Ferreira de Castro |
Biblioteca |
Informações |
Serviços |
Bibliotecas Escolares |
Newsletter |
Pesquisa no Catálogo |
Pergunte à BMFC |
Projectos e Actividades
Gerações Cruzadas |
O projeto denominado “Gerações Cruzadas” aparece no seguimento de duas grandes missões – segundo o Manifesto da UNESCO – da Biblioteca Pública: “promover o conhecimento sobre a herança cultural” e “apoiar a tradição oral”. Criado pela antiga Biblioteca Municipal de Oliveira de Azeméis no ano de 2003 e prosseguido na nova biblioteca, pretende ser um elo de ligação entre os mais jovens e os mais experientes, tecendo pontes que constituam patamares coesos de conhecimento entre o antigo e o moderno, entre a tradição e a novidade, entre o que foi e o que é.
Destinado à animação de grupos de cidadãos da terceira idade, o projeto visa quebrar o isolamento a que estão sujeitos na sociedade atual. A forma encontrada para tal foi levar a biblioteca à comunidade de idosos que estão institucionalizados e igualmente criar estratégias e modalidades de atividades que permitam a sua deslocação a este espaço.
O projeto inclui diversas atividades que são desenvolvidas para os idosos e com os idosos, integrando jovens e crianças num espaço intergeracional, nomeadamente reuniões dedicadas à leitura, ao empréstimo de livros, à música e à tertúlia onde se comentam acontecimentos do quotidiano, e exibição de cinema, dando especial destaque ao cinema português, bem como atividades diversas de expressão plástica.
Gerações Cruzadas – Programa 2008 SerãoEstórias Gerações Cruzadas – Programa 2012 Gerações Cruzadas – Programa 2011 Gerações Cruzadas – Programa 2010 Gerações Cruzadas – Programa 2009 Histórias com Memória – Programa 2016 Histórias com Memória – Programa 2015 Histórias com Memória – Programa 2014 Histórias com Memória – Programa 2013 |