BMFC
Newsletter 120
Biblioteca a (va)Ler
Newsletter mensal de notícias, atividades e novidades da
Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
Janeiro 2019



Destaques...   

Entrega de Prémios Concurso de Presépios 2018
06 janeiro 2019 | 14h00 | Entrada livre
newsletter bmfc
Para encerrar a 11.ª edição do Concurso de Presépios e assinalar o Dia de Reis, a biblioteca realiza a Cerimónia de Entrega dos Prémios que integra uma Tarde de Contos pelo contador de histórias Thomas Bakk.
Thomas Bakk é autor e contador de histórias. Tem obras publicadas e peças encenadas em Portugal e no Brasil. Foi guionista da Rede Globo e atualmente dedica-se à narração oral de contos da sua autoria e também de outros autores. As histórias são contadas pelo próprio autor que interpreta várias personagens, utilizando o teatro, a música e a interação com público, num espetáculo fascinante e muito divertido.


Aconteceu...    

Uma escritora apresenta-se… Teresa Cruz Tubby - «Portugal e a Grande Guerra: Participação dos Oficiais Oliveirenses»
Teresa Cruz Tubby apresentou no passado dia 7 de dezembro, o seu mais recente livro de investigação histórica «Portugal e a Grande Guerra: Participação dos Oficiais Oliveirenses» publicado pela Seda Edições.
O livro, cuja apresentação da obra esteve a cargo do Dr. Luís Quintino, conta a história de 17 oficiais de Oliveira de Azeméis durante a Grande Guerra, constituindo a primeira obra que aborda esta matéria.
Teresa Cruz apresentou-se e, o serão, contou ainda com a intervenção da vereadora, Dra. Ana de Jesus, do Presidente da Liga dos Combatentes, Joaquim Cabete e de Jorge Castelo Branco, em representação da editora Seda publicações.
A iniciativa integrou a temática “Um/a escritor/a apresenta-se…”, um projeto da biblioteca municipal que pretende dar a conhecer escritores/as e as suas obras.
newsletter bmfc


Acontece...    

bibli(U)NESCO
janeiro 2019 | Conhecer o Objetivo 8 – Empregos Dignos e Crescimento Económico
newsletter bmfc Em 2016 entrou em vigor a resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) intitulada “Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”, constituída por 17 objetivos definidos em 169 metas, as quais devem ser alcançadas através de diversas iniciativas de caráter global, regional, nacional e local, colocadas em prática por organizações governamentais e não-governamentais e pelos cidadãos em geral, de modo a alcançar um futuro próspero e sustentável.
Trata-se de uma agenda alargada e ambiciosa, “feita por pessoas para pessoas”, que aborda várias dimensões do desenvolvimento social, económico, ambiental, cultural sustentável e que promove a paz, a justiça e instituições eficazes.
A UNESCO tem um papel fundamental na concretização destes Objetivos, colocando em prática diversos programas de ação promotores de um desenvolvimento sustentável. Através de múltiplos projetos nas valências da Educação, Ciência, Cultura e Comunicação, a UNESCO contribui de forma integrada e interliga os 17 objetivos.
Este mês, a biblioteca destaca e dá a conhecer o Objetivo 8 – Empregos Dignos e Crescimento Económico.

Ainda no âmbito do projeto bibli(U)NESCO, durante o mês de janeiro, a biblioteca municipal vai promover três exposições temáticas e sessões de contos que assinalam 2019 como o Ano Internacional das Línguas Indígenas (International Year of Indigenous languages – IYIL2019).

Ano Internacional das Línguas Indígenas (2019)
A UNESCO lançou um site exclusivo para o IYIL2019, que contribuirá para a conscientização da necessidade urgente de se preservar, revitalizar e promover as línguas indígenas no mundo. Atualmente existem cerca de 6 a 7 mil línguas indígenas no mundo, sendo que 97% da população mundial fala somente 4% dessas línguas, e apenas 3% das pessoas do mundo falam 96% de todas as línguas indígenas existentes. A grande maioria dessas línguas, faladas sobretudo por povos indígenas, continuarão a desaparecer num ritmo alarmante. Sem uma medida adequada para impedir esta situação, mais línguas irão perder-se, e a história, as tradições e a memória associadas a elas provocarão uma considerável redução da diversidade linguística em todo o mundo.
Sítio oficial do IYIL2019 (em inglês): https://en.iyil2019.org/

Exposição Concurso de Presépios 2018
Até 06 janeiro 2019 | Horário BMFC | Entrada livre
newsletter bmfc Está patente ao público a exposição dos presépios concorrentes à 11.ª edição do Concurso de Presépios.
Pode visualizar os presépios expostos aqui.






Exposição Postais de Natal
Até 06 janeiro 2019 | Horário BMFC | Entrada livre
newsletter bmfc Está disponível ao público a exposição ‘Postais de Natal’ que reúne parte da coleção particular de Elísio Pinho.
Esta mostra procura recordar uma tradição cultural já pouco habitual, devido à utilização, por vezes excessiva, das novas tecnologias.


Exposições Documentais | janeiro 2019 | Horário da BMFC | Entrada livre
Leituras sobre… «Línguas Indígenas – Para preservar valores e conhecimento!»
newsletter bmfc No átrio da biblioteca municipal, está patente ao público a exposição do Ciclo de Exposições Documentais Temáticas Leituras sobre… «Línguas Indígenas – Para preservar valores e conhecimento!».
Complementada por bibliografias de recursos documentais existentes na coleção da biblioteca municipal, esta exposição, que pode ser visitada durante do mês de janeiro, visa a divulgação do acervo documental da biblioteca sobre as Línguas Indígenas.

Biblioteca do Anis Estrelado e Biblio.Juv
newsletter bmfc Com o objetivo de divulgar o acervo documental infantojuvenil está patente, na Secção Infantojuvenil, uma seleção de documentos para empréstimo e leitura em família organizados em duas exposições documentais dedicadas ao Ano Internacional das Línguas Indígenas (2019).
A exposição documental referente à Biblioteca do Anis Estrelado, destinada a crianças até aos 9 anos, famílias e agentes educativos, aborda a temática ‘História: Quero aprender a nossa história!’ e reúne uma seleção de obras relacionadas com a História de Portugal. A exposição Biblio.Juv, que se destina a jovens dos 10 aos 17 anos, famílias e agentes educativos, tem como tema ‘História: A evolução do Homem’ e reúne uma seleção de obras relacionadas com acontecimentos históricos e a evolução do Homem.


Contos com Obra
Sessões de leitura de histórias infantis que, de uma forma lúdica e pedagógica, a partir do livro e da realização de uma atividade promovem o prazer da leitura.

Programa Jardins-de-Infância
15, 22 e 29 janeiro 2019 | 14h00
Conto: «Hoje sou uma Índia» | Oficina: criação de coroa
Sinopse do conto: O Simão e a Beatriz são os pequenos heróis desta divertida série. São muito corajosos e possuem uma grande imaginação, a qual os ajuda a ultrapassar todos os perigos.


Programa Escolas EB1 e ATL
23 e 30 janeiro 2019 | 14h00
Conto: «Lili e o jardim da Índia» | Oficina: realização de sopa de letras
Sinopse do Conto: A mãe da Lili viajou pelo mundo inteiro e plantou um jardim mágico para a filha, repleto de flores belas e exóticas. Na sua primeira aventura, Lili visita o jardim indiano, cujas plantas e flores lhe contam histórias da sua terra natal.



Bibliomóvel – Biblioteca Itinerante
Terça a sexta-feira | manhã
newsletter bmfc O «Bibliomóvel» continua a circular nas ruas de Oliveira de Azeméis e a encantar os/as seus/suas leitores/as.
O serviço faculta o empréstimo de documentos de diversos tipos aos/às munícipes mais distantes do concelho de Oliveira de Azeméis que não têm tempo ou disponibilidade para se deslocarem à biblioteca. Desta forma pretende-se combater a iliteracia através da criação de hábitos de leitura, de aprendizagem e de utilização das bibliotecas.

Viagens da Boneca Caracoleta – A terra que gira… | Animação da Leitura do Bibliomóvel
03, 08, 10, 15, 17, 22, 24, 29, 31 janeiro 2019 | 14h00 às 15h00 e 15h30 às 16h30 | Inscrição obrigatória
newsletter bmfc Através do Bibliomóvel, a biblioteca municipal disponibiliza, às 3.ªs e 5.ªs feiras, um serviço de animação da leitura: Viagens da Boneca Caracoleta.
Durante o mês de janeiro, a Boneca Caracoleta dinamiza a atividade “A terra que gira…” e faz a delícia dos/as participantes que aguardam a sua chegada.
Para esta iniciativa, que envolve horas do conto e ateliers, é necessário efetuar a inscrição na biblioteca municipal ou através do email [email protected].
Mais informações e esclarecimentos podem ser obtidos através do telefone 256 607 177, A/C Cristina Barbosa.


Às quartas com… Ciclo de Conferências Rotary Club de Oliveira de Azeméis
16 janeiro 2019 | 21h30 | Entrada livre
newsletter bmfc À semelhança das últimas edições, o Rotary Clube de Oliveira de Azeméis, em parceria com a biblioteca, realiza uma conferência com um/a convidado/a de elevado reconhecimento pelo seu contributo na sociedade portuguesa.


Visitas a (va)Ler
Terça a sexta-feira | 10h30 às 12h00 | Inscrição obrigatória
newsletter bmfc No sentido de interagir com a comunidade, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro desenvolve um programa de visitas guiadas aos seus espaços e serviços.





Novidades e sugestões de leitura - janeiro    


newsletter bmfc Título: O último suspiro de liberdade
Autor: Óscar Amorim
Assunto: Literatura portuguesa -- romance
Cota: FL LP(R) AMOR-O. ult

"Rodrigo era um homem solitário, e na solidão viveu grande parte da sua vida. Viria a ser um repórter fotográfico de renome. De guerra em guerra, ia dando aso à sua grande paixão, a fotografia, para recolher as reportagens, sempre ilustradas com o testemunho de cenários verdadeiros.
Passou pela guerra do ultramar, onde combateu na Guiné Bissau. Regressado a Portugal em Agosto de 1974, envolveu-se no golpe de estado do 11 de Março de 1975, de onde saiu ferido, chegando mesmo a perder um rim. No hospital, em convalescença da cirurgia, conhecera uma enfermeira que viria a ser a mulher da sua vida. Viveram momentos intensos, amaram-se talvez exageradamente, e foram sobejamente felizes até que ele resolveu, e levado pelo vício da reportagem, partir para o Líbano, onde decorria a guerra civil. A adrenalina de participar falou mais alto que todos os restantes sentimentos.
Sem avisar ninguém, partiu. E partiu para nunca mais voltar. No meio de tão sanguinária guerrilha viu-se impossibilitado de contactar e de ser contactado. Perdera por isso a possibilidade de manter qualquer tipo de ligação com Mafalda, e perdera também as duas pernas.
Depois de ver desvanecida a esperança de encontrar Mafalda, casou com Inês, uma Libanesa que conhecera em Beirute, e de quem teve um filho. Mas deixara também uma filha no ventre de Mafalda sem nunca ter conhecimento. Vieram-se a encontrar passados vinte e seis anos, casualmente, e sem se conhecerem, na cidade de Salvador da Bahia, no Brasil. João, (filho de Rodrigo com Inês) e Carolina, (filha de Rodrigo com Mafalda), ambos filhos dele, cruzaram as suas vidas e amaram-se.
Viria a perder mais tarde os dois braços devido a uma doença rara provocada por infeções estranhas.
Desesperado, pediu a Carolina, que era médica, para acabar com o seu sofrimento.
Mas a eutanásia no Brasil é crime punível com pena de prisão.
Será que Carolina acedeu ao seu pedido?"
Texto extraído da sinopse da obra "O último suspiro de liberdade"

newsletter bmfc Título: Não é bem namorar
Autor: Catherine Bybee
Assunto: Literatura estrangeira -- romance
Cota: FG LE(R) BYBE-C. nao

"Jessica, empregada de mesa e mãe solteira, é uma mulher prática e cautelosa. O seu foco é o filho e não quer namorados. A menos que fosse um homem rico, que pudesse dar estabilidade e conforto à família.
Quando lhe aparece Jack Morrison, um bonitão de cair para o lado mas que parece andar sempre falido, Jessica resiste.
Na verdade, herdeiro de um hotel de luxo, Morrison está habituado a que se aproveitem de si. Por isso esconde a sua identidade e oferece-se para ajudar Jessie a encontrar um namorado rico.
Mas será que esta brincadeira parva o vai fazer perder a mulher que ama?"
Texto extraído da sinopse da obra "Não é bem namorar"

newsletter bmfc Título: A febre das almas sensíveis
Autor: Isabel Rio Novo
Assunto: Literatura portuguesa -- romance
Cota: FG LE(R) NOVO-I. feb

"Portugal, primeira metade do século XX. Entre os males que assolam um país isolado e retrógrado, a tuberculose ressalta como uma das principais causas de morte. Ainda sem recursos farmacológicos para combater a doença, os médicos recomendam aos infetados o internamento em sanatórios instalados em zonas de altitude. Na serra do Caramulo, outrora uma região pobre e agreste, cresce uma estância sofisticada que, no auge do seu funcionamento, chega a acolher milhares de doentes.
Entre o edifício do Grande Sanatório do passado - onde o drama do jovem Armando se cruza com o dos outros pacientes -, os escombros do presente, visitados por uma rapariga que coleciona histórias de escritores tuberculosos, e as páginas escritas pelo misterioso «R. N.», movem-se almas de todos os tempos: Eduardo, Natália, Carolina e Ernest, mas também Soares de Passos, Júlio Dinis, António Nobre e tantos outros atingidos pela febre das almas sensíveis."
Texto extraído da sinopse da obra "A febre das almas sensíveis"

newsletter bmfc Título: A dança do rapaz branco
Autor: Paul Beatty
Assunto: Literatura estrangeira -- romance
Cota: FG LE(R) BEAT-P. dan

"Gunnar Kaufman, descendente de uma longa linha de homens que detesta, desde escravos a cobardes que ajudaram a assassinar Malcolm X, viveu a sua infância protegido na tranquilidade branca de Santa Monica, longe de problemas. No entanto, depois de ele e as suas irmãs se terem recusado a ir para um campo de férias para crianças negras «porque elas são diferentes de nós», a mãe muda-se imediatamente com eles para a zona oeste de Los Angeles, de modo a que os filhos estejam em contacto com a cultura que começam a negar.
E é assim que Gunnar, futuro poeta, péssimo dançarino, conquistador avesso e fenomenal jogador de basquetebol, dá por si a aprender a ser quem é entre os gangues, os motins, os estereótipos, a violência e a beleza das ruas e da vida negra nos Estados Unidos dos anos 90."
Texto extraído da sinopse da obra "A dança do rapaz branco"

newsletter bmfc Título: A minha mãe tem o sol na barriga
Autor: Ana Stilwell
Assunto: Literatura portuguesa -- estórias para ler e contar
Cota: FI LP(LC) STIL-A. min

"Quando a barriga de Ana Stilwell se encheu de um sol chamado Marta, as suas filhas gémeas de 5 anos arranjaram uma nuvem para se protegerem do calor insuportável. Inspiraram esta história e provaram à mãe que tudo o que ela aprendeu no curso de educação de infância resulta sempre muito bem... nos filhos dos outros."
Texto extraído da sinopse da obra "A minha mãe tem o sol na barriga"

newsletter bmfc Título: A árvore da escola
Autor: Antonio Sandoval
Assunto: Literatura estrangeira -- estórias para ler e contar
Cota: FI LE(LC) SAND-A. arv

"A árvore da escola conta a história de uma espécie botânica única no mundo: uma árvore que se alimenta de carinho e companhia."
Texto extraído da sinopse da obra "A árvore da escola"

newsletter bmfc Título: Os desastres de Sofia
Autor: Condessa de Ségur
Assunto: Literatura estrangeira -- romances e aventuras
Cota: FJ LE(RA) SEGU-C. des

"A Sofia acha que a sua boneca de cera está pálida e com frio. Por isso, põe-na ao sol e... ela derrete-se. Sofia chora, mas nem tudo está perdido porque ela lembra-se de convidar as amigas para o divertido enterro da boneca! A Sofia quer brincar com os seus peixes vermelhos e... acaba por deixá-los morrer! E quando tenta ser uma menina bonita, faz um chá para os seus primos... com giz e água do cão. Fica de castigo! Mas a mãe tem razão: ela é uma menina boazinha, tudo isto não passa de uma série de peripécias que mais não são do que Os Desastres de Sofia."
Texto extraído da sinopse da obra "Os desastres de Sofia"


Autor do mês - janeiro    

newsletter bmfc
Fotografia do Arquivo da Fundação Nobel
Joseph Rudyard Kipling foi um dos escritores mais populares da Inglaterra, em prosa e poema, do final do século XIX e início do XX.
Nasceu em Bombaim, então Índia britânica, a 30 de dezembro de 1865 e iniciou a sua carreira literária em 1886, com a publicação do volume de poemas Departmental Ditties, afirmando-se rapidamente se como um dos escritores mais populares do Reino Unido. O seu sucesso deve-se a mais de 300 contos, fábulas, romances de aventura e poesias publicados. Obteve grande popularidade com a obra “O Livro da Selva” (The jungle book), que conta a história de Mowgli, um menino criado por lobos e aluno do urso Baloo, no estudo das leis da selva de Seouni, na parte leste da Índia, obra que foi adotada por Robert Baden-Powell, fundador do Escotismo, para as atividades com jovens de 7 aos 11 anos, denominando-se os jovens dessa faixa etária como “lobinhos”. O seu poema "Se" (If) é o símbolo dos Cadetes da Academia da Força Aérea, no Brasil. "As Histórias Assim Mesmo", publicadas em livro em 1902 e ilustradas pelo próprio autor, são histórias inventadas e contadas por Kipling aos seus filhos e a crianças amigas, ao longo de vários anos. Os contos explicam de forma criativa certos fenómenos intrigantes, tais como o elefante arranjou a tromba e o camelo a sua bossa, ou como apareceu a primeira letra... Tendo como destinatário privilegiado o público infantil, não deixam de constituir um desafio considerável lançado aos leitores adultos.
Rudyard Kipling faleceu a 18 de Janeiro de 1936, em Londres, e foi sepultado na Abadia de Westminster. É considerado o grande porta-voz do império britânico e foi laureado com o Prémio Nobel de Literatura de 1907, tornando-se o primeiro autor de língua inglesa a receber esse prémio e, até hoje, o mais jovem a recebê-lo, tendo sido a sua obra cada vez mais valorizada devido à complexidade da sua caracterização e aos seus subtis pontos de vista morais.

THE KIPLING SOCIETY - http://www.kiplingsociety.co.uk/


Na próxima newsletter...   

bibli(U)NESCO | fevereiro 2019 | Dia Mundial da Justiça Social (20 fevereiro)
    Conhecer o Objetivo 9 – Inovação e Infraestrutura
    Exposição Documental Temática Leituras sobre… «Justiça - Quando a caridade é necessária, a justiça social é urgente!»
    Exposição Documental Temática Biblioteca do Anis Estrelado ‘Bem e mal: Desculpa, foi sem querer.’
    Exposição Documental Temática Biblio.Juv ‘Desigualdades: Adoro aquelas sapatilhas, mas…’
Bibliomóvel | 3.ª a 6.ª feira | manhã | Consultar itinerário
Viagens da Boneca Caracoleta ‘Ao som da rádio’ | Programa de animação da leitura do Bibliomóvel | 05, 07, 12, 14, 19, 21, 26 e 28 fevereiro 2019 | Inscrição obrigatória
Contos com Obra - Programa EB1 e ATL | 06, 13, 20 e 27 fevereiro 2019 | Inscrição obrigatória
Cerimónia de Entrega dos Prémios do Concurso PesquisOAZ | 08 fevereiro 2019
Contos com Obra Jardins-de-Infância | 12, 19 e 26 fevereiro 2019 | Inscrição obrigatória
13.º Concurso Nacional de Leitura – Fase Municipal | 13 fevereiro 2019
Clube de Leitura Encontros com Ferreira de Castro - «Memorial do Convento» de José Saramago | 21 fevereiro 2019 | Inscrição obrigatória
Às quartas com… Ciclo de Conferências Rotary Club de Oliveira de Azeméis | 27 fevereiro 2019
As Viagens do Anis | Programa de Visitas | 3.ª a 6.ª feira
Autor do mês | Selma Lagerlöf (1858-1940)
Sugestões de Leitura
E mais notícias...

2018 © Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.  
 
 
Esta comunicação é enviada pela Biblioteca Municipal Ferreira de Castro de acordo com a sua preferência e consentimento, no cumprimento do estabelecido no Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais. Para mais informações consulte a Política de Privacidade em http://www.bm-ferreiradecastro.com/politica_privacidade.