BMFC
Newsletter 92
Biblioteca a (va)Ler
Newsletter mensal de notícias, atividades e novidades da
Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
Julho 2016



Avisos...   

Encerramento Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
04 julho 2016
Avisamos os/as nossos/as estimados/as leitores/as que por motivos de organização interna, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro estará encerrada ao público no dia 04 de julho (segunda-feira).
Agradecemos a vossa melhor compreensão.

Horário de Verão
julho e agosto 2016
Nos meses de julho e agosto a biblioteca municipal está aberta ao público no seguinte horário:
2ª a 6ªfeira: 10h00 » 12h30 e das 13h30 » 18h00
Sábados, domingos e feriados: encerrada



Destaques...   

Na Biblioteca em Férias 2016 | Inscrições abertas
julho e agosto 2016
newsletter bmfc Este é um programa que visa a ocupação saudável do tempo de férias através do contacto divertido com a leitura e da realização de atividades pedagógicas de carácter lúdico, contribuindo assim para o enriquecimento pessoal, social e cultural dos/as participantes.
A iniciativa, que se destina a crianças e jovens com idades entre os 7 e os 15 anos, está dividida em duas semanas e vai dar a conhecer a cultura e as tradições da Inglaterra e da Suíça. A primeira semana, dedicada à Inglaterra, realiza-se de 22 a 26 de agosto e a segunda semana, dedicada à Suíça, decorre de 29 de agosto a 2 de setembro.
A atividade é gratuita e decorre de segunda a sexta-feira. No entanto, os/as participantes que desejem ter almoço incluído deverão efetuar o pagamento de € 17,50 (5 refeições) no primeiro dia da semana em que se inscreveram.
As inscrições são gratuitas, obrigatórias e limitadas até ao número máximo de 25 participantes, por semana de atividade.
Para mais informações contactar a biblioteca através do telefone 256 607 177 (A/C Carlos Costa) ou do endereço de correio eletrónico [email protected].



Aconteceu na Biblioteca...   

Bebéteca - Espetáculo de teatro "Vamos à Praia!" pela companhia TEATRO A QUATRO
No passado dia 21 de maio, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro acolheu a companhia TEATRO A QUATRO que levou a cena o espetáculo "Vamos à Praia!".
O espectáculo, que integrou a programação da Bebéteca-Bê de Bebé, contou a estória de Freddy e as suas aventuras e desventuras na praia.
Foi uma manhã muito animada que contou com a presença de cerca de 20 bebés e crianças, com idades entre os 6 meses e os 5 anos, acompanhados por 30 pais/mães ou familiares.
A Bebéteca-Bê de Bebé é um espaço de aprendizagem ativa para bebés que iniciam a sua caminhada para a leitura e que tem como objetivo sensibilizar pais/mães, familiares ou responsáveis de educação para a importância do livro e da leitura nos primeiros meses de vida da criança.


Atividades - julho    

Leituras sobre... Chocolate: Tomei a liberdade de pensar nisso...!
julho 2016 | Horário da BMFC | Entrada livre
newsletter bmfc Para assinalar o Dia Mundial do Chocolate (07 julho), está patente ao público, no átrio da biblioteca municipal, a exposição do Ciclo de Exposições Documentais Temáticas Leituras sobre… «Chocolate: Tomei a liberdade de pensar nisso…!».
O chocolate é o tema desta exposição que pode ser visitada durante do mês de julho e que visa a divulgação do acervo documental da biblioteca sobre esta iguaria.

Histórias com Memória – Balões há muitos!
06 e 13 julho 2016 | 14h30 | Inscrição prévia
newsletter bmfc Integrada no programa «Histórias com Memória», a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro promove uma tarde lúdica dedicada a jogos e exercícios com balões de todos os tamanhos e feitios.
As inscrições são gratuitas, obrigatórias e limitadas e devem ser efetuadas através do e-mail [email protected] ou pelo telefone: 256607177 (A/C Carlos Costa).
O programa «Histórias com Memória» visa promover o convívio entre a população sénior oliveirense e desenvolver duas grandes missões da Biblioteca Pública, segundo o Manifesto da UNESCO: "promover o conhecimento sobre a herança cultural" e "apoiar a tradição oral".

Bibliomóvel - Biblioteca Itinerante
julho 2016
newsletter bmfc O serviço de leitura itinerante «Bibliomóvel» continua a percorrer os ‘caminhos’ de Oliveira de Azeméis e a encantar os/as seus/suas leitores/as.
Com recurso a uma carrinha móvel equipada, este serviço faculta o empréstimo de documentos (livros, vídeos, revistas, etc.) aos/às habitantes mais isolados/as do município de Oliveira de Azeméis, levando leituras a zonas com baixa densidade populacional e ainda a grupos com necessidades especiais e com poucos recursos. Desta forma pretende-se combater a iliteracia através da criação de hábitos de leitura, de aprendizagem e de utilização das bibliotecas. Horários e itinerários


Visitas a (va)Ler
Terça a sexta-feira | 10h30 às 12h00 | Inscrição prévia gratuita
No sentido de interagir com a comunidade, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, através do Núcleo de Visitas, desenvolve um programa pedagógico de visitas guiadas aos seus espaços e serviços.
O programa de visitas oferece à comunidade dois temas de visitas guiadas: a biblioteca e o livro. As ações pedagógicas desenvolvidas durante as visitas adequam-se às necessidades específicas de cada grupo e pretende-se dar a compreender e a descobrir as fases de tratamento de um documento até que chega à estante.
O Núcleo de Visitas também presta apoio técnico e informativo a instituições diversas para a concretização de projetos, desde que enquadrados no seu âmbito científico, disponibilizando para esse fim os seus recursos.
Inscreva-se e conheça os recantos da sua biblioteca!



Novidades e sugestões de leitura - julho    


newsletter bmfc Título: Fargo
Autor: realização e produção de Joel Coen e Ethan Coen
Assunto: Acção / Aventura
Cota: FV(A) 10 COEN-J. far

"Fargo conquistou o Óscar para melhor Actriz (Frances McDormand) e para melhor Argumento (irmãos Coen). Jerry (William H. Macy) monta um bom negócio. Ele vai até Fargo e contrata dois homens (Steve Buscemi e Peter Stormare) para raptar a sua própria mulher! A ideia é simples. Ele vai assim conseguir que o resgate seja pago pelo sogro, Wade, um proprietário de um rentável negócio de carros. O plano é rapidamente montado. Mas nem tudo corre como planeado. Logo após o rapto, os sequestradores são mandados parar por um agente policial, que é brutalmente assassinado. Também para Jerry as coisas não correm perfeitas. Em Minneapolis, o seu sogro, começa a desconfiar de Jerry quando este lhe fala no resgate. E pretende ir, ele mesmo, entregar o dinheiro aos raptores. A seguir o rasto dos raptores anda a chefe da polícia Marge, (Frances McDormand). Um personagem central em toda a história, carregado de um humor corrosivo. Com a evolução dos acontecimentos os personagens começam a estar mais perto uns dos outros. Wade quer encontrar-se com os raptores, o seu genro não quer que este lhes vá entregar o dinheiro e a chefe da polícia a um passo de resolver o estranho rapto... Tudo vai mesmo acabar... mal!"
Texto extraído da sinopse do filme "Fargo"

newsletter bmfc Título: Amargo amanhecer
Autor: realização Joey Lauren Adams
Assunto: Drama / Romance
Cota: FV(A) 6 ADAM-J. ama

"Lucy (Ashley Judd) é uma mulher casada de trinta e poucos anos, que acorda sistematicamente com uma ressaca e um homem na sua cama, para o qual ela não quer sequer olhar. Mas quando um novo e interessante homem chega à cidade e a desafia a mudar, Lucy apercebe-se que precisa de entrar em contacto com o seu passado familiar e com a pessoa que se tornou, e partir numa viagem de descoberta que poderá mudar o curso da sua vida."
Texto extraído da sinopse do filme "Amargo amanhecer"

newsletter bmfc Título: O homem do país azul
Autor: Manuel Alegre
Assunto: Literatura portuguesa -- conto
Cota: FG LP(CL) ALEG-M. hom

"Depois de Jornada de África, primeiro romance do autor, e a par de Alma e A Terceira Rosa, Prémio Literário Fernando Namora, a publicação das narrativas de O Homem do País Azul veio revelar uma outra consistente faceta da criação literária de Manuel Alegre. Nelas se conjuga o mais particular e o mais secreto de cada homem com a imensidão do fantástico e do arquetípico. E a dualidade, tratada com acentuada riqueza estilística, confere-lhes sentido universal. O sentido universal da errância e da procura, do real e do imaginário, das rotinas e do inesperado, que em qualquer momento tudo pode subverter. Na alegoria de O Homem do País Azul estão de facto abrangidas todas as terras onde se demanda a liberdade e o sentido de existir. Por ela perpassa o sonho e a nostalgia dos anos sessenta: Paris, Argel, Bolívia, Guevara, a utopia, a festa, o amor, o risco. O Homem do País Azul, poético, fantástico, misterioso, vai direito ao coração. E reacende a «memória perturbada»."
Texto extraído da sinopse da obra "O homem do país azul".

newsletter bmfc Título: Camilo Castelo Branco por terras de Barroso e outros lugares
Autor: Bento da Cruz
Assunto: Literatura portuguesa -- ensaio
Cota: FG LP(E) CRUZ-B. cam Com meio século de vida literária, o escritor Bento da Cruz dedica-se, neste livro, a duas das suas paixões: Camilo Castelo Branco e as terras de Barroso. Camilo falou de Barroso como Bento da Cruz nunca ouvira falar. A autenticidade dos textos sobre esta região esquecida da civilização, encastrada em mais de 70 quilómetros de fronteira com a Galiza, a norte, e bordejada a sul pelo rio Tâmega, é criteriosamente analisada e acompanhada de uma antologia.
Texto extraído da obra "Camilo Castelo Branco por terras de Barroso e outros lugares"

newsletter bmfc Título: Os desaparecidos: à procura de seis em seis milhões
Autor: Daniel Mendelsohn
Assunto: Literatura estrangeira -- memórias
Cota: FG LE(CB) MEND-D. des

"Os Desaparecidos, de Daniel Mendelsohn, conta a história verídica e muito pessoal da procura do autor de um ramo esquecido da sua família, parentes que se dizia terem sido "mortos pelos Nazis". Mendelsohn, ainda rapaz, era invariavelmente o único interessado pela história da sua família. Quando já em adulto lhe chegam às mãos cartas antigas do seu tio-avô Schmiel suplicando ajuda aos parentes americanos perante o cerco nazi, cada vez mais apertado aos judeus na cidade polaca onde habitava, decide que tem de apurar a verdade sobre os parentes desaparecidos. O resultado é um misto de memória e de história, uma síntese entre uma investigação digna de detetives e um registo meditativo, que conduz Mendelsohn a cruzar o mundo à procura dos últimos vestígios destas vidas quase esquecidas."
Texto extraído da obra "Os desaparecidos: à procura de seis em seis milhões"

newsletter bmfc Título: Corrupção
Autor: Flávio Capuleto
Assunto: Literatura portuguesa -- romance
Cota: FL LP(R) CAPU-F. cor

"Ribadouro é uma aldeia do Douro Vinhateiro que tem como pano de fundo a vida austera dos cavadores de vinha, que, nu espaço curto de tempo, passam de uma situação confortável a uma situação de pobreza envergonhada. As personagens marcantes desta história são a todo-poderosa Ana Francisca, que se torna amante de uma figura política de peso a quem paga luvas para que lhe facilite a construção de um resort de luxo numa paisagem protegida; Bernardo Castela, enólogo e homossexual; e Imaculada, estudante universitária fogosa, comprometida com um rapaz da sua idade.
A morte repentina dos pais deixa sem recursos a jovem, que aceita uma proposta de casamento de Bernardo Castela, que tem o propósito de esconder a sua sexualidade. (...)"
Texto extraído da obra "Corrupção"


Autor do mês - julho    

newsletter bmfc
Aldous Leonard Huxley nasceu em Godalming, Inglaterra a 26 de julho de 1894, faleceu em Los Angeles a 22 de novembro de 1963.
Aldous Huxley passou parte da sua vida nos Estados Unidos, viveu em Los Angeles de 1937 até a sua morte. Mais conhecido pelos seus romances, como Admirável Mundo Novo e diversos ensaios, Huxley também editou a revista Oxford Poetry e publicou contos, poesias, literatura de viagem e guiões de filmes.
A obra-prima de Huxley, Admirável Mundo Novo (Brave New World), foi escrita durante quatro meses no ano de 1931. Os temas nela abordados remontam grande parte às suas preocupações ideológicas como a liberdade individual em detrimento ao autoritarismo do Estado.
No ano de 1937 Aldous Huxley mudou-se para Los Angeles e em 1938, no auge da sua carreira, chegou a Hollywood, como um de seus mais bem remunerados guionistas. Nessa fase, escreveu romances como Também o Cisne Morre (1939), O Tempo Pode Parar (1944), O Macaco e a Essência (1948).
O cinema para Huxley foi uma aventura tão fascinante quanto as suas descobertas e experiências com a mescalina, narradas em As portas da perceção (The Doors of Perception), de 1954, livro que exerceu certa influência sobre a cultura hippie que florescia, dando nome por exemplo à banda The Doors, embora o título seja oriundo de um verso de Blake. Os Beatles escolheram o seu rosto entre algumas dezenas de grandes personalidades que figuram na capa do mais marcante álbum do quarteto, Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band com faixas polémicas cujas letras evidenciavam afinidade com estados alterados de perceção. Paul McCartney admitiu numa entrevista que Lucy in The Sky with Diamonds era uma canção sobre LSD. Huxley, muito embora, possuía preferências culturais e hábitos muitíssimo diversos do movimento hippie como um todo, abordava o universo dos psicoativos voltado à antropologia e à filosofia. Dois anos depois, viúvo, casou-se novamente e publicou Entre o céu e o inferno.

Nos últimos dias de vida, impossibilitado de falar, Huxley escreveu um pedido à sua mulher “100 microgramas de LSD, aplicação intramuscular”. Ela injetou-lhe uma dose às 11:45h da manhã e outra algumas horas depois, morreu às 17:21h do dia 22 de novembro de 1963, aos 69 anos.
As cinzas de Huxley foram enterradas no jazigo da família, no cemitério de Watts, casa de Watts Mortuary Chapel em Compton, uma vila perto de Guildford, Surrey, Inglaterra.

Huxley on Huxley - http://huxleyonhuxley.com/about/aldous-huxley/


Na próxima newsletter...   

Leituras sobre... Globalização: O que está na moda é ser global!
Na Biblioteca em Férias – Inglaterra | 22 a 26 agosto 2016
Na Biblioteca em Férias – Suíça | 29 agosto a 02 setembro 2016
Sugestões de Leitura
E mais notícias...

2016 © Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.  
 
 
Está a receber esta informação porque nos autorizou a enviá-la para o seu endereço de correio electrónico.