BMFC
Newsletter 52
Biblioteca a (va)Ler
Newsletter mensal de notícias, atividades e novidades da
Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
Março 2013


Destaques...   

Bebéteca-Bê de Bebé
02 março 2013
Com o objetivo de sensibilizar os pais, familiares ou responsáveis de educação para a importância do livro e da leitura nos primeiros meses de vida da criança, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro tem um programa de leitura para a 1ª infância: Bebéteca-Bê de Bebé, um espaço de aprendizagem ativa para bebés que, acompanhados pelos pais ou outros familiares, iniciam a sua caminhada para a leitura.

Espaço Bebéteca-Bê de Bebé - Os Números | 10h30» 12h30 | 14h30» 17h00
Neste dia, a biblioteca municipal tem à disposição um espaço de utilização livre equipado com livros e materiais dedicados aos números que pode ser utilizado pelos bebés e seus familiares.

Espetáculo Benilde Bzzzoira - Teatro e Marionetas de Mandrágora | 16h00
Inspirado nas histórias das Mouras Encantadas, em lendas e tradições do norte do país, este espétáculo busca as tradições das mulheres barqueiras que atravessavam o rio, dos jovens pescadores que de manhã lançavam as suas redes e das jovens e belas Mouras aprisionadas e encantadas.
Tendo como pano de fundo a música, o público é convidado a interagir à medida que a história se desenrola, proporcionando aos bebés e seus familiares momentos únicos de diversão.

Palestra "Perturbação do Espectro do Autismo"
10 fevereiro 2013 | 17h30 | Entrada livre
newsletter bmfc
No dia 20 de feveiro, a biblioteca municipal Ferreira de Castro acolhe a palestra "Perturbação do Espectro do Autismo". Esta iniciativa conta com a participação de Susana Silva, Presidente da Associação Vencer o Autismo.





Aconteceu na Biblioteca...   


A Grande Exposição de Livros Miniatura - João Lizardo
Livros miniatura Entre os dias 14 de dezembro de 2012 e 26 de janeiro de 2013, a biblioteca municipal acolheu "A Grande Exposição de Livros Miniatura", uma exposição que reunia 537 volumes, agrupados em oito categorias de pequenos livros - Fé, Poder, Jogo, Letras, Arte, Computar, Referência e Memória. O volume mais pequeno exposto media menos de 3 milímetros de altura, e os maiores não excediam os 10 centímetros!
A exposição era complementada com visitas guiadas e oficinas dirigidas a grupos escolares e ao público em geral.
Saiba mais sobre esta exposição na reportagem do Porto Canal aqui.

III Concurso Concelhio de Leitura
newsletter bmfc No passado dia 8 de fevereiro, terminou a 1.ª fase do III Concurso Concelhio de Leitura. Esta fase do concurso teve a participação de 771 concorrentes, sendo 440 alunos do 1º ciclo e 331 alunos do 2º ciclo.
Esta iniciativa, que resulta de uma parceria da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro com as escolas públicas do município de Oliveira de Azeméis, pretende promover e estimular a prática da leitura e interpretação literária, dando a conhecer obras de literatura e seus escritores.


Atividades - março    

Ciclo de Exposições Documentais Temáticas: Leituras sobre...
março 2013 | Horário da BMFC | Água e educação ambiental: tão essencial como a sua sede
newsletter bmfc Para dar seguimento ao Ciclo de Exposições Documentais Temáticas "Leituras sobre..." e para assinalar o Ano Internacional da Cooperação pela Água (2013) e o Dia Mundial da Água (22 de março), durante o mês de março está patente ao público uma exposição intitulada «Água e educação ambiental: tão essencial como a sua sede».
Esta exposição, que pode ser visitada no átrio da biblioteca municipal, visa divulgar o acervo documental da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro sobre esta temática.

Oficina do Anis Estrelado - Desenhar e pintar a casa onde vivemos
02 março 2013 | 10h30 | Entrada livre
Destinado a crianças a partir dos 3 anos de idade, este programa consiste na realização de oficinas temáticas. Este mês, a biblioteca municipal propõe uma oficina de desenho e pintura sob o tema lar/casa.




Semana da Leitura 2013
04» 08 março 2013 | Horário de funcionamento da BMFC
Para assinalar a Semana da Leitura 2013, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, numa parceria com as bibliotecas escolares do município de Oliveira de Azeméis, desenvolve um conjunto de atividades de sensibilização para a importância da leitura ao longo da vida. A temática escolhida para a edição deste ano em Oliveira de Azeméis incide sobre o género epistolar - a carta e as atividades serão desenvolvidas tendo por base este assunto.
A Semana da Leitura é uma iniciativa promovida pelo Plano Nacional de Leitura e tem como objectivo incentivar o hábito de ler entre os portugueses, contribuindo assim para uma maior literacia.

P.S. Escreve-me
março» maio 2013 | Inscrição prévia
Integrado no programa da Semana da Leitura 2013, este projeto resulta de uma parceria entre a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro e as bibliotecas escolares do município de Oliveira de Azeméis e tem como objetivo promover o intercâmbio cultural, histórico e social através da troca de correspondência entre turmas dos municípios da região do Entre Douro e Vouga, tornando-o deste modo mais abrangente e enriquecedor.


Contos com Obra
A iniciativa "Contos com Obra" consiste numa sessão de leitura seguida de uma oficina para realização de uma atividade artística ou lúdica sobre a obra lida o que permite às crianças do município trabalharem o conto em grupo e de forma ativa. Para esta atividade são frequentemente utilizados livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura e materiais reutilizáveis e amigos do ambiente.

Programa escolas EB1 e ATL
05, 12, 19 e 26 março 2013 | 10h00 | Inscrição prévia
Conto: "A Menina das Rosas" | Oficina: produção de rosas com papel crepe e pauzinhos de espetada.

Programa Jardins de Infância
07, 14, 21 e 28 março 2013 | 10h00 | Inscrição prévia
Conto: "A Lenda do Galo de Barcelos" | Oficina: produção do galo de Barcelos com massa de pão.

Histórias com Memória | A espiritualidade no dia-a-dia de cada um - Vivências, problemas, afetos e recursos ao espiritual
12 março 2013 | 14h30 | Inscrição prévia
Esta iniciativa pretende proporcionar o convívio entre a população sénior do município através da realização de atividades de interação e de desenvolvimento corporal e espiritual. Este mês, a ação vai ser desenvolvida pelo Padre Francisco do Seminário das Missões de Cucujães e a temática escolhida é "A espiritualidade no dia-a-dia de cada um - Vivências, problemas, afetos e recursos ao espiritual".
Este projeto, que dá seguimento ao programa Gerações Cruzadas, visa desenvolver duas grandes missões da Biblioteca Pública, segundo o Manifesto da UNESCO: "promover o conhecimento sobre a herança cultural" e "apoiar a tradição oral", pelo que serão efetuadas recolhas de testemunhos no âmbito das várias áreas abordadas durante as sessões.

Biblioteca Fora de Horas
15 março 2013 | 21h00 | Entrada livre
Espaço dedicado aos jovens que possibilita o encontro, a reunião e o convívio. Desenvolvido em torno da leitura e da informação, estes ateliers vão funcionar em horário pós-laboral e contam com a presença de convidados que abordam temáticas diversas.

Dia Mundial da Poesia
Para celebrar o Dia Mundial da Poesia, que se comemora no dia 21 de março, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro preparou um programa especial com várias iniciativas onde o público é convidado a participar. As iniciativas abarcam o «Estendal Poético Metropolitano», a «Sintonia Poética» e a abertura do XIV Concurso de Poesia Agostinho Gomes.
O Dia Mundial da Poesia celebra-se a 21 de março, dia proclamado pela UNESCO, em 1999, com o objetivo de preservar a diversidade linguística.
O objetivo desta celebração é envolver os munícipes na leitura e conhecimento da poesia, um género literário já enraizado nos gostos e preferências dos portugueses.
XIV Concurso de Poesia Agostinho Gomes
21 março» 31 maio 2013
Para assinalar o Dia Mundial da Poesia (21 de março), a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, através da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro e em parceria com a Junta de Freguesia da Vila de Cucujães e o Núcleo de Atletismo de Cucujães, promove a abertura do XIV Concurso de Poesia Agostinho Gomes, uma homenagem ao poeta cucujanense Agostinho Gomes e simultaneamente um estímulo à escrita de poesia.
Os trabalhos a concurso poderão ser entregues entre os dias 21 de março e 31 de maio na biblioteca municipal, enviados pelo correio ou para o e-mail [email protected]
Estendal Poético AMP
21 março 2013
Para assinalar o Dia Mundial da Poesia (21 de março), a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro e as bibliotecas pertencentes à Área Metropolitana do Porto (AMP) realizam uma exposição de poesias denominada "Estendal Poético". Esta iniciativa consiste na suspensão, em cordas, de poemas de poetas locais ou com temas de referência ao município ilustrados pelos alunos, desde os jardins de infância ao secundário.
Sintonia Poética
21 março 2013
A Área Metropolitana do Porto (AMP) está em «Sintonia Poética». No dia 21 de março em todos os municípios da AMP, haverá em simultâneo um momento de leitura de poesia, por forma a criar uma sintonia poética.

Bibliomóvel - Biblioteca Itinerante
newsletter bmfc O serviço de leitura itinerante «Bibliomóvel» disponibiliza os serviços na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro aos habitantes mais isolados do município de Oliveira de Azeméis. O serviço, com recurso a uma carrinha móvel equipada, leva leituras a zonas rurais com baixa densidade populacional e ainda a grupos com necessidades especiais e com poucos recursos. A iniciativa tem como objetivo combater a iliteracia através da criação de hábitos de leitura, de aprendizagem e de utilização das bibliotecas.


Visitas a (va)Ler
Quartas-feiras | 9h30 às 12h30 | Incrição prévia
newsletter bmfc No sentido de interagir com a comunidade, todas a quartas-feiras, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, através do seu núcleo de visitas, desenvolve um programa pedagógico de visitas guiadas aos seus espaços e serviços. As Visitas a (va)Ler, que são complementadas com ateliers pedagógicos, permitem promover o contacto com as normas de utilização dos serviços e divulgar o potencial de informação e recursos que todos os leitores têm à sua disposição na biblioteca municipal.
Faça já a sua inscrição!

 

Caixeta do Livro e da Letra
» abril 2013
newsletter bmfc Estão a circular, pelas ruas das freguesias do município de Oliveira de Azeméis, as caixetas da segunda edição do projeto "Caixeta do Livro e da Letra".
Neste programa de leitura autónoma e itinerante, 19 caixetas, uma por cada freguesia, transitam de família em família, sendo que a família acolhedora da caixeta deverá entregá-la a outra família durante o fim-de-semana seguinte. As caixetas regressarão à biblioteca municipal no Serão de Contos a realizar no mês de abril de 2013.
Participe nesta iniciativa acolhendo em casa a caixeta da sua freguesia!



Novidades e sugestões de leitura - março    


newsletter bmfc Título: Chefes intragáveis
Autor: realização Seth Gordon
Assunto: Filme - Comédia
Cota: FV(A) 3 GORD-S. che

"Para Nick, Kurt e Dale, a única coisa que tornaria os dias de trabalho mais toleráveis seria verem-se livres dos seus chefes. Despedirem-se não é uma opção e por isso, depois de algumas bebidas a mais e de alguns conselhos duvidosos de um ex-prisioneiro, os três amigos desenvolvem um plano, aparentemente infalível, para se livrarem eles próprios dos seus chefes... para sempre."
Texto extraído da sinopse do filme "Chefes intragáveis"


newsletter bmfc
Título: Desenvolvimento de carreira: uma análise centrada na relação estre o trabalho e a família
Autor: Gina Gaio Santos; coord. Ana Duarte Monteiro
Assunto: Trabalho
Cota: FG 331 SANT-G. des

"A gestão de carreira é atualmente uma preocupação premente para um número crescente de profissionais de diferentes áreas. Centrado especificamente na temática do desenvolvimento de carreira e da relação entre o trabalho e a família, este livro é útil para gestores, professores e outro tipo de profissionais, bem como estudantes de mestrado e de doutoramento nas áreas da Gestão e das Organizações."
Texto extraído da sinopse da obra "Desenvolvimento de carreira: uma análise centrada na relação estre o trabalho e a família"


newsletter bmfc Título: Um passeio na lua com Einstein: aprenda a arte e a ciência de memorizar tudo
Autor: Joshua Foer
Assunto: Psicologia
Cota: FG 159.9 FOER-J. pas

"Não é fácil ser-se adolescente. Nem pai de adolescentes. Sem conselhos paternalistas e sem condescendências, escrito num tom cúmplice e terra a terra, próximo dos leitores a quem se dirige, eis o manual perfeito para cada adolescente «controlar a cena» da sua vida e para os pais entrarem no universo daqueles estranhos seres em que os seus filhos parecem ter-se transformado."
Texto extraído da sinopse da obra "Um passeio na lua com Einstein: aprenda a arte e a ciência de memorizar tudo"


newsletter bmfc Título: Manual do iniciado
Autor: P. C. Cast, Kim Doner
Assunto: Literatura estrangeira -- outros géneros literários
Cota: FG LE(OG) CAST-P. man

"Ao começar a jornada pelos antigos corredores da Casa da Noite, este Manual indispensável irá ajudar na transição de humano para iniciado a vampiro. Nestas páginas encontra-se informação valiosa sobre a história dos vampiros."
Texto extraído da sinopse da obra "Manual do iniciado"


newsletter bmfc Título: Um dia no hospital dos pequeninos
Autor: Pedro Stuq Palma... [et al.
Assunto: Literatura portuguesa -- estórias para ler e contar
Cota: FI LP(LC) dia

"Um livro infantil que conta a história do ursinho de peluche que se rasga num dos braços e do menino seu dono que o leva ao hospital para ser tratado. Trata-se de um projeto didático que pretende ajudar as crianças a perder o medo que normalmente têm dos hospitais."
Texto extraído da sinopse da obra "Um dia no hospital dos pequeninos"


newsletter bmfc Título: Caracol e caracola
Autor: Armando Quintero
Assunto: Literatura estrangeira -- primeiras leituras
Cota: FI LE(PL) QUIN-A. car

"O Caracol sentia-se escuro e sem brilho até que a Caracola lhe disse que ele era bonito. Com os seus pauzinhos ao sol, anda que anda, fala que fala, descobriram juntos, aquilo que significa a amizade."
Texto extraído da sinopse da obra "Caracol e caracola"


newsletter bmfc Título: Hieróglifos: resolve o mistério do gato dourado
Autor: Sean Callery
Assunto: Literatura estrangeira -- romance de aventuras
Cota: FJ LE(RA) CALL-S. hie

"Uma magnífica estátua de um gato dourado foi descoberta num antigo túmulo egípcio. Ela pertence a um par, mas a outra está desaparecida. Como é que isto aconteceu?"
Texto extraído da sinopse da obra "Hieróglifos: resolve o mistério do gato dourado"


A biblioteca sugere    

A biblioteca sugere em fevereiro
O mês de fevereiro é por excelência o MÊS DO AMOR!
Quem disse que o amor não anda no ar, mesmo nesta conjuntura de crise?!
Aceite as sugestões da biblioteca municipal para se deliciar com grandes romances, músicas e filmes de amor!
Quanto ao resto, tudo se resolverá!
FILMES DE AMOR newsletter bmfc
 
ROMANCES DE AMOR newsletter bmfc
 
MÚSICA DE AMOR newsletter bmfc
 


A biblioteca sugere em março
As melhores receitas para uma época festiva!
Este ano a PÁSCOA celebra-se em MARÇO!
Assim, aceite as sugestões da biblioteca municipal e descubra novas receitas de culinária, das mais elaboradas às mais práticas e económicas.
E já agora, ficamos à espera que nos convide, só para a prova!
newsletter bmfc  
newsletter bmfc  
newsletter bmfc  
newsletter bmfc  


Autor do Mês - março    

newsletter bmfc
Na literatura, o recurso a epístolas (cartas) para construir um único discurso, como um romance, por exemplo, Cartas a Sandra, de Vergílio Ferreira permite estabelecer o modo epistolar. Outra forma de expressão é a simples coleção de cartas pessoais de escritores de interesse nacional. É comum reunir-se em livro tais textos, sob o título Correspondência, e editados com prefácios, notas e comentários textuais. Estas coletâneas, que se multiplicaram a partir do triunfo da crítica literária, realista, naturalista e impressionista do século XIX, têm um valor documental importante para o estudo dos autores que se corresponderam. Estão neste caso, entre muitos exemplos, as cartas de Eça de Queirós a Oliveira Martins, de Fernando Pessoa a Mário de Sá-Carneiro ou de Jorge de Sena a António Sérgio. O objetivo era, e ainda é, o de revelar o individuo que se esconde por detrás da máscara do autor literário. O epistolário biográfico torna-se assim um meio privilegiado de especulação sobre a época e os costumes dos escritores.

A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro destaca, no mês de março autores que sobressaíram dentro deste género literário, como Fernando Pessoa, Eça de Queirós, José Jorge Letria, Vergílio Ferreira, Antero de Quental, Mário de Sá-Carneiro, Ferreira de Castro, Sofia de Mello Breyner Andersen e Jorge de Sena.



Na próxima newsletter...   

Ciclo de Exposições Documentais Temáticas: Leituras sobre...
Histórias com Memória
Contos com Obra
Bebéteca-Bê de Bebé
Oficina do Anis Estrelado
Biblioteca Fora de Horas
Abril Livros Mil
Histórias de Pijama e Jantar com Livros
Estafeta de Leituras e Estafeta Metropolitana
Contos Cruzados
Campanha de Oferta de livros "O mesmo livro pode ser muitos livros diferentes"
Sugestões de Leitura
E mais notícias...
2013 © Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.