BMFC
Newsletter 93
Biblioteca a (va)Ler
Newsletter mensal de notícias, atividades e novidades da
Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
Agosto 2016



Avisos...   

Horário de Verão
agosto 2016
Relembramos que durante o mês de agosto a biblioteca municipal continua aberta no horário de verão:
2ª a 6ªfeira: 10h00 » 12h30 e das 13h30 » 18h00
Sábados, domingos e feriados: encerrada



Bibliomóvel – Biblioteca Itinerante | Paragem em agosto
agosto 2016
newsletter bmfc À semelhança dos anos anteriores, o bibliomóvel vai fazer uma pausa durante o mês de agosto e só voltará a “viajar” pelo concelho no mês de setembro, aquando do inicio do novo ano letivo.
O serviço da Biblioteca Itinerante faculta o empréstimo de documentos (livros, vídeos, revistas, etc) aos munícipes mais distantes do município de Oliveira de Azeméis, levando leituras a zonas com baixa densidade populacional e ainda a grupos com necessidades especiais e com poucos recursos. Desta forma pretende-se combater a iliteracia através da criação de hábitos de leitura, de aprendizagem e de utilização das bibliotecas.




Destaques...   

Sugestões de leitura para férias 2016
newsletter bmfc Depois de um ano de trabalho estão aí as tão merecidas e desejadas FÉRIAS de verão!
Conheça as sugestões de leitura para férias propostas pela Biblioteca Municipal Ferreira de Castro: Literatura adultos | Literatura juvenil | Literatura infantil | Filmes e música.
Boas férias e ótimas leituras!


Atividades - agosto    

Leituras sobre... Globalização: O que está na moda é ser global!
agosto 2016 | Horário da BMFC | Entrada livre
newsletter bmfc O Ano Internacional do Entendimento Global (2016) tem por objetivo a promoção de um melhor entendimento sobre o impacto global das ações locais, para estimular políticas inovadoras que respondam aos desafios globais, como as mudanças climáticas, a segurança alimentar ou as migrações.
Para assinalar esta efeméride, durante o mês de agosto, vai estar patente ao público no átrio da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, uma exposição documental alusiva ao tema intitulada «Globalização: O que está na moda é ser global!».

Na Biblioteca em Férias 2016 | Inscrições encerradas
22 agosto » 02 setembro 2016
newsletter bmfc Informamos que as inscrições para o programa "Na Biblioteca em Férias" estão encerradas.
O programa “Na Biblioteca em Férias” visa a ocupação saudável do tempo de férias através do contacto divertido com a leitura e da realização de atividades pedagógicas de carácter lúdico, contribuindo assim para o enriquecimento pessoal, social e cultural dos/as participantes.
Para mais informações contactar a biblioteca através do telefone 256 607 177 (A/C Carlos Costa) ou do endereço de correio eletrónico [email protected].



Novidades e sugestões de leitura - agosto    


newsletter bmfc Título: O meu tio
Autor: Realização de Jacques Tati
Assunto: Comédia
Cota: FV(A) 3 TATI-J. meu

"O senhor e a senhora Arpel têm uma casa moderna num quarteirão asséptico. Eles têm tudo, conseguiram tudo, na casa deles é tudo novo: o jardim é novo, a casa é nova, os livros são novos. Neste universo tão confortável, tão clean, tão high-tech, tão bem programado, o humor, os jogos e a sorte não têm lugar. E o filho Gérard aborrece-se de morte. É então que irrompe o irmão da senhora, o tio, o Sr. Hulot. Personagem inadaptada, habituada ao seu mundo caloroso, vai, para delírio do sobrinho, virar tudo de pernas para o ar."
Texto extraído da sinopse do filme "O meu tio"

newsletter bmfc Título: A melhor juventude
Autor: realização de Marco Tullio Giordana
Assunto: Drama / Romance
Cota: FV(A) 6 GIOD-M. mel

"É a história de uma família italiana do fim dos anos 60 até aos nossos dias. Nicola e Matteo são dois irmãos que vão reviver acontecimentos e lugares que tiveram um papel crucial na história de Itália: das cheias de Florença à luta contra a Máfia, dos grandes jogos de futebol da Itália às canções que marcaram gerações, dos movimentos estudantis terroristas, da crise dos anos 90 à tentativa de inovação e construção de um país moderno. As personagens perseguem os seus sonhos atravessando a História: crescem, magoam-se e criam novas ilusões em que apostam todas as suas energias."
Texto extraído da sinopse do filme "A melhor juventude"

newsletter bmfc Título: Saúde mental: do tratamento à prevenção
Autor: org. Paulo Moreira, Ana Melo
Assunto: Saúde
Cota: FG 61 sau

"Muitos dos problemas que vivemos são devidos a questões de saúde mental. Contudo, a nossa sociedade ainda não está preparada para os ler dessa forma. Daí resulta que a interpretação que faz dos problemas de saúde mental seja frequentemente inadequada ("é de família", "sai à mãe", etc.).
De facto, na sociedade portuguesa parece não haver, ainda, a consciência das necessidades de bem-estar psicológico ou, se quisermos, de saúde mental. As questões do bem-estar psicológico ainda são vistas como se de um "luxo" se tratassem.
Neste livro reflete-se acerca de questões da saúde mental do povo português e exploram-se questões que desafiam as práticas vigentes no nosso sistema de saúde. Nomeadamente, exploram-se as bases científicas da prevenção das perturbações mentais, apresentam-se argumentos a favor de um maior
investimento na prevenção em variadas populações e, por fim, apresentam-se instrumentos cujo objetivo é ajudar os técnicos a desenharem, implementarem e avaliarem programas de prevenção das perturbações mentais nos seus contextos de trabalho."
Texto extraído da sinopse da obra "Saúde mental: do tratamento à prevenção".

newsletter bmfc Título: Vida ignorada de Camões
Autor: José Hermano Saraiva
Assunto: Biografias
Cota: FG 929 SARA-J. vid Não há certamente nome mais conhecido, falado e admirado nas letras portuguesas do que Luís de Camões. Príncipe dos poetas portugueses, ele e também, sobretudo para o estrangeiro, o símbolo da nossa literatura.
No entanto, dele e da sua vida muito pouco se sabe. E, pior do que isso, o que se julga saber está envolto na sombra de muitas dúvidas que têm alimentado as polémicas entre especialistas.
O livro de José Hermano Saraiva não será, porventura, a obra definitiva sobre a vida de Camões. Mas, pelos elementos desconhecidos que traz a lume, pela novidade da perspetiva em que se coloca, pelas pistas fecundas que abre para a interpretação da obra do Poeta, ficara sem dúvida como um marco da investigação camoniana que nenhum estudioso poderá ignorar.
Texto extraído da obra "Vida ignorada de Camões"

newsletter bmfc Título: As férias de um gatinho
Autor: Vanna Bristot
Assunto: Literatura estrangeira -- estórias para ler e contar
Cota: FI LE(LC) BRIS-V. fer

"Assustado devido a uma tempestade, um gatinho foge em pânico e perde-se da sua família. É encontrado por uma menina que o acarinha e lhe mostra um mundo totalmente diferente do que conhecia. Depois das férias a escola iniciou e a menina levou novamente o gatinho ao sítio onde o tinha encontrado para ele ficar junto da sua família, a partir desse dia voltou sempre ao mesmo local para os encher de guloseimas e mimos. "

newsletter bmfc Título: Ruivinho o coelho bravo
Autor: Claude Lanssade
Assunto: Literatura estrangeira -- estórias para ler e contar
Cota: FI LE(LC) LANS-C. rui

"Com o início da caça, o coelho Ruivinho pôs-se em fuga para o interior do bosque à procura de um abrigo mais seguro, longe dos homens e dos temíveis cães! Nesta fuga e ao mesmo tempo aventura, Ruivinho foi conhecendo vários animais que o acolheram e aconselharam sempre com muita simpatia e ternura."


Autor do mês - agosto    

newsletter bmfc
Sophie Feodorovna Rostopchine a Condessa de Ségur nasceu em São Petersburgo a 1 de agosto de 1799 e faleceu em Paris a 9 de fevereiro de 1874.
A Condessa de Ségur foi largamente conhecida no século XIX, como autora de obras-primas de literatura infanto-juvenil.
Em 1814 a família Rostopchine foi forçada a partir para o exílio, primeiro dirigindo-se ao ducado de Varsóvia, depois para a Confederação Alemã e península italiana e, finalmente, em 1817, para a França, durante a Restauração dos Bourbon.
Sophie conheceu o Conde Eugène Ségur, com quem se casou a 14 de julho de 1819. Foi um matrimónio em grande parte infeliz, o conde era ausente, descuidado, além de pobre (até se ter tornado um dos Pares de França, em 1830), as suas visitas ao castelo onde morava a esposa eram bastante inconstantes.
A despeito disso, renderam-lhe oito filhos, a ponto de o conde se referir à esposa como "la mère Gigogne" ou, "a mãe Matrioska", numa referência às bonecas de madeira típicas da Rússia, onde uma figura esconde outra no seu interior, e assim sucessivamente.

A Condessa de Ségur escreveu o seu primeiro conto com 58 anos de idade.

SKOOB - https://www.skoob.com.br/autor/3848-condessa-de-segur


Na próxima newsletter...   

Leituras sobre... Literacia: O saber não ocupa lugar! | setembro
CLUBE DE LEITURA - Ferreira de Castro em encontros | 2 setembro
Histórias com Memória – Oficina de Línguas | 7 e 21 setembro
Oficina do Anis Estrelado - Os Cinco Sentidos | 17 setembro
Bebéteca-Bê de Bebé - Letras à Solta: Bêabá dos Cinco Sentidos | 17 setembro
Contos com obra Famílias «O Lobo Mágico» | 17 setembro
Sugestões de Leitura
E mais notícias...

2016 © Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.  
 
 
Está a receber esta informação porque nos autorizou a enviá-la para o seu endereço de correio electrónico.