BMFC
Newsletter 78
Biblioteca a (va)Ler
Newsletter mensal de notícias, atividades e novidades da
Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
Maio 2015



Destaques...   

Um escritor apresenta-se... Flávio Capuleto e Ulisses Tirano
18 abril 2015 | 16h30 | Flávio Capuleto
newsletter bmfc O escritor oliveirense Flávio Capuleto apresenta o seu novo livro "Amar não é pecado", editado pela Guerra e Paz|Clube do Livro SIC.
Depois do best-seller "Inferno no Vaticano" chega-nos mais uma fascinante aventura do inspetor Luís Borges e da sua namorada Valéria Del Bosque. "Amar não É Pecado" é um romance atrevido, erótico e cheio de perigos e pecados, em que Flávio Capuleto vai até à mais recôndita intimidade de Jesus, o Deus que se fez Homem. Um escândalo? Não, não é, porque Amar não É Pecado. Se Jesus amou, porque não podem os padres amar?
24 abril 2015 | 21h30 | Ulisses Tirano
newsletter bmfc Sob a temática "Um escritor apresenta-se..." na qual se pretende dar a conhecer escritores/as, as suas obras e a evolução das suas escritas, o escritor oliveirense Ulisses Tirano apresenta o seu livro «Destroços», uma publicação da Versbrava Editora.




Serão de Contos Abril Livros Mil 2015
30 abril 2015 | 21h30 | Entrada Livre
Mantendo a tradição, que remonta ao dia 23 de abril de 2008, e para concluir mais uma edição do programa «Abril Livros Mil 2015», que comemora o Livro e a Leitura, a biblioteca municipal realiza um Serão de Contos, um momento único de tradição oral.
Esta noite encerra o circuito da «Estafeta de Leituras» com a entrega da última estafeta ao contador da biblioteca municipal, seguindo-se depois o serão de contos com estórias para todas a idades, um momento único de tradição oral apresentado por contadores/as das instituições participantes.



Aconteceu na Biblioteca...   

Um escritor apresenta-se... Tavares Ribeiro - Apresentação do livro «(Com)passos no Universo Poético»
newsletter bmfc No passado dia 21 de março, sob a temática "Um escritor apresenta-se...", na qual se pretende dar a conhecer escritores/as, as suas obras e a evolução das suas escritas, o escritor oliveirense Tavares Ribeiro apresentou o seu último livro de poesia «(Com)passos no Universo Poético», editado pela Caima Press-Edições.
Natural da freguesia de Ossela, Tavares Ribeiro, que dedica grande parte da sua vida à comunidade oliveirense, proporcionou mais um verdadeiro espetáculo com o apoio de pessoas e coletividades oliveirenses.
A declamação de poesia esteve a cargo de Isabel Barbosa e Manuela Dias, entre outros, e a encenação teatral do ATEC-Atelier de Teatro Experimental do Curval de Pinheiro da Bemposta abrilhantaram o serão, que foi enriquecido pelas atuações do "Grupo de Cavaquinhos" da Universidade Sénior e da tuna "Rapazinhos TUNA" da Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa (ESECVPOA).


Atividades - maio    

XVI Concurso de Poesia Agostinho Gomes
» 31 maio 2015 | Entrega dos trabalhos
newsletter bmfc Termina já no dia 31 de maio o prazo para entrega dos trabalhos ao XVI Concurso de Poesia Agostinho Gomes.
O concurso, promovido pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, através da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro e em parceria com a Junta de Freguesia da Vila de Cucujães e o Núcleo de Atletismo de Cucujães (NAC), visa homenagear o poeta cucujanense Agostinho Gomes e, simultaneamente, estimular a escrita de originais de poesia.
Os trabalhos poderão ser entregues na biblioteca municipal, enviados por correio ou por email para o endereço [email protected]

Ciclo de Exposições Documentais Temáticas: Leituras sobre...
maio 2015 | Horário da BMFC | Maternidade: Com três letrinhas apenas se escreve a palavra...
newsletter bmfc Para dar seguimento ao Ciclo de Exposições Documentais Temáticas "Leituras sobre..." e para assinalar o Dia da Mãe (3 de maio), durante o mês de maio está patente ao público uma exposição intitulada «Maternidade: Com três letrinhas apenas se escreve a palavra...».
A maternidade é o tema desta exposição, que pode ser visitada durante este mês no átrio da biblioteca, e que visa a divulgação do acervo documental da biblioteca sobre a temática.
A exposição tem entrada livre e está aberta à população em geral.

Vem aprender com O Anis Estrelado
02, 09, 16, 23, 30 maio 2015 | 15h00 | Entrada livre
newsletter bmfc Todos os sábados, a partir das 15h00, as crianças entre os 4 e os 6 anos têm um novo espaço para aprender e divertirem-se. O novo programa infantil da biblioteca municipal proporciona atividades lúdico-pedagógicas com temas diferentes, em que todas as sessões vão ser uma novidade.


Contos com Obra
Sessão de leitura seguida de uma oficina para realização de uma atividade artística ou lúdica sobre a obra lida o que permite às crianças do município trabalharem o conto em grupo e de forma ativa.
Nesta atividade são utilizados livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura e materiais reutilizáveis e amigos do ambiente.

Programa Escolas EB1 e ATL
05, 12, 19, 26 maio 2015 | 10h00 | Inscrição prévia
Conto: "O burro pateta" | Oficina: elaboração de um burrito
Sinopse do conto: Era uma vez um burro que queria muito ser um cavalo. Nas páginas deste livro vamos descobrir todas as tentativas deste burro para conseguir mudar aquilo que os outros conseguem ver nele.

Programa Jardins de Infância
07, 14, 21, 28 maio 2015 | 10h00 | Inscrição prévia
Conto:"O traseiro do Rei" | Oficina: conceção de trono de rei
Sinopse do Conto: Como todas as manhãs, o rei ia tomar o pequeno-almoço, no grande salão; e, ao sentar-se no trono... espetou-se-lhe um alfinete no rabo!
- Ai! Ai! Ai! - Queixava-se, suplicando ajuda. Mas ninguém se atrevia a tocar o traseiro do rei.


Viagens do Dr. Marcolino e da Boneca Caracoleta | Programa de leitura do Bibliomóvel
05, 07 e 20 maio 2015 | Horários do Bibliomóvel
A Boneca Caracoleta e o Dr. Marcolino continuam a 'viajar' com o Bibliomóvel e a fazer a delícia de miúdos/as e graúdos/as.
Este projeto visa a dinamização do serviço Bibliomóvel através da realização de duas atividades para públicos-alvo distintos. A "Boneca Caracoleta" propõe sessões de hora do conto e atividades complementares para crianças dos jardins de infância e escolas básicas e o programa "Dr. Marcolino" promove dinâmicas de grupo para seniores dos lares e dos centros de dia do município.
Boneca Caracoleta
05 maio 2015 (manhã) | 07 maio 2015 (tarde) | Atividade: O livro das letras, Cada letra no seu lugar
Dinamizada pela animadora da biblioteca que irá vestir a pele de Boneca Caracoleta, nesta viagem a Caracoleta vai dinamizar "O livro das letras" com cada letra no seu lugar.
Dr. Marcolino
20 maio 2015 | Tarde | Atividade: Nossa Senhora na História de Portugal
Na pele do Dr. Marcolino, a animadora da biblioteca municipal vai conversar sobre a Nossa Senhora na História de Portuga.

Workshop "Avaliação Neuropsicológica em Adultos e Idosos"
14 maio 2015 | 15h00 às 17h00 | Inscrição prévia
A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro acolhe a Equipa de Psicólogos PSI-JT (Dra. Teresa Cardoso e Dr. Jaime Bastos, com consultórios na Maia, Santa Maria da Feira e Matosinhos Sul) que vai realizar o workshop "Avaliação Neuropsicológica em Adultos e Idosos", destinado ao público em geral, a profissionais e a estudantes.
As inscrições, que têm o valor de 8€ (por pessoa), incluem o certificado de participação e material de suporte (resumo do PowerPoint) impresso e devem ser feitas para os seguintes contactos: 911 026 668 ou 913 188 555, para o email: [email protected], ou ainda na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro em Oliveira de Azeméis.

Um escritor apresenta-se... Miguel Fernandes - Apresentação do novo livro de poesia «...sonhei contigo poesia...»
15 maio 2015 | 21h30 | Entrada livre
Sob a temática "Um escritor apresenta-se..." na qual se pretende dar a conhecer escritores/as, as suas obras e a evolução das suas escritas, o escritor oliveirense Miguel Fernandes apresenta o seu novo livro de poesia «...sonhei contigo poesia...».
Sinopse do livro:
Sonhei Contigo Poesia é um livro onde o verdadeiro redemoinho de sentimentos, é a matéria-prima para o simbolismo da poesia do autor, na qual a sedução, o amor, a mulher e as abstrações conduzem a busca pelo motivo de se estar no mundo e apaixonado por tudo o que nele coexiste. Este livro é fruto de vivências, experiências concretas com a vida e com as palavras... é o tornar real um dos seus sonhos...

Contos com Obra Famílias «Os três porquinhos e o lobo»
16 maio 2015 | 15h30 | Entrada livre
«Os três porquinhos e o lobo», da autoria de M. Margarida Pereira-Müller, é o conto escolhido para a sessão de maio do programa «Contos com Obra» dedicado às famílias do município.
Após a leitura do conto segue-se uma oficina que consiste na construção de três tipos de casa.
Este programa familiar permite às crianças e às famílias do município trabalharem o conto em grupo e de forma ativa, pois após o momento de leitura segue-se uma oficina para realização de uma atividade artística ou lúdica sobre a obra escolhida.
Para a atividade são frequentemente utilizados livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura e materiais reutilizáveis e amigos do ambiente.
Não é necessário efetuar inscrição, a entrada é livre e gratuita.
Sinopse do Conto:
Era uma vez três irmãos porquinhos que viviam muito felizes juntos. No entanto um dia cada um quis ir para o seu canto. Claro que a primeira coisa que cada um fez, foi construir a sua casita. Cada um deles construiu a casa com materiais diferentes, longe de pensarem que ali perto vivia um lobo que vai fazer tudo para estragar as casas...

Histórias com Memória - Torneio Interinstitucional de Passatempos Tradicionais
19 maio 2015 | 14h30 | Inscrição prévia
Integrado no programa "Histórias com Memória", a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro promove um Torneio Interinstitucional de Passatempos Tradicionais.
Depois do desafio lançado à biblioteca no sentido de se organizar um torneio de passatempos tradicionais, eis que é chegado o momento de pôr à prova as capacidades de cada um/a. Neste torneio é fundamental que a participação seja livre e voluntária, e que, os momentos sejam divertidos, prazenteiros e satisfatórios, que estimulem a comunicação, a participação e interação entre todas as pessoas envolvidas.
As inscrições são gratuitas, obrigatórias e limitadas, e devem ser efetuadas através do email [email protected] ou pelo telefone: 256607177 (A/C Carlos Costa).

Às quartas com... Ciclo de Conferências Rotary Club de Oliveira de Azeméis com Adriano Moreira
20 maio 2015 | 21h30 | Entrada livre
Adriano Moreira é o próximo conferencista convidado para o ciclo de conferências "Às quartas com..." organizado pelo Rotary Clube de Oliveira de Azeméis, em parceria com a biblioteca municipal e com entrada livre. O tema desta conferência é a maneira portuguesa de estar no mundo.
Biografia:
Doutorado pela Faculdade de Direito da Universidade Complutense de Madrid; Presidente da Academia de Ciências de Liboa; Presidente Honorário da Sociedade de Geografia de Lisboa; Presidente do Centro Europeu de Informação e Documentação; foi Vice-Presidente da Assembleia da República; foi Presidente do CDS; foi Ministro do Ultramar; foi Membro da delegação Portuguesa da ONU; Comendador, Grã-Cruz da Ordem Militar e de Cristo, Grã-Cruz Santiago Espada, Grande Oficial da Ordem do Infante, Medalha de Mérito, em Portugal; Comendador e Grã-Cruz no Reino Unido, Brasil, Vaticano e Marrocos; Doutor Homoris Causa nas Universidade Aberta, Universidade da Beira Interior, Universidade de Manaus, Universidade de Brasília, Universidade de São Paulo, Universidade do Rio de Janeiro, Universidade da Bahia e Universidade Federal de Pernambuco; Membro da Academia Brasileira de Letras, da Academia Pernambucana de Letras, da Academia Internacional de Direito e Economia de São Paulo, da Academia Internacional da Cultura Portuguesa, da Academia das Ciências de Lisboa, da Academia de Marinha, da Academia de Ciências Morales y Politicas de Madrid e da Academia Portuguesa da História.

Oficina do Anis Estrelado - Famílias
23 maio 2015 | 11h00 | Entrada livre
Destinado a crianças a partir dos 3 anos de idade, este programa consiste na realização mensal de oficinas temáticas que visam a ocupação saudável e divertida dos tempos livres. Para este mês, a biblioteca sugere uma oficina para criação de torre genealógica com janelas para colocação de fotografias.



Bebéteca-Bê de Bebé - Letras à Solta: Bêabá das Famílias: Espetáculo de Teatro para bebés
23 maio 2015 | Espaço Bebéteca: 10h30 às 12h30 | Espetáculo: 11h00 | Entrada livre
Inserido no programa Bebéteca-Bê de Bebé, a biblioteca municipal promove um espetáculo de teatro para bebés.
Esta iniciativa, que se destina a bebés entre os seis e os 36 meses acompanhados pelos pais/mães ou outros familiares, pretende proporcionar aos/às bebés e seus/suas familiares momentos únicos de diversão.
Paralelamente, a biblioteca municipal tem à disposição um espaço devidamente preparado de modo a poder ser utilizado pelos/as bebés e seus/suas familiares, tem acesso livre e pode ser frequentado entre as 10h30 e as 12h30.
A Bebéteca-Bê de Bebé é um espaço de aprendizagem ativa para bebés que iniciam a sua caminhada para a leitura e que tem como objetivo sensibilizar pais/mães, familiares ou responsáveis de educação para a importância do livro e da leitura nos primeiros meses de vida da criança.
Não é necessário efetuar inscrição, a entrada é livre e gratuita.

"Existo, logo escrevo" Curso completo de escrita criativa - Tiago Moita
23, 30 maio, 06, 20, 27 junho 2015 | 10h30 » 12h30 e 14h30 » 16h30 | Inscrição prévia até 30 abril
Orientado por Tiago Moita, "Existo, logo escrevo" é um curso completo de escrita criativa que tem como objetivo facultar às pessoas os mais avançados conhecimentos linguísticos funcionais de modo a estas poderem desenvolver a sua produtividade textual, estruturar o seu discurso e linguagem em três dimensões fundamentais: sintaxe, léxico e narrativa, de modo a que cada pessoa seja capaz de estimular a criatividade, libertar a imaginação e desenvolver a linguagem sem qualquer tipo de obstáculos ou bloqueios até encontrar o seu estilo literário (se é que já não o encontrou), através da execução de exercícios práticos apresentados pelo formador durante cada sessão.
Destinado a pessoas com, pelo menos, o 12.º ano concluído, esta formação tem a duração de 20h e vai ter lugar entre os dias 23 de maio e 27 de junho, aos sábados, na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.
Para participar é necessário efetuar a inscrição, cujo valor é de 120€ (ou 40€ por mês), até às 18h00 do dia 30 de abril. Inscrições (obrigatórias e limitadas) aqui.

V Concurso Concelhio de Leitura - Final Concelhia
27 maio 2015 | 14h00
Para terminar a 5.ª edição do Concurso Concelhio de Leitura, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro promove no dia 27 de maio, pelas 14h00, a Cerimónia de Encerramento do V Concurso Concelhio de Leitura.
Durante o período da manhã realiza-se a prova escrita e no período da tarde, pelas 14h00, vai ter lugar a prova oral, a entrega de prémios e a cerimónia de encerramento.
Este concurso, promovido pela Biblioteca Municipal Ferreira de Castro em parceria com as escolas do município, tem como objetivo promover e estimular a prática da leitura e interpretação literária, dando a conhecer obras de literatura e seus/suas escritores/as.

Workshop "Recuperação Psicológica nas Lesões Desportivas"
28 maio 2015 | 15h00 às 17h00 | Inscrição prévia
A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro acolhe a Equipa de Psicólogos PSI-JT (Dra. Teresa Cardoso e Dr. Jaime Bastos, com consultórios na Maia, Santa Maria da Feira e Matosinhos Sul) que vai realizar o workshop "Recuperação Psicológica nas Lesões Desportivas", destinado ao público em geral, a profissionais e a estudantes.
As inscrições, que têm o valor de 8€ (por pessoa), incluem o certificado de participação e material de suporte (resumo do PowerPoint) impresso e devem ser feitas para os seguintes contactos: 911 026 668 ou 913 188 555, para o email: [email protected], ou ainda na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro em Oliveira de Azeméis.

Bibliomóvel - Biblioteca Itinerante
newsletter bmfc O serviço de leitura itinerante «Bibliomóvel» continua a percorrer os 'caminhos' de Oliveira de Azeméis e a encantar os/as seus/suas leitores/as.
Com recurso a uma carrinha móvel equipada, este serviço faculta o empréstimo de documentos (livros, vídeos, revistas, etc.) aos/às habitantes mais isolados/as do município de Oliveira de Azeméis e ainda a grupos com necessidades especiais e com poucos recursos.
Esta iniciativa pretende combater a iliteracia através da criação de hábitos de leitura, de aprendizagem e de utilização das bibliotecas.


Visitas a (va)Ler
Terça a sexta-feira | 10h30 às 12h00 | Inscrição prévia gratuita
No sentido de interagir com a comunidade, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, através do Núcleo de Visitas, desenvolve um programa pedagógico de visitas guiadas aos seus espaços e serviços.
O programa de visitas oferece à comunidade dois temas de visitas guiadas: a biblioteca e o livro. As ações pedagógicas desenvolvidas durante as visitas adequam-se às necessidades específicas de cada grupo e pretende-se dar a compreender e a descobrir as fases de tratamento de um documento até que chega à estante.
O Núcleo de Visitas também presta apoio técnico e informativo a instituições diversas para a concretização de projetos, desde que enquadrados no seu âmbito científico, disponibilizando para esse fim os seus recursos.
Inscreva-se e conheça os recantos da sua biblioteca!



Outras divulgações...    


Concurso Lusófono da Trofa - Conto Infantil - Prémio Matilde Rosa Araújo
» 29 maio 2015 | Entrega de trabalhos
Concurso literário internacional que aposta na promoção e salvaguarda da literatura infanto-juvenil e da cultura lusófona estende-se a todos os países de língua oficial portuguesa, nomeadamente Portugal, Angola, Brasil, Moçambique, Cabo verde, S. Tomé e Príncipe, Guiné Bissau e Timor.
Esta é uma iniciativa âncora da Autarquia Trofense que procura fomentar o gosto pela escrita, criar hábitos de leitura, promover a escrita criativa a expressão literária, enquanto divulga autores de língua oficial portuguesa.
Os interessados em participar mesta edição, podem entregar os seus contos até às 18h00 do último dia útil do mês de maio de 2015.



Novidades e sugestões de leitura - maio    


newsletter bmfc Título: Os Maias: cenas da vida romântica
Autor: realização de João Botelho
Assunto: Drama / Romance
Cota: FV(A) 6 BOTE-J. mai

"Entre Afonso da Maia e o seu neto Carlos, constrói-se o último laço forte da velha família Maia. Formado em medicina na Universidade de Coimbra e posteriormente educado numa longa viagem pela Europa, Carlos da Maia regressa a Lisboa no Outono de 1875, para grande alegria do avô. Nos catorze meses seguintes, nasce, cresce e morre a comédia e a tragédia de Carlos como a tragédia e a comédia de Portugal. A vida ociosa do médico aristocrata, invariavelmente acompanhado pelo seu par amigo, o génio da escrita e de obras "inacabadas", o manipulador João da Ega, leva-o a ter amigos, a ter amantes e ao dolce fare niente, cheio de convicções. Até que se apaixona de verdade por uma mulher tão bela como uma madona e tão cheia de mistérios, como as heroínas da estética naturalista. Um personagem novo num romance esteticamente revolucionário. A vertigem: paixão louca para lá dos negrumes do passado, um novo e mais negro precipício, o incesto. Mesmo sabendo que Maria Eduarda é a irmã a paixão de Carlos não morre e vai ao limite. E depois termina abruptamente porque o velho Afonso da Maia morre para expiar o pecado terrível do seu neto, neto que era a razão da sua existência. E então em vez da morte do herói, nova invenção de Eça. Carlos e Ega partem para uma longa viagem de ócio e de pequenos prazeres. Dez anos depois, voltam a encontrar-se em Lisboa tão diferente e tão igual, a capital de um país a caminho da bancarrota."
Texto extraído da sinopse do filme "Os Maias: cenas da vida romântica"

newsletter bmfc Título: O meu pé de laranja lima
Autor: realização de Marcos Bernstein
Assunto: Drama / Romance
Cota: FV(A) 6 BERN-M. meu

"Zezé tem quase oito anos e vive com a sua família pobre e numerosa. Ele é sensível, traquina e um grande contador de histórias. Para compensar a falta de afeto e carinho que não encontra em casa, refugia-se num mundo imaginário com o seu confidente, um pé de laranja lima com quem partilha as coisas boas e más da vida. Quando menos espera, Zezé descobre a mais bela das amizades num adulto solitário, Manoel Valadares, o "Portuga", que tenta participar no seu universo especial. Este dá a Zezé a ternura e compreensão que ele tanto precisa e a criança oferece ao amigo um mundo de fantasia e imaginação que este jamais imaginou viver."
Texto extraído da sinopse do filme "O meu pé de laranja lima"

newsletter bmfc Título: O diário de um banana
Autor: Jeff Kinney
Assunto: Literatura estrangeira -- diários
Cota: FJ LE(CB) KINN-F. dia

"Não é fácil ser criança. E ninguém sabe disso melhor do que Greg Heffley, que se vê mergulhado no ensino fundamental, em que fracotes subdesenvolvidos dividem os corredores com garotos mais altos, mais malvados e que já se barbeiam. Na obra O Diário de um Banana, Greg conta-nos as desventuras da sua vida escolar. Em busca de um pouco de popularidade (e também de um pouco de proteção), o garoto envolve-se numa série de situações que procura resolver de uma maneira muito particular."
Texto extraído do prefácio da obra "O diário de um banana"

newsletter bmfc Título: Memórias do antigo mosteiro do Couto de Cucujães na época moderna: artistas e obras (séculos XVII a XIX)
Autor: Eva Sofia Trindade Dias
Assunto: Património
Cota: FL 72 DIAS-E. mem

"Desde o tempo de D. Afonso Henriques que o cenóbio beneditino de Cucujães acrescentou à jurisdição paroquial, poderes de justiça e capacidade administrativa. Foi este ancestral mosteiro do Couto de Cucujães que a autora decidiu estudar, centrando a sua atenção num tempo que tinha fluído para além da Idade Média e que se distanciava, em termos de usos e costumes, de muitos dos relaxamentos e abusos em que tinham incorrido tanto os monges como os abades comendatários."
Texto extraído da sinopse da obra "Memórias do antigo mosteiro do Couto de Cucujães na época moderna: artistas e obras (séculos XVII a XIX)"
Esta obra foi gentilmente oferecida pela autora à Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.

newsletter bmfc Título: Portugal vitícola, o grande livro das castas
Autor: Jorge Böhm
Assunto: Viticultura
Cota: FG 634.8 BOHM-J. por

"A melhor monografia de caráter científico sobre as castas portuguesas.
Prémio O.I.V - Organização Internacional da Vinha e do Vinho."
Texto extraído da sinopse da obra "Portugal vitícola, o grande livro das castas"
Esta obra foi oferecida pelo autor à Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.

newsletter bmfc Título: [Em] pedaços
Autor: Ana Granja
Assunto: Literatura portuguesa -- memórias
Cota: FG LP(CB) GRAN-A. emp

"Há dias que não deviam acontecer nas nossas vidas, enganos do tempo, erros do universo, lapsos de um deus que não queremos conhecer. Há dias que contaminam todos os que se lhe seguem, que lhes sugam o sol, que nos deixam sem chão. De quando em quando, pequenas brechas, breves cais onde aportar... para seguir viagem. Neste livro, pedaços de alma por onde a vida vai fluindo. Em cada texto, tentativas de justificar o assombro, a cada dia renovado, de ser possível sobreviver a uma filha morta. Alma em pedaços e pedaços de texto... a dizer o indizível. Porque houve um dia (que não podia ter acontecido!) em que nos roubaram, para sempre, o melhor pedaço. Ainda é ontem... Para sempre, Inês!"
Texto extraído do prefácio da obra "[Em] pedaços"
Esta obra foi gentilmente oferecida pela autora à Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.

newsletter bmfc Título: (Com)passos no Universo Poético
Autor: Tavares Ribeiro
Assunto: Literatura portuguesa -- poesia
Cota: FL LP(P) RIBE-M. com

"(Com)passos no Universo poético andam vizinhos dos meus passos próximos da vontade de fazer das palavras porções de sensibilidade criativa no compasso do dizer."
Texto extraído do prefácio da obra "(Com)passos no Universo Poético"
Esta obra foi oferecida pelo autor à Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, onde teve apresentação pública no dia 21 de março de 2015.


Autor do mês - maio    

newsletter bmfc
Amos Oz nasceu em Jerusalém a 4 de maio de 1939.
As obras do escritor refletem as divisões e tensões na cultura israelita.
Poucos autores escrevem com tanta compaixão e clareza sobre as agruras presentes e passadas de Israel. Amos Oz é o escritor mais influente do seu país.
Oz estudou na Universidade Hebraica de Jerusalém e na Universidade de Oxford. Serviu no exército israelita (1957-60, 1967 e 1973). Após a Guerra dos Seis Dias, em 1967, tornou-se ativo no movimento de paz entre israelitas e com organizações que defendiam uma solução de dois Estados para o conflito israelo-palestiniano. Foi fundador e é o principal representante do movimento israelita Paz Agora. Além de escrever, trabalhou como professor a tempo parcial.
Amos Oz foi indicado para Prémio Nobel da Literatura em 2002. Em 2005 recebeu o Prémio Goethe e em 2007, o Prémio Príncipe da Astúrias de Letras, entre outros.

Infopédia - http://tinyurl.com/n9qd9p5


Na próxima newsletter...   

Leituras sobre... União Europeia: Unidos fazemos a força! | junho
Contos com Obra - Programa EB1 e ATL «O Segredo do Rei Curro» | 02, 09, 16, 23 junho
Contos com Obra - Programa Jardins-de-Infância «A Princesa Espertalhona» | 04, 11, 18, 25 junho
Mostra Concelhia de Bibliotecas Escolares 2015 | 09» 15 junho
Viagens da Boneca Caracoleta - Uma história vamos ouvir e com ela nos divertir | 16 junho
Histórias com Memória - Sorria... está a ser fotografado(a)! | 17 junho
Viagens do Dr. Marcolino - Música vamos ouvir e o corpo pôr a mexer | 19 junho
Oficina do Anis Estrelado - Amor | 20 junho
Bebéteca-Bê de Bebé - Letras à Solta: Bêabá do Amor | 20 junho
Contos com obra Famílias - «O Leão, a Lebre e o Cágado» | 20 junho
Vem aprender com o Anis Estrelado | junho
Visitas a (va)Ler | terça a sexta-feira
Às quartas com... Ciclo de Conferências Rotary Club de Oliveira de Azeméis
Sugestões de Leitura
E mais notícias...

2015 © Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.  
 
 
Está a receber esta informação porque nos autorizou a enviá-la para o seu endereço de correio electrónico.