BMFC
Newsletter 130
Biblioteca a (va)Ler
Newsletter mensal de notícias, atividades e novidades da
Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
Novembro 2019



Destaques...   

Espetáculo “A Menina do Mar” por Inácia Cruz
16 novembro 2019 | 14h30 | Entrada livre
newsletter bmfc
No âmbito do projeto ‘A ti, Sophia’, que assinala o centenário de nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, a contadora de histórias Inácia Cruz apresenta o espetáculo "A Menina do Mar" uma adaptação da obra de Sophia Mello Breyner.
A Menina do Mar é o primeiro conto da autora para a infância e foi editado, pela primeira vez, em 1958. Tendo a praia como cenário, este conto revela-nos uma história de amizade entre um rapaz e a Menina do Mar.


Aconteceu...    

Espetáculo de marionetas "Francisca OAZ – A Espanta Pássaros"
A Companhia de Marionetas da Feira apresentou, dia 21 de setembro, o espetáculo "Francisca OAZ - A Espanta Pássaros" baseado no livro de Conceição Ferreira.
O espetáculo está em itinerância pelo concelho em diferentes espaços culturais.
newsletter bmfc

Oficina 'Como nasce um livro?' com Marina Palácio
Integrado no programa ‘Saber fazer Fazer saber’, no dia 28 de setembro, a biblioteca promoveu a oficina 'Como nasce um livro?', sob a orientação de Marina Palácio.
Nesta oficina, os /as participantes experimentaram diversos processos criativos e técnicos desenvolvidos durante a criação de livros.
newsletter bmfc

Histórias Sonoras, Livros com Música e 'Refresca a Tua Mente’
No dia 28 de setembro, a BMFC promoveu a atividade ‘Histórias Sonoras, Livros com Música’ dinamizada por David Leão e Ivo Prata em parceria com a biblioteca, uma iniciativa onde histórias e música estiveram em harmonia.
Seguiu-se a apresentação do projeto de bookcrossing 'Refresca a Tua Mente’, uma iniciativa da AgoraAveiro, à qual a biblioteca se associou. Agora, o Parque de La Sallete acolhe uma mini biblioteca dentro de um frigorífico, na prática consiste num ponto para troca de livros, em que qualquer pessoa pode levar um livro e deixar um outro no seu lugar.
newsletter bmfc

Sunset Literário
O terraço superior da biblioteca municipal recebeu, a 28 de setembro, um Sunset Literário com vista para a Ria de Aveiro.
Nesta iniciativa houve partilha de leituras por Paula Sousa (do Clube de Leitura), Rui Reis (professor bibliotecário), Sofia Silva (autora do livro “Quem raptou o Meia-lua?") e Filipa Pinho (vencedora do Concurso de Poesia Agostinho Gomes). O músico ‘Not a Singer’ proporcionou um agradável ambiente, cantando originais. A ‘Essência da Terra' associou-se ao evento assegurando o funcionamento do bar.
newsletter bmfc


Acontece...    

Concurso de Presépios 2019
02 novembro » 03 dezembro 2019 | Horário BMFC | Entrega dos trabalhos
newsletter bmfc No sentido de fomentar o espírito natalício, a biblioteca municipal promove a décima segunda edição do Concurso de Presépios.
A iniciativa, que contempla as categorias infantil, juvenil e adulto/sénior, tem como objetivo reunir e, mais tarde, eleger os melhores trabalhos resultantes da votação, quer do júri quer dos/as leitores/as da biblioteca municipal.
Categoria A – (INFANTIL)
- Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Rede Educativa Pública;
- Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Rede Educativa Privada;
Categoria B – (JUVENIL)
- Escolas do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico;
- Escolas Secundárias;
- Associações Juvenis;
Categoria C – (ADULTOS/SENIORES)
- Instituições Particulares de Solidariedade Social com valência de idosos/as;
- Escolas do Ensino Superior;
- Universidade Sénior;
- Associações e Coletividades;
- Centros de Convívio;
- Clubes Seniores;
- Lares.
Participe e entregue o seu presépio entre os dias 02 de novembro e 03 de dezembro de 2019.
As normas de participação podem ser consultadas brevemente aqui. Conheça aqui os trabalhos das edições anteriores.

bibli(U)NESCO
novembro 2019 | Conhecer a UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
newsletter bmfc Em 2016 entrou em vigor a resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) intitulada “Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”, constituída por 17 objetivos definidos em 169 metas, as quais devem ser alcançadas através de diversas iniciativas de caráter global, regional, nacional e local, colocadas em prática por organizações governamentais e não-governamentais e pelos cidadãos em geral, de modo a alcançar um futuro próspero e sustentável.
Trata-se de uma agenda alargada e ambiciosa, “feita por pessoas para pessoas”, que aborda várias dimensões do desenvolvimento social, económico, ambiental, cultural sustentável e que promove a paz, a justiça e instituições eficazes.
A UNESCO tem um papel fundamental na concretização destes objetivos, colocando em prática diversos programas de ação promotores de um desenvolvimento sustentável. Através de múltiplos projetos nas valências da Educação, Ciência, Cultura e Comunicação, a UNESCO contribui de forma integrada e interliga os 17 objetivos.
Este mês, a biblioteca destaca e dá a conhecer a UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
A UNESCO (acrônimo de United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) é uma agência especializada das Nações Unidas (ONU) com sede em Paris, fundada em 4 de novembro de 1946 com o objetivo de contribuir para a paz e segurança no mundo mediante a educação, ciências naturais, ciências sociais/humanas e comunicações/informação.
Ainda no âmbito do projeto bibli(U)NESCO, durante o mês de novembro, a biblioteca municipal vai promover três exposições temáticas e sessões de contos que assinalam o Dia Internacional da Tolerância (16 de novembro).
Dia Internacional da Tolerância (16 de novembro)
Nessa data, em 1995, os Estados Membros da UNESCO, braço internacional da ONU para a Educação, aprovaram a Declaração de Princípios sobre a Tolerância para promover o respeito e a apreciação da diversidade das culturas no planeta. Foi criado também um plano de ação, como forma de dar continuidade às resoluções discutidas durante a Conferência Geral da entidade. Em 20 de dezembro de 1993, a ONU decidiu declarar 1995 o Ano Internacional da Tolerância. Para dar sequência às comemorações sobre o tema, decidiu-se instituir também uma data comemorativa, passando o dia 16 de novembro a assinalar o Dia Internacional da Tolerância, para promover o bem-estar, o progresso e a liberdade de todos/as os/as cidadãos, assim como fomentar a tolerância, o respeito, o diálogo e a cooperação entre diferentes culturas, povos e civilizações.
Declaração de Princípios sobre a Tolerância aqui.

Exposições Documentais | novembro 2019 | Horário da BMFC | Entrada livre
Leituras sobre… «Tolerância: Para haver respeito entre tod@s!»
newsletter bmfc Está patente ao público, no átrio da biblioteca, uma exposição documental que visa assinalar o Dia Internacional da Tolerância (16 de novembro) e, simultaneamente, divulgar o acervo documental da biblioteca sobre esta temática.

Biblioteca do Anis Estrelado ‘Regras: Não se faz isso!’ e Biblio.Juv ‘Aceitação: Está bem assim!’
newsletter bmfc Com o intuito de divulgar o acervo documental da biblioteca referente ao público infantojuvenil, está patente, na respetiva secção, uma seleção de documentos para empréstimo e leitura em família e com agentes educativos organizados em duas exposições documentais dedicadas ao Dia Internacional da Tolerância.
Reunindo uma seleção de obras relacionadas com o tema, a exposição Biblioteca do Anis Estrelado ‘Regras: Não se faz isso!’ destina-se a crianças até aos 9 anos e a exposição Biblio.Juv ‘Aceitação: Está bem assim!’ está direcionada para jovens dos 10 aos 17 anos.

Contos com Obra
Sessões de leitura de histórias infantis que, de uma forma lúdica e pedagógica, a partir do livro e da realização de uma atividade promovem o prazer da leitura.

Programa Jardins-de-Infância
05, 12, 19, 26 novembro 2019 | 14h00
Conto: «Onde estás, caracol?» | Atividade: produção de um caracol em argila
Sinopse do Conto: Há-os em todos os países, nas terras altas e nas planícies longínquas, nas urbes populosas e nas aldeias esquecidas. Podem encontrar-se em qualquer lugar, apesar de não serem fáceis de conseguir…



Programa Escolas EB1 e ATL
06, 13, 20 e 27 novembro 2019 | 14h00
Conto: «Não faças isso, Rita Salpico!» | Atividade: invenção da boneca da Sofia
Sinopse do conto: A mãe da Rita passava os dias a gritar: "Não faças isso, Rita Salpico!" E um dia a Rita fartou-se: Porque é que não te vais embora para eu poder fazer TUDO o que me apetece?!" E então a mãe foi embora, e a Rita pôde fazer tudo o que queria. Mas com que resultados!



Festival de Outono com Duo ‘Yin Yang’
07 novembro 2019 | 21h30 | Entrada livre
newsletter bmfc Integrado no “Festival de Outono”, a biblioteca proporciona um concerto de música clássica do Duo ‘Yin Yang’.
O Duo Yin Yang foi merecedor de vários prémios ao longo do ano de 2016, dos quais são exemplo, para além do segundo lugar no Folefest 2017 e do primeiro lugar na edição de 2018, o primeiro prémio no Concurso de Acordeão de Alcobaça (na categoria Música de Câmara), o segundo lugar ex-aequo na primeira edição do Concurso de Música de Câmara CulturXis.
“Os Festivais de Outono” são uma iniciativa da Universidade de Aveiro (UA), realizados desde 2005, com o intuito de promover uma série de concertos de música clássica e erudita nas diferentes cidades onde existem polos da UA.

Workshop “Fadas em lã mágica” com Magna Costa
09 novembro 2019 | 10h30 às 13h00 | Inscrição obrigatória até 31 outubro
newsletter bmfc Integrado no programa ‘Saber fazer Fazer saber’ e orientado por Magda Costa, a biblioteca promove o Workshop “Fadas em lã mágica”, destinado a crianças e jovens dos 8 aos 12 anos (eventualmente acompanhas por 1 familiar).
As inscrições são gratuitas e limitadas a 15 participantes (mínimo 10) e devem ser realizadas na BMFC ou através do email [email protected].
Nesta oficina pretende-se ensinar os/as participantes a trabalhar a lã virgem de merino ou a Lã Mágica com a técnica de Needlefelting (feltro seco com agulha).

Apresentação do livro «Cesar – Pátria de heroísmo e progresso» de M. Antonino Fernandes
09 novembro 2019 | 15h00 | Entrada livre
newsletter bmfc A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro recebe o escritor M. Antonino Fernandes para o lançamento da sua mais recente monografia «Cesar – Pátria de heroísmo e progresso».
A apresentação da obra está a cargo de Luís Miguel Pinho.



Às quartas com… Paulo Mota Pinto
13 novembro 2019 | 21h30 | Entrada livre
newsletter bmfc Paulo Mota Pinto é o convidado da sessão de novembro do ciclo de conferências “ Às quartas com…” organizada pelo Rotary Clube de Oliveira de Azeméis em parceria com a biblioteca municipal.
Paulo Cardoso Correia da Mota Pinto (Coimbra, 18 de Novembro de 1966) é um jurista, professor e político português. Licenciado em Direito, mestre e doutor em Ciências Jurídico-Civilísticas, iniciou a sua atividade docente em 1990, sendo professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.


Clube de Leitura «Levantado do chão» de José Saramago
21 novembro 2019 | 21h30 | Inscrição obrigatória
newsletter bmfc O Clube de Leitura é um espaço que visa promover a obra literária de um/a escritor/a e a troca de experiências sobre a sua leitura. Para esta sessão, a obra em análise é «Levantado do chão» de José Saramago.
Aberto à comunidade em geral, sendo que cada participante deverá trazer o seu livro para cada sessão, pretende-se no clube de leitura participantes que conseguem ler com o coração desarmado, que se surpreendem, se espantam e se deixam afetar pelo que leem!

Workshop beija-flor "Cria o teu caderno" com Susana Gomes
30 novembro 2019 | 10h30 às 13h00 | Inscrição obrigatória até 22 novembro
newsletter bmfc Integrado no programa ‘Saber fazer Fazer saber’ e orientado por Susana Gomes, a biblioteca promove o Workshop beija-flor "Cria o teu caderno”, destinado a crianças e jovens a partir dos 8 anos (eventualmente acompanhas por 1 familiar).
As inscrições são gratuitas e limitadas a 10 participantes (mínimo 05) e devem ser realizadas na BMFC ou através do email [email protected].
Neste workshop pretende-se realizar um exercício criativo, prático e muito pessoal que não se resume apenas à aprendizagem de um método de encadernação, mas sim uma experiência à descoberta e à manualidade.

As viagens do Anis – Programa de Visitas à BMFC
Quarta a sexta-feira 2019 | 10h30 às 12h00 | Inscrição obrigatória
newsletter bmfc No sentido de dar a conhecer o Anis Estrelado e proporcionar visitas guiadas à biblioteca, a BMFC promove um programa de dinamização dos seus espaços e serviços.
De uma forma lúdica e pedagógica, pretende-se que crianças, jovens e seniores, organizados em grupos, conheçam a biblioteca e usufruam de momentos de pura diversão e de aprendizagem em contexto não formal.



Bibliomóvel – Biblioteca Itinerante
Terças, quartas e quintas-feiras | manhã
newsletter bmfc O «Bibliomóvel» retomou as suas viagens pelo concelho de Oliveira de Azeméis disponibilizando o serviço de empréstimo aos establecimentos de ensino, às IPSS’s e aos/às munícipes mais distantes que não têm tempo ou disponibilidade para se deslocarem à biblioteca.
Brevemente haverá mais novidades.



Novidades e sugestões de leitura - novembro    


newsletter bmfc Título: O plano dos 4 pilares
Autor: Dr. Rangan Chatterjee
Assunto: Tratamentos não medicamentosos
Cota: FG 615.8/.9 CHAT-R. pla

"O Dr. Rangan Chatterjee começou a repensar por completo o exercício da medicina. Hoje, quando temos um problema, consultamos um especialista. Ao fazê-lo, esquecemo-nos de que o corpo funciona como um todo. E uma dor de cabeça tanto pode indiciar um problema neurológico como simples stress… Baseado em 17 anos de experiência clínica, o médico estrela da BBC concluiu que, para nos livrarmos das doenças, temos de manter os quatro pilares essenciais da saúde bem equilibrados:

Relaxar, nutrir, mexer-se e dormir."
Texto extraído da sinopse da obra "O plano dos 4 pilares"

newsletter bmfc Título: The shining: a casa do horror
Autor: Stephen King
Assunto: Literatura estrangeira -- romance policial
Cota: FG LE(RP) KING-S. shi

"Jack Torrence consegue um emprego num velho hotel, e acha que será a solução dos seus problemas e dos da sua família - as dificuldades vão ficar para trás, a sua mulher vai deixar de sofrer e o seu filho, Danny, vai poder voltar a respirar ar puro e ultrapassar as estranhas convulsões. Mas as coisas não são tão perfeitas como parecem - existem forças malignas a pairar nos antigos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança, e, inevitavelmente, um confronto entre o bem e o mal vai ter que ser travado."
Texto extraído da sinopse da obra "The shining: a casa do horror"

newsletter bmfc Título: Pão de Açúcar
Autor: Afonso Reis Cabral
Assunto: Literatura portuguesa -- romance
Cota: FG LP(R) CABR-A. pao

"Romance vertiginoso sobre um caso verídico que abalou o país, fascinante incursão nas vidas de uma vítima e dos seus agressores, Pão de Açúcar é uma combinação magistral de factos e ficção, com personagens reais e imaginárias meticulosamente desenhadas, que vem confirmar o talento e a maturidade literária de Afonso Reis Cabral."
Texto extraído da sinopse da obra "Pão de Açúcar"

newsletter bmfc Título: Sophia de Mello Breyner Andresen
Autor: Isabel Nery
Assunto: Literatura portuguesa -- biografias
Cota: FG LP(R) NERY-I. sop

"Só assim foi possível completar a biografia que faltava sobre a primeira portuguesa a receber o Prémio Camões e a única mulher escritora com honras de Panteão Nacional, a quem muitos gostavam de ter visto atribuído o Prémio Nobel."
Texto extraído da sinopse da obra "Sophia de Mello Breyner Andresen"

newsletter bmfc Título: Autobiografia
Autor: José Luís Peixoto
Assunto: Literatura portuguesa -- romance
Cota: FG LP(R) PEIX-J. aut

"A ousadia de transformar José Saramago em personagem e de chamar Autobiografia a um romance é apenas o começo de uma surpreendente proposta narrativa que, a partir de certo ponto, não se imagina como poderá terminar. José Luís Peixoto explora novos temas e cenários e, ao mesmo tempo, aprofunda obsessões, numa obra marcante, uma referência futura."
Texto extraído da sinopse da obra "Autobiografia"

newsletter bmfc Título: Último caderno de Lanzarote: o diário do ano Nobel
Autor: José Saramago
Assunto: Literatura portuguesa -- diários
Cota: FG LP(CB) SARA-J. ult

"A 8 de outubro de 1998 soubemos que José Saramago era o vencedor do Prémio Nobel de Literatura. A 8 de outubro de 2018 celebramos essa data com a publicação de um inesperado inédito do escritor, o sexto e derradeiro volume dos seus diários, Último Caderno de Lanzarote."
Texto extraído da sinopse da obra "Último caderno de Lanzarote: o diário do ano Nobel"

newsletter bmfc Título: Bicas e azul
Autor: Kristyna Litten
Assunto: Literatura estrangeira -- estórias para ler e contar
Cota: FI LE(LC) LITT-K. bic

"A girafa Bicas tem uma vida muito rotineira. Cada dia é praticamente igual ao anterior… e é precisamente assim que ele gosta!
Até ao dia em que conhece Azul.
Então, nada voltará a ser como antes…
Uma história sobre a amizade, a diferença e a aceitação que não deixará ninguém indiferente."
Texto extraído da sinopse da obra "Bicas e azul"

newsletter bmfc Título: Quando a minha irmã nasceu...
Autor: Maria Inês Almeida, José Almeida de Oliveira
Assunto: Literatura portuguesa -- estórias para ler e contar
Cota: FI LP(LC) ALME-M. qua

"Um livro ideal para ajudar os irmãos mais velhos a aceitarem a chegada dos mais novos e para lhe explicar que nunca irão perder o lugar e o amor que os pais sentem por eles.
Uma história muito doce e ternurenta para ler em família.
Livro ilustrado que aborda de forma suave e inocente as alterações sentidas por uma criança com a chegada de um bebé à família.
Um testemunho honesto e cheio de carinho de um irmão mais velho sobre a chegada da sua irmã."
Texto extraído da sinopse da obra "Quando a minha irmã nasceu..."


Autor do mês - novembro    

newsletter bmfc
Fotografia do Arquivo da Fundação Nobel
Jean-Paul Sartre é considerado um dos maiores pensadores do século XX e um dos maiores representantes da filosofia existencialista, ao lado dos filósofos Albert Camus e Simone de Beauvoir.
A corrente existencialista é pautada na liberdade do ser humano e de acordo com Sartre: "Estamos condenados a ser livres."

O escritor, dramaturgo, crítico e filósofo foi uma das maiores influências da sua geração e um dos nomes da literatura mais referenciados nas décadas de 1950 e 1960. Nascido a 21 de junho de 1905, em Paris, Jean-Paul Sartre Aymard foi o mais conhecido representante do Existencialismo, defendendo que os intelectuais precisavam atuar ativamente na sociedade. Foi um artista militante que participou em várias causas políticas de esquerda.
Era filho de Jean-Baptiste Marie Eymard Sartre, um oficial da Marinha, e Anne-Marie Sartre. Logo após o nascimento do filho, Jean-Baptiste adquiriu uma enfermidade muito grave durante uma missão na Cochinchina e retirou-se para a França, falecendo no ano seguinte. Sartre passou a viver com sua mãe e os seus avós maternos, uma tradicional família protestante, sendo educado por preceptores e tendo pouco contato com outras crianças, pelo que teve acesso a uma série de obras clássicas.
Em 1921 tornou-se interno do Liceu Henri IV, onde o seu interesse pela filosofia foi despertado. Três anos depois ingressou na École Normale Supérieure, desenvolvendo várias habilidades artísticas, como a música e a atuação. Tornou-se ateu e pacifista, mantendo-se alheio aos assuntos políticos e defendendo o individualismo. Além de Bergson, passou a ler também Spinoza, Descartes, Kant e Nietzsche.
Nesse período passa a desenvolver as suas principais ideias filosóficas, que opõem os seres e a consciência, discorrem acerca da contingência e do absurdo e criam a noção de uma filosofia da liberdade leiga. Os seus principais interesses versam sobre a psicologia e a noção de indivíduo. Em 1928 conhece Simone de Beauvoir, que se tornaria sua colaboradora e companheira amorosa até o final da vida, ainda que os dois nunca tenham tido um casamento monogâmico.
Ainda que não gostasse de professores quando era aluno, acabou por se tornar professor de filosofia para garantir o seu sustento, utilizando as suas horas de folga para escrever. Em 1937 publicou a novela O Muro e no ano seguinte o seu primeiro romance, A Náusea.
A Segunda Guerra Mundial transformou o rumo da sua vida. Em 1939 foi convocado para servir o Exército Francês, sendo capturado como prisioneiro pelos alemães no ano seguinte. Durante o presídio estudou as obras do filósofo alemão Martin Heidegger e, passando por um civil, conseguiu ser libertado. Foi durante o período do conflito que escreveu grande parte das suas obras, mas a sua maior criação, Crítica da Razão Dialética, foi publicada somente na década de 1960, quando já era considerado um autor consagrado.
Em 1964 venceu o Prémio Nobel de Literatura, que declinou receber, explicando que toda a vida recusara distinções oficiais e não poderia ir contra seus princípios. Também havia recusado uma medalha da Legião da Honra e uma cátedra no prestigiado Collège de France. Segundo ele, tais reconhecimentos iriam aliená-lo da sua liberdade de escritor, tornando-o uma instituição.
Sartre faleceu aos 74 anos, no dia 15 de abril de 1980. Os seus restos mortais encontram-se no Cemitério de Montparnasse, onde também está sepultada sua companheira Simone de Beauvoir.

Jean-Paul Sartre Archive - https://www.marxists.org/reference/archive/sartre/

"Ainda que fôssemos surdos e mudos como uma pedra, a nossa própria passividade seria uma forma de ação."
Jean-Paul Sartre


Na próxima newsletter...   

bibli(U)NESCO | dezembro 2019 | Dia Internacional da UNICEF (11 de dezembro)
    Conhecer a ONU - Organização das Nações Unidas
    Exposições Documentais Temáticas:
        Leituras sobre… «Solidariedade: A solidariedade é a prática do amor real!»
        Biblioteca do Anis Estrelado Exposição Documental – Solidariedade: Eu dou-te esse livro!
        Biblio.Juv Exposição Documental – Solidariedade: Eu ajudo-te.
Contos com Obra «A Árvore da Escola» | Jardins de Infância | 03, 10 dezembro 2019
Contos com Obra «A menina dos fósforos» | EB1 e ATL | 04, 11 dezembro 2019
Às quartas com... João Soares | 04 dezembro 2019
Exposição Concurso de Presépios 2019 | 10 dezembro 2019 a 04 janeiro 2020
12.º Aniversário da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro | 14 dezembro 2019
Um escritor apresenta-se… Afonso Cruz | 20 dezembro 2019
As Viagens do Anis | Programa de Visitas | 4.ª a 6.ª feira
Bibliomóvel | 3.ª a 5.ª feira | manhã | Consultar itinerário
Sugestões de Leitura
E mais notícias...

2019 © Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.  
 
 
Esta comunicação é enviada pela Biblioteca Municipal Ferreira de Castro de acordo com a sua preferência e consentimento, no cumprimento do estabelecido no Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais. Para mais informações consulte a Política de Privacidade em http://www.bm-ferreiradecastro.com/politica_privacidade.