BMFC
Newsletter 114
Biblioteca a (va)Ler
Newsletter mensal de notícias, atividades e novidades da
Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
Julho 2018



Avisos...   

Horário de Verão
newsletter bmfc



Destaques...   

Programa Famílias – Oficina O Homem Coração de Choupo
23 junho 2018| 15h00 | Inscrição prévia gratuita | Nova data
newsletter bmfc A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro vai acolher Marco Taylor que vai realizar a oficina ‘O Homem Coração de Choupo’, uma iniciativa que consiste na criação de um postal Pop-Up e é destinada a famílias com crianças dos 6 aos 13 anos de idade.
Autor do primeiro livro pop-up escrito em português, Marco Taylor nasceu em 1973m, cresceu em Lisboa, mas reside no litoral alentejano, onde leciona Educação Visual e Educação Tecnológica. Frequentou a Escola Secundária Artística António Arroio. Realiza exposições coletivas e individuais de pintura, escultura e ilustração desde 1995. Ler mais sobre o autor em https://www.marcotaylorautor.com/sobre-o-autor/.

Biblioteca fora de horas
Noite de 6 para 7 julho 2018 | 19h00-10h00 | Inscrições disponíveis até 2 julho
Noite mágica e divertida que permite às famílias oliveirenses com crianças dos 6 aos 12 anos a passarem uma noite na biblioteca, por entre livros e estórias animadas, com muitas atividades lúdicas e pedagógicas, insufláveis e trampolins!
As inscrições são gratuitas mas obrigatórias. A entrada na atividade é totalmente gratuita.
PROGRAMA:
6 de julho 2018
19h00 – Boas-vindas!
19h30 – Quem é quem? e “Não abras este livro!” de Andy Lee
20h00 – Jantar | Está na hora de…“Come a sopa, Marta!” de Marta Torrão
21h00 – Gincana de livros | Jogos, leituras e desafios… quem ganha?
22h30 – Disco Family |momento de pura diversão!
23h00 – Ceia | Porque já temos muita fome...
23h30 – João Pestana vem a caminho… vamos descansar entre os livros!
23h45 – Espaço Bla, bla, bla… para os que ainda não têm sono!
7 de julho 2018
08h00 – Bom dia, Famílias!! |Toca a acordar!
09h00 – Pequeno almoço
09h30 – E agora, o que vai acontecer?
10h00 – Obrigada, Famílias! Uma história contada por todos para despedida.

bibli(U)NESCO
julho 2018 | Conhecer o Objetivo 2 - Erradicação da Fome
newsletter bmfc Em 2016 entrou em vigor a resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) intitulada “Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”, constituída por 17 Objetivos, desdobrados em 169 metas, metas estas que deverão ser alcançadas através de diversas iniciativas de caráter global, regional, nacional e local, colocadas em prática por organizações governamentais e não-governamentais e pelos cidadãos em geral, de modo a alcançar um futuro próspero e sustentável.
Trata-se de uma agenda alargada e ambiciosa, “feita por pessoas para pessoas”, que aborda várias dimensões do desenvolvimento social, económico, ambiental, cultural sustentável e que promove a paz, a justiça e instituições eficazes.
A UNESCO tem tipo um papel mais ativo na concretização destes Objetivos, colocando em prática diversos programas de ação promotores de um desenvolvimento sustentável. Através de múltiplos projetos nas valências da Educação, Ciência, Cultura e Comunicação, a UNESCO contribuiu de forma integrada e interliga os 17 objetivos.
Este mês, damos a conhecer o objetivo 2 – Erradicação da Fomes.
Assim, durante o mês de julho, no âmbito do projeto bibli(U)NESCO, a biblioteca municipal vai promover três exposições temáticas e sessões de contos que assinalam Dia Internacional da amizade (30 de julho), a saber:
- Exposição Documental Leituras sobre… ‘Amizade: A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas!’
, destinada ao público em geral;
- Exposição Documental Biblioteca do Anis Estrelado ‘Amizade: Eu sou teu amigo. ‘, destinada a crianças até aos 9 anos de idade, famílias e agentes educativos;
- Exposição Documental Biblio.Juv ‘Identidade: Que Totó!’, para jovens dos 10 aos 17 anos, famílias e agentes educativos;
- Sessões Contos com Obra «A amizade e a escola de fadas» e «O dragão rabugento» | A amizade dentro de uma perspetiva científica é compreendida como uma importante fonte de felicidade e bem-estar. Proporciona apoio social, a partlha de experiências, de interesses, de memórias, de pensamentos, de sentimentos e de emoções.
Dia Internacional da Amizade (30 de julho)
Neste data, os/as amigos/as enviam mensagens de carinho, de amizade e de afeto, agradecendo a amizade e dedicação ao longo dos anos. Também conhecido simplesmente como o Dia da Amizade, o dia 30 de julho é celebrado um pouco por todo o mundo.
A data foi instituída pelas Nações Unidas em abril de 2011 com a esperança de que a amizade entre os povos, países, culturas e indivíduos possa inspirar os esforços de paz e construir pontes entre as comunidades mundiais.


Aconteceu...    

Um/a escritor/a apresenta-se… Armindo Pina e Nercy Fonseca
newsletter bmfc No passado dia 25 de maio, sob a temática “Um escritor apresenta-se…” na qual se pretende dar a conhecer escritores/as, as suas obras e a evolução das suas escritas, o escritor e médico oliveirense Armindo Pina apresentou a sua autobiografia «TURBULÊNCIAS», uma publicação da Edições Vieira da Silva. Num ambiente familiar e informal, o osselense Armindo Pina falou sobre o seu percurso de vida e dos acontecimentos que o marcaram ao longo da sua existência.

newsletter bmfc No dia 2 de junho, uma nova escritora apresentou-se na biblioteca, Nercy Fonseca lançou o seu primeiro livro «Espiritualidade sem Mistério». Com este livro, a autora procura apaziguar os corações e as mentes oferecendo uma visão espiritual da vida, uma mensagem de esperança para todos/as aqueles/as que desejam mudar as suas vidas, através de orientações simples e práticas para o seu dia a dia.



Acontece...    

Exposições Documentais | julho 2018 | Horário da BMFC | Entrada livre
Leituras sobre… «Amizade: A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas!»
newsletter bmfc Para assinalar o Dia Internacional da Amizade (30 de julho), está patente ao público, no átrio da biblioteca municipal, a exposição do Ciclo de Exposições Documentais Temáticas Leituras sobre… «Amizade: A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas!».
O Dia Mundial da Amizade é a temática escolhida para esta exposição que pode ser visitada durante do mês de julho e que visa a divulgação do acervo documental da biblioteca sobre o tema.
Biblioteca do Anis Estrelado e Biblio.Juv
Com o objetivo de divulgar o acervo documental infantojuvenil da biblioteca está patente ao público, na Secção Infantojuvenil, uma seleção de documentos para empréstimo e leitura em família organizados em duas exposições documentais dedicadas ao Dia Internacional da Amizade (30 de julho).
newsletter bmfc
A exposição documental referente à Biblioteca do Anis Estrelado, destinada a crianças até aos 9 anos, famílias e agentes educativos, aborda a temática ‘Amizade: Eu sou teu amigo.’ e a exposição Biblio.Juv tem como tema ‘Identidade: Que Totós!’ e destina-se a jovens dos 10 aos 17 anos, famílias e agentes educativos.
Dia Internacional da Amizade (30 de julho)
Neste data, os/as amigos/as enviam mensagens de carinho, de amizade e de afeto, agradecendo a amizade e dedicação ao longo dos anos. Também conhecido simplesmente como o Dia da Amizade, o dia 30 de julho é celebrado um pouco por todo o mundo.
A data foi instituída pelas Nações Unidas em abril de 2011 com a esperança de que a amizade entre os povos, países, culturas e indivíduos possa inspirar os esforços de paz e construir pontes entre as comunidades mundiais.

Contos com Obra
Sessões de leitura de histórias infantis seguidas de uma oficina para realização de uma atividade artística ou lúdica sobre a obra lida, o que permite ao público escolar e juvenil do município trabalhar o conto em grupo e de forma ativa.
Este mês, com este programa, pretende-se que os/as participantes compreendam a amizade como uma importante fonte de felicidade e bem-estar que proporciona apoio social, a partilha de experiências, de interesses, de memórias, de pensamentos, de sentimentos e de emoções.

Programa Jardins de Infância
03, 10 julho 2018 | 14h00 | Inscrição prévia gratuita
Conto: «A amizade e a escola de fadas» | Oficina: elaboração do fantoche da Fada Carolina
Sinopse do conto: Chegou a altura de a Carolina deixar a Escola de Fadas. Todas as suas amigas já sabem que espécie de fadas querem ser. Mas a Carolina ainda está indecisa. Pensa que não tem jeito para fazer nada. Contudo, as suas amigas sabem onde se esconde o seu verdadeiro talento.


Programa Escolas EB1 e ATL
04, 11 julho 2018 2018 | 14h00 | Inscrição prévia gratuita
Conto: «O dragão rabugento» | Oficina: criação de um fantoche de dedo
Sinopse do Conto: Um livro sobre a amizade para todos aqueles que ainda não a conheçam. Nos dias que correm esquecemo-nos constantemente do valor da amizade, de fazer novos amigos, de sermos felizes. Esta história fala-nos da mudança de comportamentos que todos nós podemos ter em relação aos outros.




Visitas a (va)Ler
Terça a sexta-feira | 10h30 às 12h00 | Inscrição prévia gratuita
newsletter bmfc Com o intuito de dar a conhecer e proporcionar visitas guiadas à biblioteca municipal, a BMFC promove a todos/as os/as interessados/as um programa de visitas.
De uma forma lúdica e pedagógica, diferentes públicos, nomeadamente crianças, jovens, adulto/as, seniores e famílias, podem conhecer a biblioteca e usufruir de momentos de pura diversão e de aprendizagem em contexto não formal.




Novidades e sugestões de leitura - julho    


newsletter bmfc Título: Geração cordão: a geração que não desliga!
Autor: Ivone Patrão
Assunto: Educação
Cota: FG 37 PATR-I. ger

"Todos estamos mais ligados! E é esta ligação que está na base da Geração Cordão. Desta geração fazem parte os jovens que não conseguem desligar nem por um segundo: estão sempre online, comunicam, passam horas imersos nas redes sociais com os amigos ou em jogos online, completamente alheios ao resto do mundo.
Até que ponto será saudável? Como pais estaremos a agir bem? Como devemos gerir esta vontade de estar sempre conectado? Quando dizer que já chega? Estaremos nós a dar o melhor exemplo aos nossos filhos? O que podem as escolas e as comunidades fazer para melhor gerir a tecnologia na vida dos jovens?"
Texto extraído da sinopse da obra "Geração cordão: a geração que não desliga!"

newsletter bmfc Título: Jesus e as mulheres
Autor: Enzo Bianchi
Assunto: Igreja cristã
Cota: FG 26 BIAN-E. jes

"«Levanta-te, levanta a tua cabeça, fica em pé, e não fiques uma mulher encurvada», foi o que disse Jesus à mulher doente na sinagoga. É isso o que ele diz idealmente a toda a mulher. Em todos os momentos e em todos os lugares.
Neste livro, o protagonismo é dado, inteiramente, às mulheres que se cruzaram com Jesus. Vamos conhecer a história das irmãs Maria e Marta, a história de Maria Madalena, mas também a história da mulher com hemorragia uterina que tem a coragem de tocar Jesus ou a da mulher adúltera; como é que estas mulheres se cruzaram com Jesus e que experiências e lições se podem tirar desses encontros para as nossas vidas."
Texto extraído da sinopse da obra "Jesus e as mulheres"

newsletter bmfc Título: Coisas que uma mãe descobre (e de que ninguém fala)
Autor: Filipa Fonseca Silva
Assunto: Literatura portuguesa -- crónicas
Cota: FG LP(CB) SILV-F. coi

"É que ser mãe é, de facto, uma experiência única. Para o bem e para o mal. É a coisa mais bonita do mundo, mas também a mais extenuante. É um flutuar entre momentos de felicidade e de angústia profunda. É o não trocar nenhum minuto passado ao lado dos nossos filhos, mas ao mesmo tempo ter saudades dos tempos em que eles não existiam (ou desejar secretamente que eles desapareçam durante uma hora para podermos ouvir os nossos próprios pensamentos). E entre os milhões de livros e artigos que já foram escritos sobre o assunto, nenhum nos conta toda a verdade. Sobretudo porque há sempre a tendência para sobrevalorizar as coisas boas e não dar muita importância aos momentos mais complicados."
Texto extraído da sinopse da obra "Coisas que uma mãe descobre (e de que ninguém fala)"

newsletter bmfc Título: A escada de Istambul
Autor: Tiago Salazar
Assunto: Literatura portuguesa -- romance
Cota: FG LP(R) SALA-T. esc

"Em Istambul, confluência de mundos, uma estranha escada desperta a atenção do autor deste romance, que decide ir atrás da sua história. Ela confunde-se, porém, com a saga dos seus construtores.
Conhecidos como os «Rothschild do Oriente», os judeus Camondo erraram pela Europa até se instalarem em Istambul, onde viriam a tornar-se banqueiros do sultão e grandes filantropos. Abraham-Solomon, o patriarca, era o judeu mais rico do Império Otomano e combateu a maldição do judaísmo na Turquia fundando escolas que respeitavam todos os credos e legando ao filho e aos netos a importância da caridade e do mecenato. Já em Paris, o seu bisneto Isaac, amigo dos pintores impressionistas, doaria ao Museu do Louvre mais de cinquenta quadros de Monet, Manet e Degas; e o seu primo Moïse, devastado pela morte do filho na Primeira Guerra Mundial, abriria um museu que ainda hoje pode ser admirado e visitado na capital francesa. E, porém, apesar do seu poder e da sua influência, poucos conhecem a história desta família magnânima. O mistério explica-se: sobre a dinastia Camondo abateu-se uma fatalidade - a sua fortuna e o seu sangue eclipsaram-se nos campos de extermínio de Auschwitz."
Texto extraído da sinopse da obra "A escada de Istambul"

newsletter bmfc Título: O trilho da morte
Autor: Sara Blaedel
Assunto: Literatura estrangeira -- romance policial
Cota: FG LE(RP) BLAE-S. tri

"Sune Frandsen desapareceu na floresta de Hvalsø no dia em que completava 15 anos. Uma semana depois do sucedido, Louise Rick, chefe do Departamento de Pessoas Desaparecidas, regressa ao trabalho após uma baixa médica. Ao investigar, descobre que se trata do filho do talhante Frandsen, amigo de Klaus, o seu primeiro grande amor, cujo suicídio nunca fora convenientemente explicado. Na sua juventude, Klaus e Frandsen pertenciam a um grupo que praticava rituais inspirados em antigas crenças nórdicas. Quando o cadáver de uma prostituta é encontrado em Hvalsø, perto do carvalho sacrificial onde os membros deste grupo ainda hoje se reúnem, tudo leva a crer que Sune testemunhou algo que não devia, e que pode correr perigo de vida.Louise vai-se apercebendo de que os sacrifícios aos deuses aqui praticados vão muito além dos antigos ritos. E que esta investigação também lhe pode revelar a verdade acerca da enigmática morte de Klaus."
Texto extraído da sinopse da obra "O trilho da morte"

newsletter bmfc Título: As cores dos animais
Autor: Alejandro Algarra
Assunto: Observar a natureza
Cota: FI 5 ALGA-A. cor

"Como é que os animais usam a cor para se camuflar?
Porque é que alguns têm cores tão fortes?
Porque é que o camaleão muda de cor? A Irene e o seu irmão Bruno, sempre tão curiosos, querem saber as respostas a estas e a muitas outras questões. Junta-te a eles nesta viagem de conhecimento e descobre uma montanha de curiosidades."
Texto extraído da sinopse da obra "As cores dos animais"

newsletter bmfc Título: Flores mágicas
Autor: Jon Arno Lawson
Assunto: eratura estrangeira -- estórias para ler e contar
Cota: FI LE(LC) LAWS-J. flo

"Nesta história encantadora, uma menina e o seu pai vão caminhando pelas ruas movimentadas e enquanto a menina contempla tudo o que a rodeia, o pai caminha distraído e sem lhe prestar atenção. Cada flor que encontra no caminho, a menina colhe e oferece a uma pessoa ou animal. Flores Mágicas é um testemunho à alegria que as crianças podem encontrar nas coisas comuns e relembra-nos a importância dos pequenos gestos."
Texto extraído da sinopse da obra "Flores mágicas"

newsletter bmfc Título: A revolta dos vegetais
Autor: David Aceituno
Assunto: Literatura estrangeira -- estórias para ler e contar
Cota: FI LE(LC) ACEI-D. rev

"Os vegetais estão fartos! …
Fartos de meninos chorões e queixinhas que nunca acabam o que têm no prato.
Por isso, disseram BASTA! E reivindicaram o seu lugar no mundo. Como? Com a revolta mais endiabrada, divertida e vitamínica jamais vivida no interior de um frigorífico."
Texto extraído da sinopse da obra "A revolta dos vegetais"

newsletter bmfc Título: Bullying: guia de sobrevivência
Autor: Aija Mayrock
Assunto: Psicologia
Cota: FJ 159.9 MAYR-A. bul

"Aija Mayrock, uma adolescente como tu, vítima de bullying como tu, escreveu este livro onde explica de forma clara todas as faces do problema: o ciberbullying, os confrontos nas salas de aula, os insultos nas aulas de Educação Física, as falsas amizades, a solidão, a falta de autoestima, o medo."
Texto extraído da sinopse da obra "Bullying: guia de sobrevivência"

newsletter bmfc Título: Salvador Sobral: coração de herói
Autor: Maria Milene Tavares
Assunto: Biografias
Cota: FJ 929 TAVA-M. sal

"Um conto de fadas da vida real! Nada menos do que isso. A vitória de Salvador Sobral no festival da Eurovisão, em Kiev, foi uma vitória à revelia de tudo aquilo em que o evento se transformou nos últimos anos. Como nos contos de fadas em que só um rapaz de coração puro pode obter o tesouro ou salvar a princesa, aqui também foi a autenticidade a sobrepor-se às aparências. Sem truques ou correrias, sem espalhafato ou macacadas, Salvador chegou só com a força de uma melodia lindíssima e o poder de uma interpretação sentida. Foi o suficiente para toda a Europa (e o mundo) se render ao novo herói dos portugueses."
Texto extraído da sinopse da obra "Salvador Sobral: coração de herói"


Autor do mês - julho    

newsletter bmfc
Germano Almeida nasceu a 31 julho de 1945 na ilha da Boa Vista em Cabo Verde.
Os seus romances foram traduzidos para diversas línguas. Caracteriza-se por usar de forma magistral as armas do humor e da sátira, denúncia de forma ímpar a duplicidade hipócrita da sociedade cabo-verdiana, asfixiada durante os primeiros anos de independência por um regime de partido único. Exemplo desse humor acutilante é O Meu Poeta, romance de grande fôlego onde o autor satiriza com invulgar sarcasmo a realidade cabo-verdiana. É considerado o primeiro romance verdadeiramente nacional.
Germano Almeida foi um dos co-fundadores da revista literária Ponto & Vírgula e foi o vencedor do Prémio Camões de 2018.

Lusofonia - https://bit.ly/2l6INpJ


Na próxima newsletter...   

bibli(U)NESCO – Conhecer o Objetivo 3 - Saúde de Qualidade | agosto 2018
Exposição Documental ‘Leituras sobre… Juventude: …a embriaguez sem vinho!’ | agosto 2018 | Dia Internacional da Juventude (12 de agosto)
Exposição Documental Biblioteca do Anis Estrelado ‘Irmãos: O meu irmão é um chato!’ | agosto 2018 | Dia Internacional da Juventude (12 de agosto)
Exposição Documental Biblio.Juv ‘Culturas Juvenis: Gosto de hip hop!’ | agosto 2018 | Dia Internacional da Juventude (12 de agosto)
Na Biblioteca em Férias – República de Moçambique | 20 a 24 agosto 2018 | 09h00 às 17h30 | Inscrições disponíveis
Na Biblioteca em Férias – Alemanha | 27 a 31 agosto 2018 | 09h00 às 17h30 | Inscrições disponíveis
Sugestões de Leitura
E mais notícias...

2018 © Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.  
 
 
Está a receber esta informação porque nos autorizou a enviá-la para o seu endereço de correio electrónico.