BMFC
Newsletter 150
Biblioteca a (va)Ler
Newsletter mensal de notícias, atividades e novidades da
Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
Julho 2021


Informação...   

Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
newsletter bmfc A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro está aberta ao público em horário de verão. À segunda-feira das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e de terça a sexta-feira das 10h00 às 18h00.
Estão disponíveis os serviços de empréstimo, devolução e consulta de documentos. A Secção de Fundo Geral (Adultos e jovens a partir dos 17 anos) está aberta ao público mas com a lotação limitada. A Secção Infantojuvenil continuará encerrada ao público, sendo possível o empréstimo de documentos, os quais devem ser solicitados aos/às colaboradores/as da biblioteca.
Aproveitamos também para relembrar os/as utilizadores/as que devem usar, obrigatoriamente, máscara, respeitar as regras de distanciamento social, lavar as mãos frequentemente e cumprir as regras de etiqueta respiratória.


Destaque   

Roteiro Literário ‘Caminhos de Ferreira de Castro’
03 julho 2021 | 09h00 | Ponto de encontro: Casa-Museu Ferreira de castro (Ossela)
newsletter bmfc A biblioteca municipal, em parceria com o Centro de Estudos Ferreira de Castro e o Gabinete de Gestão do Património Histórico-cultural, promove uma caminhada pelo Roteiro Literário ‘Caminhos de Ferreira de Castro’ em Ossela (Oliveira de Azeméis).
Tendo por base textos do escritor sobre Ossela, o percurso é composto por 34 Estações, dispostas ao longo de 12.89 km (pedestre), nos quais é possível visitar espaços de vivência e de inspiração literária de Ferreira de Castro.


Aconteceu...   

Sessões “Livros ao alto!” e “Cantei de Ouvir Contar”
Na impossibilidade da realização de sessões presenciais foram efetuadas diversas sessões por videochamada dos programas ‘Cantei de ouvir Contar’, destinado a crianças dos jardins de infância, e ‘Livros ao Alto!’, dirigido aos/às alunos/as das escolas básicas do concelho.
Estes programas, que visam a promoção dos hábitos de leitura, estimulam a imaginação e criatividade da criança e proporcionam o enriquecimento pessoal, contribuindo para a formação de estruturas mentais que permitem compreender melhor, não só as histórias escritas, como os acontecimentos do quotidiano.
newsletter bmfc

Comemorações do 123.º Aniversário de Nascimento do Escritor José Maria Ferreira de Castro
Para assinalar o 123.º aniversário de nascimento de Ferreira de Castro, a Biblioteca Municipal e o Gabinete de Gestão do Património Histórico-cultural, em pareceria com o Centro de Estudos Ferreira de Castro, promoveram um programa comemorativo que incluiu as seguintes atividades: Roteiro Literário 'Caminhos de Ferreira de Castro', Visita virtual à Casa-Museu Ferreira de Castro e Apresentação do livro "Dispersos e Inéditos" de karl Heinz Delille.
Ferreira de Castro, patrono desta biblioteca, é a maior figura cultural do município de Oliveira de Azeméis e uma das maiores da literatura portuguesa do século XX. Nasceu há 123 anos em Oliveira de Azeméis, na freguesia de Ossela, e depressa o seu nome foi ganhando notoriedade no campo das letras.
No país e no estrangeiro é conhecida a sua vasta obra, da qual sobressai o livro “A Selva”, sendo um dos escritores portugueses mais traduzidos no mundo.
Roteiro Literário 'Caminhos de Ferreira de Castro'
No dia 22 de maio de 2021 promoveu-se uma caminhada pelo Roteiro Literário ‘Caminhos de Ferreira de Castro’ em Ossela (Oliveira de Azeméis).
O percurso, que tem por base textos do escritor sobre Ossela, é composto por 34 Estações, dispostas ao longo de 12.89 km (pedestre), nos quais é possível visitar espaços de vivência e de inspiração literária de Ferreira de Castro.
Até ao mês de outubro, a BMFC irá promover, no primeiro sábado de cada mês, outras visitas guiadas.
newsletter bmfc

Visita virtual à Casa-Museu Ferreira de Castro
No dia 24 de maio de 2021, no período da tarde, realizou-se uma visita virtual, por videoconferência, com os/as alunos/as da Escola EB1 do Outeiro, à Casa-Museu Ferreira de Castro, dinamizada por Hugo Ferreira e Carlos Costa.
newsletter bmfc

Apresentação do livro "Dispersos e Inéditos" de karl Heinz Delille
newsletter bmfc No dia 24 de maio de 2021, a biblioteca municipal recebeu o Professor Doutor Karl Heinz Delille, da Universidade de Coimbra, que apresentou a obra «Dispersos e Inéditos», uma edição da Minerva Coimbra/Fundação Mario Ehrhardt.
O livro reúne uma série de documentos escritos ao longo de meio século de ação docente e de investigação, assim como de intervenção científico-cultural, no âmbito da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Os textos estão relacionados com questões quer da Linguística (em sentido lato e específico, incluindo a docência e aquisição de línguas), quer da Literatura, da História, Teoria e Crítica da Tradução Literária e da Cultura em geral, tocantes à relação entre os dois países, Portugal (não esquecendo o Brasil) e a Alemanha ou, melhor dizendo, o espaço da Língua Alemã; em 520 páginas, textos em português e alemão.

Palco das Letras
O espaço ‘O Cinema’, em Oliveira de Azeméis, recebeu, no passado dia 28 de maio, o 'Palco das Letras’, uma gala que homenageou escritores locais, leitores/as em destaque e outras entidades ligadas à cultura e às letras.
Nesta noite, procedeu-se à entrega dos prémios do Concurso Nacional de Leitura e do Campeonato ‘PesquisOAZ’ e realizou-se uma homenagem aos escritores locais Óscar Amorim, Tavares Ribeiro e Henrique Pereira. A gala atingiu o seu auge com os espetáculos 'Ruminação', da 'Fábrica das Artes', e 'Júbilo' com o pianista Francisco Sasseti e a soprano Ângela Silva.
newsletter bmfc

Histórias no Avental Digital
newsletter bmfc Para fazer face à situação pandémica atual e na impossibilidade de deslocação às escolas, a BMFC promoveu um formato digital do programa ‘Histórias no Avental’.
Os/as professores/as educadores/as interessados/as aderiram à iniciativa e receberam ficheiros com sessões que podiam realizar e promover junto das suas turmas de crianças e alunos/as.


Exposição “1.º de Maio – Memórias em Coleção”
No âmbito das Comemorações do Dia do Trabalhador, durante o mês de maio, esteve patente ao público a exposição “1.º de Maio – Memórias em Coleção” de Jorge Araújo dos Santos. Esta mostra reuniu livros, cartazes, autocolantes, pins, objetos, bandeiras, T-shirts, bonés, sacos, faixas, fotografias, entre outros colecionáveis.
Jorge Araújo dos Santos nasceu em Coimbra, em 1961, é profissional de Seguros, casado e residente em S. João da Madeira, desde fevereiro de 1987. Dedica-se ao colecionismo de todo o material de conteúdo, essencialmente, politico, desde o 25 de abril de 1974 onde iniciou as recolhas e doações de vários materiais, incluindo manifestações e comícios de carácter partidário.
newsletter bmfc


Acontece...   

Apresentação do livro «Vergonhas no Futebol» de Armindo Pina
16 julho 2021 | 21h30 | BMFC
newsletter bmfc A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro recebe a apresentação do livro «Vergonhas no Futebol» de Armindo Pina.
Armindo Pina nasceu em Vermoim (Ossela), é especialista em Medicina Holística há mais de 30 anos e autor-escritor de várias obras literárias autobiográficas: “Turbulências” (2018), “Na Sombra da Morte” (2019) e “Vergonhas no Futebol” (2020).
Sinopse do livro: “Eu que sonhava ser jogador de futebol profissional, quando era criança, nunca me passou pela mente, que neste desporto apaixonante, existem pessoas capazes das maiores crueldades e vergonhas possíveis e impossíveis... Vivi e presenciei bem de perto o lado negro do futebol: VERGONHOSO! CRUEL! MALDOSO!”

Exposições Documentais | julho 2021 | Horário da BMFC
Leituras sobre… Estou a fazer dieta! Estou a fazer dieta! Ohhh! Chocolate!!!
newsletter bmfc A biblioteca municipal promove a exposição “Leituras sobre… Estou a fazer dieta! Estou a fazer dieta! Ohhh! Chocolate!!!”.
Esta mostra documental, que decorre durante o mês de julho, tem como objetivo assinalar o Dia Mundial do Chocolate (07 de julho) e, simultaneamente, divulgar o acervo documental da biblioteca sobre esta temática.
Consulte aqui as nossas sugestões.

Biblioteca do Anis Estrelado ‘Chocolate: Quero mais!’ e Biblio.Juv ‘Prazer: Humm, que bom!’
newsletter bmfc Com o intuito de divulgar o acervo documental da biblioteca referente ao público infantojuvenil, a biblioteca divulga uma seleção de documentos para empréstimo e leitura em família e/ou com agentes educativos organizados em duas exposições documentais dedicadas ao Dia Mundial do Chocolate.
Reunindo uma seleção de obras sobre o tema, a exposição Biblioteca do Anis Estrelado ‘Chocolate: Quero mais!’ destina-se a crianças até aos 9 anos e a exposição Biblio.Juv ‘Prazer: Humm, que bom!’ está direcionada para jovens dos 10 aos 17 anos.
Consulte a nossa seleção de obras relacionadas com esta temática da Biblioteca do Anis Estrelado e da Biblio.juv.
Dia Mundial do Chocolate (07 de julho): O Dia Mundial do Chocolate degusta-se a 7 de julho e assinala a introdução do produto na Europa, ainda no século XV. A origem dessa comemoração não é muito clara, mas o que importa é que este é o dia do ano de comer chocolate sem peso na consciência, há na história quem diga que foram os Maias e os Astecas os pioneiros no cultivo do cacau, principal matéria-prima do chocolate. Um ou outro, não importa; o que importa é que este é o dia do ano de comer chocolate sem peso na consciência! Seja uma barra de chocolate, uma bebida, um gelado, algumas bolachas ou bombons, neste dia é obrigatório ingerir uma boa dose de chocolate, uma iguaria que só nos traz felicidade!



Outras divulgações   


7.º Concurso Literário Alexandre O`Neill (CLAO)
Até 30 setembro 2021 | Entrega de trabalhos
newsletter bmfc O CLAO, que nesta edição tem como tema “O’ Neill: Venturas na Vila", tem como destinatários/as os/as alunos/as que frequentam os estabelecimentos de ensino do concelho de Constância, os/as alunos/as residentes no concelho de Constância que frequentam outros estabelecimentos de ensino e a comunidade adulta (idade igual ou superior a 18 anos).
Para informações ou esclarecimentos adicionais devem os interessados contactar a Biblioteca Municipal Alexandre O´Neill, através do telefone 249 739 367 ou do correio eletrónico [email protected]. As normas de participação no Concurso Literário Alexandre O’Neill estão disponíveis no Portal do Município de Constância (http://www.cm-constancia.pt/) e no Portal da Rede de Bibliotecas do Concelho (http://bibliotecas.constancia.pt).


Curiosidade   


Curiosidades relacionadas com o mês de julho
newsletter bmfc 1 – No período em que uma grande parte do mundo era dominada pelo Império Romano, o mês de julho era designado por Quintilis, que significa quinto, uma vez que esse era o 5º mês do ano no calendário usado na época.
2 – O nome mudou de Quintilis para julho por causa do político e líder militar Júlio César. A decisão foi decretada pelo Senado no ano 46 a.C., quando o general romano reorganizou o calendário, porque esse era o seu mês de nascimento.
3 – O mês de julho é, em média, o mais quente no Hemisfério Norte e o mais frio do ano no Hemisfério Sul.
4 – Além de Júlio César, algumas pessoas famosas nasceram neste mês, a saber: Alexandre “o Grande”, Alexandre Dumas, Angela Merkel, Dalai Lama, Ernest Hemingway, Franz Kafka, Frida Kahlo, Harrison Ford, Henry Ford, J. K. Rowling, Nelson Mandela, Princesa Diana, Rembrandt, Robin Williams, Simón Bolívar, Sylvester Stallone e Tom Hanks.
5 – Para quem se interessa por astrologia e horóscopos, os signos do zodíaco das pessoas que nascem em julho são Caranguejo (de 21 de junho a 22 de julho) e Leão (de 23 de julho a 22 de agosto).
6 – Várias celebrações importantes decorrem durante este mês: o famoso dia 4 de julho, quando os EUA celebram a sua Independência; o Dia da Bastilha, na França, em 14 de julho; e o Dia Nacional do Canadá, no 1º de julho, que marca a data da unificação das três províncias coloniais (Canadá, Nova Escócia e Nova Brunswick) num único domínio dentro do Império Britânico.
7 – O primeiro teste nuclear da história aconteceu no dia 16 de julho de 1945, sendo que, a detonação do artefacto aconteceu em Alamogordo, no Novo México.
8 – Os dias 01 de abril e 01 de julho, do mesmo ano, coincidem sempre no mesmo dia da semana. Isso acontece por conta da quantidade de dias que existem entre as duas datas, que somam 91. Este número é múltiplo de 7, o que equivale aos dias da semana, e, assim, existe uma padronização entre as duas datas.



Novidades e sugestões de leitura   


newsletter bmfc Título: O design que não se vê
Autor: Mário Moura
Assunto: Design
Cota: FG 741/744 MOUR-M. des

"Especialista por excelência no fabrico de identidades, o design é uma disciplina fundamental do nosso quotidiano. No entanto, a reflexão crítica sobre a sua própria identidade não é abundante. Nos doze ensaios que compõem este livro, Mário Moura convoca a crítica do design para analisar os seus impensados e a cultura contemporânea, à semelhança da melhor tradição da crítica literária e da crítica de arte. Com várias incursões pela literatura, política, história, geografia e pelo cinema, o autor desmonta o património discursivo do design e demonstra como este é formado e reformado por conceitos de raça, classe, género, autoria e periferia, entre outros."
Texto extraído da sinopse da obra "O design que não se vê"

newsletter bmfc Título: O monge que vendeu o seu Ferrari
Autor: Robin Sharma
Assunto: Literatura estrangeira -- lenda
Cota: FG LE(CL) SHAR-R. mon

"O Monge que vendeu o seu Ferrari é um best-seller inquestionável que oferece aos leitores uma série de lições simples e eficazes sobre como viver melhor. Combinando de uma forma inovadora a sabedoria espiritual do Oriente com os princípios ocidentais de sucesso e trabalho, mostra, passo a passo, como viver uma vida de coragem, equilíbrio, alegria."
Texto extraído da sinopse da obra "O monge que vendeu o seu Ferrari"

newsletter bmfc Título: A coragem de Cilka
Autor: Heather Morris
Assunto: Literatura estrangeira -- romance
Cota: FG LE(R) MORR-H. cor

"A beleza salvou-lhe a vida - e condenou-a. Em 1942, com apenas 16 anos, Cilka Klein é levada para o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau. O comandante do campo, Johann Schwarzhuber, sente-se de imediato atraído pela beleza dos seus longos cabelos e decide separá-la das outras prisioneiras. Cilka depressa aprende que o poder pode ditar a sobrevivência. Após a libertação, Cilka acaba por ser condenada pelos russos por ter colaborado com os nazis e é enviada para Vorkuta, um desolado e horrendo campo de trabalhos forçados na Sibéria, no Círculo Polar Ártico. Inocente, mas de novo prisioneira, Cilka enfrenta novos desafios, igualmente aterradores, numa batalha diária pela sobrevivência. Trava amizade com uma médica de Vorkuta e aprende a cuidar dos prisioneiros doentes esforçando-se para tratar deles, sob condições inimagináveis. Mas é ao cuidar de um homem chamado Aleksandr que Cilka descobre que, apesar de tudo, ainda há espaço no seu coração para o amor. Baseado em factos conhecidos sobre o período em que Cilka Klein esteve detida em Auschwitz e nos testemunhos de prisioneiras nos campos de trabalhos forçados na Sibéria, A Coragem de Cilka é a continuação da narrativa do bestseller internacional O Tatuador de Auschwitz. É uma obra de cortar o fôlego, uma poderosa homenagem ao triunfo da resiliência, um romance que nos leva às lágrimas. Mas é também uma história que nos deixa estarrecidos e encorajados pela feroz determinação de uma mulher que, contra todas as probabilidades, sobreviveu."
Texto extraído da sinopse da obra "A coragem de Cilka"

newsletter bmfc Título: Poesia reunida
Autor: Maria do Rosário Pedreira
Assunto: Literatura portuguesa -- poesia
Cota: FG LP(P) PEDR-M. poe

"Obra recomendado para o Ensino Secundário como sugestão de leitura."
Texto extraído da sinopse da obra "Poesia reunida"



newsletter bmfc Título: Guia para um final feliz
Autor: Mattew Quick
Assunto: Literatura portuguesa -- romance
Cota: FG LE(R) QUIC-M. gui

"Pat Peoples está de regresso ao mundo da normalidade da vida familiar em casa de seus pais após ter permanecido numa instituição psiquiátrica devido a um traumatismo grave. Da memória deste fervoroso adepto dos Eagles de Philadelphia desapareceu uma participação do clube no Super Bowl e a demolição do antigo estádio. Ninguém, lá em casa, lhe fala de Nikki, a sua mulher, e até o seu novo terapeuta parece incitá-lo ao adultério. Tudo assume um aspeto cada vez mais estranho. Como a pouco e pouco se vai revelando, anos da sua vida tinham-se pura e simplesmente apagado. Apesar disso, Pat não se deixa desviar daquela que acredita ser a missão de autoaperfeiçoamento. Guia para Um Final Feliz é uma narrativa vibrante e intensa que nos oferece uma visão refrescante sobre sentimentos de perda, depressão e amor. É também um magnífico romance de estreia que foi adaptado ao cinema e que chega a Portugal a 10 de Janeiro 2013, na mesma data em que estreia o filme."
Texto extraído da sinopse da obra "Guia para um final feliz"

newsletter bmfc Título: A cruzada das crianças: (vamos mudar o mundo)
Autor: Afonso Cruz
Assunto: Literatura portuguesa -- teatro
Cota: FI LP(LC) CRUZ-A. cru

"O que farão os adultos se milhares de crianças saírem à rua para reclamar os sonhos que eles se esqueceram de continuar a sonhar, de pedir a justiça em que há muito deixaram de acreditar? Continuaremos a ignorar estes cruzados com o mesmo cinismo, descrença ou inércia com que tantas vezes olhamos para o mundo que nos rodeia? Ou terá chegado a hora de darmos ouvidos aos sonhos das crianças?"
Texto extraído da sinopse da obra "A cruzada das crianças: (vamos mudar o mundo)"

newsletter bmfc Título: O muro no meio do livro
Autor: Jon Agee
Assunto: Literatura estrangeira -- estórias para ler e contar
Cota: FI LE(LC) AGEE-J. mur

"História muito simples e inteligente que provoca a discussão de temas importantes. O muro no meio do livro é, supostamente, para proteger um lado do livro do outro lado. Supostamente."
Texto extraído da sinopse da obra "O muro no meio do livro"


Autor do mês   

newsletter bmfc
Nascido em Lisboa a 25 de julho de 1955, Miguel Esteves Cardoso é um sociólogo, escritor e jornalista português, que cresceu no seio de uma família da classe média-alta lisboeta. O pai, Joaquim Esteves Cardoso, de ascendência judaica, foi Oficial Capitão de Mar e Guerra da Marinha, cavaleiro da Ordem Militar de Avis a 29 de Setembro de 1952 e co-mendador da mesma Ordem a 4 de Outubro de 1961. A mãe, Hazel Diana Smith, era uma inglesa radicada em Portugal, o que proporcionou a Miguel Esteves Cardoso tornar-se bilingue e lhe deu uma espécie de visão distanciada de Portu-gal e dos portugueses. Em 1979, na Universidade de Manchester, licenciou-se em Estudos Políticos, prosseguindo um doutoramento em Filosofia Política.
Da imprensa escrita Miguel Esteves Cardoso rapidamente passou a ser presença constante na rádio e na televisão, em parte devido à sua aparência invulgar e desajeitada de jovem intelectual, ingénuo e perverso, e às suas intervenções imprevisíveis, irónicas e irreverentes, às vezes desconcertantes.
Estabeleceu polémicas com alguns intelectuais e escritores como Fernando Namora ou Eduardo Prado Coelho. A convi-te de Vicente Jorge Silva tornou-se colaborador do Expresso, onde as suas crónicas satíricas A Causa das Coisas e Os Meus Problemas conheceram o acompanhamento regular de muito leitores e o sucesso junto da juventude de classe média.
Em 1991, conforme combinado antes da fundação do jornal, deixa a direção d'O Independente a Paulo Portas, para criar a revista mensal K, financiada pela Valentim de Carvalho, pela SOCI e, mais tarde, por Carlos Barbosa.
No fim dos anos 90, por motivos desconhecidos, abandonou os ecrãs televisivos, tornando-se mediaticamente invisível. Continuou a escrever crónicas em jornais, primeiro n'O Independente, mais tarde no Diário de Notícias. Em 1999, criou também um blogue, chamado Pastilhas, que abandonou em 2002. Numa entrevista reconheceu, entretanto, ter tido problemas com álcool e o uso de cocaína. A partir de Janeiro de 2006 retomou a sua colaboração no Expresso.
Em 2000 casou-se com Maria João Lopes Pinheiro. Desde 2009 escreve uma crónica diária no Público. Em 2013 passou a ser editado pela Porto Editora, que reeditou toda a sua obra.

*Texto adaptado de várias fontes

“O tédio parece chato ao princípio, mas, caso leve a um saudável desespero, acaba sempre por ser fértil e criativo.”


Na próxima newsletter...   

Exposição Documental “Leituras sobre… Como é que consegue escrever assim?”
Exposição Documental Biblioteca do Anis Estrelado “Escrita: Aprender a escrever.”
Exposição Documental Biblio.Juv “Escrita Criativa: Adoro escrever!”
Sextas de Livros
Roteiro Literário ‘Caminhos de Ferreira de Castro’ | 07 agosto | 09h00
Autor de Mês
Sugestões de Leitura
E mais notícias...

2021 © Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.