BMFC
Newsletter 95
Biblioteca a (va)Ler
Newsletter mensal de notícias, atividades e novidades da
Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
Outubro 2016



Avisos...   

Encerramento Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
10 outubro 2016
newsletter bmfc Avisamos os/as nossos/as estimados/as leitores/as que por motivos de organização interna, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro encerra ao público no dia 10 de outubro de 2016 (segunda-feira).
Agradecemos a Vossa melhor compreensão.




Destaques...   

Apresentação do Documentário «O Tardo»
24 setembro 2016 | 15h00 | Entrada exclusiva para convidados e imprensa
newsletter bmfc A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro acolhe a apresentação do documentário «O Tardo» de Sérgio Martins.
Em Portugal, a mitologia popular está recheada de lendas e contos fantásticos que tendem a desaparecer soterrados pelo tempo, o Tardo é uma dessas lendas que povoam a mente dos homens nas sociedades mais rurais de meados do século passado. Neste documentário é analisada a crença nesta figura do imaginário popular, as suas raízes, as semelhanças e as diferenças que existem com lendas de outras regiões do nosso país. É, acima de tudo, um esforço de imortalizar estas lendas da oralidade do povo português.


XVII Concurso de Poesia Agostinho Gomes – Cerimónia de Entrega de Prémios
28 outubro 2016 | 21h30
newsletter bmfc Para encerrar a décima sétima edição do Concurso de Poesia Agostinho Gomes, a biblioteca municipal realiza a cerimónia de entrega de prémios aos vencedores da edição deste ano.
Este concurso, promovido pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis através da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro e em parceria com a Junta de Freguesia da Vila de Cucujães e o Núcleo de Atletismo de Cucujães, visa homenagear o poeta Agostinho Gomes e simultaneamente estimular a escrita de poesia.


Atividades - outubro    

Exposição «Biblioteca Tricotada»
30 setembro» 21 outubro 2016 | Horário da BMFC | Entrada livre
newsletter bmfc Com abertura pública prevista para dia 30 de setembro, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro acolhe a exposição itinerante «Biblioteca Tricotada».
Esta exposição resulta de um projeto dinamizado pela Biblioteca Municipal de Vale de Cambra, em parceria com diferentes instituições, que objetivou aproximar a população do concelho vale cambrense aos serviços da biblioteca municipal daquele município, criando novas sinergias e dinâmicas de cooperação, e reabilitar uma arte esquecida, conjugando antigas práticas com projetos de cultura modernos.
A exposição «Biblioteca Tricotada» dá a conhecer os trabalhos realizados no âmbito do desafio lançado e reúne vários objetos tricotados, desde capas para livros, marcadores de livros, porta-lápis, letras, nomes de autores, capas de CD ou DVD, entre outros.

Leituras sobre... Vegetarismo: O verde à mesa!
outubro 2016 | Horário da BMFC | Entrada livre
newsletter bmfc Para assinalar o Dia Mundial do Vegetarismo (01 de outubro), está patente ao público, no átrio da biblioteca municipal, a exposição do Ciclo de Exposições Documentais Temáticas Leituras sobre… «Vegetarismo: O verde à mesa!».
Este regime alimentar baseado no consumo de alimentos de origem vegetal é o tema desta exposição que pode ser visitada durante do mês de outubro e que visa a divulgação do acervo documental da biblioteca sobre esta temática.

Contos com Obra
Sessão de leitura seguida de uma oficina para realização de uma atividade artística ou lúdica sobre a obra lida o que permite às crianças do município trabalharem o conto em grupo e de forma ativa.
Nesta atividade são utilizados livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura e materiais reutilizáveis e amigos do ambiente.

Programa Escolas EB1 e ATL
04, 11, 18 e 25 outubro 2016 | 10h00 | Inscrição prévia
Conto: «O que eu quero ser...» | Oficina: realização do jogo das profissões
Sinopse do conto: Eu cá quero ser tudo, futebolista e arquiteto, ator de cinema mudo, é preciso é que dê certo. No fundo o que eu quero é ser grande e bem depressa, porque isto de crescer não pode ser só conversa.


Programa Jardins de Infância
06, 13, 20 e 27 outubro 2016 | 10h00 | Inscrição prévia
Conto: «Visita ao Médico» | Oficina: decoração de uma espátula
Sinopse do Conto: Ir ao Dentista pela primeira vez pode ser assustador. Mas não se receberes uma escova em forma de foguetão, como o vítor! A ida ao Dentista pode ser bem divertida.



Histórias com Memória - Produzindo Memórias
12 e 26 outubro 2016 | 14h30 | Inscrição prévia
newsletter bmfc Integrada no programa «Histórias com Memória», a biblioteca promove uma tarde dedicada à produção de memórias. No balcão principal da biblioteca irá estar um suporte com pequenos cartões onde serão introduzidas memórias recolhidas nesta atividade. Trata-se da recolha de pequenas receitas culinárias, versos, cantigas, adivinhas, anedotas, contos e mezinhas que possam ser partilhadas com a comunidade. As inscrições são gratuitas, obrigatórias e limitadas e devem ser efetuadas através do e-mail [email protected] ou pelo telefone: 256607177 (A/C Carlos Costa). O programa «Histórias com Memória» visa promover o convívio entre a população sénior oliveirense e desenvolver duas grandes missões da Biblioteca Pública, segundo o Manifesto da UNESCO: “promover o conhecimento sobre a herança cultural” e "apoiar a tradição oral".

Às quartas com… Sobrinho Simões no Ciclo de Conferências Rotary Club de Oliveira de Azeméis
12 outubro 2016 | 21h30 | Entrada livre
newsletter bmfc O Professor Doutor Manuel Sobrinho Simões é o próximo conferencista convidado para o ciclo de conferências “Às quartas com...” organizado pelo Rotary Clube de Oliveira de Azeméis, em parceria com a biblioteca municipal e com entrada livre.
O tema em análise nesta conferência é “A espécie humana: de onde vem e para onde vai”.
Manuel Sobrinho Simões é Professor Catedrático de Anatomia Patológica na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Chefe de Serviço no Hospital de São João desde 1988. Atualmente é o director do IPATIMUP (Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto).
Em 2015, foi eleito, pela revista britânica «The Patologist», como o patologista mais influente do mundo.
Recebeu ao longo da sua carreira diversos prémios nacionais e internacionais. Destaca-se o Prémio Bordalo de 1996, atribuído ao seu Grupo de Investigação, o Prémio Seiva em 2002 e o Prémio Pessoa em 2002. Foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique (04 outubro 2004) e
Comendador da Ordem do Mérito Real da Noruega (25 setembro 2009).

Contos com obra Famílias «A menina dos cabelos de ouro»
15 outubro 2016 | 15h30 | Entrada livre
newsletter bmfc «A menina dos cabelos de ouro», da autoria de Luísa Ducla Soares, é o conto escolhido para a sessão de outubro do programa «Contos com Obra» dedicado às famílias do município.
Após a leitura do conto segue-se uma oficina que consiste na produção de boneca de lã.
Este programa familiar permite às crianças e às famílias do município trabalharem o conto em grupo e de forma ativa, pois após o momento de leitura segue-se uma oficina para realização de uma atividade artística ou lúdica sobre a obra escolhida.
Não é necessário efetuar inscrição, a entrada é livre e gratuita.
Sinopse do conto: Era uma vez uma menina como outra menina qualquer. Só que os seus cabelos louros pareciam mesmo de ouro. Pareciam… Até que o padrinho a levou...

Bebéteca-Bê de Bebé - Letras à Solta: Bêabá da Escultura
22 outubro 2016| Espaço Bebéteca: 10h30 às 12h30 | Atelier: 11h00 | Entrada livre
Inserido no programa Bebéteca-Bê de Bebé, a biblioteca municipal promove o atelier Letras à Solta: Bêabá da Escultura.
Esta sessão visa promover o desenvolvimento dos/as bebés, mais especificamente o reconhecimento sensorial e tátil, a criatividade e a exploração de materiais. Para isso, os/as bebés vão ser escultores/as e dar asas á imaginação.
Paralelamente, a biblioteca municipal tem à disposição um espaço devidamente preparado de modo a poder ser utilizado pelos/as bebés e seus/suas familiares, tem acesso livre e pode ser frequentado entre as 10h30 e as 12h30.
A Bebéteca-Bê de Bebé é um espaço de aprendizagem ativa para bebés que iniciam a sua caminhada para a leitura e que tem como objetivo sensibilizar pais/mães, familiares ou responsáveis de educação para a importância do livro e da leitura nos primeiros meses de vida da criança.

Oficina do Anis Estrelado - Escultura
22 outubro 2016 | 11h00 | Entrada livre
Destinado a crianças a partir dos 3 anos de idade, este programa consiste na realização mensal de oficinas temáticas que visam a ocupação saudável e divertida dos tempos livres.
Para este mês, a biblioteca sugere uma oficina para aprender a esculpir barro.




Mês Internacional das bibliotecas escolares
24 outubro 2016 | BMFC e bibliotecas escolares
A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, como vem sendo habitual, associa-se às escolas do Município de Oliveira de Azeméis e ao Centro de Formação da Associação de Escolas de Arouca, Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis (CFAE AVCOA) para comemorar o Mês Internacional das Bibliotecas
Escolares (outubro), uma data que celebra e mostra a toda a comunidade o trabalho desenvolvido em prol do livro, da leitura e de divulgação do nosso património.

Exposição «QUE SAIS-JE?: Livros e Edições de Artista da Coleção da Fundação de Serralves»
27 outubro 2016 » 28 janeiro 2016 | Horário da BMFC | Entrada livre
newsletter bmfc Com inauguração marcada para dia 27 de outubro, pelas 17h30, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro acolhe a exposição «QUE SAIS-JE?: Livros e Edições de Artista da Coleção da Fundação de Serralves».
«Que sais-je?» é o nome da mais famosa enciclopédia de bolso. Fundada em 1941, esta coleção de livros foi pensada para fazer chegar ao grande público conhecimentos sobre as mais diversas áreas. Foram publicados, desde a sua origem, 3 800 títulos de 2 500 autores.
Os artistas que figuram nesta exposição, todos com obras na Coleção de Livros e Edições de Artista de Serralves, questionam a relação entre as suas atividades e diferentes modelos de divulgação do conhecimento, como se pode ver no modo como parodiam dicionários, enciclopédias e métodos de
ensino ou destroem deliberadamente a informação transmitida por revistas e jornais. Os artistas produzem publicações mas não estão preocupados com a possibilidade de elas serem ou não imediatamente compreendidas. O que os motiva é uma forma diferente de gerar ideias e pensar os territórios
intelectuais com os quais estamos familiarizados. Nestas obras, uma alusão irónica aos sistemas de organização recorda-nos que, na arte, a confusão pode ser um facto verdadeiramente maravilhoso.
«Que sais-je?: Livros e Edições de Artista da Coleção Serralves» é organizada pelo Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto, e comissariada por Ricardo Nicolau, curador do Museu.
Visita Orientada à Exposição «QUE SAIS-JE?: Livros e Edições de Artista da Coleção da Fundação de Serralves», por Ricardo Nicolau, Curador do Museu | Data a definir

APRESENTAÇÃO DO CATÁLOGO "QUE SAIS-JE: LIVROS E EDIÇÕES DE ARTISTA DA COLEÇÃO DE SERRALVES", com Suzanne Cotter, Diretora do Museu de Arte Contemporânea de Serralves | Data a definir

Bibliomóvel - Biblioteca Itinerante
outubro 2016
newsletter bmfc O serviço de leitura itinerante «Bibliomóvel» continua a percorrer os ‘caminhos’ de Oliveira de Azeméis e a encantar os/as seus/suas leitores/as.
Este serviço totalmente gratuito, faculta o empréstimo de documentos (livros, vídeos, revistas, etc) aos/às munícipes mais distantes do município de Oliveira de Azeméis, levando leituras a zonas com baixa densidade populacional e ainda a grupos com necessidades especiais e com poucos recursos.
Desta forma pretende-se combater a iliteracia através da criação de hábitos de leitura, de aprendizagem e de utilização das bibliotecas.


Visitas a (va)Ler
Terça a sexta-feira | 10h30 às 12h00 | Inscrição prévia gratuita
No sentido de interagir com a comunidade, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, através do Núcleo de Visitas, desenvolve um programa pedagógico de visitas guiadas aos seus espaços e serviços.
O programa de visitas oferece à comunidade dois temas de visitas guiadas: a biblioteca e o livro. As ações pedagógicas desenvolvidas durante as visitas adequam-se às necessidades específicas de cada grupo e pretende-se dar a compreender e a descobrir as fases de tratamento de um documento até que chega à estante.
O Núcleo de Visitas também presta apoio técnico e informativo a instituições diversas para a concretização de projetos, desde que enquadrados no seu âmbito científico, disponibilizando para esse fim os seus recursos.
Inscreva-se e conheça os recantos da sua biblioteca!



Novidades e sugestões de leitura - outubro    


newsletter bmfc Título: A fidelidade
Autor: realização de Andrzej Zulawski
Assunto: Drama / Romance
Cota: FV(A) 6 ZULA-A. fid



"Clélia, uma jovem e talentosa fotógrafa, é contratada para trabalhar numa revista de escândalos a fim de renovar a imagem do grupo. Clève, editor, honesto e dotado de um certo talento literário apaixona-se por Clélia que aceita casar-se com ele. Contudo, o seu trabalho leva-a a conhecer Némo, fotógrafo especialista em reportagens-choque. A cumplicidade entre eles rapidamente se transforma numa intensa relação amorosa platónica vivida no amor de ambos pela fotografia, uma vez que o casamento de Clélia a impede de sucumbir à tentação."
Texto extraído da sinopse do filme "A fidelidade"

newsletter bmfc Título: O amigo oculto
Autor: realização de John Polson
Assunto: Suspense / Thriller
Cota: FV(A) 17 POLS-J. ami

"Robert De Niro e Dakota Fanning fazem o coração bater depressa neste empolgante thriller de suspense. Na sua nova casa na zona norte de Nova Iorque, o psicólogo recém-enviuvado, tenta desesperadamente ajudar a filha traumatizada, a lidar com a morte da mãe. Mas sem tardar muito são aterrorizados por alguém, ou algo, chamado Charlie: um “amigo” que poderá ou não ser imaginário mas que é definitivamente do que os pesadelos são feitos!"
Texto extraído da sinopse do filme "O amigo oculto"

newsletter bmfc Título: A queda de Roma e o fim da civilização
Autor: Bryan Ward-Perkins
Assunto: História do mundo antigo
Cota: FG 94(3) WARD-B. que

"As devastadoras invasões bárbaras que ocorreram durante o século V destruíram o império romano e a sua civilização com séculos de existência, seguindo-se uma "Idade das trevas" para os povos do Ocidente. Será que afinal não foi isso que aconteceu? A opinião dominante hoje em dia é que a "queda de Roma" foi uma transição largamente pacífica para o domínio germânico, no âmbito de um período de transformação cultural positiva. Bryan Ward-Perkins encoraja todos os leitores a repensar esta questão ao reivindicar o drama e a violência dos últimos dias do mundo romano e ao recordar as dificuldades muito reais que os povos do império enfrentaram quando tiveram de se adaptar ao domínio germânico. Explorando uma variedade de fontes contemporâneas e testemunhos arqueológicos, analisa quer as razões para a desintegração do mundo romano quer as consequências da derrota para a vida dos vulgares romanos, numa sociedade onde os padrões de vida entraram em colapso, decaindo para níveis mesmo pré-históricos. Também examina como e porquê sucessivas gerações entenderam este período de forma diferente - e por que esta história ainda é tão significativa hoje em dia."
Texto extraído da sinopse da obra "A queda de Roma e o fim da civilização".

newsletter bmfc Título: Filosofia para principiantes
Autor: Richiard Osborne
Assunto: Filosofia
Cota: FJ 1 OSBO-R. fil

"Que a filosofia pode ser uma coisa divertida, um assunto suficientemente flexível e potencialmente propenso à captação do humor anedótico, prova-o este livro que trata o seu tema com uma irreverência que não exclui o rigor, a sistematização e uma prodigiosa quantidade de informação. Desde os Gregos até às mais recentes tendências, esta obra percorre toda a história da filosofia com notável síntese e equilíbrio."
Texto extraído da obra "Filosofia para principiantes"

newsletter bmfc Título: Novo dicionário de termos europeus
Autor: Agostinho Branquinho... [et al.]
Assunto: Dicionários
Cota: FG 34(030) nov

"São perto de quatro dezenas os especialistas em variados temas que têm por denominador comum a Europa e a União Europeia e que se juntaram nesta obra de referência agora atualizada com novas entradas, reunindo mais de quinhentas definições daquilo a que o coordenador da obra, o deputado Carlos Coelho, chama de «europês».
Este Novo Dicionário de Termos Europeus, para além de esclarecer um sem-número de termos utilizados na chamada linguagem europeia, esclarece o que significam todas as iniciais e siglas que nos preenchem o quotidiano e às quais, muitas vezes, não sabemos atribuir significado."
Texto extraído da obra "Novo dicionário de termos europeus"

newsletter bmfc Título: A Missão
Autor: Ferreira de Castro
Assunto: Literatura portuguesa -- romance
Cota: FL LP(R) CAST-F. mis

"Obra de maturidade narrativa e dramática, A Missão, de Ferreira de Castro, interroga-se e interroga-nos sobre o homem, a sua vivência religiosa e laica em momentos de perigo, e sobretudo, sobre o desfasamento ético e moral entre essas opções de sobrevivência vital e os valores abraçados como opção de vida. É o drama humano na sua face bifronte, assustadora a partir do momento em que o instinto se sobrepõe a todos os ideais.
Por outro lado, as aprendizagens do Padre Georges e do Padre Superior, seguindo veredas diferentes, pontuadas por sombrias dúvidas, são especularmente lutas comuns à nossa essência imperfeita, em busca do humano ou do divino.
À ironia final acrescentamos somente que, pelo menos ficcionalmente, Deus, afinal, escreve direito por obscuras e tortuosas vias."
Texto extraído da revista "Castriana nº1 (2002) p.170"
Obra de Ferreira de Castro a ser debatida no Clube de Leitura na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.


Autor do mês - outubro    

newsletter bmfc
Aquilino Gomes Ribeiro nasceu em Sernancelhe a 13 de setembro de 1885 e faleceu em Lisboa a 27 de maio de 1963.
Aquilino é uma das mais características personalidades da literatura portuguesa, sendo considerado por muitos o maior prosador do século XX. Utilizando uma escrita muito própria, de grande riqueza, variedade e precisão, a sua obra confere um autêntico renascimento da literatura portuguesa, tendo como principal referencia as suas origens, ou seja, o mundo rural.

Em Lisboa, para onde foi residir em 1906, dedicou-se à tradução e à escrita de artigos de opinião. Após o atribulado período provocado pela sua adesão à causa republicana, é preso. Consegue evadir-se da esquadra do Caminho Novo, a 12 de Janeiro de 1908, exilando-se em Paris, onde conviveu com artistas, escritores e intelectuais portugueses também aí refugiados por motivos políticos. Depois de obter equivalência dos seus diplomas secundários, decide ingressar na Faculdade de Letras, na Sorbonne, seguindo durante três anos as lições dos grandes mestres de Filosofia Francesa e de Sociologia. Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914, Aquilino Ribeiro vê-se forçado a regressar a Portugal sem terminar a sua licenciatura. Em Lisboa, leciona no Liceu Camões e, em 1919, a convite de Raul Proença, assume o cargo de Segundo Bibliotecário na Biblioteca Nacional, colaborando também nas revistas Seara Nova, Homens Livres, Lusitânia e no Guia de Portugal. Participante ativo na revolta contra a ditadura militar, em 1927, vê-se obrigado a procurar o exílio novamente em Paris, durante cerca de um ano. Regressa a Portugal clandestinamente e refugia-se em Soutosa. Marcado pela vivência da sua juventude, é impulsionado, através da sua consciência politica e cívica, a participar em ações criticas à Ditadura Salazarista, e a aderir ao movimento de unidade democrática, ao apoio da campanha Presidencial de Norton de Matos, bem como à militância na candidatura de Humberto Delgado à Presidência da República.

Em 1960, Aquilino Ribeiro vê o seu nome proposto ao Nobel da Literatura por vários artistas, homens públicos e destacados nomes das Letras lusas; o que nunca viria a acontecer, para espanto de muitos ilustres da sociedade portuguesa. Anteriormente, em 1956, fundou a Sociedade Portuguesa de Autores, de que foi presidente; em 1958, assiste à instauração de um Processo Judicial de natureza sensória, pela publicação de Quando os Lobos Uivam, romance que denuncia a prepotência e a corrupção contra os humildes, onde defende as populações serranas e a manutenção dos direitos tradicionais aos baldios, vindo a ser arquivado por uma amnistia. Em maio de 1963 a Sociedade Portuguesa de Autores decide homenagear, no Porto, Aquilino Ribeiro pelos seus cinquenta anos de trabalho literário onde, inesperadamente adoece, vindo a falecer no hospital da C.U.F. em Lisboa às 12h30 do dia 27.

Apesar de se desconhecerem fontes claras que afirmem a participação de Aquilino Ribeiro no regicídio, ocorrido a 1 de fevereiro de 1908, na Praça do Comércio, em Lisboa, resultando na morte do Rei D. Carlos e seu filho herdeiro, príncipe real D. Luís Filipe, existem vários indícios de que tal tenha acontecido. Aquilino Ribeiro desde sempre manteve uma participação ativa na vida social do país, o que o levou a exilar-se por três vezes, a viver na clandestinidade, andar a monte, a participar em conspirações e, por ser arreigado defensor de certos valores e direitos civis, foi um dos principais opositores ao regime salazarista.

Em 2007, quarenta e quatro anos depois da sua morte, após proposta da Assembleia da República ao Parlamento, foram concedidas honras de Panteão a uma personalidade de grande mérito nacional, tratando-se sobretudo de um reconhecimento da sua obra.

Aquilino Ribeiro - http://cvc.instituto-camoes.pt/seculo-xx/aquilino-ribeiro-39117.html#.V9bUcFQrLcs


Na próxima newsletter...   

Leituras sobre… Mar: …quantas noivas ficaram por casar, para que fosses nosso ó mar! | novembro
Concursos de Presépios 2016 | Entrega de trabalhos: 02 novembro» 06 dezembro
Histórias com Memória – Conhecer Ferreira de Castro | 02, 09 novembro
Contos com Obra - Programa Jardins-de-Infância «O livro mágico» | 03, 10, 17, 24 novembro
Contos com obra Famílias «A Princesa Espertalhona» | 05 novembro
Contos com Obra - Programa EB1 e ATL «Totó 2 vezes Totó» | 08, 15, 22, 29 novembro
Oficina do Anis Estrelado - Investigando | 19 novembro
Bebéteca-Bê de Bebé - Letras à Solta: Bêabá do Esconde-esconde | 19 novembro
Bibliomóvel – Biblioteca Itinerante
Viagens da Boneca Caracoleta e do Dr. Marcolino
Visitas a (va)Ler | terça a sexta-feira
Sugestões de Leitura
E mais notícias...

2016 © Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.  
 
 
Está a receber esta informação porque nos autorizou a enviá-la para o seu endereço de correio electrónico.