille.
Reunindo uma seleção de obras sobre o tema, a exposição Biblioteca do Anis Estrelado ‘Ser diferente: Somos todos especiais!’ destina-se a crianças até aos 9 anos e a exposição Biblio.Juv ‘Deficiência: Respeitem as diferenças!’ está direcionada para jovens dos 10 aos 17 anos.
Dia Mundial do Braille (04 de janeiro):
A Assembleia Geral da ONU decidiu, em novembro de 2018, proclamar 4 de janeiro como Dia Mundial do Braille. A decisão pretende reconhecer que a promoção dos direitos humanos e liberdades fundamentais no contexto do acesso à linguagem escrita é um pré-requisito essencial para a plena realização dos direitos humanos para cegos e deficientes visuais.
A data assinala o nascimento de Louis Braille, o criador do sistema de leitura e de escrita Braille, que permite através do toque facilitar a vida das pessoas invisuais e a sua integração na sociedade.
O Braille é um meio de comunicação para pessoas cegas, como está refletido no artigo 2 da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, essencial no contexto da educação, liberdade de expressão e opinião, e acesso à informação e comunicação escrita, bem como quanto à inclusão social de pessoas cegas - para os 39 milhões de pessoas que são cegas e os 253 milhões que têm deficiência visual, a perda de visão geralmente aumenta as desigualdades, dificultando o seu acesso a cuidados de saúde e impondo barreiras no acesso à educação e ao trabalho.
Com base em muitas décadas de trabalho da Organização das Nações Unidas no campo da deficiência, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, adotada em 2006, vem proteger ainda mais os direitos e o bem-estar das pessoas com deficiência na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Conheça mais sobre este tema em https://www.un.org/en/observances/braille-day



1946: Primeira Assembleia Geral da ONU   


newsletter bmfc No dia 10 de janeiro de 1946, alguns meses após o fim da Segunda Guerra Mundial, realizou-se a primeira Assembleia Geral das Nações Unidas no Westminster Central Hall em Londres.
Aproximadamente 2 mil pessoas, representantes de 51 países, estiveram presentes para testemunhar o nascimento de uma organização que visava "manter a paz como base de uma cooperação internacional".
A sessão foi aberta pelo presidente temporário Eduardo Zuleta Angel, colombiano, que coordenou a comissão preparatória para a primeira assembleia geral. Paul-Henri Spaak, da Bélgica, foi eleito o primeiro Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas e Trygve Lie foi o primeiro Secretário-Geral das Nações Unidas, que ficou no cargo de 1946 a 1952.
A segunda reunião da primeira sessão foi aberta em Flushing Meadows-Corona Park, Nova Iorque, em 23 de outubro de 1946.
A ONU é uma organização internacional de países, baseada na igualdade de soberania entre todos os seus membros. Foi criada com o objetivo de manter a paz e segurança mundiais, desenvolver relações amistosas entre nações, incentivar a cooperação internacional em caso de problemas econômicos, sociais, culturais ou humanitários, e promover o respeito pelos direitos humanos e pela liberdade.
A ONU é a sucessora da Liga das Nações, uma organização internacional formada após a Primeira Guerra Mundial com propósitos semelhantes. Essa liga, no entanto, falhou em manter paz e enfraqueceu-se logo após a Segunda Guerra.



Novidades e sugestões de leitura   


newsletter bmfc Título: O segredo de black hills
Autor: Nora Roberts
Assunto: Literatura estrangeira -- romance
Cota: FG LE(R)ROBE-N. seg

"Cooper Sullivan passou os verões da sua juventude no rancho dos avós no Dakota do Sul, partilhando jogos inocentes e beijos roubados com a rapariga do rancho vizinho, Lil Chance. Agora, doze anos depois, o destino voltou a juntá-los em Black Hills. Coop deixou a vida frenética como detetive em Nova Iorque para assumir a gestão do rancho dos avós. Lil tornou-se uma mulher bela e respeitada, que não deixou que nada a impedisse de concretizar o sonho de abrir um refúgio para animais selvagens. Mas algo, ou alguém, mantém uma constante vigilância sobre ela. Quando pequenos acidentes se transformam em atos de violência que terminam com a morte do puma de estimação de Lil, as recordações de um homicídio por resolver levam Cooper a assumir a proteção de Lil para a manter a salvo. Lil e Cooper conhecem perfeitamente os perigos que se escondem nas montanhas de Black Hills. Agora têm de trabalhar em conjunto para descobrir um assassino maquiavélico que os marcou como a presa seguinte."
Texto extraído da sinopse da obra "O segredo de black hills"

newsletter bmfc Título: Os últimos dias dos nossos pais
Autor: Joël Dicker
Assunto: Literatura estrangeira -- romance
Cota: FG LE(R) DICK-J. ult

"E se os ingleses tivessem sido os verdadeiros artesãos da vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial? Após a pesada e preocupante derrota do exército britânico em Dunquerque, Churchill tem uma ideia que viria a mudar o curso da história: criar um Executivo de Operações Especiais dentro dos Serviços Secretos. Paul-Émile, um jovem e patriótico parisiense, chega a Londres uns meses mais tarde para integrar o movimento da Resistência e é imediatamente recrutado pelo Executivo de Operações Especiais. Apesar do patriotismo, ninguém nasce resistente, pelo que aí, junto com outros jovens franceses, irá ser sujeito a uma formação e treinos intensos, de forma a poder voltar a França e assim contribuir para a construção de uma rede de Resistência. Serão estes jovens aprendizes de guerreiros os verdadeiros protagonistas deste romance que nos revela, finalmente, a verdadeira natureza da relação entre o movimento da Resistência e a Inglaterra de Churchill."
Texto extraído da sinopse da obra "Os últimos dias dos nossos pais"

newsletter bmfc Título: Cinco esquinas
Autor: Mario Vargas Llosa
Assunto: Literatura estrangeira -- romance erótico
Cota: FG LE(LE) LLOS-M. cin

"À conversa, sem os maridos, e desatentas da hora do recolher obrigatório, Chabela e Marisa terão de pernoitar juntas. O que aconteceu na cama nessa noite passará a ser um grande e saboroso segredo. Chabela é mulher de um advogado de renome; Marisa, de uma das figuras cimeiras da exploração mineira. O mundo perfeito em que vivem - não fora a constante ameaça dos guerrilheiros e sequestros - será fortemente abalado por um escândalo. Após tentativa de chantagem por parte de Rolando Garro, diretor do pasquim Destapes, a participação do engenheiro Enrique Cárdenas numa orgia será tornada pública em todos os seus pormenores mais sórdidos. Segue-se um assassínio brutal. Mas a relação de tudo isto com o poder político, nomeadamente com o homem que na verdade governa de forma corrupta e autoritária o país, o Doutor, braço direito do presidente, será trazida à luz: curiosamente pela coragem e fibra da redatora principal do referido tabloide que usa o nom de plume «La Retaquita»."
Texto extraído da sinopse da obra "Cinco esquinas"

newsletter bmfc Título: A rapariga nova
Autor: Daniel Silva
Assunto: Literatura estrangeira -- romance policial
Cota: FG LE(RP) SILV-D. rap

"Ora a vês, ora não a vês. A rapariga nova, um thriller novo em que o engano, a traição e a vingança andam de mão dada."
Texto extraído da sinopse da obra "A rapariga nova"

newsletter bmfc Título: Encontro com o destino
Autor: Lesley Pearse
Assunto: Literatura estrangeira -- romance
Cota: FG LE(R) PEAR-L. enc

"Camellia Norton perdeu o pai quando era apenas uma criança. Depois disso, não pensou que a tragédia voltasse a bater-lhe à porta tão cedo. Mas aos 15 anos o seu destino sofre nova reviravolta quando a mãe é encontrada morta, vítima de um aparente suicídio.
É então que Camellia entra finalmente no quarto da mãe, uma divisão da casa que lhe estivera proibida desde sempre. E o que a jovem encontra é devastador. É a derradeira prova de que a sua vida até então não passa de uma mentira.
De coração partido, decide partir para Londres, uma metrópole vibrante e plena de oportunidades, mas ao mesmo tempo um antro sombrio de tentações e perigos - em especial para uma jovem inocente em busca de aceitação e amor.
São negros os tempos que se seguem… mas a sua coragem nunca esmorece. Camellia dá então início ao longo percurso que irá revelar toda a verdade sobre o seu passado… e sobre o mais íntimo de si própria."
Texto extraído da sinopse da obra "Encontro com o destino"

newsletter bmfc Título: Atlas das bandeiras
Autor: Clive Gifford
Assunto: Países e povos
Cota: FI 9 GIFF-C. atl

"Repleto de histórias interessantes e muitas curiosidades, este atlas permite descobrir factos espantosos sobre bandeiras. Que bandeira nacional foi planeada por uma aluna de 15 anos? Como o Lichtenstein e o Haiti descobriram que compartilhavam a mesma bandeira? Que país tem uma bandeira com cinco lados? A estas e outras perguntas é possível responder de forma divertida. Contendo 268 bandeiras, o livro inclui as bandeiras nacionais de todos os países do mundo e seções temáticas sobre diversos tipos de bandeiras e grandes momentos da história como bandeiras nos polos e no espaço, por exemplo, ou ainda como podemos comunicar usando bandeiras."
Texto extraído da sinopse da obra "Atlas das bandeiras""

newsletter bmfc Título: Todos fazem cocó
Autor: Taro Gomi
Assunto: Literatura estrangeira – primeiras leituras
Cota: FI LE(PL) GOMI-T. tod

"É uma verdade universal, evidente e constante, em que todos participam. Há quem o faça na água, no ar, parado ou a andar. Uns, sempre no mesmo lugar, outros, em todo o lado. Varia a grandeza, a cor, a forma. E o que mais? É simples, todos os seres vivos comem, portanto... todos fazemos cocó!"
Texto extraído da sinopse da obra "Todos fazem cocó"


Autora do mês   

newsletter bmfc
Haruki Murakami nasceu no dia 12 de janeiro de 1949 em Quioto, tendo depois vivido em várias regiões do Japão, como Shukugawa, Ashiya e Kobe.
Filho de um sacerdote budista, desde cedo que se interessou pela literatura japonesa. Haruki frequentou a Universidade de Tóquio, dedicando-se sobretudo aos estudos teatrais. Antes de terminar o curso, abriu um bar de jazz chamado Peter Cat, à frente do qual se manteve entre 1974 e 1982. Em 1982 partiu para a Europa e depois para os Estados Unidos, onde acabaria por se fixar.
Em 1979 iniciou a sua carreia literária com a publicação do seu primeiro romance Ouça a canção do vento, mas seria em 1987, com Norwegian Wood, que o seu nome se tornaria famoso no Japão. Atualmente é considerado um dos maiores romancistas da literatura contemporânea e também se tem destacado no mundo da tradução, sendo responsável pelas edições japonesas de grandes autores como J.D. Salinger e Truman Capote.
Constantemente apontado pelo público como um dos preferidos para o Prémio Nobel da Literatura, galardão que até à data ainda não lhe foi concedido, são vários os seus romances que marcaram a vida dos leitores. Fatalista, por vezes surrealista e com uma nuance de realismo mágico, há algo de absolutamente nostálgico em tudo o que escreve, permitindo sempre ao leitor a sua própria interpretação de qualquer história que o autor cria.
Ainda assim, e mesmo perante o sucesso internacional da sua obra, Murakami permanece discreto, submerso no seu trabalho e nos seus livros, parecendo evitar o limiar entre escritor e celebridade.


URL - https://bit.ly/3ozpnIw

"O trabalho de um romancista é sonhar acordado"
Haruki Murakami


Na próxima newsletter...   

Exposição Documental ‘Leituras sobre… “Investigar para conhecer!”’ | Átrio BMFC
Exposição Documental Biblioteca do Anis Estrelado ‘Doença: Mamã, dói-me muito!’ | Secção infantojuvenil BMFC
Exposição Documental Biblio.Juv ‘Doenças raras: Nunca ouvi falar…’ | Secção infantojuvenil BMFC
Cantei de ouvir Contar
Livros ao Alto!
CÃOleituras
Bibliomóvel – Biblioteca Itinerante
Sugestões de Leitura
E mais notícias...

2020 © Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.