Newsletter mensal de notícias, atividades e novidades da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Março 2021
Informação...
A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro continua encerrada ao público. Assim, e dada atual situação pandémica, solicitamos a vossa compreensão para os eventuais reajustes às nossas atividades e/ou outros serviços.
Aproveitamos para salientar que a melhor forma para acompanharem todas as nossas atualizações será através das nossas redes sociais.
Relembramos que o serviço de empréstimo se encontra disponível através do email [email protected], do telefone 256607177 ou do Messenger do Facebook da biblioteca. Para o requerer, envie-nos o pedido com nome, n.º de leitor/as, os títulos (e cota, preferencialmente) dos documentos a requisitar e a data em que pretende levantá-los. Consulte aqui o catálogo da biblioteca.
Destaque...
XXII Concurso de Poesia Agostinho Gomes
21 março» 31 maio 2021 | Entrega dos trabalhos
À semelhança das edições anteriores e para assinalar o Dia Mundial da Poesia, o dia 21 de março marca a abertura da 22.ª edição do Concurso de Poesia Agostinho Gomes.
Os trabalhos a concurso podem ser entregues, entre os dias 21 de março e 31 de maio de 2021, na biblioteca municipal, enviados por correio ou para o e-mail [email protected].
Este concurso, promovido pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, através da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro e em parceria com a Junta de Freguesia da Vila de Cucujães e o Núcleo de Atletismo de Cucujães (NAC), visa homenagear o poeta cucujanense Agostinho Gomes e, simultaneamente, estimular a escrita de originais de poesia.
Aconteceu...
14.º Concurso Nacional de Leitura
Este ano, devido à situação pandémica, as provas municipais foram realizadas online. Assim, no dia 10 de fevereiro decorreram as provas escritas do 1.º ciclo e no dia 11 de fevereiro as provas dos 2.º e 3.º ciclos e do secundário.
As provas orais, realizadas entre 12 e 14 de fevereiro, foram gravadas e, posteriormente, serão avaliadas pelo júri que irá determinar os/as vencedores/as de cada ciclo.
Estes/as alunos/as irão representar o concelho de Oliveira de Azeméis na Fase Intermunicipal, organizada pela Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia, que irá decorrer de 19 a 23 de abril.
Contos da Biblioteca em Direto
A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro realizou sessões de contos em direto na página do Facebook. Em período de férias escolares, esta iniciativa permitiu proporcionar um momento mais descontraído num período de recolhimento obrigatório.
Aproveite para rever as sessões realizadas: " UM GATO NA ÁRVORE" (6 fevereiro), " ONDE ESTÁS, CARACOL?" (3 fevereiro), " PRESOS" (30 janeiro) e " O MEU TETRAVÔ… ERA UM GUERREIRO" (de 27 janeiro).
Acontece...
Contos da Biblioteca em Direto - Famílias
março 2021 | sábados | 14h30 | Facebook BMFC
A biblioteca municipal realiza, ao sábado, uma sessão de conto em DIRETO na sua página do Facebook.
Esta iniciativa visa proporcionar momentos de boa disposição em família e sensibilizar os/as pais/mães para a importância do livro e da leitura no desenvolvimento das crianças.
Cantei de Ouvir Contar (Pré-escolar)
março 2021 | terças-feiras | 15h00 | Facebook BMFC
Sessão de conto musicada com “animais personificados, fadas, bruxas, aventura, magia e fantasia” destinada ao público pré-escolar que decorre, em direto, às terças-feiras pelas 15h, no Facebook da BMFC.
Com este programa pretende-se estimular a imaginação e criatividade da criança, promovendo assim os hábitos de leitura.
Clube de Leitura das Histórias no Avental
março 2021 | Facebook BMFC
Programa de promoção da leitura, destinado preferencialmente às crianças, que convida os/as participantes a contar ou recontar a história que ouvem antes de dormir, a fábula que acompanha as refeições, o conto que encantou na escola…. Queremos ouvir-vos falar dos livros e das histórias. Mas também podem enviar desenhos ou textos.
As regras são simples:
1. Filmar um pequeno vídeo (2 a 3 minutos) em que contam ou recontam uma história, também podem fotografar um desenho ou enviar o texto sobre o livro;
2. Preencher e assinar a ficha de inscrição com a autorização de cedência de imagem;
3. Enviar a participação e a ficha de inscrição para [email protected];
4. Estar atento às nossas redes sociais para assistir a todas as participações: As participações recebidas até cada quinta-feira serão publicadas no domingo seguinte a partir das 14h30.
Aguardamos os V/ trabalhos!
Livros ao Alto!
março 2021 | Inscrição obrigatória
Sessões de conto musicadas realizadas através de videochamada e destinadas ao/às alunos/as das escolas básicas do município de Oliveira de Azeméis.
Histórias no Avental – Serviço de Animação do Bibliomóvel
março 2021 | Inscrição obrigatória
Para fazer face à situação pandémica atual e na impossibilidade de deslocação às escolas, a BMFC apresenta um formato digital do programa ‘Histórias no Avental’.
Os/as professores/as educadores/as que pretendam aderir à iniciativa e receber o ficheiro completo das sessões devem inscrever-se através do email da biblioteca ( [email protected]).
Partilhamos aqui o genérico deste novo formato.
Aguardamos as V/ inscrições!
Exposições Documentais | março 2021 | Horário da BMFC
Leituras sobre… “Doença renal – prevenir e cuidar!”
A biblioteca municipal promove a exposição “Leituras sobre… Doença renal – prevenir e cuidar!”.
Esta mostra documental, que decorre durante o mês de março, tem como objetivo assinalar o Dia Mundial do Rim (11 de março) e divulgar o acervo documental da biblioteca sobre esta temática. Consulte aqui as nossas sugestões.
Biblioteca do Anis Estrelado ‘Corpo humano: Como é o meu corpo?’ e Biblio.Juv ‘Órgãos: O coração é o principal.’
Com o intuito de divulgar o acervo documental da biblioteca referente ao público infantojuvenil, a biblioteca divulga uma seleção de documentos para empréstimo e leitura em família e/ou com agentes educativos organizados em duas exposições documentais dedicadas ao Dia Mundial do Rim.
Reunindo uma seleção de obras sobre o tema, a exposição Biblioteca do Anis Estrelado ‘ Corpo humano: Como é o meu corpo?’ destina-se a crianças até aos 9 anos e a exposição Biblio.Juv ‘ Órgãos: O coração é o principal.’ está direcionada para jovens dos 10 aos 17 anos.
Consulte a nossa seleção de obras relacionadas com esta temática da Biblioteca do Anis Estrelado e da Biblio.juv.
Dia Mundial do Rim (11 de março):
O Dia Mundial do Rim celebra-se na segunda quinta-feira do mês de março e visa aumentar a consciencialização da população sobre a importância dos rins, enquanto principal órgão do sistema excretor e osmorregulador.
Em Portugal o número de doentes renais continua a aumentar e somos, a nível mundial, dos países com maior incidência e prevalência de doentes sob tratamento substitutivo da função renal, de acordo com dados da Sociedade Portuguesa de Nefrologia e da Associação Portuguesa de Insuficientes Renais.
Conheça mais sobre esta iniciativa no sítio oficial https://www.worldkidneyday.org/.
Curiosidade
21 março | Dia Mundial da Poesia
O Dia Mundial da Poesia é celebrado anualmente no dia 21 de março com o objetivo de celebrar uma das formas mais preciosas de expressão e identidade cultural e linguística da humanidade.
O dia 21 de março foi proclamado como o Dia Mundial da Poesia na 30ª Conferência Geral em Paris da UNESCO em 1999, com o propósito de apoiar a diversidade linguística através da expressão poética e aumentar a oportunidade de línguas ameaçadas serem ouvidas.
Nesta data pretende-se homenagear poetas, reviver tradições orais de recitais de poesia, promover a leitura, escrita e ensino de poesia, fomentar a convergência entre poesia e outras artes como teatro, dança, música e pintura, e aumentar a visibilidade de poesia nos meios de comunicação social.
A história portuguesa apresenta muitos poetas cuja obra literária é mundialmente conhecida: Luís de Camões, Fernando Pessoa, António Nobre, Florbela Espanca, José Régio, Natália Correia, Eugénio de Andrade, Cesário Verde, Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner Andersen, são alguns dos poetas portugueses mais conhecidos.
MAR - Sophia de Mello Breyner Andresen
“Mar, metade da minha alma é feita de maresia
Pois é pela mesma inquietação e nostalgia,
Que há no vasto clamor da maré cheia,
Que nunca nenhum bem me satisfez.
E é porque as tuas ondas desfeitas pela areia
Mais fortes se levantam outra vez,
Que após cada queda caminho para a vida,
Por uma nova ilusão entontecida.
E se vou dizendo aos astros o meu mal
É porque também tu revoltado e teatral
Fazes soar a tua dor pelas alturas.
E se antes de tudo odeio e fujo
O que é impuro, profano e sujo,
É só porque as tuas ondas são puras.”
Outras divulgações
X Edição do Prémio Aldónio Gomes
» 05 março de 2021 | Entrega de trabalhos
Com o intuito de desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita, o Departamento de Línguas e Culturas (DLC), em parceria com a Reitoria da UA, decidiu instituir, em 2011, um Prémio Literário, que viria a receber o nome de Aldónio Gomes, de modo a honrar a memória deste insigne pedagogo e grande estudioso e divulgador da língua portuguesa e das literaturas de língua portuguesa, cujo espólio foi doado a esta Universidade.
Na presente edição, o prémio destina-se a galardoar um inédito, na categoria de Texto Dramático, sendo que, as obras a concurso devem dar entrada no DLC até ao dia 5 de março.
Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa
» 31 março de 2021 | Entrega de trabalhos
O Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa, patrono da Biblioteca de Faro, homenageia o Poeta nascido nessa localidade e vulto maior do panorama poético nacional e internacional.
O prémio tem periodicidade bienal e a entrega das obras concorrentes decorrerá entre 7 janeiro e 31 março de 2021 e serão admitidas obras poéticas, em 1.ª edição, publicadas em 2019 e 2020.
Novidades e sugestões de leitura
Título: Encontra-me Autor: André Aciman Assunto: Literatura estrangeira -- romance Cota: FG LE(R) ACIM-A. enc
"Samuel parte de Florença para Roma para visitar o filho, Elio, talentoso pianista. Mas um encontro inesperado vai modificar a sua vida para sempre. Elio, entretanto, muda-se para Paris enquanto Oliver, professor universitário com mulher e filhos, se vê confrontado com uma viagem de regresso ao continente europeu. Como será o retorno? Como vão estes homens lidar com as emoções do passado que, afinal, continuam tão presentes? Através de três personagens muito diferentes, Encontra-me fala sobre o poder dos sentimentos profundos."
Texto extraído da sinopse da obra "Encontra-me"
Título: O espião israelita Autor: Dov Alfon Assunto: Literatura estrangeira -- romance policial Cota: FG LE(RP) ALFO-D. esp
"O Espião Israelita é o thriller mais vendido em Israel nos últimos anos. A um ritmo frenético, pontuado por capítulos breves que alternam diferentes pontos de vista, Dov Alfon põe no papel tudo o que ele próprio aprendeu nos serviços de segurança israelita."
Texto extraído da sinopse da obra "O espião israelita"
Título: A noiva do Daesh Autor: A. S. Couto Assunto: Literatura portuguesa -- memórias Cota: FG LP(CB) COUT-A. noi
"Quando, em 2014, surgiu o Estado Islâmico, conseguiu atrair às suas ideias a pior ralé que vicejava no submundo europeu, a qual foi vivamente incentivada a viajar para os confins da Síria para aí combater os cruzados. Com a comprovada intenção de proporcionar algum conforto àqueles combatentes de rastilho curto, foi montada uma rede destinada a atrair àquela execrada causa algumas jovens e ingénuas raparigas que, genericamente, passaram a ser designadas como As Noivas do Daesh. Esta é a triste história de uma delas..."
Texto extraído da sinopse da obra "A noiva do Daesh"
Título: As filhas do capitão Autor: María Dueñas Assunto: Literatura estrangeira -- romance Cota: FG LE(R) DUEN-M. fil
"Baseado numa história real, este romance é também um tributo a todas as mulheres que resistem, mesmo quando os ventos sopram em desacordo, e uma homenagem aos valentes que viveram - e vivem - a aventura, simultaneamente épica e quase sempre incerta, da emigração."
Texto extraído da sinopse da obra "As filhas do capitão"
Título: Caminhos de paixão: a história de La Diana Autor: Florencia Bonelli Assunto: Literatura portuguesa -- romance Cota: FG LE(R) BONE-F. cam
"Mariyana Huseinovic adotou o nome de guerra «La Diana» e foi treinada para ser o que mais desejava: uma máquina de matar. Soldado de elite numa agência secreta, é exímia no uso de diferentes armas e na prática de artes marciais. Mas nem sempre foi assim: feliz e amada durante a infância e a adolescência, aos vinte anos Mariyana tornou-se uma das muitas vítimas da Guerra dos Balcãs, vivendo acontecimentos terríveis que a marcaram profundamente e lhe fecharam o coração por muito tempo.
Anos depois do fim da guerra, La Diana tem uma missão secreta que a obriga a voltar à Bósnia, a sua pátria, para investigar e ajustar contas com o passado. Mas o destino é traiçoeiro e coloca-lhe na frente alguém que, através do amor, pode reduzir a cinzas a personagem invulnerável que tanto lutou para criar e atrás da qual se protege. Ao mesmo tempo, sabe que o homem que a aterrorizou a procura incessantemente...
Conseguirá La Diana superar as dores do passado e seguir em frente? Será capaz de enfrentar quem a maltratou? Poderá ela amar e deixar-se amar novamente"
Texto extraído da sinopse da obra "Caminhos de paixão: a história de La Diana"
Título: Os adultos? Nunca! Autor: Davide Cali Assunto: Pensar Cota: FI 1 CALI-D. adu
"Os adultos são sempre bons. Nunca se atrasam. Nunca fazem ou dizem asneiras. São calmos, arrumados e reciclam sempre. Enfim, verdadeiros exemplos de bom comportamento. Ou será que não? A dupla imbatível Davide Cali e Benjamin Chaud volta a surpreender-nos e a virar o mundo às avessas para nos desvendar a mais pura realidade: os adultos são tal e qual as crianças! Um livro insólito e muito divertido para miúdos e graúdos."
Texto extraído da sinopse da obra "Os adultos? Nunca!"
Título: O poder da boa ação Autor: texto Manuela Mota Ribeiro Assunto: Literatura estrangeira – primeiras leituras Cota: FI LP(LC) RIBE-M. pod
"Esta narrativa mostra-nos que um sorriso tem mais impacto do que uma mancha na face, que uma boa ação tem um enorme poder transformador e que devemos estar atentos ao Outro, pois daí advém um mundo melhor. Mostra-nos, também, que existem diferentes formas de reagir a situações de troça."
Texto extraído da sinopse da obra "O poder da boa ação"
Autor do mês
|
Francisco José Viegas , nasceu a 14 de Março de 1962 na aldeia do Pocinho, em Vila Nova de Foz Côa. Licenciado em Estudos Portugueses pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, professor, jornalista e editor, é responsável pela revista Ler e foi também diretor da revista Grande Reportagem e da Casa Fernando Pessoa. De junho de 2011 a outubro de 2012 exerceu o cargo de Secretário de Estado da Cultura do XIX Governo Constitucional. Colaborou em vários jornais e revistas, e foi autor de vários programas na rádio (TSF e Antena Um) e na televisão (Livro Aberto, Escrita em Dia, Ler para Crer, Primeira Página, Avenida Brasil, Prazeres, Um Café no Majestic, A Torto e a Direito, Nada de Cultura). Da sua obra destacam-se livros de poesia (Metade da Vida, O Puro e o Impuro, Se Me Comovesse o Amor) e os romances Regresso por um Rio, Crime em Ponta Delgada, Morte no Estádio, As Duas Águas do Mar, Um Céu Demasiado Azul, Um Crime na Exposição, Um Crime Capital, Lourenço Marques, Longe de Manaus (Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores 2005), O Mar em Casablanca e O Colecionador de Erva. Em 2005 foi distinguido com o Grande Prémio APE de Romance com o livro Longe de Manaus, foi vencedor da edição do Prémio Literário Fernando Namora de 2020 com o livro A Luz de Pequim e obteve o Prémio PEN Clube Português, na categoria de Narrativa, por A Luz de Pequim. Os seus livros estão publicados na Itália, na Alemanha, no Brasil, na França, na Colômbia, na República Checa e na Sérvia.
*Texto adaptado de várias fontes
|
Na próxima newsletter...
XXII Concurso de Poesia Agostinho Gomes | Entrega de trabalhos até 31 maio
Exposição Documental “Leituras sobre… Pensar, criar, proteger!”
Exposição Documental Biblioteca do Anis Estrelado “Música: Gosto desta música!”
Exposição Documental Biblio.Juv “Imaginação: Estou cheio de ideias!”
Contos da Biblioteca
Cantei de ouvir Contar
Livros ao Alto!
CÃOleituras
As Viagens do Anis
Bibliomóvel – Biblioteca Itinerante
Autor de Mês
Sugestões de Leitura
E mais notícias...
|