BMFC
Newsletter 145
Biblioteca a (va)Ler
Newsletter mensal de notícias, atividades e novidades da
Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
Fevereiro 2021


Informação...   

newsletter bmfc A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro continua encerrada ao público. Assim, e dada atual situação pandémica, solicitamos a vossa compreensão para os eventuais reajustes às nossas atividades e/ou outros serviços.
Aproveitamos para salientar que a melhor forma para acompanharem todas as nossas atualizações será através das nossas redes sociais.
Relembramos que o serviço de empréstimo se encontra disponível através do email [email protected], do telefone 256607177 ou do Messenger do Facebook da biblioteca. Para o requerer, envie-nos o pedido com nome, n.º de leitor/as, os títulos (e cota, preferencialmente) dos documentos a requisitar e a data em que pretende levantá-los. Consulte aqui o catálogo da biblioteca.


Destaque...   

14.º Concurso Nacional de Leitura
10, 11 e 12 fevereiro 2021| Escolas Participantes
newsletter bmfc Este ano, devido à situação pandémica atual, as provas municipais serão realizadas nas escolas participantes.
No dia 10 de fevereiro realizam-se as provas escritas do 1.º ciclo e no dia 11 de fevereiro as dos 2.º e 3.º ciclos e do secundário.
As provas orais, que vão ter lugar no dia 12 de fevereiro, serão gravadas e posteriormente avaliadas pelo júri do concurso que se reunirá na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.



Aconteceu...   

Livros Presentes
newsletter bmfc Entre os dias 01 de dezembro 2020 e 06 de janeiro 2021, foram publicados, nas nossas Redes Sociais, textos e/ou excertos de livros dos diferentes fundos documentais da biblioteca municipal.
Esta iniciativa pretendeu “espalhar” um bocadinho da magia do Natal e os sentimentos associados à época natalícia e, simultaneamente, divulgar os livros disponíveis para empréstimo.

Contos da Biblioteca em Direto
Durante os meses de novembro e dezembro, a biblioteca municipal realizou, aos sábados, várias sessões de contos em direto na página do Facebook - https://www.facebook.com/BibliotecaFerreiradeCastro/, uma iniciativa que proporcionou momentos de boa disposição em família num período de recolhimento obrigatório.
Aproveite para rever as sessões realizadas: ‘O meu amor’ (19 dezembro), ‘O Sultão e os ratos’ (12 dezembro), ‘A Rainha do Norte’ (5 dezembro), ‘O Jaime é uma sereia’ (28 novembro), ‘Três com Tango’ (21 novembro) e ‘Tino tonto’ (14 novembro).
newsletter bmfc


Acontece...   

Cantei de ouvir Contar
fevereiro 2021 | Inscrição obrigatória
newsletter bmfc Programa de contos musicados com “animais personificados, fadas, bruxas, aventura, magia e fantasia”, enriquecidos por teatros de fantoches ou sombras, poesia, dramatizações e ilustrações que estimulam a imaginação e criatividade da criança, promovendo assim hábitos de leitura junto das crianças dos jardins de infância do concelho.
Estas sessões, dado à situação pandémica, serão realizadas através de videochamada.

Livros ao Alto!
fevereiro 2021 | Inscrição obrigatória
newsletter bmfc Sessões de conto musicadas realizadas através de videochamada e destinadas ao/às alunos/as das escolas básicas do município de Oliveira de Azeméis.



Cabine de Leitura
Local: Jardim Público da Praça José da Costa | Horário: todos os dias das 09h30 às 19h30
newsletter bmfc A ‘Cabine de Leitura’ consiste numa cabine telefónica adaptada a uma micro biblioteca que integra livros de diferentes géneros e para todos os públicos. Trata-se de um ponto para partilha de livros, em que qualquer pessoa pode levar um livro e posteriormente voltar a devolvê-lo para ser utilizado por outra.

Refresca a Tua Mente
Local: Parque La Sallete, junto ao Café do Lago
newsletter bmfc O 'Refresca a Tua Mente’ é um projeto de bookcrossing que acolhe uma mini biblioteca dentro de um frigorífico, na prática consiste num ponto para troca de livros, em que qualquer pessoa pode levar um livro e deixar um outro no seu lugar.


Exposições Documentais | fevereiro 2021 | Horário da BMFC
Leituras sobre… “Investigar para conhecer!”
newsletter bmfc Está patente ao público, no átrio da biblioteca, uma exposição documental que visa assinalar o Dia das Doenças Raras (28 de fevereiro) e, simultaneamente, divulgar o acervo documental sobre este tema.

Biblioteca do Anis Estrelado ‘Doença: Mamã, dói-me muito!’ e Biblio.Juv ‘Doenças Raras: Nunca ouvi falar…’
newsletter bmfc Com o intuito de divulgar o acervo documental da biblioteca referente ao público infantojuvenil, está patente, na respetiva secção, uma seleção de documentos para empréstimo e leitura em família e/ou com agentes educativos organizados em duas exposições documentais dedicadas ao Dia das Doenças Raras.
Reunindo uma seleção de obras sobre o tema, a exposição Biblioteca do Anis Estrelado ‘Doença: Mamã, dói-me muito!’ destina-se a crianças até aos 9 anos e a exposição Biblio.Juv ‘Doenças Raras: Nunca ouvi falar…’ está direcionada para jovens dos 10 aos 17 anos.
Dia das Doenças Raras (28 de fevereiro):
O Dia das Doenças Raras ocorre no último dia de fevereiro de cada ano. O principal objetivo do Dia das Doenças Raras é sensibilizar o público em geral e os decisores sobre as doenças raras e o seu impacto na vida dos doentes.
A consciencialização sobre as doenças raras é muito importante porque uma em cada vinte pessoas viverá com uma doença rara em algum momento da vida. Apesar disso, não há cura para a maioria das doenças raras e muitas não são diagnosticadas.
O Dia das Doenças Raras melhora o conhecimento do público em geral sobre as doenças raras, ao mesmo tempo que incentiva pesquisadores e decisores a atender às necessidades das pessoas que vivem com essas doenças.
Conheça mais sobre esta iniciativa no sítio oficial https://www.rarediseaseday.org/



Carnaval   


newsletter bmfc O Carnaval é uma tradicional festa popular realizada em diferentes locais do mundo que ocorre antes da estação litúrgica da Quaresma. Envolve uma festa pública e/ou desfile combinando alguns elementos circenses, máscaras e uma festa de rua pública. As pessoas usam trajes durante muitas dessas celebrações, permitindo-lhes perder a sua individualidade cotidiana e experimentar um sentido elevado de unidade social.
Festa profana com cortejos, máscaras e caraças, remonta a origens longínquas. Liga-se aos ritos do final do inverno, que serviam para estimular a fecundidade da natureza e provocar o regresso do sol, prisioneiro durante vários meses. A devassidão e as máscaras serviam para expulsar os espíritos malvados, e a execução de um boneco recordava os primitivos sacrifícios, em que se imolava um animal.
Os egípcios celebravam os chamados cultos agrários, para festejar as boas colheitas e fazer adoração aos deuses. Práticas parecidas existiam na Grécia com as festas dionisíacas - em homenagem a Dionísio - e no Império Romano, nas saturnais - em tributo a Saturno: - É importante ressaltar que nem todas as festas eram manifestações carnavalescas, no sentido que conhecemos hoje, realizadas no período pré-quaresmal. O que elas tinham em comum era a celebração dos deuses da colheita, os exageros alimentares, o consumo de bebida e as orgias. Além disso, as pessoas tinham maior liberdade e esse momento era fortemente caracterizado pela inversão de classes e pela mistura delas.
O cristianismo modificou o primitivo significado destes festejos, mas viu-se obrigado a tolerar-lhe alguns aspetos grosseiros ou equívocos.
Já durante a Idade Média, na Europa, particularmente nas cidades de Paris, Nice, Roma e Veneza, ganha força o modelo de Carnaval que forjou o formato que vemos hoje em dia, com pessoas mascaradas, fantasiadas e desfiles de carros alegóricos.

Quanto à palavra carnaval, referem-se duas explicações para a sua origem. Uma considera que a palavra provém da expressão latina carne, vale!, com o significado de "adeus, carne!"; outra, que a palavra chegou ao português por via francesa, do italiano carnevale, procedente (por metátese) de carnelevare, que significava "rejeitar a carne", formada do latim carne(m) levare (suprimir ou tirar a carne). Da abstinência da carne, característica que durante séculos pertenceu ao período quaresmal, proveio o termo que designa os folguedos que durante três dias antecedem o começo da quaresma, na quarta-feira de cinzas.



Outras divulgações   


X Edição do Prémio Aldónio Gomes
» 05 março de 2021 | Entrega de trabalhos
newsletter bmfc Com o intuito de desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita, o Departamento de Línguas e Culturas (DLC), em parceria com a Reitoria da UA, decidiu instituir, em 2011, um Prémio Literário, que viria a receber o nome de Aldónio Gomes, de modo a honrar a memória deste insigne pedagogo e grande estudioso e divulgador da língua portuguesa e das literaturas de língua portuguesa, cujo espólio foi doado a esta Universidade.
Na presente edição (2021), o prémio destina-se a galardoar um inédito, na categoria de Texto Dramático, sendo que, as obras a concurso devem dar entrada no DLC até ao dia 5 de março.

Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa
» 31 março de 2021 | Entrega de trabalhos
newsletter bmfc O Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa, patrono da Biblioteca de Faro, homenageia o Poeta nascido nessa localidade e vulto maior do panorama poético nacional e internacional.
O prémio tem periodicidade bienal e a entrega das obras concorrentes decorrerá entre 7 janeiro e 31 março de 2021 e serão admitidas obras poéticas, em 1.ª edição, publicadas em 2019 e 2020.



Novidades e sugestões de leitura   


newsletter bmfc Título: Baía dos suspeitos
Autor: Nora Roberts
Assunto: Literatura estrangeira -- romance
Cota: FG LE(R) ROBE-N. bai

"A sereia Annika está orgulhosa de ter sido escolhida para a tarefa de resgatar as Estrelas da Fortuna. Mas agora que a sua identidade foi revelada, o tempo está a esgotar-se e ela sabe que em breve terá de regressar ao mar. Sabe igualmente que está apaixonada por Sawyer King - o valente e leal aventureiro com segredos ocultos.
Através do tempo e do espaço, Sawyer transportou os Guardiões até à ilha de Capri, onde a Estrela de Água está escondida. Enquanto observa Annika no seu elemento, o viajante sente-se atraído pelo espírito alegre e divertido da sereia. No entanto, Sawyer sabe que, se abrir o seu coração, não haverá bússola capaz de o fazer regressar a terra firme… Nas sombras, o inimigo aguarda pacientemente. Nerezza perdeu uma Estrela para os Guardiões, mas ainda há tempo para o sangue ser derramado, pois a deusa tem uma nova arma, algo mortal e imprevisível…"
Texto extraído da sinopse da obra "Baía dos suspeitos"

newsletter bmfc Título: Amigos para sempre
Autor: Danielle Steel
Assunto: Literatura estrangeira -- romance
Cota: FG LE(R) STEE-D. ami

"Laços. A ligação entre cinco amigos que perdura no tempo contendo aventuras e risos, mas também desafios e derrotas. Conhecem-se no jardim-de-infância, na elitista Atwood School, mas a amizade atravessa a sua adolescência e as primeiras escolhas enquanto homens e mulheres. Com diferentes personalidades, cada um com a sua paixão, reencontram-se em busca de apoio mesmo que o tempo passe e tudo mude. Só a amizade entre Gabby, Billy, Izzie, Andy e Sean parece manter-se sólida quando tudo o resto se desmorona."
Texto extraído da sinopse da obra "Amigos para sempre"

newsletter bmfc Título: A outra mulher
Autor: Daniel Silva
Assunto: Literatura estrangeira -- romance policial
Cota: FG LE(RP) SILV-D. out

"A procura da verdade levá-lo-á a recuar no tempo, até à maior traição do século xx para terminar nas margens do Potomac em Washington. A mil por hora, estranhamente belo e cheio de sentidos duplos e reviravoltas na ação, este livro é um verdadeiro golpe de mestre que demonstra mais uma vez que Daniel Silva é pura e simplesmente o melhor escritor de romances de espionagem dos nossos tempos."
Texto extraído da sinopse da obra "A outra mulher"

newsletter bmfc Título: Conversas entre mulheres
Autor: Sally Rooney
Assunto: Literatura estrangeira -- romance
Cota: FG LE(R) ROON-S. con

"Frances tem vinte e um anos. É uma pessoa divertida, perspicaz e, acima de tudo, gosta de desfrutar da vida. Estudante em Dublin e aspirante a escritora, atua à noite em recitais de poesia com a sua melhor amiga, Bobbi, com quem anteriormente teve um caso amoroso. Agora são apenas amigas inseparáveis. Uma entrevista concedida a Melissa, uma conhecida jornalista, marca o início de uma amizade entre esta e as duas jovens. Melissa é casada com um ator, Nick, e os quatro entram num mundo frenético de festas de luxo e ambientes sumptuosos. Este é também o ponto de partida para um complexo ménage-à-quatre, mas Frances e Nick tornam-se inesperadamente mais íntimos, e a jovem, até então despreocupada e emocionalmente desprendida, é pela primeira vez confrontada com as suas próprias vulnerabilidades."
Texto extraído da sinopse da obra "Conversas entre mulheres"

newsletter bmfc Título: O que fica somos nós
Autor: João Tordo
Assunto: Literatura portuguesa -- romance
Cota: FG LP(R) TORD-J. que

"Um romance comovente sobre o poder imperecível do primeiro amor com um final inesquecível."
Texto extraído da sinopse da obra "O que fica somos nós"

newsletter bmfc Título: Uma última carta
Autor: Antonis Papatheodoulou
Assunto: Literatura estrangeira -- estórias para ler e contar
Cota: FI LE(LC) PAPA-A. ult

"«Aquele era o último dia de trabalho do senhor Costas. O último dia como único carteiro de toda a ilha. Era uma época em que não havia telefone, nem correio eletrónico, e em que todas as notícias viajavam a pé...» Uma última carta transporta-nos para uma pequena e formosa ilha mediterrânica, cujos habitantes têm a sorte de poder contar com um carteiro muito amável. Mais de 50 anos de trabalho aproximam-se do fim e, com eles, um último dia de trabalho, que será para todos inesquecível..."
Texto extraído da sinopse da obra "Uma última carta"

newsletter bmfc Título: A abelha
Autor: Kirsten Hall
Assunto: Literatura estrangeira – primeiras leituras
Cota: FI LE(PL) HALL-K. abe

"Este é um livro para se descobrir o incrível trabalho das abelhas. Dançando e volteando de flor em flor, as abelhas sorvem o néctar e espalham o pólen. O pólen dá origem às sementes, as sementes a novas plantas e estas plantas a novas flores. É um ciclo maravilhoso e perfeito, que só pode terminar em mel!"
Texto extraído da sinopse da obra "A abelha"


Autora do mês   

newsletter bmfc
Luísa Dacosta, pseudónimo de Maria Luísa Saraiva Pinto dos Santos, nasceu em 1927 em Vila Real. A escritora viveu em Matosinhos, sendo uma das figuras femininas mais prestigiadas de sempre da literatura nacional. Autora de uma obra vasta e diversificada, de que se distinguem os títulos de ficção e também de literatura infantojuvenil, formou-se em Lisboa, na Faculdade de Letras, em Histórico-Filosóficas. Foi professora do Ciclo Preparatório e em 1997 reformou-se por limite de idade.
Desenvolveu, sob o pseudónimo de Luísa Dacosta, a sua atividade literária. Exerceu a crítica na página literária de O Comércio do Porto e colaborou noutras páginas literárias, nomeadamente nas de O Jornal de Noticias, Diário Popular e em A Capital. Foi colaboradora das revistas Seara Nova, Vértice, Vida Mundial, Raiz e Utopia, Gazeta Musical e de Todas as Artes e de Colóquio de Letras.
Em 1985, filmou para a RTP, integrado na série Clube de Leitura dirigida por Carlos Correia com a Escola de Mirandela, o colóquio sobre o seu livro A Menina Coração de Pássaro.
Estreou-se em 1955 com o livro de contos Província. A sua bibliografia conta mais de trinta títulos, muitos deles tendo como tema a mulher e seus problemas específicos, na linha de Irene Lisboa, refletindo uma perspetiva feminista moderna e arejada.
Está representada nas seguintes antologias: Daqui houve Portugal, Eugénio de Andrade, 1969: Portugal – A Terra e o Homem, Fundação Calouste Gulbenkian (II Volume, 3ª Série, 1981); De que são feitos os sonhos, Areal Editores, 1985; Conto Estrelas Em Ti – Poesia para a Infância, Campo das Letras, 2000.
Em 2002 distinguida com o Prémio “Uma Vida, uma Obra”, instituído pela Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto. A Câmara Municipal de Matosinhos atribuiu à escritora a Medalha de Mérito Dourada em Março de 2005, a Câmara Municipal de Vila Real atribuiu-lhe, em 2007, a Medalha de Ouro de Mérito Municipal, e em 2010, Luísa Dacosta recebeu o Prémio Literário Vergílio Ferreira, atribuído pela Universidade de Évora. Um ano depois foi homenageada pelo festival “Correntes d'Escritas”, na Póvoa de Varzim.
Faleceu no dia 15 de Fevereiro de 2015, em Matosinhos, na véspera de completar 88 anos.


URL - https://bit.ly/35yb5Ry


Na próxima newsletter...   

XXII Concurso de Poesia Agostinho Gomes | Entrega de trabalhos de 21 março a 31 maio
Jantar com Livros e Histórias de Pijama | noite de 26 para 27 de março
Exposição Documental ‘Leituras sobre… “Doença renal – prevenir e cuidar!”’ | Átrio BMFC
Exposição Documental Biblioteca do Anis Estrelado “Corpo humano: Como é o meu corpo?” | Secção infantojuvenil BMFC
Exposição Documental Biblio.Juv “Órgãos: O coração é o principal.” | Secção infantojuvenil BMFC
Cantei de ouvir Contar
Livros ao Alto!
CÃOleituras
As Viagens do Anis
Bibliomóvel – Biblioteca Itinerante
Autor de Mês
Sugestões de Leitura
E mais notícias...

2020 © Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.