Newsletter mensal de notícias, atividades e novidades da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Janeiro 2018
A equipa da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro deseja-lhe Boas Festas!
Avisos...
Inquérito de Avaliação dos Serviços 2017
12 dezembro 2017 » 12 janeiro 2018
A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro está a proceder à avaliação anual dos serviços que presta aos/às seus/suas leitores/as. Para o efeito, está a aplicar um inquérito que se encontra disponível em cada um dos balcões e no site da biblioteca municipal até ao próximo dia 12 de janeiro de 2018.
Solicitamos a colaboração de todos/as no seu preenchimento, pois a opinião dos/as nossos/as utilizadores/as constitui o mais inestimável dos contributos. É com ela que contamos para melhorar porque, na verdade, é nessa perspetiva que queremos continuar o nosso percurso.
O completo anonimato no preenchimento e no tratamento do inquérito fica desde já garantido.
Para aceder ao inquérito online clique aqui.
A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro agradece, desde já, a sua colaboração.
Encerramento Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
26 dezembro 2017
Como já vem sendo habitual, devido às comemorações caraterísticas desta época festiva, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro vai estar encerrada ao público no dia 26 de dezembro de 2017.
Agradecemos a todos/as a Vossa compreensão.
Desejamos a todos/as Votos de um Feliz Natal e Excelente 2018.
Destaques...
Bibli(U)NESCO
janeiro 2018 | Temática mensal: Conhecer o Projeto Bibli(U)NESCO
O projeto bibli(U)NESCO é um projeto de sensibilização e dinamização de ações dirigidas à comunidade, no âmbito da resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) intitulada “Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável” e de datas comemorativas e efemérides da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Assim, de janeiro de 2018 a dezembro de 2019, no âmbito do projeto bibli(U)NESCO, a biblioteca vai organizar três tipos de exposições temáticas mensais:
- Exposições ‘Documentais Temáticas Leituras sobre…’, destinadas a adultos;
- Exposições ‘Biblio.Juv’, para jovens;
- Exposições ‘Biblioteca do Anis Estrelado’, destinadas a crianças e famílias.
Estas exposições serão todas complementadas com sessões de leitura de contos destinadas a escolas e/ou à comunidade.
Estes programas serão agregados e tratados sob uma temática comum, evocativa de uma data ou efeméride a assinalar pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e serão mensalmente realizadas ações divulgativas de sensibilização à comunidade sobre a resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) intitulada Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, constituída por 17 objetivos que deverão ser implementados por todos os países e que abrangem áreas tão diversas, mas interligadas, como: o acesso equitativo à educação e a serviços de saúde de qualidade; a criação de emprego digno; a sustentabilidade energética e ambiental; a conservação e gestão dos oceanos; a promoção de instituições eficazes e de sociedades estáveis e o combate à desigualdade a todos os níveis.
O projeto terá como suporte um sítio oficial da internet, http://bibliunesco.bm-ferreiradecastro.com/, no qual constará informação diversa disponível para acesso e consulta sobre os documentos expostos e informações relativas a cada efeméride e temáticas definidas, assim como divulgações nas redes sociais, plataformas existentes e nos diversos espaços da biblioteca municipal.
Uma escritora apresenta-se… Iva Valente - «A Distância entre o Sonho e a Realidade»
22 dezembro 2017 | 21h30 | Entrada livre e gratuita
Sob a temática “Um escritor apresenta-se…” na qual se pretende dar a conhecer escritores/as, as suas obras e a evolução das suas escritas, a escritora cesarense Iva Valente vai apresentar o seu livro «A Distância entre o Sonho e a Realidade», uma publicação da Chiado Editora.
Iva Valente é natural de Cesar (Oliveira de Azeméis), licenciada em Educação de Infância pela Universidade de Aveiro e pós graduada em Educação Especial (Domínio cognitivo-motor) pelo ISCIA, trabalha com crianças entre os 6 meses e os 6 anos de idade numa IPSS (Carregosa) desde o términus da sua formação académica. Apaixonada pelo mundo das crianças, adora tudo o que elas implicam, adora dar-se e receber tudo o que estas nos são capazes de oferecer. Vive para estimular o desenvolvimento humano e adora tudo o que implique criatividade e fantasia. Adora ler, adora poesia, adora escrever. Acredita no ser humano e na sua força interior, bem como na sua contribuição para o alcance de um mundo melhor.
Aconteceu...
10.º Aniversário da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
No passado dia 14 de dezembro, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro comemorou o seu 10.º aniversário e, para celebrar esta data, organizou, entre os dias 14 e 16 de dezembro, um programa com diversas atividades em torno do livro e da leitura, direcionadas para todos os públicos.
Diariamente, o público da biblioteca pode visualizar o vídeo “10 Anos 10 Testemunhos”, uma compilação de opiniões, ideias e pensamentos dos nossos/as leitores/as e parceiros/as, dar os parabéns à biblioteca no nosso Painel de Aniversário, receber marcadores de livros e balões e tirar uma fotografia na nossa ‘Moldura fotográfica 10.º Aniversário’.
O grande dia de festa foi no sábado, dia 16 de dezembro, um dia recheado com muitas atividades.
Este dia tão especial começou com um espetáculo de teatro para bebés e crianças intitulado “A Rena Constipada”, levado a cena pela companhia TEATRO A QUATRO.
Com a sala a rebentar pelas costuras, bebés e crianças deliciaram-se com a história de Freddy e a Rena Rodolfa que estava constipada.
Paralelamente, no atelier de expressões, o formador Samuel Silva, do Serviço Educativo do Museu de Serralves, realizava a oficina «Livro-Caixa-Percurso», uma iniciativa realizada em família.
O grande destaque das comemorações foi à tarde com a Cerimónia pública de atribuição do Certificado de Inclusão na Rede de Bibliotecas Associadas à Comissão Nacional da Unesco e a apresentação do Projeto Bibli(U)NESCO.
O projeto bibli(U)NESCO é um projeto de sensibilização e dinamização de ações dirigidas à comunidade, no âmbito da resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) intitulada “Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável” e de datas comemorativas e efemérides da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Seguiu-se o anúncio dos Leitores em Destaque deste ano, Margarida António de Sá Oliveira (escalão 0-3 anos), Mariana Conde e Castro (escalão 4-10 anos), João Alberto Queirós Correia Oliveira Teixeira (escalão 11-17 anos) e, em ex aequo, Rosa de Pinho e Silva Boia e Maria Elisabete Sousa Pereira (escalão +17 anos) foram os leitores em destaque pelo maior número de empréstimos domiciliários durante o ano de 2017.
Igualmente foram destacados os leitores Francisco Santiago Almeida Carneiro (N.º 10414), Beatriz Ferreira Machado (N.º 10514) e Salomé Reis Lopes (N.º 10614) cujo número de inscrição na biblioteca tem simpaticamente o 14 (data do aniversário) na sua composição.
No final da cerimónia, o público presente afinou a garganta e, juntamente com Bea Vilhena, cantaram os parabéns à biblioteca e apagaram-se as velas do bolo de aniversário.
Ana Vilhena tem 17 anos, começou na música há 5 anos com aulas de guitarra e agora está a explorar o baixo na Riluc. Já teve aulas de canto com Jacinta Jazz e pertence a uma banda que se chama Timeless Sound. Mais informações em https://www.facebook.com/bea.music/.
A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro foi inaugurada a 14 de dezembro de 2007 e, em dez anos de funcionamento, já procedeu a 151 119 empréstimos, sendo que atualmente estão disponíveis 52 263 documentos em catálogo.
Acontece...
Exposição Concurso de Presépios 2017
» 06 janeiro 2018 | Horário de funcionamento da BMFC | Entrada livre
Até ao dia 6 de janeiro está patente ao público a exposição dos presépios concorrentes à edição deste ano.
À semelhança de anos anteriores, os trabalhos serão votados por um júri constituído por um/a representante da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, um/a representante da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro e um/a personalidade da área artística residente ou nascida no município a designar pelo/a Presidente da Câmara Municipal ou Vereador/a competente e deverá ocorrer até ao dia do aniversário da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro (14 de dezembro). Paralelamente, entre os dias 12 e 26 de dezembro, os/as utentes da biblioteca podem votar no seu presépio favorito e eleger os presépios de mérito de cada categoria.
Paralelamente, entre os dias 12 e 26 de dezembro, os/as utentes da biblioteca podem votar no seu presépio favorito e eleger os presépios de mérito de cada categoria.
Conheça aqui os trabalhos deste ano e das edições anteriores.
Leituras sobre… Holocausto: …podemos prevenir para que não volte a acontecer!
janeiro 2018 | Horário da BMFC | Entrada livre
Em janeiro tem início um novo Ciclo de Exposições Documentais Temáticas Leituras sobre…. Assim, para assinalar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto (27 de janeiro), está patente ao público, no átrio da biblioteca municipal, a exposição do Ciclo de Exposições Documentais Temáticas Leituras sobre… «Holocausto: …podemos prevenir para que não volte a acontecer!».
O Holocausto é o tema desta exposição que pode ser visitada durante do mês de janeiro e que visa a divulgação do acervo documental da biblioteca sobre esta temática.
Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto (27 de janeiro)
Este é um dia de lembrança em nome dos milhões de vítimas provocadas pelo genocídio da Alemanha nazi sobre os judeus, ciganos, homossexuais, entre outros, ocorrido durante a II Guerra Mundial. Nele decorrem cerimónias de homenagem a pessoas falecidas no Holocausto e o Secretário Geral da ONU transmite uma mensagem especial, entre outras iniciativas.
A data de 27 de janeiro foi escolhida para a celebração deste dia por possuir um significado especial: foi a 27 de janeiro de 1945 que teve lugar a libertação do principal campo de concentração nazi (Auschwitz) pelas tropas da União Soviética.
O dia mundial da memória do Holocausto foi criado por ação da Assembleia Geral das Nações Unidas, pela Resolução 60/7, de 1 de dezembro de 2005.
Biblioteca do Anis Estrelado e Biblio.Juv - Exposições Documentais
janeiro 2018 | Horário da BMFC | Entrada livre
Com o objetivo de divulgar o acervo documental infantojuvenil da biblioteca está patente ao público, na Secção Infantojuvenil, uma seleção de documentos para empréstimo e leitura em família organizados em duas exposições documentais. A exposição documental referente à Biblioteca do Anis Estrelado aborda a temática ‘Multiculturalidade: Somos todos crianças!’ e a exposição Biblio.Juv tem como tema ‘Racismo: Não gosto deles!’.
Exposição «As Caixas Mönchengladbach na Coleção de Livros e Edições de Artista da Fundação Serralves»
» 10 fevereiro 2018 | Horário da BMFC | Entrada livre
A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro acolhe mais uma exposição da Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea, desta feita, está patente ao público, na Secção Fundo Geral, a Exposição «As Caixas Mönchengladbach».
CAIXAS MÖNCHENGLADBACH…
Nas décadas de sessenta e setenta, o Städtisches Museum de Mönchengladbach (Alemanha) foi um museu de vanguarda, precursor tanto no que se refere ao programa de exposições apresentadas como na política editorial levada a cabo. Apesar de situado numa pequena cidade – Mönchengladbach – este museu conseguiu atrair a atenção do mundo da arte. O constrangimento financeiro da própria instituição viria a revelar-se decisivo para o desenvolvimento do projeto das “Kassettenkatalog”. Foi durante este período e através da ação do então diretor Johannes Cladders que surgiram as “caixas”. Um dos objetivos inerentes a este projeto era o de publicar algo singular, diferente das habituais brochuras ou catálogos de exposições. Deste modo, qualquer pessoa podia ter acesso a uma “obra de arte”, sem que isso implicasse um encargo financeiro significativo. As “caixas” realizadas entre 1967-78, de edição limitada e numerada, são ímpares na sua conceção. O design era da inteira responsabilidade de cada um dos artistas convidados. Todas apresentam a mesma medida (c. 21 x 17 x 3 cm) mas conteúdos totalmente diversos: brochuras, convites, folhas soltas, objetos, etc. A primeira destas “caixas” foi criada por Joseph Beuys. Seguiram-se nomes como Carl Andre, Robert Filliou, Panamarenko, Piero Manzoni, Jasper Johns, Marcel Broodthaers, Blinky Palermo, Gerhard Richter, James Lee Byars. Atualmente, todas as caixas são consideradas “raridades” ocupando um lugar de destaque nas coleções de obras de arte de museus internacionais.
Curadoria: SÓNIA OLIVEIRA
Viagens do Dr. Marcolino | Animação da Leitura do Bibliomóvel
04, 09, 11, 16, 18, 23, 25, 30 janeiro 2018 | Horários Bibliomóvel Animação da Leitura
Este mês, é a vez do Dr. Marcolino ‘viajar’ com o Bibliomóvel e a fazer a delícia dos participantes que aguardam a sua chegada.
No mês de janeiro, o tema da atividade são os puzzles, pelo que, a animadora do Bibliomóvel vai dinamizar a atividade ‘Peça a peça uma história começa’.
Tarde de Contos do Concurso de Presépios 2017
06 janeiro 2017 | 16h00 | Entrada livre
Para encerrar a 9.ª edição do Concurso de Presépios, e no sentido de assinalar o Dia de Reis, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro promove, no dia 06 de janeiro, pelas 16h00, uma Tarde de Contos que integra a Cerimónia de Entrega dos Prémios aos laureados deste ano.
12.º Concurso Nacional de Leitura
» 19 fevereiro 2018 | 1.º Momento: Provas nas Escolas
Está a decorrer o primeiro momento do 12.º Concurso Nacional de Leitura com a realização de provas nas escolas do município que aderiram à iniciativa e que vai apurar os vencedores de cada agrupamento que competirão a nível municipal na Prova Municipal Concelhia (23 abril).
Os/As destinatários/as deste concurso são os/as alunos/as do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário das escolas do município de Oliveira de Azeméis.
Ação de Formação da Exposição «As Caixas Mönchengladbach na Coleção de Livros e Edições de Artista da Fundação Serralves»a
13 janeiro 2018 | 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 | Inscrição prévia gratuita
Para complementar a exposição «As Caixas Mönchengladbach», a biblioteca acolhe o formador do Serviço Educativo do Museu de Serralves que vai realizar uma ação de formação certificada com a duração de 6 horas.
Esta formação dirige-se a educadores/as, professores/as (dos vários níveis de ensino) e técnicos/as de serviços educativos no sentido de lhes oferecer pistas de relação com a exposição, que lhes permitam conduzir visitas guiadas ou atividades educativas dirigidas a crianças, jovens ou adultos/as.
Lotação máxima: 25 pessoas
Formação certificada pelo Centro de Formação de Associação de Escolas de Arouca, Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis (CFAE AVCOA)
Às quartas com… Raquel Varela no Ciclo de Conferências Rotary Club de Oliveira de Azeméis
17 janeiro 2018 | 21h30 | Entrada livre
Raquel Varela é a convidada da próxima conferência do ciclo de conferências “Às quartas com…” organizado pelo Rotary Clube de Oliveira de Azeméis, em parceria com a biblioteca municipal e com entrada livre sobre o tema "Viver para trabalhar ou trabalhar para viver?".
Bibliomóvel - Biblioteca Itinerante
janeiro 2018
O serviço de leitura itinerante «Bibliomóvel» continua a percorrer os ‘caminhos’ de Oliveira de Azeméis e a encantar os/as seus/suas leitores/as.
Este serviço totalmente gratuito, faculta o empréstimo de documentos (livros, vídeos, revistas, etc.) aos/às munícipes mais distantes do município de Oliveira de Azeméis.
Desta forma pretende-se combater a iliteracia através da criação de hábitos de leitura, de aprendizagem e de utilização das bibliotecas.
Visitas a (va)Ler
Terça a sexta-feira | 10h30 às 12h00 | Inscrição prévia gratuita
No sentido de interagir com a comunidade, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, através do Núcleo de Visitas, desenvolve um programa pedagógico de visitas guiadas aos seus espaços e serviços.
O Núcleo de Visitas também presta apoio técnico e informativo a instituições diversas para a concretização de projetos, desde que enquadrados no seu âmbito científico, disponibilizando para esse fim os seus recursos.
Inscreva-se e conheça os recantos da sua biblioteca!
Novidades e sugestões de leitura - janeiro
Título: 50 receitas com apenas 5 ingredientes (ou menos, claro!) Autor: Casal Mistério Assunto: Culinária Cota: FG 641.5 CASA cin
"Este livro nasceu numa cozinha... vazia. Quando Ele e Ela chegaram a casa, depois de duas semanas de férias, encontraram um frigorífico deserto. Perdidos, na última prateleira, estavam seis ovos. Ao lado, duas batatas-doces. E, na lancheira, um resto de queijo da ilha de São Jorge que sobrara das férias. Foi com estes três solitários ingredientes que conseguiram improvisar um jantar que, ainda hoje, faz brilhar os olhos dos seus Minimisteriosos."
Texto extraído da sinopse da obra "50 receitas com apenas 5 ingredientes"
Título: Do berço ao trono: Papa Francisco: vida, palavra e obra Autor: Elizabete Agostinho Assunto: Biografias Cota: FG 26 AGOS-E. ber
"Jorge Mario Bergoglio era um jovem estudante. Ia sair com os amigos, naquele dia 21 de setembro de 1953, quando teve uma revelação. Entrou na paróquia do seu bairro e confessou-se. Quando saiu, já não era o mesmo. Tinha ouvido um chamamento. Percebeu nesse momento que iria ser padre.
O que certamente não imaginava é que, depois de convencer a mãe da sua escolha, depois de enfrentar a morte aos 21 anos, depois da atracão amorosa por raparigas o ter incendiado de dúvidas, depois de escolher ser jesuíta, depois de defender convicções sociais e morais que quase o fizeram ser afastado da Igreja, acabaria por ser eleito papa, convertendo-se na inspiração de milhões e milhões de seres humanos, cristãos ou não."
Texto extraído da sinopse da obra "Do berço ao trono: Papa Francisco: vida, palavra e obra"
Título: Amanhece na cidade Autor: Filipa Fonseca Silva Assunto: Literatura portuguesa -- romance Cota: FG LP(R) SILV-F. ama
"Nas ruas de Lisboa, um táxi circula e observa. E, com ele, nós observamos também: Manuel, o taxista que não sabe chorar. Olinda, a ama de duas crianças mal-educadas. Daisy, a stripper. João, o sem-abrigo… Um dia, um momento infeliz, com consequências trágicas, obriga Manuel a confrontar-se consigo próprio, e as consequências serão mais transformadoras do que ele alguma vez imaginou. Manuel parou-me e mandou-a entrar. Olinda não tinha como pagar uma viagem de táxi até à Brandoa. Manuel apagou a luz de serviço e disse-lhe que já não estava a trabalhar. Com o orgulho a ceder à medida que os sapatos ficavam encharcados, Olinda entrou."
Texto extraído da sinopse da obra "Amanhece na cidade".
Título: Debaixo da pele Autor: David Machado Assunto: Literatura portuguesa -- romance Cota: FG LP(R) MACH-D. deb
"Júlia nunca contou toda a verdade sobre o que lhe aconteceu. Nem aos pais, que a sentem cada vez mais distante; nem às amigas, que não vê há meses. Acreditou que dessa forma seria possível esquecer tudo; mas a memória que o seu corpo guarda não pode ser apagada, e por isso, apesar dos seus dezanove anos, Júlia só deseja ficar quieta, encolhida numa vida vazia, longe de tudo e de todos.
No prédio onde mora, vive Catarina, uma menina de quatro ou cinco anos, filha de uns vizinhos cujas discussões violentas Júlia escuta através das paredes. Salvar essa criança torna-se então essencial à sua própria salvação. Mas será possível fugir do passado quando ele permanece debaixo da pele?"
Texto extraído da sinopse da obra "Debaixo da pele"
Título: O gigante enterrado Autor: Kazuo Ishiguro Assunto: Literatura estrangeira -- romance Cota: FG LE(R) ISHI-K. gig
"Tudo se passa há muitos, muitos anos, num local de fronteiras bem diferentes das atuais e marcado por grandes extensões de solo árido. Nalgumas zonas, os aldeões viviam em abrigos, parte dos quais cavados na encosta dos montes, ligados uns aos outros por passagens subterrâneas. Era num sítio assim que habitava o casal de idosos que tem lugar central nesta história: Axl e Beatrice. Um dia os dois decidiram ter chegado a hora de procurar o filho que há muito não viam e de quem pouco se recordavam. Naquele tempo longínquo esta era uma viagem que, previsivelmente, traria perigos. Mas aquela proporcionou muito mais do que isso. Uma amnésia coletiva parecia ter-se instalado naquela zona, como uma névoa que descera à terra para fazer esquecer em parte o passado, individual e coletivo. Mas a viagem de Axl e Beatrice revela-se um regresso à lembrança. E esta nem sempre deixa um rasto feliz."
Texto extraído da sinopse da obra "O gigante enterrado"
Título: Para lá do inverno Autor: Isabel Allende Assunto: Literatura estrangeira -- romance Cota: FG LE(R) ALLE-I. par
"«No meio do inverno, aprendi por fim que havia em mim um verão invencível.»
Albert Camus
Isabel Allende parte da célebre frase de Albert Camus para nos apresentar um conjunto de personagens próprios da América contemporânea que se encontram «no mais profundo inverno das suas vidas»: uma mulher chilena, uma jovem imigrante ilegal guatemalteca e um cauteloso professor universitário.
Os três sobrevivem a uma terrível tempestade de neve que se abate sobre Nova Iorque e acabam por perceber que para lá do inverno há espaço para o amor e para o verão invencível que a vida nos oferece quando menos se espera."
Texto extraído da sinopse da obra "Para lá do inverno"
Título: A cicatriz do mal Autor: Pierre Lemaitre Assunto: Literatura estrangeira -- romance policial Cota: FG LE(RP) LEMA-P. cic
"Galerie Monier, Paris. Uma mulher é apanhada de surpresa por três homens armados que assaltam uma joalharia em plena galeria de lojas dos Campos Elísios. A mulher chama-se Anne Forestier. Trata-se nada mais, nada menos do que a companheira do famoso comissário Verhoeven. Fazendo tábua rasa da lei e correndo o risco de perder o posto de trabalho, o comissário esconde dos demais polícias o facto de conhecer Anne e assume a investigação. É o primeiro passo de uma manipulação orquestrada por um assassino vingativo. Na realidade, quem dá caça a quem? E quem é a verdadeira presa?"
Texto extraído da sinopse da obra "A cicatriz do mal"
Título: A maratona dos bichos Autor: Regina Boratto Assunto: Literatura portuguesa -- estórias para ler e contar Cota: FI LP(LC) BORA-R. mar
"Três velhos amigos — um porquinho, um urso panda e uma tartaruga — adoravam corridas e sonhavam em ser velozes e ágeis como os felinos.
Resolveram, então, organizar uma maratona e correr também!
Como não eram muito velozes, acharam melhor convidar outros animais, também lentos por natureza, para aumentar as hipóteses de ganharem.
E foi assim que um bicho preguiça, um rinoceronte e um burrinho entraram na disputa.
Os três amigos preparavam-se para vencer, mas quando a corrida começou, acabaram por se atrapalhar... E as surpresas também apareceram!"
Texto extraído da sinopse da obra "A maratona dos bichos"
Título: O cuquedo e um amor que mete medo Autor: Clara Cunha Assunto: Literatura portuguesa -- estórias para ler e contar Cota: FI LP(LC) CUNH-C. cuq
"O Cuquedo e um amor que mete medo é uma nova história da dupla Clara Cunha e Paulo Galindro, autores do enorme sucesso O Cuquedo que prometem continuar a causar furor entre a pequenada e voltam com uma sequela divertidíssima."
Texto extraído da sinopse da obra "O cuquedo e um amor que mete medo"
Título: Dia bom ou dia mau? Autor: Isabel Zambujal Assunto: Literatura portuguesa -- estórias para ler e contar Cota: FI LP(LC) ZAMB-I. dia
" Dia bom ou dia mau? é um livro sobre crianças pessimistas e crianças otimistas.
Os gémeos Abel e Amália vão crescendo ao longo do livro, mas não deixam de ser crianças.
O Abel vê a vida como uma taça de gelado meio vazia e a Amália como uma taça de gelado meio cheia.
No final, feitas as contas, quem é que vive mais dias sorridentes?"
Texto extraído da sinopse da obra "Dia bom ou dia mau?"
Título: Socorro, o que me está a acontecer? Autor: Annalisa Strada Assunto: Educação e vida sexual Cota: FJ 613.88 STRA-A. soc
"Não te preocupes, não desesperes, não stresses. Crescer é um processo tão fascinante quanto complicado e a adolescência traz à tua vida quantidades iguais de magia e de ansiedade. O truque é perceberes que tudo o que sentes é natural e saberes que as respostas às tuas dúvidas estão, provavelmente, no interior deste livro. Tudo que sempre quiseste saber sobre o que se passa, afinal, contigo - e nunca tiveste coragem de perguntar - está aqui!"
Texto extraído da sinopse da obra "Socorro, o que me está a acontecer?"
Autor do mês - janeiro
|
Agostinho Gomes nasceu a 7 de janeiro de 1918 na Vila de Cucujães, concelho de Oliveira de azeméis e faleceu em Vila Nova de Gaia a 11 de julho de 1998.
Passou a infância em Cucujães (até aos onze anos) e em Singeverga (Minho), dos onze aos quinze. Fez a instrução primária na terra natal, na Escola Primária do Picoto. Os estudos secundários foram repartidos por diversas escolas – Colégio de Singeverga, Colégio de Oliveira de Azeméis e Colégio Coimbra. Frequentou a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde concluiu a licenciatura em Filologia Românica e o Curso de Ciências Pedagógicas. Efetuou também, em Coimbra, o Exame de Estado.
Agostinho Gomes conciliou a docência com a escrita. Nesta área, deixou uma rica e variada obra literária publicada, desde poesia a ficção, passando ainda pelas traduções.
Foi membro da extinta Sociedade Portuguesa de Escritores, Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto, Associação de Escritores de Gaia, Association France-Portugal, de Bordéus.
No ano de 2000, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, através da sua Biblioteca Municipal, conjuntamente com o pelouro da Cultura da Junta de Freguesia de Cucujães e o Departamento Cultural do NAC – Núcleo de Atletismo de Cucujães, instituiu um concurso de poesias inéditas denominado Concurso de Poesia Agostinho Gomes, «homenageando desta forma a personalidade e a obra desse grande vulto da poesia Cucujanense e do município de Oliveira de Azeméis».
Agostinho Gomes - http://bit.ly/2ySPUa7
|
Na próxima newsletter...
Leituras sobre… | fevereiro
Biblioteca do Anis Estrelado Exposição Documental | fevereiro 2018
Biblio.Juv Exposição Documental | fevereiro 2018
Contos com Obra | fevereiro 2018
Histórias com Memória | fevereiro 2018
Bebéteca-Bê de Bebé | fevereiro 2018
Oficina do Anis Estrelado | fevereiro 2018
Bibliomóvel – Biblioteca Itinerante | fevereiro 2018
Bibliomóvel e Viagens da Boneca Caracoleta | 01, 06, 08, 15, 20, 27 fevereiro 2018
Às quartas com… Ciclo de Conferências Rotary Club de Oliveira de Azeméis | 29 fevereiro 2018
Visitas a (va)Ler | terça a sexta-feira
Sugestões de Leitura
E mais notícias...
|