BMFC
Newsletter 148
Biblioteca a (va)Ler
Newsletter mensal de notícias, atividades e novidades da
Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
Maio 2021


Informação...   

Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
newsletter bmfc A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro está aberta ao público, mas com serviços condicionados, funcionando apenas de segunda a sexta-feira, no seguinte horário:
Segunda-feira» 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00;
Terça a sexta-feira» 10h00 às 18h00.
Estão disponíveis os serviços de empréstimo, devolução e consulta de documentos. A Secção de Fundo Geral (Adultos e jovens a partir dos 17 anos) está aberta ao público mas com a lotação limitada. A Secção Infantojuvenil está, temporariamente, encerrada ao público, sendo possível o empréstimo de documentos, os quais devem ser solicitados aos/às colaboradores/as da biblioteca.
Aproveitamos também para relembrar os/as utilizadores/as que devem usar, obrigatoriamente, máscara ou viseira, respeitar as regras de distanciamento social, lavar as mãos frequentemente e cumprir as regras de etiqueta respiratória.


Destaque...   

Exposição Direitos Laborais
maio 2021 | Horário da BMFC
newsletter bmfc Está patente ao público, entre os dias 01 e 31 de maio, uma exposição que reúne a coleção de Jorge Araújo dos Santos fazendo uma abordagem ao Dia do Trabalhador.
Jorge Araújo dos Santos nasceu em Coimbra, em 1961, é profissional de Seguros, casado e residente em S. João da Madeira desde fevereiro de 1987.
Dedica-se ao colecionismo de todo o material de conteúdo, essencialmente, politico, desde o 25 de abril de 1974 onde iniciou as recolhas e doações de vários materiais, incluindo manifestações e comícios de carácter partidário.
Do seu espólio, que será exposto na biblioteca municipal, fazem parte livros, cartazes, autocolantes, pins, objetos, bandeiras, T-shirts, bonés, sacos, faixas, fotografias entre outros colecionáveis, sendo esta a base do seu acervo documental.


Aconteceu...   

Contos da Biblioteca em Direto no Facebook
A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro tem vindo a realizar sessões de contos em direto na página do Facebook, uma iniciativa que pretende proporcionar momentos de boa disposição em família e sensibilizar os/as pais/mães para a importância do livro e da leitura no desenvolvimento das crianças.
Aproveite para rever as sessões realizadas: “Amélia quer um cão” (27 março), “O Flautista de Hamelin” (20 março), “O rapaz que desligou o sol” (13 março), “A árvore da escola” (06 março), entre outras.
newsletter bmfc

Cantei de Ouvir Contar (Pré-escolar) em Direto no Facebook
A BMFC promoveu, em direto no Facebook, sessões de conto musicadas com “animais personificados, fadas, bruxas, aventura, magia e fantasia” destinadas ao público pré-escolar.
Com este programa pretendeu-se estimular a imaginação e criatividade da criança, promovendo assim os hábitos de leitura.
Assista às sessões anteriores: Diferença (30 março), Laços (23 março), entre outras.
newsletter bmfc

Livros ao alto!
Na impossibilidade de nos deslocarmos às escolas, foram realizadas por videochamada diversas sessões do programa ‘Livros ao Alto!’, uma iniciativa dirigida aos/às alunos/as das escolas básicas do concelho.
newsletter bmfc

Cantei de Ouvir Contar
Durante este período, por não ser possível a realização de sessões presenciais, esta iniciativa também foi realizada por videochamada. Este programa de contos musicados com “animais personificados, fadas, bruxas, aventura, magia e fantasia” pretende promover hábitos de leitura junto das crianças dos jardins de infância do concelho.
newsletter bmfc

ABRIL | Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância - SEREI O QUE ME DERES... QUE SEJA AMOR
newsletter bmfc Durante o mês de abril, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro associou-se ao programa de iniciativas da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Oliveira de Azeméis (CPCJ), destinado a assinalar abril como Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, com o objetivo de alertar a sociedade para esta questão preocupante.
Neste sentido, as obras selecionadas para as sessões a trabalhar com os jardins de infância no programa ‘Cantei de Ouvir Contar’, com as escolas do 1.º ciclo de ensino básico no ‘Livros ao Alto!’ e com as famílias nos ‘Contos da Biblioteca em Direto’ abordaram esta temática.
Assim, as histórias escolhidas foram "As mãos não são para bater" (Cantei de ouvir Contar), "A Viagem" (Livros ao alto!) e “Amor-Perfeito” (sessão Contos da Biblioteca em Direto no Facebook, realizada a 10 abril).

Dr. Leituras
newsletter bmfc Durante o mês de março, a BMFC desenvolveu uma iniciativa cujo objetivo consistia, por um lado, divulgar os fundos documentais da biblioteca e, por outro, ajudar a ultrapassar algumas dificuldades transversais resultantes da conjuntura de confinamento. Recorrendo ao humor apresentamos sugestões adequadas a cada “maleita”.
No dia 07 de março, a temática foram as viagens e apresentámos sugestões para todos/as os/as que sentem aquela saudade de sair de casa, de conhecer o país e o mundo, de experimentar outros sabores e outros saberes. 14 de março foi dia para experimentar uma dose dos nossos bálsamos com conselhos para alcançar alguma serenidade. 21 de março sugerimos algumas ‘mezinhas’ para lidar com a monotonia. E, no último dia destas consultas, 28 de março, aconselhamos unguentos com tratados sobre a amizade.

Clube de Leitura das Histórias no Avental
newsletter bmfc Durante os meses de fevereiro e março, nas Redes Sociais, a BMFC promoveu um programa de promoção da leitura, destinado preferencialmente às crianças, que convidava os/as participantes a contar ou recontar uma história, uma fábula, um conto ou um poema.
Com este projeto pretendeu-se ouvir os/as participantes a falarem de livros, de histórias e de leituras. As regras eram muito simples… Durante a semana, e até cada quinta-feira às 23h, os/as interessados/as enviavam-nos um vídeo, um desenho ou textos sobre livros e leituras e, no domingo seguinte, a partir das 14h30, os trabalhos eram publicados nas Redes Sociais da BMFC.
Pode visualizar aqui todos os trabalhos realizados pelos/as participantes.

Histórias no Avental – Serviço de Animação do Bibliomóvel
newsletter bmfc Para fazer face à situação pandémica atual e na impossibilidade de deslocação às escolas, a BMFC promoveu um formato digital do programa ‘Histórias no Avental’ com os livros “O coelho que sabia ouvir” (fevereiro) e “O Grufalão” (março).
Os/as professores/as educadores/as interessados aderiram à iniciativa e receberam ficheiros com sessões que podiam realizar e promover junto das suas turmas de crianças e alunos/as.
Partilhamos aqui o genérico da iniciativa.

Sarau de Poesia
newsletter bmfc Para assinalar o Dia Mundial da Poesia, 21 de março, a biblioteca municipal promoveu a abertura do XXII Concurso de Poesia Agostinho Gomes com um Sarau Cultural Virtual que envolveu a participação de diversos convidados e foi transmitido em direto nas páginas de Facebook da BMFC, da Junta de Freguesia de Cucujães e do Núcleo de Ateletismo de Cucujães (NAC).
Após a apresentação do Concurso de Poesia e do poeta Agostingho Gomes, o Sarau Cultural proceguiu com um conto sem palavras por Carlos Costa (animador sociocultural da biblioteca municipal), seguiu-se a intervenção de Margarida Leite (representante do NAC) que efetuou a leitura dos poemas premiados da edição anetrior, Mário Rui Simões declamou o poema "À chegada dos dias grandes" de Ruy Belo, Carminda Oliveira (Poetisa e aluna da Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis) recitou um poema da sua autoria com o título “Tudo é cor” e o Grupo de Poetas Cantores Declamadores Independentes Voluntários de São Paulo possibilitaram três momentos de poesia (Domingo Lage - Poesia: A Primavera custa à chegar, Terezinha Dias Rocha – Poesia: Gosto e Frances de Azevedo – Poesia: O Ocaso da Primavera).
Assista aqui ao Sarau Cultural.


Acontece...   

Apresentação do livro «Nos Meandros da Guerra: O Estado Novo e a África do Sul na Defesa da Guiné» de José Matos
08 maio 2021 | 14h30 | BMFC
newsletter bmfc A biblioteca municipal recebe a apresentação do livro «Nos Meandros da Guerra: O Estado Novo e a África do Sul na Defesa da Guiné» de José Matos, investigador independente em História Militar, que escreveu a obra em coautoria com Luís Barroso.



XXII Concurso de Poesia Agostinho Gomes
» 31 maio 2021 | Entrega dos trabalhos
newsletter bmfc No dia 31 de maio termina o prazo para entrega dos trabalhos concorrentes à 22.ª edição do Concurso de Poesia Agostinho Gomes.
Os trabalhos podem ser entregues na biblioteca municipal, enviados por correio ou para o e-mail [email protected]
Este concurso, promovido pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, através da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro e em parceria com a Junta de Freguesia da Vila de Cucujães e o Núcleo de Atletismo de Cucujães (NAC), visa homenagear o poeta cucujanense Agostinho Gomes e, simultaneamente, estimular a escrita de originais de poesia.

Cantei de Ouvir Contar (Pré-escolar)
maio 2021 | Inscrição obrigatória
newsletter bmfc Programa de contos musicados com “animais personificados, fadas, bruxas, aventura, magia e fantasia”, enriquecidos por teatros de fantoches ou sombras, poesia, dramatizações e ilustrações que estimulam a imaginação e criatividade da criança, promovendo assim hábitos de leitura junto das crianças dos jardins de infância do concelho.
Estas sessões, dado à situação pandémica, serão realizadas através de videochamada.


Livros ao Alto!
maio 2021 | Inscrição obrigatória
newsletter bmfc Sessões de conto musicadas realizadas através de videochamada e destinadas ao/às alunos/as das escolas básicas do município de Oliveira de Azeméis.



Manta da Curiosidade Interativa
maio 2021 | Inscrição obrigatória através do email [email protected]
newsletter bmfc Dirigido às crianças dos 12 aos 36 meses, acompanhadas e orientadas por, pelo menos, um/a adulto/a, esta atividade promove o contacto com os livros e outras informações, adequados à faixa etária (forma e conteúdos), através de uma ferramenta interativa.
Manta da Curiosidade Interativa é uma oportunidade de estimular a imaginação, de relacionar-se com a fantasia, mas também com o mundo que as rodeia a partir das páginas dos livros escondidos na manta.
O/A adulto/a acompanhante deve ser flexível na abordagem, acompanhar, porém deixar que seja a criança a dirigir a exploração dos livros.

Histórias no Avental – Serviço de Animação do Bibliomóvel
maio 2021 | Inscrição obrigatória
newsletter bmfc Em maio, mantendo-se a impossibilidade de deslocação às escolas, regressa o formato digital do programa ‘Histórias no Avental’.
Os/as professores/as educadores/as que pretendam aderir à iniciativa e receber o ficheiro completo das sessões devem inscrever-se através do email da biblioteca ([email protected]).
Partilhamos aqui o genérico deste novo formato.
Aguardamos as V/ inscrições!

Exposições Documentais | maio 2021 | Horário da BMFC
Leituras sobre… A desculpa perfeita para comermos bolos!
newsletter bmfc A biblioteca municipal promove a exposição “Leituras sobre… A desculpa perfeita para comermos bolos!”.
Esta mostra documental, que decorre durante o mês de maio, tem como objetivo assinalar o Dia Mundial da Pastelaria (16 de maio) e divulgar o acervo documental da biblioteca sobre esta temática.
Consulte aqui as nossas sugestões.

Biblioteca do Anis Estrelado ‘Sentidos: Que docinho que está!’ e Biblio.Juv ‘Profissões: Quero ser um/a…’
newsletter bmfc Com o intuito de divulgar o acervo documental da biblioteca referente ao público infantojuvenil, a biblioteca divulga uma seleção de documentos para empréstimo e leitura em família e/ou com agentes educativos organizados em duas exposições documentais dedicadas ao Dia Mundial da Pastelaria.
Reunindo uma seleção de obras sobre o tema, a exposição Biblioteca do Anis Estrelado ‘Sentidos: Que docinho que está!’ destina-se a crianças até aos 9 anos e a exposição Biblio.Juv ‘Profissões: Quero ser um/a…’ está direcionada para jovens dos 10 aos 17 anos.
Consulte a nossa seleção de obras relacionadas com esta temática da Biblioteca do Anis Estrelado e da Biblio.juv.
Dia Mundial da Pastelaria (16 de maio)
O Dia Mundial da Pastelaria comemora-se no terceiro domingo do mês de maio.
É conhecido como ‘World Baking Day’ e foi criado no site com o mesmo nome (Worldbakingday) com o objetivo de estimular a ida para a cozinha para partilhar com familiares e amigos a alegria de confecionar doces, e rapidamente se transformou numa data internacional, apesar de não oficial.
O objetivo do dia é celebrar a alegria de confecionar doces, fazendo um bolo para alguém especial (sogra incluída). Mesmo quem nunca fez bolos, bolachas ou outros doces consegue divertir-se com a experiência, a solo ou acompanhado. A ideia da efeméride é juntar as pessoas pelo paladar, fazendo com que agradeçam a presença e a amizade uma das outras por intermédio da comida.
Saber +» https://www.wipo.int/portal/en/



Outras divulgações   


40ª Edição Prémio de Literatura Juvenil Ferreira de Castro
Até 24 abril 2021 | Entrega de trabalhos
newsletter bmfc Promovido pela respetiva Associação está a decorrer a 40.ª edição do Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro, sendo o conto e o relato de viagem os géneros literários definidos.
Esta iniciativa é destinada a jovens, portugueses e luso-descendentes das Comunidades Portuguesas, residentes no estrangeiro e a jovens PALOP, com idades compreendidas entre os 12-15 anos (Escalão A) e os 16-20 anos (Escalão B). Aos participantes é colocado o desafio de mostrar a sua qualidade literária, promovendo a literacia e a valorização do desenvolvimento pessoal e social.
O regulamento do concurso está disponível em https://premioferreiradecastro.wordpress.com e eventuais esclarecimentos poderão ser solicitados através de [email protected]

Prémio Literário Alves Redol
Até 31 agosto 2021 | Entrega de trabalhos
newsletter bmfc O Prémio promovido pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira contempla as modalidades de conto e romance, sendo o tema livre para ambas e tendo como requisito único a apresentação dos trabalhos redigidos em Língua Portuguesa.
As obras concorrentes devem ser entregues ou enviadas, acompanhadas da respetiva ficha de inscrição, às Lojas do Munícipe, sitas nos seguintes locais:
- Vila Franca de Xira | Praça Bartolomeu Dias, n.º 9 – Quinta da Mina, 2600-076 Vila Franca de Xira
- Alverca do Ribatejo | Av. Capitão João de Almeida Meleças, n.º 38, 2615-049 Alverca do Ribatejo
- Póvoa de Santa Iria | Palácio Quinta da Piedade, Rua Padre Manuel Duarte, 2625 Póvoa de Santa Iria)
Para mais informações consulte o Regulamento e a Ficha de Inscrição.


Curiosidade   


20 de maio de 1498
newsletter bmfc O navegador português Vasco da Gama alcança Kappakadavu, próxima a Calecute, permitindo cumprir a descoberta do caminho marítimo para a Índia, um projeto há muito ambicionado pela coroa portuguesa.
D. Manuel I, rei de Portugal, confiou a Vasco da Gama o cargo de capitão-mor da frota que num sábado, a 8 de julho de 1497, largou de Belém em demanda da Índia. A expedição partiu de Lisboa, seguindo a rota já experimentada pelos anteriores exploradores ao longo da costa de África, através de Tenerife e do Arquipélago de Cabo Verde. Saber+»



Novidades e sugestões de leitura   


newsletter bmfc Título: Chegada a hora
Autor: Jeffrey Archer
Assunto: Literatura estrangeira -- romance
Cota: FG LE(R) ARCH-J. che

"O bilhete de suicídio com que abre este livro tem consequências arrasadoras para Harry e Emma Clifton, assim como para Giles Barrington e Lady Virginia. Giles tem de decidir se vai desistir da política para tentar salvar Karin, a mulher que ama, do outro lado da Cortina de Ferro. Mas será que Karin o ama de facto ou será uma espia? Lady Virginia está arruinada e só encontra uma solução para os seus problemas financeiros quando conhece Cyrus T. Grant III, um americano que está em Inglaterra para ver o seu cavalo correr no Royal Ascot. Sebastian Clifton é agora CEO do Farthings Bank, uma posição que absorve todo o seu tempo e energia. Até conhecer Priya, uma bela jovem indiana que já tem noivo escolhido pelos pais. Harry Clifton continua decidido a tirar Anatoly Babakov de um gulag na Sibéria, mas eis que acontece algo inesperado, que nenhum dos dois poderia ter previsto."
Texto extraído da sinopse da obra "Chegada a hora"

newsletter bmfc Título: História de um canalha
Autor: Julia Navarro
Assunto: Literatura estrangeira -- romance policial
Cota: FG LE(RP) NAVA-J. his

"Menti, enganei e manipulei à vontade, sem me importar com as consequências. Destruí sonhos e reputações, traí os que me foram leais, causei dor àqueles que me quiseram ajudar. Brinquei com as esperanças dos que pensaram que poderiam mudar quem eu sou. Thomas Spencer sabe como conseguir tudo o que quer. A saúde delicada é o preço que teve de pagar pelo seu estilo de vida, embora não se arrependa. No entanto, desde o seu último episódio cardíaco apoderou-se dele um sentimento estranho e, na solidão do seu luxuoso apartamento em Brooklyn, sucedem-se as noites em que não pode deixar de se perguntar como seria a vida que conscientemente optou por não viver. A memória dos momentos que o levaram a ter sucesso como consultor de relações-públicas e imagem, entre Londres e Nova Iorque nos anos oitenta e noventa, revela os mecanismos dúbios que os centros de poder por vezes empregam para alcançar os seus fins. Um mundo hostil governado por homens, onde as mulheres resistem a ter um papel secundário."
Texto extraído da sinopse da obra "História de um canalha"

newsletter bmfc Título: O ano do pensamento mágico
Autor: Joan Didion
Assunto: Literatura estrangeira -- memórias
Cota: FG LE(CB) DIDI-J. ano

"É assim que Joan Didion inicia a sua viagem pela memória do ano mais transformador da sua vida, começando na noite em que o seu marido, o escritor John Dunne, com quem foi casada mais de 30 anos, morre de ataque cardíaco, e a sua única filha está em coma no hospital. Com uma escrita tão assertiva como limpa, tão honesta como desarmante, Didion investiga os vivos que sobrevivem aos mortos, revelando, através da sua experiência pessoal, aquilo que é universal a todos: a dor da perda, a necessidade da superação quando tudo parece inútil."
Texto extraído da sinopse da obra "O ano do pensamento mágico"

newsletter bmfc Título: O rapaz escondido
Autor: Katherine Marsh
Assunto: Literatura estrangeira -- romance
Cota: FG LR(R) MARH-K. rap

"Ahmed fugiu da guerra, embarcando numa perigosa viagem da Síria até à Europa. Apesar de perder o pai nesta dura jornada, mantém a esperança de encontrar uma vida melhor em Bruxelas, a cidade que agora o acolhe. Mas depressa percebe como é difícil sobreviver sozinho, e acaba por se esconder secretamente na cave de Max. Max é um rapaz americano que se mudou recentemente com a família para a capital belga. Também ele se sente sozinho no mundo e com saudades do seu país. Descontente com a realidade em que agora vive, Max procura novos desafios e aventuras. Quando os caminhos destes dois rapazes se cruzam, nasce uma amizade inesperada e secreta. Juntos, desafiando todas as regras, preconceitos e convenções, iniciam uma luta heroica e reencontram a esperança e a coragem para mudarem os seus destinos. Um livro baseado nas experiências reais da autora. Um tributo à resiliência, à amizade e aos heróis que encontramos diariamente no nosso caminho."
Texto extraído da sinopse da obra "O rapaz escondido"

newsletter bmfc Título: Será que a humanidade pode mudar?
Autor: J. Krishnamurti
Assunto: Literatura portuguesa -- romance
Cota: FG 13 KRIS-J. ser

"Será que a humanidade pode mudar? Eis a questão e o problema que Krishnamurti levanta. Krishnamurti não é um professor que resolve os problemas dos outros, mas um sábio que conduz aqueles que o escutam ou lêem a entrarem dentro de si próprios, lugar onde as respostas se poderão inevitavelmente encontrar. Não há receitas para a felicidade ou para a alegria de viver, mas existe, no interior da nossa alma, ainda que escondida, a via ou a descoberta para nos conhecermos. Só eu posso valer às minhas dúvidas: eis o desafio iluminado que nos lança o autor. Será que a humanidade pode mudar? Claro que sim, se cada um dentro de si mudar também."
Texto extraído da sinopse da obra "Será que a humanidade pode mudar?"

newsletter bmfc Título: Malaquias vence o medo
Autor: Mário Carneiro
Assunto: Literatura portuguesa – estórias para ler e contar
Cota: FI LP(LC) CARN-M. mal

"O urso Malaquias tem medo, tal como todos nós! Mas ter medo não é mau; é saudável e ajuda-nos a sobreviver. No entanto, é fundamental aprender a enfrentá-lo. Arranjar dentro de nós coragem, que nos permita compreender as razões para os nossos receios, e vencer os medos que nos paralisam é uma arte que requer estratégias que devem ser ensinadas às crianças. O Malaquias, nesta história, apesar do medo que sentia, encheu-se de coragem e salvou os seus amigos do perigo, deixando todos incrédulos e orgulhosos. Provou, deste modo, ser um urso corajoso, capaz de vencer os seus medos de forma responsável."
Texto extraído da sinopse da obra "Malaquias vence o medo"

newsletter bmfc Título: Estou zangado
Autor: Aurélie Chien
Assunto: Literatura estrangeira -- primeiras leituras
Cota: FI 1 CHIE-A. est

"Hoje, o Gastão está zangado. Nada lhe corre como ele gostaria. Descobre como ele vai recuperar o bom humor!"
Texto extraído da sinopse da obra "Estou zangado"


Autor do mês   

newsletter bmfc
Gonçalo Cadilhe é o mais reconhecido escritor de viagens português da actualidade. Tem catorze livros de narrativa de viagem e três coffee-tables de fotografia. Os seus títulos somam dezenas de reedições. Várias das suas obras encon-tram-se incluídas na listagem do Plano Nacional de Leitura. Viagens, biografias históricas, surf e encontros de vida são os seus temas de eleição.
Ao longo dos anos, tem assinado vários documentários de viagens e História para a RTP. Palestrante motivacional, per-corre regularmente os auditórios culturais do país para falar sobre viagens, História e experiência de vida.
Organiza e acompanha mini-tours pelo globo em colaboração com a agência Pinto Lopes Viagens.
Nasceu na Figueira da Foz em 1968, cidade onde cresceu e que mantém como residência. Licenciou-se em Gestão de Empresas na Universidade Católica do Porto, em setembro de 1992, fazendo parte da primeira “fornada” de licenciados deste curso. Durante os anos da Universidade frequentou também a Escola de Jazz do Porto. Depois de uma breve passagem pelo mundo da Gestão de Empresas começou a viajar e a escrever sobre viagens de forma profissional em Abril de 1993.
Publicou a sua primeira reportagem de viagens, dedicada ao México, no número de Fevereiro de 1992 da extinta revis-ta Grande Reportagem, dirigida por Miguel Sousa Tavares. Entre 1996 e 2004 dedicou-se exclusivamente à escrita de reportagens e crónicas de viagem para a imprensa. Colaborou regularmente, para além da já referida “Grande Repor-tagem”, com os seguintes títulos: “Independente”, “Elle”, “Epicur”, “Blitz”, “Expresso”, “Visão” e “SurfPortugal”. Entre 2011 e 2012 assinou uma crónica semanal nas manhãs da Antena 1 na rúbrica “Este Tempo”. Em 2011 alcançou o pri-meiro lugar da primeira edição do Prémio Jornalismo de Viagens, do Clube dos Jornalistas.

“O mais importante para se levar numa viagem é uma boa ideia.”

https://bit.ly/3sa0EvP


Na próxima newsletter...   

Exposição Documental “Leituras sobre… Esta é a rede que queremos!”
Exposição Documental Biblioteca do Anis Estrelado “Mundo Digital: Selfie”
Exposição Documental Biblio.Juv “Bloguers: Os ídolos virtuais.”
Contos da Biblioteca
Cantei de ouvir Contar
Livros ao Alto!
CÃOleituras
As Viagens do Anis
Bibliomóvel – Biblioteca Itinerante
Programa de Animação do Bibliomóvel
Mostra Concelhia das Bibliotecas Escolares
O Palco das Letras
Autor de Mês
Sugestões de Leitura
E mais notícias...

2021 © Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.