BMFC
Newsletter 115
Biblioteca a (va)Ler
Newsletter mensal de notícias, atividades e novidades da
Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
Agosto 2018



Avisos...   

Horário de Verão
newsletter bmfc



Destaques...   

Sugestões de leitura para férias 2018
newsletter bmfc
Depois de um ano de trabalho estão aí as tão merecidas e desejadas FÉRIAS de verão!
Conheça as sugestões de leitura para férias propostas pela Biblioteca Municipal Ferreira de Castro: Literatura adultos | Literatura juvenil | Literatura infantil | Filmes e música.
Boas férias e ótimas leituras!




bibli(U)NESCO
agosto 2018 | Conhecer o Objetivo 3 - Saúde de Qualidade
newsletter bmfc Em 2016 entrou em vigor a resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) intitulada “Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”, constituída por 17 Objetivos, desdobrados em 169 metas, metas estas que deverão ser alcançadas através de diversas iniciativas de caráter global, regional, nacional e local, colocadas em prática por organizações governamentais e não-governamentais e pelos cidadãos em geral, de modo a alcançar um futuro próspero e sustentável.
Trata-se de uma agenda alargada e ambiciosa, “feita por pessoas para pessoas”, que aborda várias dimensões do desenvolvimento social, económico, ambiental, cultural sustentável e que promove a paz, a justiça e instituições eficazes.
A UNESCO tem tipo um papel mais ativo na concretização destes Objetivos, colocando em prática diversos programas de ação promotores de um desenvolvimento sustentável. Através de múltiplos projetos nas valências da Educação, Ciência, Cultura e Comunicação, a UNESCO contribuiu de forma integrada e interliga os 17 objetivos.
Este mês, damos a conhecer o Objetivo 3 – Saúde de Qualidade
Assim, durante o mês de agosto, no âmbito do projeto bibli(U)NESCO, a biblioteca municipal vai promover três exposições temáticas e sessões de contos que assinalam Dia Internacional da Juventude (12 de agosto), a saber:
- Exposição Documental Leituras sobre… 'Juventude - … a embriaguez sem vinho!'
, destinada ao público em geral;
- Exposição Documental Biblioteca do Anis Estrelado 'Irmãos - O meu irmão é um chato!', destinada a crianças até aos 9 anos de idade, famílias e agentes educativos;
- Exposição Documental Biblio.Juv 'Culturas Juvenis - Gosto de hip hop!', para jovens dos 10 aos 17 anos, famílias e agentes educativos;
- Sessões Contos com Obra «Vou ter um irmão» e «Camila tem um irmão» | Este mês as sessões integram o programa ‘Na Biblioteca em Ferias’ | Ter irmãos e/ou irmãs é, “por si”, uma riqueza emocional, mas estes poderão ter muito mais importância na formação da nossa personalidade do que imaginamos. A presença de um irmão ou de uma irmã tem tanta influência no desenvolvimento da personalidade e da atitude mental como a presença dos pais.
Dia Internacional da Juventude (12 de agosto)
O dia 12 de agosto foi escolhido como o Dia Internacional da Juventude na Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, realizada em agosto de 1998, em Lisboa.
Neste dia várias instituições públicas oferecem acesso gratuito e descontos a todos/as os/as jovens em diversos bens e serviços, como museus, galerias de arte e exposições, de forma a celebrar esta data. Transportes públicos, cinemas e lojas comerciais são outros serviços que promovem campanhas promocionais neste dia.


Aconteceu...    

Apresentação do livro «Colecionador de Momentos» de José de Sousa
newsletter bmfc Foi com casa cheia que, no passado dia 16 de junho, biblioteca municipal acolheu o escritor José de Sousa, natural de Sever de Vouga, que apresentou o seu primeiro livro «Colecionador de Momentos», editado pela Seda Publicações.
Foi um serão muito animado, sendo que a apresentação da obra de poesia esteve a cargo do editor Jorge Castelo Branco.


Biblioteca fora de horas
newsletter bmfc Na noite de 06 para 07 de julho, 7 famílias oliveirenses, com crianças dos 6 aos 12 anos, puderam dormir na biblioteca municipal Ferreira de Castro. Foi uma noite mágica e divertida por entre livros e estórias animadas, com muitas atividades lúdicas e pedagógicas, insufláveis e trampolins!
Foi a nossa primeira edição, para o ano haverá mais!



Acontece...    

Exposições Documentais | agosto 2018 | Horário da BMFC | Entrada livre
Leituras sobre… Juventude: …a embriaguez sem vinho!
newsletter bmfc Para assinalar o Dia Internacional da Juventude (12 de agosto), está patente ao público, no átrio da biblioteca municipal, a exposição do Ciclo de Exposições Documentais Temáticas Leituras sobre… «Juventude: …a embriaguez sem vinho!».
A juventude é o tema desta exposição que pode ser visitada durante do mês de agosto e que visa a divulgação do acervo documental da biblioteca sobre esta temática.
Biblioteca do Anis Estrelado e Biblio.Juv
Com o objetivo de divulgar o acervo documental infantojuvenil da biblioteca está patente ao público, na Secção Infantojuvenil, uma seleção de documentos para empréstimo e leitura em família organizados em duas exposições documentais dedicadas ao Dia Internacional da Juventude (12 de agosto).
newsletter bmfc
A exposição documental referente à Biblioteca do Anis Estrelado, destinada a crianças até aos 9 anos, famílias e agentes educativos, aborda a temática ‘Irmãos: O meu irmão é um chato!’ e a exposição Biblio.Juv tem como tema ‘Culturas Juvenis: Gosto de hip hop!’ e destina-se a jovens dos 10 aos 17 anos, famílias e agentes educativos.
Dia Internacional da Juventude (12 de agosto)
O dia 12 de agosto foi escolhido como o Dia Internacional da Juventude na Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, realizada em agosto de 1998, em Lisboa. Neste dia várias instituições públicas oferecem acesso gratuito e descontos a todos/as os/as jovens em diversos bens e serviços, como museus, galerias de arte e exposições, de forma a celebrar o Dia Internacional da Juventude (também conhecido como Dia Mundial da Juventude).

Na Biblioteca em Férias 2018
20 » 24 agosto 2018 - República de Moçambique | 27 » 31 agosto 2018 – Alemanha | 09h00 às 17h30 | Inscrições disponíveis gratuitas
newsletter bmfc Este é um programa que visa a ocupação saudável do tempo de férias através do contacto divertido com a leitura e da realização de atividades pedagógicas de carácter lúdico, contribuindo assim para o enriquecimento pessoal, social e cultural dos/as participantes.
A iniciativa está dividida em duas semanas e vai dar a conhecer a cultura e as tradições da República de Moçambique e da Alemanha.
A primeira semana, dedicada à República de Moçambique, realiza-se de 20 a 24 agosto e oferece atividades relacionadas com esta ex-colónia portuguesa situada em África. A segunda semana, dedicada à Alemanha, decorre de 27 a 31 de agosto 2018 e oferece iniciativas relacionadas com este país da Europa Ocidental com uma paisagem de florestas, rios, serras e praias do Mar do Norte.
A atividade é gratuita e decorre de segunda a sexta-feira. No entanto, os/as participantes que desejem ter almoço incluído deverão efetuar o pagamento de € 4,50/por refeição (restaurante SPORTUS).
As inscrições são obrigatórias e limitadas até ao número máximo de 20 participantes, por semana de atividade.
Para mais informações contactar a biblioteca através do telefone 256 607 177 (A/C Ana Borralho) ou do email [email protected]




Novidades e sugestões de leitura - agosto    


newsletter bmfc Título: A rapariga de antes
Autor: JP Delaney
Assunto: Literatura estrangeira -- romance policial
Cota: FG LE(RP) DELA-J. rap

"A tentar recuperar do final traumático de um relacionamento, Emma quer um lugar novo para viver. A casa que fica no n.º 1 de Folgate Street é uma obra-prima da arquitectura. O espaço está destinado a transformar o seu ocupante, e é precisamente o que faz.
Quando Jane encontra o n.º 1 de Folgate Street é instantaneamente atraída para o espaço. Depois de se mudar, Jane sabe da morte inesperada do inquilino anterior. Enquanto tenta descobrir o que realmente aconteceu, Jane repete involuntariamente os mesmos padrões, faz as mesmas escolhas e experimenta o mesmo terror que A Rapariga de Antes."
Texto extraído da sinopse da obra "A rapariga de antes"

newsletter bmfc Título: Sinto a tua falta
Autor: Kate Eberlen
Assunto: Literatura estrangeira -- romance
Cota: FG LE(R) EBER-K. sin

"Tess sonha ir para a universidade. Gus mal pode esperar para fugir do controlo da família e descobrir o que de facto deseja ser. Por um dia, nas férias, os caminhos destes jovens de dezoito anos cruzam-se antes de voltarem a casa e verificarem que a vida nem sempre decorre como planeado.
Nos dezasseis anos seguintes, com rumos de vida bastante diferentes, cada um descobrirá os prazeres da juventude, enfrentará problemas familiares e encarará as dificuldades da vida adulta. Separados pela distância e pelo destino, tudo leva a crer que será impossível que um dia se conheçam verdadeiramente..."
Texto extraído da sinopse da obra "Sinto a tua falta"

newsletter bmfc Título: Só nós dois
Autor: Nicholas Sparks
Assunto: Literatura estrangeira -- romance
Cota: FG LE(R) SPAR-N. son

"Por vezes, basta um segundo para mudar a nossa vida. E nesse instante avassalador, tudo aquilo que pensamos saber - e possuir - perde o seu valor.
Russell Green tem trinta e dois anos, é casado com Vivian, uma mulher lindíssima e dedicada; tem uma filha encantadora e uma carreira de sucesso. Dir-se-ia que a sua vida é de sonho. Mas o sonho vai dar lugar a um pesadelo… De um momento para o outro, Russ perde a mulher e o emprego e fica a sós com a filha de seis anos, London. Pela primeira vez, percebe que não pode entregar-se à sua própria dor pois London depende agora unicamente dele. Russ vai ter de se superar, de desbravar caminho, começar de novo..."
Texto extraído da sinopse da obra "Só nós dois"

newsletter bmfc Título: O evangelho segundo Lázaro
Autor: Richard Zimler
Assunto: Literatura estrangeira -- romance
Cota: FG LE(R) ZIML-R. eva

"No Novo Testamento, ficamos a saber que Jesus ressuscitou um amigo próximo de nome Lázaro. Contudo, em parte alguma do Evangelho segundo São João - que contém este episódio -, se menciona como é que ele realizou o milagre ou se teria algum motivo especial para o fazer. Em O Evangelho segundo Lázaro, Richard Zimler preenche estas e outras lacunas, narrando a história da perspetiva de Lázaro, descrevendo como ele e Jesus se conheceram em crianças, a transcendência da ligação que os une e o momento em que Lázaro acordou no túmulo, desorientado e sem qualquer memória de uma vida após a morte.
Porém, só trinta anos depois da crucificação do seu velho amigo, Lázaro começa a entender a extensão do papel que sempre ocupou na vida de Jesus e talvez ainda venha a ocupar. É que a derradeira prenda de Jesus a Lázaro - deixada num dos locais malditos de Jerusalém - parece conter a chave que ajudará Lázaro a concretizar os desígnios de uma Terra Prometida. Deverá ele arriscar tudo e levar a cabo os perigosos planos de Jesus?"
Texto extraído da sinopse da obra "O evangelho segundo Lázaro"

newsletter bmfc Título: Quando o corpo começa a mudar: sinta-se bem depois dos 40!
Autor: Teresa Branco
Assunto: Dietética
Cota: FG 615./.9 BRAN-T. qua

"Quando chegam ao consultório da Dra. Teresa Branco, muitas mulheres queixam-se do mesmo: fazem exercício, alimentam-se com cuidado, mas ainda assim, quando olham para a balança, descobrem que continuam com peso a mais. Porquê? A resposta está quase sempre na idade. Uma coisa é ter 25 anos, comer à vontade, dormir a desoras, e de manhã sentir que as calças ainda servem na perfeição. Outra, bem diferente, é perceber que a partir dos 35 ou 40 anos o corpo reage de forma diferente aos alimentos e ao estilo de vida. Felizmente, essa transição de jovem mulher para mulher adulta pode facilmente ser suavizada e controlada."
Texto extraído da sinopse da obra "Quando o corpo começa a mudar: sinta-se bem depois dos 40!"

newsletter bmfc Título: Grisela
Autor: Anke de Vries
Assunto: Literatura estrangeira -- estórias para ler e contar
Cota: FI LE(LC) VRIE-A. gri

"Grisela é uma fábula atual sobre a importância de sermos nós próprios e de aceitarmos os nossos defeitos e virtudes. De facto, quando Grisela, a ratinha protagonista desta história, não gosta da cor cinzenta da sua pele e decide pintar-se de várias cores, também não é nem de vermelho, verde ou amarelo, nem com riscas, pintas ou flores, que consegue sentir-se melhor.
E o que a magoa e entristece ainda mais são os comentários trocistas dos animais com quem se vai cruzando, à medida que vai mudando de cor de pele, até que um repentino contratempo a faz atirar-se à agua, sendo então que..."
Texto extraído da sinopse da obra "Grisela"

newsletter bmfc Título: A tartaruga redondinha
Autor: Maria Albina
Assunto: Literatura portuguesa -- estórias para ler e contar
Cota: FI LP(LC) ALBI-M. tar

"As tartaruguinhas vivem toda a vida nas águas fresquinhas do mar, mas nascem fora da água. E só voltam a terra para pôr ovinhos. Curioso, não é?"
Texto extraído da sinopse da obra "A tartaruga redondinha"

newsletter bmfc Título: O pintor desconhecido
Autor: Mariana Roquete Teixeira
Assunto: Literatura portuguesa -- estórias para ler e contar
Cota: FI LP(LC) TEIX-M. pin

"O João adora desenhar. Nos seus desenhos luta contra extraterrestres, viaja no espaço e parte em safaris pelas savanas de África. Certo dia, ao visitar o museu da sua cidade, repara que com os lápis de cor não consegue desenhar a luz, a neblina ou o frio que vê representados nas grandes pinturas. Nesse momento é surpreendido por um pintor misterioso e juntos partem numa aventura ao universo da Pintura, viajando pelas suas cores, sensações, materiais e texturas."
Texto extraído da sinopse da obra "O pintor desconhecido"

newsletter bmfc Título: O relógio que tem a barriga a dar horas
Autor: Lurdes Breda
Assunto: Literatura portuguesa -- estórias para ler e contar
Cota: FI LP(LC) BRED-L. rel

"Um livro que visa incutir na criança a noção de tempo/espaço, aliada às rotinas diárias. O processo de aprendizagem e da própria socialização passa, também, por associar determinadas tarefas às horas. A personificação do relógio cria emotividade e estimula o afeto e a proximidade. A noção de tempo é, ainda, relacionada com as várias fases do dia, levando a criança a associar as horas ao espaço físico exterior, assim como aos elementos atmosféricos."
Texto extraído da sinopse da obra "O relógio que tem a barriga a dar horas"

newsletter bmfc Título: Curso intensivo para sobreviventes à escola: uma guia completo da escola sob a visão de um puto modernamente totó
Autor: Miguel Luz
Assunto: Literatura portuguesa -- outros géneros literários
Cota: FJ LP(OG) LUZ-M. cur

"Sejam muito bem-vindos à melhor altura das vossas vidas…
Bem-vindos à liberdade.
Bem-vindos ao acordar cedo.
Bem-vindos às setoras extremamente irritantes.
Bem-vindos ao estudo multitasking.
Bem-vindos à Escola."
Texto extraído da sinopse da obra "Curso intensivo para sobreviventes à escola"


Autor do mês - agosto    

newsletter bmfc
Leon Uris nasceu a 3 de agosto de 1924 em Baltimore e faleceu em Shelter Island a 21 de junho de 2003.
O autor é conhecido pela exaustiva pesquisa histórica com que preparava as suas novelas e romances. O seu livro mais famoso é Exodus, que retrata de forma épica, os acontecimentos históricos que antecederam à criação do Estado de Israel, desde o surgimento do sionismo, no final do século XIX, até à independência, em junho de 1948.

Morashá - http://www.morasha.com.br/biografias/leon-uris.html#q=Leon%20Uris


Na próxima newsletter...   

bibli(U)NESCO | Conhecer o Objetivo 4 – Educação de Qualidade | setembro 2018
Leituras sobre… Alfabetização: O saber não ocupa lugar! | setembro 2018 | Dia Internacional da Alfabetização (8 setembro)
Exposição Documental Biblioteca do Anis Estrelado - Aprender a ler: A, B, C… Já sei ler! | setembro 2018 | Dia Internacional da Alfabetização (8 setembro)
Exposição Documental Biblio.Juv - Leitura: Ler? Que seca! | setembro 2018 | Dia Internacional da Alfabetização (8 setembro)
Contos com Obra - Programa Jardins-de-Infância «A menina que só sabia contar até 3» | 11, 18 setembro 2018 | Inscrições disponíveis
Contos com Obra - Programa EB1 e ATL «Os livros que gostam de contar histórias» | 12, 19 setembro 2018 | Inscrições disponíveis
Bebéteca-Bê de Bebé - ‘A DOIS É MELHOR’ com Ana Mourato do Espaço N | 15 setembro 2018 | Inscrições disponíveis
Clube de Leitura Ferreira de Castro em encontros - «O primo Basílio» de Eça de Queirós | 20 setembro | 21h30 | Inscrições disponíveis
Programa de Formação ‘Saber fazer Fazer saber’ - Workshop “A caixa das histórias” | 22 setembro 2018 | Inscrições disponíveis
2.ª Mostra Filatélica de Oliveira de Azeméis | 22» 29 setembro 2018
Bibliomóvel | Reinicia as suas viagens em setembro
Viagens da Boneca Caracoleta | Programa de animação da leitura do Bibliomóvel | setembro 2018
Sugestões de Leitura
E mais notícias...

2018 © Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.  
 
 
Esta comunicação é enviada pela Biblioteca Municipal Ferreira de Castro de acordo com a sua preferência e consentimento, no cumprimento do estabelecido no Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais. Para mais informações consulte a Política de Privacidade em http://www.bm-ferreiradecastro.com/politica_privacidade.